Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Jose Manuel Rações- Natural De Serpa Treinador Do Piense S.C (Entrevista Diario Do Alentejo)


Piense Sporting Clube pode ser a boa surpresa deste campeonato: Candidatos? A jogar futebol bonito!

O Piense Sporting Clube, emblema que na última época regressou, por mérito, ao escalão principal do futebol bejense está a dar boa conta das suas novas responsabilidades.


É um histórico do futebol sul alentejano, com alto e baixos no seu currículo desportivo, por vezes obrigado a algumas travessias do deserto, de onde sai com invulgar dignidade e uma enorme ambição para se afirmar em definitivo no quadro de honra do futebol distrital. A época começou bem, para um conjunto que revela um espírito lutador e um perfil de ganhador, à imagem do seu treinador, José Manuel Rações, que aqui assina um discurso realista, não fosse ele um profundo conhecedor da realidade desportiva local.

O Piense entrou no campeonato com o pé direito. Prenúncio de uma boa época?
Estamos no início do campeonato, não é uma prova fácil, nós não somos candidatos a nada, simplesmente preparamos a equipa para lutar sempre pelos três pontos. Queremos fazer um bom campeonato para dignificarmos o nome do clube, nada mais do que isso. 

Quem se bate dentro do campo como o Piense tem vindo a fazer, senão não é candidato, esconde alguma coisa?
Não, não escondemos nada. Temos um bom grupo de trabalho e ter um pouco de sorte também faz parte do futebol. O Piense reforçou-se com jogadores que vieram ajudar muito os que cá estavam, e temos um plantel para discutir os pontos em qualquer jogo.

A equipa vai bater-se bem em todos os campos?
A minha vontade é essa e o que digo aos jogadores é que, seja onde for, e seja quem for o adversário, temos que entrar sempre em campo com o pensamento na vitória. A minha mentalidade é de ganhador e é esse sentimento que procuro transmitir aos jogadores. Sei que nem sempre será fácil, vamos ter jogos bastante difíceis e nem sempre seremos bem sucedidos. Mas a equipa que nos ganhar, ou que nos tirar pontos, tem que provar no campo que trabalhou e se esforçou mais do que nós.

O Piense reforçou-se bem, relativamente à época anterior?
Os jogadores que fomos buscar não são atletas de grande nome, mas são jogadores novos, vieram apenas dois com um pouco mais de idade, que eu já conhecia, até joguei à bola com eles, mas os novos que vieram têm muita qualidade, estavam na época passada no Despertar e são jogadores que querem mostrar-se no futebol distrital. Espero que eles façam uma boa época e que possam ganhar nome.

Moura não foi um bom mercado para o Piense, com tantos jogadores que ali ficaram disponíveis?
Olhe, eu tinha dois jogadores de Moura quase certos no plantel, mas o Aldenovense ofereceu­- ‑lhe mais dinheiro e o Piense está com um orçamento muito baixo. O dinheiro está cada vez mais difícil de conseguir e para o futebol é cada vez pior. No Piense limitamo-nos ao que podemos. O protocolo que existe entre a direção e os jogadores é mantermos o compromisso até ao fim da época. O clube passou por uns tempos difíceis e agora está na fase de estabilização, por isso, fazemos as coisas com norma, nós pagamos pouco, mas pagamos sempre.

O que espera o Piense deste campeonato?
Sinceramente, e neste meu primeiro ano como treinador na primeira divisão, esperamos uma classificação honrosa para o Piense. Teria prazer em ter a equipa a jogar um futebol bonito, para o enquadramento competitivo onde estamos inseridos, que é a primeira divisão distrital, e que as pessoas gostem de ver a equipa jogar, seja em casa ou fora.

Um campeonato atípico, em que metade das equipas estava há um ano na segunda divisão …
É triste que estas coisas estejam a acontecer, mas temos que nos moldar às necessidades e às situações que surgem a cada momento. As pessoas que estão no comando do futebol distrital pensaram assim, vamos ver se para o ano aquelas equipas vão descer todas. Temos que esperar pela evolução da prova, mas se não existirem descidas de divisão o campeonato começa a não ter piada nenhuma. Tem que existir um campeão e tem que existir luta pela não despromoção, senão a prova não é competitiva. E isso tem que ser afirmado pela associação, para que as pessoas conheçam, antecipadamente, as regras do jogo. Mas as equipas que vieram da 2.ª Divisão também têm alguma qualidade e, a jogar em casa, serão difíceis de bater.

Quem são os seus candidatos?
Sinceramente acho que existe um grupo forte constituído pelo Milfontes, Aldenovense, Almodôvar, Odemirense e o Serpa, cuja probabilidade é maior. Estas equipas destacam-se mais no meu favoritismo. São estes os sérios candidatos a vencer o campeonato e subir de divisão.

E logo a seguir vem o Piense...
Era bom que sim, que o Piense viesse a seguir, em todos os campeonatos costuma aparecer uma equipa surpresa a destacar-se pela positiva. Essa equipa este ano poderia ser o Piense, esperemos que sim, porque desejamos muito fazer um bom campeonato.

Sem comentários:

Enviar um comentário