Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas Na Herdade Maria da Guarda em Serpa



Ministra diz que a agricultura foi um "oásis" durante a crise


A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, destacou hoje a diminuição sistemática do défice agroalimentar do país e considerou que o setor da agricultura foi "um oásis" durante a crise, continuando a ter "um progresso notável".


"Foi um setor extraordinário [durante a crise], foi um bocadinho um oásis e o que podemos ver é que, mesmo com a economia a retomar, este setor, quer ao nível das exportações quer da substituição das importações, está a ter um progresso notável", afirmou a ministra.

Em declarações à agência Lusa, na Herdade Maria da Guarda, no concelho de Serpa, onde presidiu à inauguração de uma nova linha de produção do lagar local, Assunção Cristas elogiou o desenvolvimento do setor agrícola nos últimos anos.

"Os dados do último trimestre do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que as exportações aumentaram 4,8%", enquanto "as importações diminuíram 3,1%", no que respeita à agricultura.

Estes valores significam, segundo a governante que tutela as pastas da Agricultura e do Mar, que "tem havido mais produção interna, mais absorção da produção interna" no mercado nacional e "ainda capacidade para exportar".

O défice agroalimentar de Portugal, realçou também a ministra, "tem vindo a diminuir sistematicamente".

"Em 2012, tivemos uma diminuição de quase 600 milhões de euros" e a tendência decrescente prosseguiu em 2013, sendo que, "nos primeiros oito meses" deste ano, a margem já é de "menos 400 milhões de euros", sublinhou.


Na Herdade Maria da Guarda, a ministra da Agricultura presidiu à inauguração da 3.ª linha de produção do lagar, o que resulta de um investimento de 1,2 milhões de euros.

Este investimento vai permitir à empresa duplicar a sua capacidade de processamento de azeitona, passando de uma produção atual de 80 mil quilos de azeite por dia para 160 mil quilos.

O montante agora investido soma-se aos mais de 14 milhões de euros já aplicados, desde 2006, na herdade, a qual possui 600 hectares de terra e mais de 1,1 milhões de oliveiras plantadas, exportando mais de 95% do azeite que produz.

Sem comentários:

Enviar um comentário