Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

UNESCO elege cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade




UNESCO elege cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade


A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura acaba de declarar o cante alentejano como Património Imaterial da Humanidade. Exatamente três anos depois do fado.

O cante alentejano já é da Humanidade. A decisão foi tomada esta quinta-feira de manhã, em Paris, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)
A candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade deu formalmente entrada a 28 de março de 2013 no comité internacional da UNESCO. Há três semanas foi considerada “exemplar” pelo comité de avaliação e as expectativas eram altas.
Esta semana, o presidente da Câmara Municipal de Serpa Tomé Pires disse ao Observador que a chancela da UNESCO ao cante alentejano podia abrir muitas portas. Ao objetivo de salvaguardar e transmitir o cante, é preciso também “começar a pensar em tornar este ativo cultural numa ativo económico, para ajudar a sustentabilidade do cante e o desenvolvimento da nossa região”, disse.
Há exatamente três anos, a 27 de novembro de 2011, Portugal celebrou a eleição do fado como Património Imaterial da Humanidade. No ano passado, foi a vez de a dieta mediterrânica entrar para a prestigiada lista, graças à candidatura conjunta submetida por Portugal, Chipre, Croácia, Grécia, Espanha, Itália e Marrocos.
A brasileira “roda de capoeira” e as carpetes “kilimi” feitas pelas mulheres de Chiprovtsi, na Bulgária, foram outras das várias tradições inscritas esta semana na UNESCO. As reuniões que analisam um total de 46 candidaturas terminam na sexta-feira.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Feira do Queijo 2015 " Exploração de tasquinhas"



Feira do Queijo
Exploração de tasquinhas
De 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2015 decorre a XIV Edição da Feira do Queijo do Alentejo.
À semelhança das iniciativas anteriores, o movimento associativo local participará na exploração das “tasquinhas”, espaços a ceder pelo Município.
A integração no evento não prescinde da apresentação das respetivas candidaturas, que deverão ser remetidas ao Município por correio ou e-mail (geral@cm-serpa.pt), entre os dias 25 de Novembro de 2014 e 6 de Janeiro de 2015.

Para atribuição, e conforme deliberação de Câmara, divide-se o Movimento Associativo em 3 grupos:
Grupo A- Comissões de Festas do Concelho
Grupo B- Grupos Desportivos do Concelho
Grupo C- Outro Movimento Associativo concelhio

Estes Grupos têm a seguinte prioridade em sede de candidatura:

XIV Edição da Feira do Queijo:
1º Grupo C
2º Grupo A
3º Grupo B

Para priorização das candidaturas, será considerada a ordem de inscrição de cada associação, por data de entrada.
Caso o grupo priorizado não ocupe todas as tasquinhas disponíveis, as que não forem ocupadas serão automaticamente atribuídas a outro grupo, pela ordem referida.

Para esclarecimentos adicionais poderão contatar através do telefone 284 540 124 (Unidade Municipal da Cultura, Desporto e Movimento Associativo - UMCDJ).”

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Câmara de Serpa diz que Unesco irá pronunciar-se na quarta-feira sobre a candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade


 Serpa promove Tertúlia Fado e Cante Alentejano

Segundo a Câmara Municipal de Serpa a Unesco irá pronunciar-se, na quarta-feira, sobre a candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

De acordo com a autarquia, “diversas entidades, nomeadamente a Câmara Municipal de Serpa, a Casa do Cante e o Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, irão estar presentes na sede da organização, em Paris, para o anúncio da decisão final do Comité Internacional”. 

Paralelamente, em Serpa, à mesma hora, o tom será de festa, avisa a autarquia. Elementos dos corais do concelho e população em geral juntam-se, em confraternização, na Casa do Cante para ficarem a par do anúncio.
“Entre um petisco e um copo de vinho, oferta dos nossos produtores locais que assim se associam a esta festa, vai ouvir-se o cante. Naturalmente. Porque o Cante Alentejano já é e sempre será (nosso) património”, defende a autarquia. 


Recorde-se que no final de outubro a Comissão Internacional de Especialistas da Unesco emitiu parecer favorável à candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, considerando-a de “exemplar”, sendo que a decisão final, por norma, vai de encontro a estes pareceres, pelo que se espera que a ocasião seja de festa.

Rancho Da Casa Do Povo De Serpa A caminho de Paris em busca do reconhecimento da UNESCO

O grupo coral da Casa do povo de Serpa partiu ontem à noite, de autocarro rumo à capital francesa. Em Paris, as vozes do cante alentejano vão aguardar a votação da UNESCO.

 É na capital francesa que esperam fazer a festa, quando for anunciada a decisão da UNESCO.
O grupo de 21 cantores do grupo coral do povo de Serpa saiu ontem à noite, de autocarro do Alentejo.

Não se sabe ao certo quando será anunciada a votação da UNESCO, mas o cante alentejano espera ser classificado como património mundial da humanidade até ao final da semana.

http://www.tsf.pt/paginainicial/AudioeVideo.aspx?content_id=4257414

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Serviço De Urgência Avançado garantido 24 horas por dia em Serpa



DEVOLUÇÃO DO HOSPITAL DE SÃO PAULO À MISERICÓRDIA DE SERPA
A Administração Regional de Saúde do Alentejo, I.P., a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E.P.E. e a Santa Casa da Misericórdia de Serpa, celebraram no dia 14 de novembro um Acordo de Cooperação visando a devolução do Hospital de São Paulo em Serpa, à referida instituição particular do setor social.
O acordo, enquadrado no Decreto-Lei nº.138/2013, de 09 de Outubro, tem por objetivo contribuir para mais e/ou melhor acessibilidade e mais oferta de cuidados de saúde à população.
Pretende-se ativar e dinamizar a prestação de cuidados de saúde hospitalares no Hospital de São Paulo em Serpa, unidade que oferecia essencialmente, cuidados continuados integrados e um serviço de urgência. As populações da área de abrangência deste Hospital passam a beneficiar de assistência na prestação de alguns cuidados de saúde, que anteriormente eram garantidos pelo Hospital de Beja.
Sob a gestão da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, o Hospital de São Paulo passa a oferecer atividade de consulta externa nas especialidades de Cardiologia, Dermatologia, Fisiatria, Oftalmologia e Ortopedia, continuando a ser garantido o funcionamento, 24 horas por dia, do Serviço de Urgência Avançado.

Pretende-se ainda que, a partir de 2016, venham a funcionar em cirurgia de ambulatório, após a construção de um bloco operatório, as especialidades de Dermatologia, Oftalmologia e Ortopedia

http://www.hbeja.min-saude.pt/

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

A ministra da Agricultura, Assunção Cristas Na Herdade Maria da Guarda em Serpa



Ministra diz que a agricultura foi um "oásis" durante a crise


A ministra da Agricultura, Assunção Cristas, destacou hoje a diminuição sistemática do défice agroalimentar do país e considerou que o setor da agricultura foi "um oásis" durante a crise, continuando a ter "um progresso notável".


"Foi um setor extraordinário [durante a crise], foi um bocadinho um oásis e o que podemos ver é que, mesmo com a economia a retomar, este setor, quer ao nível das exportações quer da substituição das importações, está a ter um progresso notável", afirmou a ministra.

Em declarações à agência Lusa, na Herdade Maria da Guarda, no concelho de Serpa, onde presidiu à inauguração de uma nova linha de produção do lagar local, Assunção Cristas elogiou o desenvolvimento do setor agrícola nos últimos anos.

"Os dados do último trimestre do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que as exportações aumentaram 4,8%", enquanto "as importações diminuíram 3,1%", no que respeita à agricultura.

Estes valores significam, segundo a governante que tutela as pastas da Agricultura e do Mar, que "tem havido mais produção interna, mais absorção da produção interna" no mercado nacional e "ainda capacidade para exportar".

O défice agroalimentar de Portugal, realçou também a ministra, "tem vindo a diminuir sistematicamente".

"Em 2012, tivemos uma diminuição de quase 600 milhões de euros" e a tendência decrescente prosseguiu em 2013, sendo que, "nos primeiros oito meses" deste ano, a margem já é de "menos 400 milhões de euros", sublinhou.


Na Herdade Maria da Guarda, a ministra da Agricultura presidiu à inauguração da 3.ª linha de produção do lagar, o que resulta de um investimento de 1,2 milhões de euros.

Este investimento vai permitir à empresa duplicar a sua capacidade de processamento de azeitona, passando de uma produção atual de 80 mil quilos de azeite por dia para 160 mil quilos.

O montante agora investido soma-se aos mais de 14 milhões de euros já aplicados, desde 2006, na herdade, a qual possui 600 hectares de terra e mais de 1,1 milhões de oliveiras plantadas, exportando mais de 95% do azeite que produz.

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Autocarro serpentina / Circuito interrompido



Autocarro serpentina
Circuito interrompido
A autarquia informa que durante esta semana e a próxima, não será possível realizar os circuitos do autocarro serpentina. Os percursos voltarão a realizar-se normalmente a partir do dia 1 de dezembro. Lamentamos o incómodo que esta paragem possa causar.

Serpa tem PDM revisto


O novo Plano Director Municipal (PDM) de Serpa foi publicado na última sexta-feira em Diário da República. O PDM entra em vigor ainda antes do final do ano.  
O Plano regula os processos de expansão; cria condições de suporte à dinamização da base económica; e valoriza os recursos naturais, culturais e a qualidade ambiental do concelho.
Com esta publicação chega ao fim um processo “complicado e moroso”, refere Tomé Pires. O presidente da Câmara de Serpa mostra-se “satisfeito” com a finalização do PDM e diz que é “mais um objectivo atingido este ano”.

http://www.radiopax.com/index.php?go=noticias&id=5557 

sábado, 15 de novembro de 2014

14.ª Feira do Queijo do Alentejo / 27, 28 de fevereiro e 1 março de 2015



27, 28 de fevereiro e 1 março de 2015
14.ª Feira do Queijo do Alentejo
Já se encontram disponíveis o Regulamento e a ficha de inscrição para a 14ª edição da Feira do Queijo de Alentejo.

Para consulta ou descarregar ficheiros ver aqui.

Esta iniciativa, que decorre de 27 de fevereiro a 1 de março, é organizada pela Câmara Municipal de Serpa com o objetivo de promover o queijo como um produto emblemático da região e procurando incentivar a melhoria da qualidade dos produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial

C.M.Serpa Tomada de posição sobre o Hospital São Paulo Serpa



Tomada de posição
Hospital de S. Paulo, em Serpa
A Câmara Municipal de Serpa, face às notícias que têm vindo a público sobre a transferência, a breve prazo, do Hospital de S. Paulo em Serpa para a Santa Casa da Misericórdia, e de acordo com uma reunião tida ontem, dia 13 de novembro, às 21:30 no Hospital José Joaquim Fernandes em Beja entre a Autarquia de Serpa, a Administração Regional de Saúde do Alentejo e o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, reitera a sua posição de total discordância no que respeita a esta situação.

Entendemos que a prestação dos serviços essenciais de saúde deve continuar a ser gerida pelo Ministério da Saúde e pela Unidade Local de saúde do Baixo Alentejo e, ao mesmo tempo, voltamos a exigir o aumento de valências do Hospital de S. Paulo de acordo com as necessidades da população do concelho de Serpa e dos restantes concelhos da margem esquerda do Guadiana.

A Câmara Municipal de Serpa manifesta ainda uma grande preocupação sobre o futuro do Hospital de S. Paulo e mantem a total solidariedade com a população, manifestando-se disponível para continuar a lutar pela defesa do Serviço Nacional de Saúde, pela prestação de cuidados primários e diferenciados e em defesa das populações.

O Presidente da Câmara Municipal de Serpa

/ Tomé Pires/

Câmara de Serpa contesta transferência do hospital para a Misericórdia


Serpa, 14 nov (Lusa) - A Câmara Municipal de Serpa contestou hoje a transferência do Hospital de S. Paulo, situado na cidade, para a Santa Casa da Misericórdia, mostrando-se preocupada com o futuro da unidade de saúde.
O Ministério da Saúde e a União das Misericórdias Portuguesas assinam hoje o protocolo que devolve os hospitais de Fafe, Anadia e Serpa às Santas Casas das Misericórdias locais e marca o início do processo de transferência de hospitais públicos para estas instituições.
Num comunicado enviado à agência Lusa, a autarquia alentejana, liderada pela CDU, "reitera a sua posição de total discordância" em relação à transferência do hospital para a Santa Casa da Misericórdia de Serpa, defendendo que "a prestação dos serviços essenciais de saúde deve continuar a ser gerida pelo Ministério da Saúde", através da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA).
A Câmara de Serpa manifesta também "uma grande preocupação" com o futuro do Hospital de S. Paulo e volta a exigir o aumento de valências da unidade de saúde "de acordo com as necessidades" das populações do concelho e dos restantes municípios da margem esquerda do rio Guadiana.
A autarquia refere que mantém a sua "total solidariedade" com a população e mostra-se "disponível para continuar a lutar pela defesa do Serviço Nacional de Saúde e pela prestação de cuidados primários e diferenciados".
LL // MLM
Lusa/Fim

http://portocanal.sapo.pt/noticia/43414/

Misericórdia de Serpa assume gestão de hospital de Serpa



A Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS) assume esta sexta-feira, 14, a gestão do Hospital de São Paulo, que fazia parte da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo.
O processo surge no âmbito de um decreto-lei de Outubro de 2013, que estabelece que os hospitais de misericórdias que ao longo dos tempos foram integrados em estabelecimentos ou serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem ser devolvidos às instituições através de um acordo de cooperação com um prazo de 10 anos.
No caso do Hospital de São Paulo, em Serpa, o processo está longe de ser pacífico, com o PS e o PCP a levantarem algumas reservas.
No caso dos socialistas, o presidente da Federação do Baixo Alentejo reuniu no início do mês com uma delegação dos sindicatos dos Enfermeiros e dos Técnicos Superiores de Saúde e no final revelou temer os efeitos da mudança do Hospital de São Paulo para a SCMS.
De acordo com Pedro do Carmo, a transferência dos serviços de cirurgia ambulatória do hospital de Beja para Serpa é uma das possibilidades abertas com o protocolo entre a Unidade Local de Saúde (ULSBA) e a Misericórdia de Serpa, o que, na sua opinião, terá “consequências directas para os doentes” e nas contas da Unidade Local de Saúde (ULSBA).
A par disso, o PS do Baixo Alentejo teme igualmente que especialidades como oftalmologia e cardiologia também se mudem de Beja para Serpa, além do cenário de saída de profissionais do SNS “para o sector privado”.
Já o PCP, através do seu deputado eleito por Beja, João Ramos, também veio a público mostrar preocupação com esta mudança e com o futuro dos profissionais que trabalham no Hospital de São Paulo

http://www.correioalentejo.com/?go=lista&lista=3&diaria=12799&page_id=36 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mercado de Gastronomia da EURORREGIÃO-AAA em Serpa nos dias 21 e 22 de novembro



21 e 22 de novembro
Mercado de Gastronomia da EURORREGIÃO-AAA em Serpa
Serpa vai receber, nos dias 21 e 22 de novembro, o Mercado de Gastronomia da EURORREGIÃO-AAA, numa iniciativa da Fundación Espacios Naturales de Andalucia. Os mercados são um ponto de encontro de produtores e consumidores que procuram alimentos de qualidade originários de pequenos produtores do Algarve, Alentejo e Andaluzia.

Na edição de 2014 os mercados realizar-se-ão em três cidades: Altura (Algarve) 8 e 9 novembro; Serpa (Alentejo) 21 e 22 de novembro e Aroche (Andaluzia) 29 e 30 de novembro.

A iniciativa terá lugar no CADES – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa - Rua Dr. Luís Almeida de Albuquerque (em frente à Escola Secundária de Serpa), contará com atividades paralelas de animação e divulgação e será apresentada uma exposição de fotografia sobre o Guadiana, reproduzindo com fidelidade e pormenor toda a riqueza do grande rio do sul.

Os mercados têm como objetivo incentivar o consumo de proximidade, eliminando intermediários, promovendo a produção artesanal e o emprego e desenvolvimento rural sustentável.

Para mais informações, contacte Manuel Ramos Martín através do correio eletrónico mramos@andanatura.org ou do telefone (+34) 954 468 040;

Câmara Municipal de Serpa/CADES (Anabela Arsénio ou Maria José Borralho) através aarsenio@cm-serpa.pt e mborralho@cm-serpa.pt ou do telefone 284 549 840

C.M.Serpa - Esclarecimentos sobre a Televisão Digital Terrestre



tdt no concelho de serpa
Esclarecimentos sobre a Televisão Digital Terrestre
No seguimento de contactos efetuados no passado mês de outubro com a Portugal Telecom sobre o sinal TDT (Televisão Digital Terrestre) no concelho, a Câmara Municipal de Serpa disponibilizou-se para divulgar, através dos seus meios de informação, os esclarecimentos seguintes, que são da inteira responsabilidade da Portugal Telecom.

O concelho de Serpa está coberto a 100% pela TDT – Televisão Digital Terrestre, sendo a captação do sinal feita por via terrestre (TDT) – emissor do Mendro - e por via satélite (DTH), assegurando qualquer um dos sistemas boas condições de receção desde que os equipamentos estejam corretamente instalados e sejam adequados à captação do sinal.

O emissor do Mendro, a funcionar na frequência do canal 40, poderá constituir uma alternativa de cobertura ao sinal terrestre dos emissores existentes, a emitir no Canal 56.

Assim, no concelho de Serpa serão abrangidas pelo novo emissor, nomeadamente, zonas pertencentes às freguesias de Brinches, Pias, União das Freguesias de Serpa (Salvador e Santa Maria) e União das Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo. A PT informou que a freguesia de Vila Verde de Ficalho é abrangida pelo sistema de receção satélite (DTH).

Para saber se a zona de residência é coberta pelo sinal terreste ou satélite, poderá consultar o site (http://tdt.telecom.pt), inserindo a respetiva morada, ou ligar para o número de telefone gratuito 800 200 838.
Os munícipes das freguesias referidas, cuja residência se encontre em zona de cobertura TDT terrestre, que já tenham preparado o seu sistema de receção para o sinal TDT terrestre e que se deparam com dificuldades na visualização das emissões, nomeadamente, interrupções de serviço em alguns períodos do dia, deverão sintonizar o seu equipamento descodificador TDT para o canal 40 e orientar a antena exterior para o emissor do Mendro.
Caso seja necessário o apoio de um instalador na reorientação da antena exterior para o emissor e/ou sintonização do respetivo canal no(s) televisor(es) do utilizador, poderá ser utilizada a mesma linha telefónica gratuita 800 200 838, que indicará qual o nome/contacto do agente instalador recomendado para a zona em causa, para proceder à respetiva adaptação.

Nesses casos, o valor cobrado pelo agente instalador será devolvido aos utilizadores, através de reembolso, mediante envio de formulário (que será também entregue pelo agente instalador aos utilizadores que recorrerem a esse serviço), para o seguinte endereço postal:
TDT
Apartado 1501, EC Devesas (Vila Nova de Gaia)
4401 – 901 Vila Nova de Gaia

O formulário para reembolso deverá ser acompanhado de fotocópias da seguinte documentação do utilizador:
Documento de identificação (pessoas singulares); certidão do registo comercial (pessoas coletivas); cartão de contribuinte; fatura do serviço de reorientação de antena do recetor TDT, com o tipo de serviço efetuado devidamente discriminado, com data posterior a 17 de setembro de 2014; comprovativo de morada (referente a um dos últimos três meses); comprovativo de NIB.

Apenas serão reembolsados os custos de reorientação de antena e de sintonização do recetor TDT realizados após 17 de setembro de 2014, uma vez por morada, e não serão objeto de reembolso situações em que a instalação não esteja corretamente preparada e que, como tal, tenha que sofrer correções para além da reorientação de antena ou quaisquer outros serviços realizados pelo instalador.

O Kit de receção da Televisão Digital Terrestre, via satélite (DTH) inclui um equipamento descodificador, um telecomando, cabos de ligação e um cartão (smartcard). Os kit’s podem ser adquiridos nas Lojas PT, agentes autorizados ou solicitados à cobrança, via postal, para o endereço postal da TDT acima referido.
O custo final comparticipado do kit satélite é de 30€ (Iva incluído).

Se for adquirido numa Loja PT, ou solicitado à cobrança via postal, a comparticipação será feita diretamente, pagando o utilizador, no ato da compra, o preço de 30€.

Se for adquirido nos agentes PT, o utilizador paga 77€ e terá uma comparticipação de 47€, através de transferência bancária, mediante preenchimento de formulário próprio, disponível do site ou nos agentes autorizados, sendo o seu valor final comparticipado de 30€.

Estes valores são garantidos até dois Kit’s por morada. O custo dos Kits adicionais, nas situações em que existe mais do que dois televisores por habitação, é de 77 euros por equipamento.

O Kit Complementar/satélite é vendido em regime de auto-instalação, necessitando de uma antena parabólica (vulgo “prato”), com preços distintos no mercado.

Até ao dia 26 de abril de 2013, o custo de aquisição e instalação do “prato” do 1º Kit satélite, era de 61€, desde que a instalação fosse realizada por um dos instaladores sugeridos/acreditados pela PT. Desde essa data os instaladores não estão obrigados a garantir esse preço (embora alguns deles continuem em praticá-lo), pelo que o custo de instalação deve ser sempre acordado entre o instalador e o utilizador. A informação sobre os custos dos equipamentos, os locais de aquisição, a referência aos instaladores acreditados pela PT, ao nível do concelho e distrital, podem ser obtidas no site oficial da TDT (http://tdt.telecom.pt) ou através do número de telefone gratuito 800 200 838.

Independentemente da informação enviada pela Portugal Telecom aos residentes nas localidades envolvidas e às respetivas Juntas de Freguesia, qualquer tipo de esclarecimento ou dúvida deverão ser obtidos através do número de telefone gratuito 800 200 838

domingo, 9 de novembro de 2014

Governo garante novo posto da GNR em Serpa


 

O Governo pretende avançar com as obras de construção dos novos postos da Guarda Nacional Republicana na cidade de Serpa e na vila de Alvito no próximo ano de 2015.
A garantia foi dada no final desta semana pelo secretário de Estado adjunto do ministro da Administração Interna em resposta a questões colocadas pelo grupo parlamentar do PCP.
De acordo com Fernando Alexandre, para 2015 estão orçamentados 450 mil euros para cada um dos edifícios onde serão instalados os respectivos postos da GNR de Serpa e de Alvito.

Socialistas contra transferência do Hospital de Serpa para a Misericórdia

Socialistas contra transferência do Hospital de Serpa para a Misericórdia

O líder do PS no Baixo Alentejo reuniu-se com os sindicatos para analisar os termos do Protocolo que vai ser estabelecido entre a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) e a Santa Casa da Misericórdia de Serpa.  
No encontro, realizado a pedido dos sindicatos, foi partilhada a preocupação com o teor do referido protocolo, cuja assinatura, segundo o PS, “está iminente”.
A transferência da gestão do Hospital de São Paulo, em Serpa, para a Santa Casa da Misericórdia daquela cidade não agrada a Pedro do Carmo. O Presidente da Federação do Baixo Alentejo do PS, discorda da “lógica de privatização” do Serviço Nacional de Saúde.
Os socialistas não têm nada contra o exercício privado dos cuidados de saúde desde que exista uma oferta pública.
O PS entende que “o papel fundamental desta IPSS está na assistência à Terceira Idade e na prestação de cuidados paliativos e é nessas áreas que deve continuar o seu importante serviço público”.

http://www.radiopax.com/index.php?go=noticias&id=5470

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Câmara Municipal De Serpa Concursos Publico (11 Postos de Trabalho )

FORMULÁRIOS DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD: Formulário de Candidatura a Procedimento Concursal
Formulário de Exercício do Direito de Participação de Interessados
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Câmara Municipal > Concursos > Pessoal
1 Técnico Superior (Especialista em Informática) para a  Divisão de Desenvolvimento Estratégico  – Contrato por tempo indeterminado. Data limite de candidaturas:  19-11-2014
 
 


3 Assistentes Operacionais (Cantoneiros de limpeza) para a Divisão de Obras Municipais e Ambiente – Contrato por tempo determinado. Data limite de candidaturas: 12-11-2014

******

1 Assistente Operacional (Mecânico) para a  Divisão de Obras Municipais e Ambiente – Contrato por tempo determinado. Data limite de candidaturas: 12-11-2014

******

1 Assistente Técnico (Arquivo) para a Divisão de Administração , Finanças, Recursos Humanos e Assessoria Jurídica – Contrato por tempo determinado. Data limite de candidaturas: 12-11-2014

******

1 Técnico Superior (História/Património Cultural) para o Gabinete de Turismo e Património – Contrato por tempo determinado. Data limite de candidaturas: 12-11-2014

******

1 Técnico Superior (Engenharia Agro-pecuária) para a Divisão de Desenvolvimento Estratégico – Contrato por tempo determinado. Data limite de candidaturas: 12-11-2014



******
1 Técnico Superior (Proteção Civil) para a  Divisão de Obras Municipais e Ambiente  – Contrato por tempo indeterminado. Data limite de candidaturas:  13-11-2014


******
1 Técnico Superior (Ambiente) para  a  Divisão de Obras Municipais e Ambiente  – Contrato por tempo indeterminado. Data limite de candidaturas: 13-11-2014


******
1 Técnico Superior (Gestão de Empresas) para a Divisão de Administração , Finanças, Recursos Humanos e Assessoria Jurídica – Contrato por tempo indeterminado. Data limite de candidaturas: 13-11-2014

 
 


sábado, 1 de novembro de 2014

Autarca De Serpa Considerou "Muito importante" pré-avaliação da UNESCO ao Cante Alentejano - CM Serpa




O autarca de Serpa, Tomé Pires, considerou hoje "muito importante" a "pré-avaliação positiva" da Comissão Internacional de Especialistas da UNESCO à candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, significando que a aprovação está "muito próxima".

"Este é mesmo o último passo, esta pré-avaliação é muito importante. Embora não tenha caráter vinculativo, as decisões do comité da UNESCO têm ido sempre de encontro a estas pré-avaliações, o que nos leva a crer que está muito próximo o objetivo de inscrever o Cante Alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade", disse.
O presidente da Câmara de Serpa, entidade copromotora e patrocinadora da candidatura do Cante Alentejano, falava à agência Lusa a propósito do parecer positivo que esta recebeu da comissão de especialistas da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Na segunda-feira, o coordenador da candidatura, Paulo Lima, divulgou à Lusa a obtenção deste parecer, que atesta que o Cante Alentejano "reúne todas as condições" para vir a ser classificado.
O autarca Tomé Pires sublinhou hoje que a pré-avaliação indicia que a aprovação final da candidatura "está muito próxima", contribuindo para "reforçar a confiança e o otimismo" dos promotores.
"Estamos mesmo muito perto de atingir o nosso objetivo. Ao dia de hoje, não podemos dizer a 100% que o Cante irá fazer parte desta lista da UNESCO, mas, se calhar, podemos falar em 99% de certeza", argumentou.
Até porque, neste parecer da comissão internacional de especialistas, o Cante Alentejano é referido como integrando "um grupo de cinco candidaturas [as outras quatro são de vários países] considerado exemplar".
A decisão final sobre a candidatura do Cante Alentejano vai ser tomada em Paris (França), entre 24 e 28 de novembro, aquando de uma reunião do Comité Internacional da UNESCO.
Segundo Tomé Pires, todo o processo que envolveu a candidatura à UNESCO já suscitou "uma grande dinâmica" em torno desta expressão cultural e, caso venha a ser classificada, segue-se uma "nova fase de dinamismo".
Durante o processo "já tivemos inúmeros ganhos", disse, indicando como exemplo o facto de, nos últimos anos, terem nascido "vários grupos corais jovens um pouco por todos os municípios" do Alentejo.
"Após a inscrição na lista da UNESCO, que acreditamos que vá acontecer, queremos que esta dinâmica continue a crescer, através do plano de salvaguarda do Cante que está incluído na candidatura e também trazendo mais pessoas a este mundo", frisou, realçando ainda a necessidade de surgirem "projetos criativos" que contribuam para o desenvolvimento da região.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=777590&tm=4&layout=121&visual=49