Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Bloco de Esquerda contra aumento das tarifas da água em Serpa

 
O Núcleo Concelhio de Serpa do Bloco de Esquerda (BE) considera que a Câmara de Serpa se prepara para aumentar o preço da água.  
A Assembleia Municipal aprovou com votos a favor da CDU e PSD e a abstenção do PS, a autorização à Câmara para contrair um empréstimo no valor de 4 milhões de euros. Metade desta verba destina-se, segundo o Bloco, a cobrir um acordo de pagamento do município à AMGAP – Águas Públicas do Alentejo, SA. A dívida refere-se ao fornecimento de água em alta à Câmara por parte daquela empresa, resultante duma parceria com a Águas de Portugal na qual 21 municípios do Alentejo, incluindo todos os do distrito de Beja, detêm apenas 49 % do capital.
O Bloco de Esquerda contesta esta parceria por retirar o controlo da água das mãos dos municípios. A privatização do grupo Águas de Portugal preocupa os bloquistas que falam em “garrote financeiro do grupo AdP às autarquias, impondo acordos de pagamento e pressionando-as para aumentarem as tarifas de água”.
Alberto Matos, coordenador do BE, prevê o aumento do preço da água depois do presidente da Câmara ter declarado, na última Assembleia Municipal, que as receitas mensais da água -cerca de 40 mil euros- cobrem apenas 50% da fatura paga pelo município à AMGAP e que Serpa é o 19.º município do país com a água mais barata.
Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, afirma que a autarquia já chegou a acordo com a Águas Públicas do Alentejo para pagamento dos montantes em dívida. A Câmara tem dois processos em aberto no quadro da parceria. A Águas Públicas do Alentejo está a usar infra-estruturas sem que esteja definido o valor das rendas e não tem mostrado abertura para reduzir as tarifas pagas pelas Câmaras. O presidente da Câmara de Serpa assegura que vai haver um aumento “progressivo” do preço da água.

http://www.radiopax.com/index.php?go=noticias&id=4371

Sem comentários:

Enviar um comentário