Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 2 de julho de 2014

InAlentejo Financia a requalificação das Muralhas De Serpa.















InAlentejo apoia 16 intervenções no património cultural com
10,2 milhões de euros
Dezasseis novos projetos na área do património cultural vão ser desenvolvidos no Alentejo, num investimento total de 12,8 milhões de euros, com um financiamento comunitário que ronda os 10,2 milhões, foi hoje divulgado.

Duas das principais intervenções dizem respeito à requalificação da Igreja e Convento de S. Francisco, em Évora, e à recuperação do Forte da Graça, em Elvas, e sua adaptação para acolher atividades culturais.

Os contratos de financiamento das 16 intervenções, aprovadas no âmbito do Regulamento Específico do Património Cultural do programa operacional regional InAlentejo, vão ser assinados na quinta-feira, em Évora.

A sessão, segundo comunicado enviado pelo Governo, deverá ser presidida pelos secretários de Estado da Cultura e do Desenvolvimento Regional, respetivamente, Jorge Barreto Xavier e Manuel Castro Almeida.

Em declarações à agência Lusa, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo explicou hoje que o investimento total deste conjunto de projetos na área do património cultural material e imaterial ascende aos 12,8 milhões de euros.

A este montante global, acrescentou a fonte da CCDR contactada pela Lusa, corresponde uma comparticipação comunitária total de cerca de 10,2 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Um dos projetos em destaque, a recuperação e requalificação da Igreja e Convento de S. Francisco, em Évora, envolve cerca de 3,5 milhões de euros de investimento, financiados pelo FEDER com perto de 2,5 milhões, disse a CCDR.

Trata-se, segundo a secretária de Estado da Cultura (SEC), de “um dos mais importantes monumentos góticos do sul do país”.

Já a intervenção no Forte da Graça, empreitada que a Câmara de Elvas anunciou esta semana já ter adjudicado, prevê à volta de 5,6 milhões de euros de investimento, a que corresponde um financiamento FEDER de 4,7 milhões, revelou a CCDR.

Este projeto vai permitir reabilitar um monumento “integrado no conjunto classificado como Património da Humanidade” pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), realçou a SEC.

Após a cerimónia na CCDR, agendada para as 14:30, os secretários de Estado visitam a Igreja de S. Francisco e rumam a Elvas, para uma visita ao Forte da Graça e assinatura do contrato de financiamento respeitante a esse projeto.

O “pacote” de projetos em foco na sessão de quinta-feira integra ainda outras intervenções distribuídas por todo o Alentejo, nomeadamente na Estação Arqueológica de Alter do Chão, na Torre do Relógio de Alcácer do Sal, na Sé de Elvas ou no Espaço Robinson, em Portalegre.

A Torre de Menagem do Castelo de Beja, a Igreja Matriz de Alcáçovas (Viana do Alentejo) e as muralhas de Serpa são outros dos monumentos abrangidos, a que se juntam outros projetos como a valorização e divulgação da Música Coral e os Bonecos de Estremoz.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário