Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Festival “Noites na Nora” em Serpa com Márcia, Pinto Ferreira e Carlos Mendes


Concertos de “revelações” da música portuguesa, como Márcia, Pinto Ferreira e “A Caruma”, e de uma voz “histórica”, Carlos Mendes, marcam o 12.º Festival “Noites na Nora”, que começa sexta-feira e decorre até dia 30, em Serpa.

A edição deste ano do “Noites na Nora” será “a mais curta de todas”, devido “aos cortes nos apoios gerais”, como os do Estado e da Câmara de Serpa, à Companhia de Teatro Baal 17, a promotora do festival, explicou à Lusa Marco Ferreira, da companhia.

“Encurtar o festival foi uma decisão que pesou muito, mas não tivemos outra opção”, disse, referindo que, devido aos cortes nos apoios, além do festival, toda a programação da Baal 17 “teve que ser repensada e reduzida, para se encaixar no orçamento da companhia para este ano”.

Apesar de mais curto, o 12.º “Noites na Nora” mantém a “fórmula” e volta a apostar no teatro, em residências artísticas, no cinema e em concertos de bandas, projetos e vozes “revelações” da nova música nacional e de uma “grande voz da história da música portuguesa”, que este ano será Carlos Mendes.

As 15 noites do festival, que “celebra a cultura como uma festa”, vão incluir seis concertos, cinco peças de teatro, uma residência artística, duas sessões de comédia e uma de cinema, para transformar o Espaço da Nora num “caldeirão cultural”.

O concerto dos Pinto Ferreira marca o “pontapé de saída” do “Noites na Nora”, na sexta-feira, às 22:30.

Os concertos de Márcia (sábado), Carlos Mendes (dia 22), B Fachada (23), Nuno Prata (29) e “A Caruma” (30) são as outras ofertas da “banda sonora” do festival.

“Ovelhas Clandestinas”, dia 17, pelo Sou Movimento e Arte, “Revista (En)Cena”, dia 19, pelo Grupo de Teatro (En)Cena da Escola Secundária de Serpa, “A Loja das Lamparinas”, dia 20, pelo Teatro da Terra, “Estupidez Humana”, dia 21, pelo AL-MaSRAH Teatro, e “Há lobos sem ser na serra”, dia 24, pela Baal17, são as cinco peças de teatro programadas.

O festival inclui também uma sessão de cinema, dia 26, com a projeção de filmes realizados por alunos de escolas de Serpa, Vidigueira e Alhos Vedros no âmbito do programa “Cinema, cem anos de juventude”, e duas sessões de comédia no dia 27, uma de “sitdown comedy”, com Sofia Bernardo, e outra de “stand up comedy”, com Jorge Serafim.

No dia 28, o “Noites na Nora” apresenta o espetáculo “Europa”, o resultado da residência artística que o Teatromosca e a Baal 17 vão desenvolver no festival com 12 pessoas, entre atores amadores e outras pessoas sem formação artística e com mais de 50 anos de Serpa, a partir da obra “Once in Europa” (1983) do escritor inglês John Berger.

Sem comentários:

Enviar um comentário