Pesquisar neste blogue

sábado, 1 de novembro de 2014

Autarca De Serpa Considerou "Muito importante" pré-avaliação da UNESCO ao Cante Alentejano - CM Serpa




O autarca de Serpa, Tomé Pires, considerou hoje "muito importante" a "pré-avaliação positiva" da Comissão Internacional de Especialistas da UNESCO à candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, significando que a aprovação está "muito próxima".

"Este é mesmo o último passo, esta pré-avaliação é muito importante. Embora não tenha caráter vinculativo, as decisões do comité da UNESCO têm ido sempre de encontro a estas pré-avaliações, o que nos leva a crer que está muito próximo o objetivo de inscrever o Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade", disse.
O presidente da Câmara de Serpa, entidade copromotora e patrocinadora da candidatura do Cante Alentejano, falava à agência Lusa a propósito do parecer positivo que esta recebeu da comissão de especialistas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Na segunda-feira, o coordenador da candidatura, Paulo Lima, divulgou à Lusa a obtenção deste parecer, que atesta que o Cante Alentejano "reúne todas as condições" para vir a ser classificado.
O autarca Tomé Pires sublinhou hoje que a pré-avaliação indicia que a aprovação final da candidatura "está muito próxima", contribuindo para "reforçar a confiança e o otimismo" dos promotores.
"Estamos mesmo muito perto de atingir o nosso objetivo. Ao dia de hoje, não podemos dizer a 100% que o Cante irá fazer parte desta lista da UNESCO, mas, se calhar, podemos falar em 99% de certeza", argumentou.
Até porque, neste parecer da comissão internacional de especialistas, o Cante Alentejano é referido como integrando "um grupo de cinco candidaturas [as outras quatro são de vários países] considerado exemplar".
A decisão final sobre a candidatura do Cante Alentejano vai ser tomada em Paris (França), entre 24 e 28 de novembro, aquando de uma reunião do Comité Internacional da UNESCO.
Segundo Tomé Pires, todo o processo que envolveu a candidatura à UNESCO já suscitou "uma grande dinâmica" em torno desta expressão cultural e, caso venha a ser classificada, segue-se uma "nova fase de dinamismo".
Durante o processo "já tivemos inúmeros ganhos", disse, indicando como exemplo o facto de, nos últimos anos, terem nascido "vários grupos corais jovens um pouco por todos os municípios" do Alentejo.
"Após a inscrição na lista da UNESCO, que acreditamos que vá acontecer, queremos que esta dinâmica continue a crescer, através do plano de salvaguarda do Cante que está incluído na candidatura e também trazendo mais pessoas a este mundo", frisou, realçando ainda a necessidade de surgirem "projetos criativos" que contribuam para o desenvolvimento da região.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=777590&tm=4&layout=121&visual=49

Sem comentários:

Enviar um comentário