Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Serpa: “Os Verdes” questionam Governo sobre eventual fecho de estação dos Correios


ctt
O Partido Ecologista “Os Verdes” questionou o Governo sobre o eventual fecho da estação de correios de Vila Nova de São Bento, que serve três freguesias do concelho de Serpa, num total de 6 000 pessoas.
Segundo “Os Verdes”, em comunicado hoje divulgado, os CTT “preparam-se” para fechar a estação de correio daquela vila, que serve as freguesias de Vale de Vargo, Vila Nova de São Bento e Vila Verde de Ficalho, incluindo a Serra de Serpa, onde residem 6 000 pessoas e existem mais de 100 empresas e 275 explorações agrícolas.
Com o fecho da estação, os cidadãos terão de se deslocar à cidade de Serpa “para enviar uma simples carta registada” e “alguns habitantes da Serra terão que percorrer cerca de 60 quilómetros”, referem “Os Verdes”.
Através de uma pergunta dirigida ao Ministério da Economia e do Emprego, o deputado José Luís Ferreira, do grupo parlamentar de “Os Verdes”, quer saber quais os “argumentos” dos CTT para justificar o fecho da estação de Vila Nova de São Bento e se o Governo o vai permitir.

Os perigos de exposição prolongada ao sol ( Acção de informação )



A piscina municipal de Pias recebeu, no dia 27 de Julho, uma acção de informação sobre os perigos de exposição prolongada ao sol e dos cuidados a ter. A iniciativa esteve a cargo de uma enfermeira do Centro de Saúde de Serpa e contou com a participação de cerca de 40 crianças.
Uma nova acção de esclarecimento está agendada para o dia 4 de Agosto, nos ATL de Serpa, às 14h30, na Escola do Pólo 3 e no edifício do Pré-Escolar.
Estas acções resultam de uma parceria entre o Centro de Saúde de Serpa e a Câmara Municipal.

Dia dos avós no ATL de Serpa



Três avós de alunos do ATL de Serpa – D. Adélia, avó da Madalena Palma, D. Ana, avó da Catarina Rações, e D. Isabel, avó do Miguel e do João Ornelas – contaram histórias às crianças no dia 26 de Julho. A iniciativa, que serviu para assinalar o Dia dos Avós, decorreu na escola do pólo 3, o local onde estão sedeadas as duas turmas do ATL municipal. Este programa de ocupação de tempos livres, que decorre desde o início de Julho e se prolonga até ao final de Agosto, é destinado a crianças entre os seis e os 12 anos

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Serpa: Dois homens, de 44 e 51 anos, são as vítimas mortais de despiste de veículo





Dois homens, de 44 e 51 anos, são as vítimas mortais do despiste, seguido de capotamento, de um automóvel ocorrido hoje de madrugada em À-do-Pinto, no concelho alentejano de Serpa, disse à agência Lusa fonte da GNR.

As vítimas mortais e outros dois homens, de 33 e 43 anos, que ficaram feridos, viajavam na Estrada Nacional (EN) 260, no sentido Vila Verde de Ficalho-Serpa, explicou o oficial de relações públicas do Comando Territorial de Beja da GNR, tenente-coronel José Candeias.

O acidente ocorreu cerca das 04:00 no troço da EN 260 que atravessa a localidade de À-do-Pinto, na freguesia de Vila Nova de S. Bento, disse.

À passagem pelo troço da EN260 que atravessa À-do-Pinto, por razões para já desconhecidas, o veículo ligeiro despistou-se numa curva e capotou, explicou.

A vítima mortal de 51 anos residia em Moura e a de 44 anos e os dois feridos residiam em Serpa, precisou.

As causas do acidente estão a ser investigadas pelo Núcleo de Investigação de Crimes em Acidentes de Viação (NICAV) do destacamento de trânsito da GNR de Beja, acrescentou.

Segundo disse à Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja, as vítimas mortais foram transportadas para a morgue do Hospital de Beja e os dois feridos, um grave e outro ligeiro, deram entrada nas urgências daquela unidade hospitalar.

As operações de socorro mobilizaram 23 elementos e oito viaturas das corporações de bombeiros de Serpa e Moura e a viatura médica de emergência e reanimação (VMER) de Beja.


Fonte Lusa

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Tempo - Temperaturas muito altas para hoje Alerta Nivel AMARELO

Hoje

actual: 18º
máx: 39º
mín: 19º

Classificação da Igreja de Santa Iria


Encontra-se disponível o anúncio de audiência prévia, a decorrer a partir de 12 de Julho, da classificação como Monumento de Interesse Público e classificação da respectiva Zona Especial de Protecção da Igreja de Santa Iria, freguesia de Salvador, Concelho de Serpa.
O processo administrativo original está disponível para consulta na Direcção Regional de cultura do Alentejo (DRCA), Rua dos Burgos, n.º 5 - 7000-863 Évora

Nos termos dos artigos 27.º e 46.º do Decreto-Lei n.º 309/2009, de 23 de Outubro, os elementos relevantes do processo estão disponíveis nas páginas eletrónicas da Direcção Regional de Cultura do alentejo (drca), em www.cultura-alentejo.pt e do IGESPAR, I.P., em www.igespar.pt

sexta-feira, 22 de julho de 2011

O Tempo Para o FIM DE SEMANA

  • Hoje

    actual: 28º
    máx: 32º
    mín: 16º
  • Sábado
    máx: 33º
    mín: 15º
  • Domingo
    máx: 34º
    mín: 18º
  • Matrículas para o ano lectivo de 2011/2012 EPDRS ( Serpa )



    Ainda há vagas para os cursos de Técnico de Gestão Equina e Técnico de Turismo Ambiental e Rural. Para mais informações sobre os cursos, consulte a página da escola em www.epdrs.pt.
     
    A EPDRS é uma escola com mais de 21 anos de experiência em ensino profissional. Somos reconhecidos nacional e internacionalmente. Na área dos cavalos temos o melhor ao nível de monitores e instrutores. No âmbito do turismo rural temos uma vasta carteira de empresas com quem trabalhamos. Uma exploração agrícola e um centro hípico, POR ISSO VIRES PARA A EPDRS É A APOSTA CERTA

    quinta-feira, 21 de julho de 2011

    Ciclovias de Serpa - 2011/2012 ligação da Cidade ao Rio Guadiana

    Ciclovias de Serpa

    O Município alentejano Serpense possui desde o ano de 2005 duas Ciclovias integradas nas principais vias rodoviárias urbanas.
    Ciclovia da Circular de Serpa:
    Localização: Ao longo da Circular de Serpa;
    Extensão: 1.580 metros.

    O Município alentejano Serpense possui desde o ano de 2005 duas Ciclovias integradas nas principais vias rodoviárias urbanas.
    Actualmente, está a proceder à construção de mais uma Ciclovia, , na Freguesia de Vila Nova de S. Bento.
    Em projecto, e com viabilização prevista para 2011/2012, está a criação de uma Ecovia de ligação da Cidade ao Rio Guadiana, contemplando a construção de Ciclovias.

    quarta-feira, 20 de julho de 2011

    Meteo Para Serpa

  • Hoje

    actual: 22º
    máx: 35º
    mín: 18º
  • Quinta-feira
    máx: 34º
    mín: 17º
  • Sexta-feira
    máx: 35º
    mín: 16º
  • Teatro em Serpa

     
    Em Serpa prosseguem as "Noites na Nora" . As propostas de hoje passam pelo teatro.
    Na Espaço da Nora em Serpa o Teatro da Terra apresenta, esta noite, a partir das 22.30 horas, “A Loja das Lamparinas” de Elsa Galvão e João Didelet.
    Esta peça está integrada no 12º Festival Noites na Nora que a BAAL 17-Companhia de Teatro na Educação do Baixo Alentejo está a promover até ao próximo dia 30 e que inclui para além do teatro, dança, música e residências artísticas.

    segunda-feira, 18 de julho de 2011

    Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Serpa, Baile Ar Livre Sábado, 30 de Julho

    Francisco Borges

    Serpa ( Campo de Jogos da Malha, Junto ao espelho de água)
    A realização do evento serve para angariação de um fundo monetário para compra de Material de protecção Individual para Bombeiros.
    Esperamos mais uma vez a participação de toda a comunidade, juntem-se a nós por esta nobre causa. Vamos se divertir todos nesta maravilhosa noite

    Musibéria estabelece parceria com Universidade Argentina



    O Musibéria – Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico assinou, no dia 15 de Julho, no edifício da Câmara Municipal, um protocolo com a Universidad Nacional de Villa Maria, em Córdoba, Argentina.
    Na assinatura estiveram presentes Cláudio Víttore, professor e conselheiro, em representação da Universidade Nacional de Villa Maria, e João Rocha, em representação da Autarquia de Serpa.
    Assegurar aos estudantes de Villa Maria os créditos académicos dos módulos leccionados no Musibéria, divulgar os módulos de formação nas Universidades argentinas, e apoiar a selecção de artistas, grupos e outros agentes culturais para a concretização de módulos de música e dança argentina, quando o Musibéria o solicitar, são os principais pontos estabelecidos no acordo.
    Surpreendido com o Musibéria, Claudio Víttore destacou as extraordinárias condições técnicas do espaço, bem como a qualidade dos módulos, que, segundo o próprio, ficou bem patente aquando do recital de Fado e Flamenco, realizado no Auditório do Musibéria.

    Bombeiros Voluntarios De Serpa comemoram o seu 32º aniversario



    A ASSOCIAÇÃO HUMANITARIA DOS BOMBEIROS VOLUNTARIOS DE SERPA COMEMORAM HOJE O 32º ANIVERSARIO .

    sexta-feira, 15 de julho de 2011

    Meteo para Serpa

  • Hoje

    actual: 31º
    máx: 35º
    mín: 17º
  • Sábado
    máx: 33º
    mín: 16º
  • Domingo
    máx: 32º
    mín: 13º
  • quinta-feira, 14 de julho de 2011

    FC Serpa: Situação resolvida - João Cofones Continua



    Depois de termos anunciado a situação dificil porque estava a passar o histórico FC Serpa, trazemos agora uma boa nova para o futebol distrital. João Cofones será o presidente do clube por mais um ano e demonstra assim o seu amor pelo clube e a sua vontade em não deixar acabar este clube histórico.
    Em relação ao futebol sénior o treinador será Hugo Felício, que conta no seu currículo com passagens pelo Piense SC, CD Beja, CRD Cabeça Gorda e CF Guadiana.
    No que diz respeito ao futebol de formação estão garantidos os escalões de traquinas, benjamins, infantis e o regresso do escalão de iniciados, sendo que ainda existe a dúvida quanto ao escalão de juniores mas ao que tudo indica haverá equipa. Também garantida a continuação do futebol feminino

    quarta-feira, 13 de julho de 2011

    Queijo Serpa DOP Guilherme conquista medalha de ouro



    O Queijo Serpa DOP Guilherme foi galardoado com uma Medalha de Ouro no Concurso Nacional de Queijos Tradicionais Portugueses realizado em Santarém.
    Este prémio é um reconhecimento da qualidade deste produto que a Queijaria Guilherme lançou no passado mês de Fevereiro e segue-se à Menção Honrosa obtida pelo Queijo de Cabra Fresco Atabafado, no Concurso “3 dias com Queijo” em Outubro de 2010, promovido pela Associação Nacional dos Industriais de Lacticínios.
    Estes dois prémios, obtidos em concursos realizados com provas cegas e cujos júris são compostos por peritos em queijo, vêm comprovar o êxito do percurso seguido por esta empresa, cuja história se iniciou há apenas 10 anos numa das zonas mais desfavorecidas de Portugal – a margem esquerda do Guadiana.

    Meteo - Serpa

  • Hoje

    actual: 28º
    máx: 32º
    mín: 15º
  • Quinta-feira
    máx: 35º
    mín: 17º
  • Sexta-feira
    máx: 35º
    mín: 17º
  • Festival “Noites na Nora” em Serpa com Márcia, Pinto Ferreira e Carlos Mendes


    Concertos de “revelações” da música portuguesa, como Márcia, Pinto Ferreira e “A Caruma”, e de uma voz “histórica”, Carlos Mendes, marcam o 12.º Festival “Noites na Nora”, que começa sexta-feira e decorre até dia 30, em Serpa.

    A edição deste ano do “Noites na Nora” será “a mais curta de todas”, devido “aos cortes nos apoios gerais”, como os do Estado e da Câmara de Serpa, à Companhia de Teatro Baal 17, a promotora do festival, explicou à Lusa Marco Ferreira, da companhia.

    “Encurtar o festival foi uma decisão que pesou muito, mas não tivemos outra opção”, disse, referindo que, devido aos cortes nos apoios, além do festival, toda a programação da Baal 17 “teve que ser repensada e reduzida, para se encaixar no orçamento da companhia para este ano”.

    Apesar de mais curto, o 12.º “Noites na Nora” mantém a “fórmula” e volta a apostar no teatro, em residências artísticas, no cinema e em concertos de bandas, projetos e vozes “revelações” da nova música nacional e de uma “grande voz da história da música portuguesa”, que este ano será Carlos Mendes.

    As 15 noites do festival, que “celebra a cultura como uma festa”, vão incluir seis concertos, cinco peças de teatro, uma residência artística, duas sessões de comédia e uma de cinema, para transformar o Espaço da Nora num “caldeirão cultural”.

    O concerto dos Pinto Ferreira marca o “pontapé de saída” do “Noites na Nora”, na sexta-feira, às 22:30.

    Os concertos de Márcia (sábado), Carlos Mendes (dia 22), B Fachada (23), Nuno Prata (29) e “A Caruma” (30) são as outras ofertas da “banda sonora” do festival.

    “Ovelhas Clandestinas”, dia 17, pelo Sou Movimento e Arte, “Revista (En)Cena”, dia 19, pelo Grupo de Teatro (En)Cena da Escola Secundária de Serpa, “A Loja das Lamparinas”, dia 20, pelo Teatro da Terra, “Estupidez Humana”, dia 21, pelo AL-MaSRAH Teatro, e “Há lobos sem ser na serra”, dia 24, pela Baal17, são as cinco peças de teatro programadas.

    O festival inclui também uma sessão de cinema, dia 26, com a projeção de filmes realizados por alunos de escolas de Serpa, Vidigueira e Alhos Vedros no âmbito do programa “Cinema, cem anos de juventude”, e duas sessões de comédia no dia 27, uma de “sitdown comedy”, com Sofia Bernardo, e outra de “stand up comedy”, com Jorge Serafim.

    No dia 28, o “Noites na Nora” apresenta o espetáculo “Europa”, o resultado da residência artística que o Teatromosca e a Baal 17 vão desenvolver no festival com 12 pessoas, entre atores amadores e outras pessoas sem formação artística e com mais de 50 anos de Serpa, a partir da obra “Once in Europa” (1983) do escritor inglês John Berger.

    terça-feira, 12 de julho de 2011

    O Tempo Para Serpa

  • Hoje

    Céu geralmente limpo
    Actual 22º
    Maxima 30º
    Minima 12º
  • Quarta-feira

    Céu limpo
    maxima 31º
    minima 15º
  • Quinta-feira

    Céu limpo
    Maxima 35º
    Minima 18º
  • Sexta-feira

    Céu limpo
    Maxima 35º
    Minima19º
  • Sábado

    Calor
    Maxima 38º
  • Queijo De Serpa: Volume de negócios ronda 1,7 milhões de euros


    Queijo ganha guerra à crise

    O queijo é uma das iguarias nacionais mais apreciadas de norte a sul do País. Rara é a região que não tem tradição num ou mais géneros de queijo. Entre os mais apreciados estão os queijos alentejanos, com destaque para os produtos de origem protegida, nomeadamente em Serpa e também em Nisa.
    No caso do produto nascido a partir das ovelhas criadas no Baixo Alentejo, são poucos os portugueses que ainda não ouviram falar do queijo de Serpa, afamado pela sua textura amanteigada e pelo sabor intenso e travo picante. Um produto de qualidade e denominação de origem protegida (DOP) que nasce no interior sul mas que ganha cada vez mais adeptos (e quota de mercado) em todo o Portugal. "É um queijo de alta qualidade, acima de qualquer queijo nacional nesta gama dos queijos amanteigados", refere ao Correio da Manhã José Guilherme, de 35 anos, um dos principais produtores e que inclusive viu recentemente o seu queijo de Serpa DOP ser galardoado em Santarém com a medalha de ouro no concurso nacional de queijos tradicionais.
    Instalado no mercado desde 2001, José Guilherme é um dos 15 produtores de queijo de Serpa no concelho com o mesmo nome. Na sua queijaria no Monte Vale de Faia, entre Serpa e Vila Nova de São Bento, trabalham 25 pessoas – e de lá saem, além do queijo de Serpa, vários queijos de ovelha amanteigados e curados, queijos de cabra curados e frescos ou almece (soro) e requeijão de ovelha.
    Em 2010, a produção da empresa de José Guilherme foi de 200 toneladas de queijo, mais 10% que no ano anterior. Uma evolução que, apesar da crise, o empresário conta manter este ano, gerando um volume de negócios a rondar os 1,7 milhões de euros.
    Com clientes em todo o Sul do País, com destaque para os grupos Sonae e El Corte Inglés, para onde envia cerca de 10% da sua produção anual, os queijos de José Guilherme também já chegaram ao estrangeiro, sobretudo à Suíça, Espanha, Holanda, Angola e Timor. Ainda assim, a taxa de exportação pesa apenas cinco por cento nas contas finais.
    Os tempos que se avizinham não são animadores, mas o produtor José Guilherme está optimista em relação ao crescimento do sector (ver entrevista), tanto que vai passar "das palavras à acção" e investir 1,5 milhões de euros na ampliação da sua queijaria, no sentido de aumentar em cerca de 25% a sua produção anual.
    NISA PRODUZ 220 MIL QUEIJOS CERTIFICADOS
    Produzido no norte alentejano, paredes-meias com a Beira (distrito de Castelo Branco), o queijo de Nisa apresenta-se também nos escaparates como um dos géneros mais famosos e procurados pelos apreciadores.
    Actualmente, há no distrito de Portalegre cinco unidades a produzir queijo certificado de origem protegida.
    Em 2010, segundo dados da Natur-Al-Carnes, empresa que controla a certificação deste produto, foram produzidos perto de 220 mil queijos, com um peso total superior a 77 toneladas. O leite utilizado na produção é proveniente de 25 produtores, todos situados na região.
    DISCURSO DIRECTO
    "COMPRA-SE MAIS O QUE É NACIONAL": José Guilherme, Produtor de queijo de Serpa
    CM – A crise veio afectar o negócio?
    José Guilherme – Apesar da crise, sinto que há um aumento significativo do consumo de produtos nacionais, e isso também se reflecte nos queijos. Compra-se mais o que é nacional.
    – Está então numa fase de expansão?
    – A empresa têm vários projectos com vista ao aumento da produção. Não nos podemos queixar, porque já vendemos bastante, e até podemos vender mais, porque continua a haver procura.
    – Qual é o segredo dos vossos queijos?
    – Além do processo que respeita as tradições, o segredo está na qualidade dos produtos utilizados, com destaque para o leite de ovelha produzido no Baixo Alentejo.

    segunda-feira, 11 de julho de 2011

    sexta-feira, 8 de julho de 2011

    Doc`s Kingdom 2011 não vai realizar-se por falta de apoio financeiro da autarquia de Serpa





    Doc`s Kingdom 2011 não vai realizar-se por falta de apoio financeiro da autarquia de Serpa. A informação foi dada à agência Lusa por Maria João Taborda, da associação Apordoc.

    O Doc`s Kingdom - Seminário International sobre Cinema Documental existe desde 2000 e é um encontro internacional que conta com a participação de realizadores portugueses e internacionais para discutir o estado do cinema documental contemporâneo.
    «Houve uma parceria com a câmara de Serpa de longa duração e o Doc`s Kingdom aconteceu em Serpa naqueles moldes por causa desta parceria estrutural, mas infelizmente a autarquia mostrou-se indisponível financeiramente», sublinhou a responsável.
    Além do apoio da autarquia, o evento conta ainda com suporte financeiro do Instituto do Cinema e do Audiovisual.
    A Apordoc decidiu reformular o seminário para 2012, com um novo parceiro local, possivelmente fora de Serpa.
    "Até ao final do ano vamos fazer uma avaliação interna do projecto. Serpa não nos deu expetativa de retomar a parceria em 2012», disse Maria João Taborda.

    Festival Noites na Nora


    S. António já se acabou, o S. João foi de vez, S. Pedro no fim do mês, e as Noites na Nora estão de volta mais uma vez!
    Senhoras e senhores, meninos e meninas, habituais, ocasionais, e outros que queiram vir mais, moradores de um mundo no qual sonhar é uma urgência… falta menos de um mês para o início das noites mais agradáveis do Alentejo. Em Serpa, claro. Na nora, por certo.

    Toda a programação em www.noitesnanora.blogspot.​com
    E mais informações sobre a BAAL17- Companhia de Teatro em www.baal17.com


    Hoje, como há 11 edições, esta é a casa da nora. Esta é a sua casa.

    ATL - BRINCAR E APRENDER



    Para crianças dos 6 aos 12 anos
    De segunda a sexta, das 8h45/12h30 e das 13h45/17h30
    3,00€ (dia completo) e 2,00€ (meio dia)
    Inscrições: Serviço de Atendimento ao Público da CMS
    Local: EBI Pólo 3, em Serpa
    Actividades lúdicas, desportivas e pedagógicas
    Org.: Câmara Municipal de Serpa

    OFICINAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA - Cineteatro Municipal de Serpa (sala exterior)


    Cineteatro Municipal de Serpa (sala exterior)
     
    3ªs e 5ªs feiras, das 18h00 às 20h00
    Inscrições a partir de dia 11 de Julho

    Os ateliers estão a cargo do artista plástico Manuel Seita e têm início na 2ª quinzena de Julho.

    Nº de participantes: 15. As candidaturas são sem limite, mas com priorização por ordem de entrada e pagamento da inscrição (1ª mensalidade). A participação nos ateliers pressupõe a mensalidade de 15€.

    A ficha de inscrição está disponível nos equipamentos municipais e deverá ser entregue no Atendimento da Câmara Municipal de Serpa

    quinta-feira, 7 de julho de 2011

    NOITES DE RUA CHEIA - Programação





    Programação
    14 de Julho, quinta-feira
    Vale de Vargo – Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa

    15 de Julho, sexta-feira
    ...Pias – Cruzeiro
    Brinches – Fernando Pardal e os Tabernê Sonvinhon
    Vales dos Mortos – Trigo Roxo

    16 de Julho, sábado
    Vila Nova S. Bento – Cláudia Estrela
    Vila Verde de Ficalho – Brainstorm
    A-do-Pinto – Notas Soltas

    21 de Julho, quinta-feira
    Vale de Vargo – “Alto e Pára o Trabalho”, Grupo de Teatro Fórum, Moura

    22 de Julho, sexta-feira
    Pias – Notas Soltas
    Brinches – “Alto e Pára o Trabalho”, Grupo de Teatro Fórum, Moura

    23 de Julho, sábado
    Vila Nova de S. Bento – “Alto e Pára o Trabalho”, Grupo de Teatro Fórum, Moura
    Vale Poço – David Alves
    Santa Iria – Cláudia Estrela
    Vila Verde de Ficalho – Teresa & Rodrigo Maurício
    Mina da Orada – Os Amigos da Pinguinha

    28 de Julho, quinta-feira
    Vale de Vargo – Luísa Basto

    29 de Julho, sexta-feira
    Pias – Zé & Quim Sax
    Brinches – Rodrigo Maurício & convidados
    Vales Mortos – Nádia

    30 de Julho, sábado
    Vila Nova S. Bento – Cruzeiro
    Vila Verde de Ficalho – Alentejanos
    A-do-Pinto – Zé & Quim Sax
    Hortinha – Os Amigos da Pinguinha

    4 de Agosto, quinta-feira
    Vale de Vargo – Grupo de Violas Campaniças

    5 de Agosto, sexta-feira
    Pias – Fernando Pardal e os Tabernê Sonvinhon
    Brinches – Alencante
    Vale do poço – Nádia

    6 de Agosto, sábado
    Vila Nova S. Bento – Rastolhice
    Vila Verde de Ficalho – Raízes do Sul
    Hortinha – Ricardo Jacinto
    Santa Iria – Zé & Quim Sax

    11 de Agosto, quinta-feira
    Vale de Vargo – Teresa & Rodrigo Maurício, Pietro Adragna, campeão do mundo de acordeão

    12 de Agosto, sexta-feira
    Pias – Grupo de Violas Campaniças
    Brinches – Alentejanos

    13 de Agosto, sábado
    Vila Nova S. Bento – Trigo Roxo
    Vila Verde de Ficalho – Rastolhice
    A-do-Pinto – Os Amigos da Pinguinha
    Mina da Orada - Alencante

    Org.: Câmara Municipal de Serpa
    Apoios: Junta de Freguesia do Concelho

    Electricidade vai chegar à Serra de Serpa

    PSP Apanha ladrão que furtou um veiculo e uma arma de fogo em Serpa



    Na passada quarta - feira , um homem de 27 anos foi indentificado pela autoria do furto de um veiculo e de uma arma de fogo , anunciou ontem a PSP de Beja .
    O crime foi praticado em Serpa

    quarta-feira, 6 de julho de 2011

    Censos 2011-Evolução da população residente nas cidades alentejanas

    São 16 as localidades com estatuto de cidade na região Alentejo. Destas, metade perderam população entre 2001 e 2011!

    Évora continua a ser,destacadamente, a cidade mais populosa, com perto do dobro de habitantes da cidade de Beja, a segunda no ranking. Elvas é agora a terceira cidade alentejana, tendo ultrapassado a capital do seu distrito,Portalegre, cidade que perdeu 67 habitantes neste intervalo censitário.

    Moura, no distrito de Beja, foi a cidade que perdeu mais população, ao ver decrescer os seus habitantes em 789! Alcácer do Sal, Borba, Estremoz, Montemor-o-Novo,Portalegre, Santo André e Serpa foram as restantes cidades com crescimento negativo.

    A seguir, fica o quadro explicativo:

     cidades alentejo 2011.jpg

    Requalificação do Museu Municipal de Arqueologia e recuperação da muralha




    Requalificação do Museu Municipal de Arqueologia e recuperação da muralha
    A requalificação do Museu Municipal de Arqueologia no Núcleo do Castelo de Serpa está em curso. Trata-se de uma componente do projecto que abrange a Alcáçova do Castelo e os imóveis de origem medieval que a integram, nomeadamente a Casa do Governador e os edifíc...ios de piso térreo adossados à muralha.

    Na sequência desta obra, o renovado Museu Municipal de Arqueologia passará a integrar, na área da Alcáçova, um espaço para a exposição permanente (Casa do Governador), um espaço polivalente que poderá funcionar como pequeno auditório e como sala de exposições temporárias e um café / bar com esplanada. Continua em     http://www.cm-serpa.pt/noticias.asp?ID=1465

    Reportagem sobre o Projecto Escola Electrão na Escola Secundária de Serpa


    Quarta-feira, 6 de Julho · 8:00 - 10:00
     
    Quarta-feira, na ´rúbrica Minuto Verde do programa Bom Dia Portugal da RTP1, passará uma mini-reportagem sobre o projecto Escola Electrão na Escola Secundária de Serpa, pelas 8h, 9h e 10h.
    Estão todos convidados a assistir!

    PSD: Mário Simões contesta encerramento de estação dos CTT em Vila Nova S.Bento

     
    O deputado do PSD eleito por Beja quer que a administração dos CTT suspenda a decisão de encerrar a estação de Vila Nova de S.Bento. Mário Simões não encontra razões plausíveis que justifiquem o encerramento.
    O deputado do PSD eleito por Beja, Mário Simões, reuniu-se com membros do movimento que está a dinamizar a luta contra o encerramento da estação os CTT de Vila Nova de S.Bento.
    Mário Simões esteve no local e depois de reuniões com o presidente da junta, empresários e população ficou a saber que se este encerramento avançar também vai penalizar as populações de Vale de Vargo, Vila Verde de Ficalho e montes isolados da serra de Serpa.
    O deputado social democrata depois de ouvir os argumentos afirma que não encontra razões plausíveis que justifiquem o encerramento, ainda mais, quando se sabe que grande parte do tecido empresarial do concelho de Serpa está naquela freguesia.
    Para Mário Simões a lógica economicista não se pode sobrepor ao bem estar social da população, por isso, vai solicitar esclarecimentos ao Conselho de Administração dos CTT e propor que o encerramento seja suspenso. Mário Simões garantiu ainda que vai alertar o governo, através do Ministério da Economia para esta situação.

    terça-feira, 5 de julho de 2011

    Meteolorogia - Serpa

  • Hoje

    actual: 28º
    máx: 34º
    mín: 17º
  • Quarta-feira
    máx: 33º
    mín: 14º
  • Quinta-feira
    máx: 32º
    mín: 13º