Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Jose Manuel Rações- Natural De Serpa Treinador Do Piense S.C (Entrevista Diario Do Alentejo)


Piense Sporting Clube pode ser a boa surpresa deste campeonato: Candidatos? A jogar futebol bonito!

O Piense Sporting Clube, emblema que na última época regressou, por mérito, ao escalão principal do futebol bejense está a dar boa conta das suas novas responsabilidades.


É um histórico do futebol sul alentejano, com alto e baixos no seu currículo desportivo, por vezes obrigado a algumas travessias do deserto, de onde sai com invulgar dignidade e uma enorme ambição para se afirmar em definitivo no quadro de honra do futebol distrital. A época começou bem, para um conjunto que revela um espírito lutador e um perfil de ganhador, à imagem do seu treinador, José Manuel Rações, que aqui assina um discurso realista, não fosse ele um profundo conhecedor da realidade desportiva local.

O Piense entrou no campeonato com o pé direito. Prenúncio de uma boa época?
Estamos no início do campeonato, não é uma prova fácil, nós não somos candidatos a nada, simplesmente preparamos a equipa para lutar sempre pelos três pontos. Queremos fazer um bom campeonato para dignificarmos o nome do clube, nada mais do que isso. 

Quem se bate dentro do campo como o Piense tem vindo a fazer, senão não é candidato, esconde alguma coisa?
Não, não escondemos nada. Temos um bom grupo de trabalho e ter um pouco de sorte também faz parte do futebol. O Piense reforçou-se com jogadores que vieram ajudar muito os que cá estavam, e temos um plantel para discutir os pontos em qualquer jogo.

A equipa vai bater-se bem em todos os campos?
A minha vontade é essa e o que digo aos jogadores é que, seja onde for, e seja quem for o adversário, temos que entrar sempre em campo com o pensamento na vitória. A minha mentalidade é de ganhador e é esse sentimento que procuro transmitir aos jogadores. Sei que nem sempre será fácil, vamos ter jogos bastante difíceis e nem sempre seremos bem sucedidos. Mas a equipa que nos ganhar, ou que nos tirar pontos, tem que provar no campo que trabalhou e se esforçou mais do que nós.

O Piense reforçou-se bem, relativamente à época anterior?
Os jogadores que fomos buscar não são atletas de grande nome, mas são jogadores novos, vieram apenas dois com um pouco mais de idade, que eu já conhecia, até joguei à bola com eles, mas os novos que vieram têm muita qualidade, estavam na época passada no Despertar e são jogadores que querem mostrar-se no futebol distrital. Espero que eles façam uma boa época e que possam ganhar nome.

Moura não foi um bom mercado para o Piense, com tantos jogadores que ali ficaram disponíveis?
Olhe, eu tinha dois jogadores de Moura quase certos no plantel, mas o Aldenovense ofereceu­- ‑lhe mais dinheiro e o Piense está com um orçamento muito baixo. O dinheiro está cada vez mais difícil de conseguir e para o futebol é cada vez pior. No Piense limitamo-nos ao que podemos. O protocolo que existe entre a direção e os jogadores é mantermos o compromisso até ao fim da época. O clube passou por uns tempos difíceis e agora está na fase de estabilização, por isso, fazemos as coisas com norma, nós pagamos pouco, mas pagamos sempre.

O que espera o Piense deste campeonato?
Sinceramente, e neste meu primeiro ano como treinador na primeira divisão, esperamos uma classificação honrosa para o Piense. Teria prazer em ter a equipa a jogar um futebol bonito, para o enquadramento competitivo onde estamos inseridos, que é a primeira divisão distrital, e que as pessoas gostem de ver a equipa jogar, seja em casa ou fora.

Um campeonato atípico, em que metade das equipas estava há um ano na segunda divisão …
É triste que estas coisas estejam a acontecer, mas temos que nos moldar às necessidades e às situações que surgem a cada momento. As pessoas que estão no comando do futebol distrital pensaram assim, vamos ver se para o ano aquelas equipas vão descer todas. Temos que esperar pela evolução da prova, mas se não existirem descidas de divisão o campeonato começa a não ter piada nenhuma. Tem que existir um campeão e tem que existir luta pela não despromoção, senão a prova não é competitiva. E isso tem que ser afirmado pela associação, para que as pessoas conheçam, antecipadamente, as regras do jogo. Mas as equipas que vieram da 2.ª Divisão também têm alguma qualidade e, a jogar em casa, serão difíceis de bater.

Quem são os seus candidatos?
Sinceramente acho que existe um grupo forte constituído pelo Milfontes, Aldenovense, Almodôvar, Odemirense e o Serpa, cuja probabilidade é maior. Estas equipas destacam-se mais no meu favoritismo. São estes os sérios candidatos a vencer o campeonato e subir de divisão.

E logo a seguir vem o Piense...
Era bom que sim, que o Piense viesse a seguir, em todos os campeonatos costuma aparecer uma equipa surpresa a destacar-se pela positiva. Essa equipa este ano poderia ser o Piense, esperemos que sim, porque desejamos muito fazer um bom campeonato.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Cante Alentejano no Aeroporto de Lisboa



















Cante Alentejano no Aeroporto de Lisboa

www.ana.pt No Aeroporto de Lisboa, o “Cante de Taberna” dos Alentejanos, formação de Serpa, dedicada à recolha e divulgação do cancioneiro Tradicional Alentejano. Depois do reconhecimento obtido para o Fado, é para essa não menos estranha forma de canto, com origens prováveis no início do renascimento e que, desde então, se vem soerguendo na quente planície alentejana, que agora se reivindica um lugar na lista do Património Cultural Imaterial da UNESCO. www.ana.pt

Meteorologia - Concelho De Serpa


  • Hoje

    Nuvens com abertas
    16º
    20º
    14º
  • Sexta-feira

    Céu limpo com algumas nuvens e aguaceiros
    22º
    14º
  • Sábado

    Nuvens com abertas
    22º
    11º
  • Domingo

    Céu limpo
    22º
    12º
  • Segunda-feira

    Céu limpo
    17º

Saúde: Dificuldades financeiras afastam utentes dos serviços...



O aumento das taxas moderadoras, a falta de médicos e de enfermeiros, a redução de horários de centros de saúde, os limites ao transporte de doentes não urgentes e o fim da comparticipação de alguns medicamentos são algumas das criticas que vão surgindo no sector da saúde.
A saúde está em destaque, na Voz da Planície, ao longo desta semana, um sector que tem sido alvo de várias criticas nomeadamente o aumento das taxas moderadoras, a falta de médicos e de enfermeiros, a redução de horários de centros de saúde, os limites ao transporte de doentes não urgentes e o fim da comparticipação de alguns medicamentos.
Nesta região uma das medidas que mais tem sido contestada diz respeito ao possível encerramento do serviço de Urgência no Hospital de S.Paulo, em Serpa. População e responsáveis autárquicos têm levantado a voz a reivindicar o serviço de urgência básico prometido há já muito tempo mas que nunca foi instalado como afirma Tomé Pires, da Comissão de Utentes da Saúde e Outros Serviços Públicos do Concelho de Serpa.
Na opinião de Tomé Pires as dificuldades financeiras com que se debatem os portugueses estão a afastá-los dos serviços de saúde o que significa que vão haver perdas significativas na qualidade de vida das pessoas.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

METEO - Concelho De Serpa (Alerta Amarelo Para O Distrito de Beja , Devido ao Mau Tempo)




  • Nublado
    20º
    25º
    16º
  • Quarta-feira

    Chuva
    22º
    15º
  • Quinta-feira

    Chuva
    20º
    13º
  • Sexta-feira

    Aguaceiros
    22º
    11º
  • Sábado

    Nuvens com abertas
    22º
    11

IV Escalada de S.Gens - Serpa

Igualdade e Desenvolvimento (Mulheres e Homens decidem juntos a vida local )

Foto: A igualdade entre homens e mulheres constitui um dos princípios fundamentais dos direitos humanos. Os objetivos da Câmara Municipal de Serpa em matéria de igualdade entre as mulheres e os homens consistem em assegurar a igualdade de oportunidades e tratamento entre os dois sexos, por um lado, e em lutar contra toda a discriminação fundada no sexo, por outro. Este tema apresenta igualmente uma forte dimensão em matéria de luta contra a pobreza, de acesso à educação e aos serviços de saúde, de participação na economia e no processo decisório e de direitos das mulheres enquanto direitos humanos.

24 de Outubro é o Dia Mundial para a Igualdade, sendo que a Câmara Municipal de Serpa convida V. Ex. a participar na “II Caminhada Municipal pela Igualdade”, a realizar dia 28 de Outubro (Domingo), pelas 10h, em Serpa,  para assinalar esta data.

Mais agradecemos a divulgação desta iniciativa, contamos com a presença de todos (as).

Para inscrições mramos@cm-serpa.pt

A igualdade entre homens e mulheres constitui um dos princípios fundamentais dos direitos humanos. Os objetivos da Câmara Municipal de Serpa em matéria de igualdade entre as mulheres e os homens consistem em assegurar a igualdade de oportun
idades e tratamento entre os dois sexos, por um lado, e em lutar contra toda a discriminação fundada no sexo, por outro. Este tema apresenta igualmente uma forte dimensão em matéria de luta contra a pobreza, de acesso à educação e aos serviços de saúde, de participação na economia e no processo decisório e de direitos das mulheres enquanto direitos humanos.

24 de Outubro é o Dia Mundial para a Igualdade, sendo que a Câmara Municipal de Serpa convida V. Ex. a participar na “II Caminhada Municipal pela Igualdade”, a realizar dia 28 de Outubro (Domingo), pelas 10h, em Serpa, para assinalar esta data.

Mais agradecemos a divulgação desta iniciativa, contamos com a presença de todos (as).

Para inscrições mramos@cm-serpa.pt

“Conversa à Roda da Mesa” discute “Ida ao Supermercado”, em Serpa


“Conversa à Roda da Mesa” discute “Ida ao Supermercado”, em Serpa
A Câmara de Serpa promove hoje uma “Conversa à Roda da Mesa”. A sessão tem como tema a “Ida ao Supermercado”.
Isabel Estevens, vereadora da Câmara de Serpa, refere que a sessão vai “esclarecer duvidas, alertar para alguns erros de dietas, desvendar mitos e ensinar o verdadeiro significado de dieta”. A autarquia acrescenta que “pensar a deslocação ao supermercado pode trazer benefícios para a saúde e, também, para a carteira”.
A Conversa está agendada para as 18 horas na Biblioteca Abade Correia da Serra, em Serpa. 

Eficiência energética em Serpa




Amanhã, quarta-feira, irá decorrer, a partir das 17:30, no Musibéria em Serpa, uma sessão sobre “Eficiência Energética em Casa – melhorar o ambiente, poupando” dirigida aos pais e encarregados de educação dos alunos da Escola Básica 2+3 Abade Correia da Serra, Escola Secundária de Serpa e Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa. Trata-se de uma sessão de partilha de informação de como, em gestos simples e quotidianos, podemos poupar energia e aumentar o conforto em nossas casas, diminuindo a fatura da eletricidade ao fim do mês. Os participantes podem ainda experimentar tecnologias de aproveitamento solar e trocar lâmpadas em desuso por economizadoras. Esta ação insere-se no projeto EXPERIMENTA ENERGIA, co-financiado pelo INAlentejo, promovido pela LÓGICA, EMSA – Sociedade Gestora do Parque Tecnológico de Moura, do qual a Câmara Municipal de Serpa é parceira, que visa a promoção da cultura científica e tecnológica e a sensibilização das comunidades para as questões energéticas.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Encerramento temporário do auditório do Cineteatro de Serpa



A Câmara Municipal de Serpa informa que por motivos de algumas intervenções no auditório do Cineteatro Municipal de Serpa, vai verificar-se o encerramento temporário do mesmo a vigorar até à primeira semana de novembro 2012.

Assembleia Municipal de Serpa contra extinção de Freguesias



A Assembleia Municipal de Serpa reiterou o “parecer negativo” à reorganização administrativa e territorial autárquica. 
De acordo com a Assembleia, “a reorganização, consubstanciada na redução do número de Freguesias existentes, com o mero intuito de decréscimo de despesas, assume-se como um evidente e profundo atentado à participação democrática das populações e dos seus territórios, assim como ao poder democrático local”.
Nesse sentido, deliberou, por maioria, com um voto contra do PSD e os votos favoráveis dos eleitos da CDU, PS e BE, “manifestar reservas e solicitar a fiscalização sucessiva abstrata da inconstitucionalidade da Lei 22/2012”. Ao mesmo tempo solicita à Assembleia da República a revogação da Lei. 
A Assembleia Municipal rejeita “ser cúmplice e promotora da liquidação das suas Freguesias pelo que se pronuncia contra qualquer alteração ao mapa territorial autárquico vigente, aliando-se à posição das Assembleias de Freguesia, assim como à tomada de posição da Câmara Municipal de Serpa”.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Meteo - Concelho de Serpa - Temperaturas Baixas


  • Hoje

    Limpo
    10º
    26º
    11º
  • Quarta-feira

    Céu geralmente limpo
    24º
    13º
  • Quinta-feira

    Aguaceiros
    17º
  • Sexta-feira

    Céu geralmente limpo
    20º
  • Sábado

    Céu limpo
    21º
    10

Distribuição de ecopontos em equipamentos e espaços públicos...




A autarquia de Serpa vai disponibilizar ecopontos domésticos para os edifícios e espaços públicos do concelho. Um projecto financiado pelo INALENTEJO.
Incentivar a reciclagem nos edifícios e espaços públicos do concelho de Serpa é o objectivo central da Câmara Municipal de Serpa com a distribuição de ecopontos domésticos.
Escolas, centros de saúde e outra edifícios onde seja feito atendimento ao público podem recolher, nas juntas de freguesia da sua área, os ecopontos que incluem três sacos diferenciados, o amarelo que se destina a embalagens de plástico, metal e embalagens de cartão para bebidas, o azul para depositar embalagens de papel e cartão e também jornais, revistas e papel de escrita e o verde para o vidro.
Este projecto é co-financiado pelo INALENTEJO através da RESIALENTEJO, E.I.M.-Tratamento e Valorização de Resíduos.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CORDIS e Ana Sofia Varela em concerto



Sábado, dia 13 de outubro, às 21h30
CORDIS e Ana Sofia Varela em concerto
O projeto CORDIS, piano e guitarra portuguesa, vai estar em Serpa para um concerto que contará com a presença de fadista Ana Sofia Varela, no dia 13 de outubro, às 21h30, no auditório do Musibéria.

O preço dos bilhetes será de 3€ à venda na portaria do Musibéria (10h00-18h00), a partir de dia 8 de outubro, e no dia do concerto até ao seu início.

O piano de Paulo Figueiredo e a guitarra portuguesa de Bruno Costa cruzam-se com paixão e intensidade, mostrando, através de uma nova abordagem estética, facetas desconhecidas de alguns clássicos da guitarra de Coimbra. É desta forma que os dois instrumentos se fundem num constante diálogo de cordas, divagando e explorando a riqueza harmónica e rítmica de peças de reconhecidos compositores.

O resultado é uma fusão surpreendente de raízes e modernidade, tradição e inovação, traduzidos em pinturas musicais capazes de conduzir o ouvinte por novas e apaixonantes viagens.

No coração. Com alma. Para o espírito.

Serpa e o Cante Alentejano “invadem” Aeroporto de Lisboa



No âmbito da candidatura à unesco
Serpa e o Cante Alentejano “invadem” Aeroporto de Lisboa
O Cante Alentejano esteve em destaque no aeroporto de Lisboa, nos dias 29 de setembro e 3 de outubro, no âmbito do Programa de Indústrias Culturais e Criativas, da ANA. O evento, representado pelo grupo Os Alentejanos e o Grupo Coral “Os Camponeses” de Vale de Vargo, respetivamente, foi promovido em parceria com a Câmara Municipal de Serpa, inserido na candidatura do Cante Alentejano a Património Imaterial Cultural da Humanidade (UNESCO).

O som do cancioneiro alentejano entoou pelo aeroporto em espaços distintos, na área restrita das chegadas e partidas (reservada a passageiros com cartão de embarque) e na zona pública (chegadas e partidas), despertando a curiosidade de passageiros portugueses e estrangeiros que faziam uma pausa ouvindo, fotografando e filmando.

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Marcha Contra Desemprego em Serpa

Rali Flôr do Alentejo Cidade de Serpa 2012

Entrevista de João Rocha A Radio Voz Da Planície



João Rocha: “Nestas coisas da política tudo pode acontecer…”


“Ao longo destas mais de três décadas, todos têm trabalhado em conjunto e por isso mesmo estão preparados para continuar” afirmou João Rocha à Voz da Planície. Quando questionámos o ainda presidente da Câmara de Serpa sobre a sua disponibilidade para uma candidatura a Beja, em 2013... respondeu “Nestas coisas da política tudo pode acontecer. Mas no imediato estou preocupado em tratar da suspensão do meu mandato".
“Especula-se muito, não quero fazer comentários, ainda é cedo, mas nestas coisas da política tudo pode acontecer. A minha preocupação imediata é tratar da suspensão do meu mandato”. Foi assim, que João Rocha, presidente da Câmara de Serpa, que vai deixar os destinos desta autarquia, ainda durante este mês, respondeu quando lhe perguntámos no “Preto no Branco”, da Voz da Planície, da passada quinta-feira, se estava disponível para uma candidatura a Beja, em 2013.
Recorde-se que João Rocha liderou a Câmara de Serpa 33 anos, que garantiu aos microfones da Voz da Planície que não suspende o seu nono mandato para se “lançar noutros voos” e que “ao longo destas mais de três décadas, todos têm trabalhado em conjunto e por isso mesmo estão preparados para continuar”.
Será Tomé Pires, actual vice-presidente, a tomar o lugar de João Rocha, o histórico autarca da CDU que assumiu no “Preto no Branco” que “é preciso contactar com as pessoas para que o poder não nos suba à cabeça” e que foi sempre isso, que tentou fazer.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

O TEMPO ( CONCELHO DE SERPA)


  • Hoje

    Céu geralmente limpo
    21º
    29º
    14º
  • Quarta-feira

    Nuvens com abertas
    28º
    14º
  • Quinta-feira

    Céu geralmente limpo
    30º
    16º
  • Sexta-feira

    Nuvens com abertas
    30º
    16º
  • Sábado

    Céu limpo com poucas nuvens
    30º
    16º

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ministra da Agricultura recebida com protestos, em Serpa.




A Ministra da Agricultura deslocou-se ontem a Serpa para participar na inauguração do lagar da Casa Agrícola Cortez de Lobão. À chegada, Assunção Cristas foi recebida por cerca de 40 manifestantes que aproveitaram a vinda da governante à região para protestarem pelos mais diversos motivos. Os participantes no protesto, representantes de sindicatos, movimentos e freguesias do distrito de Beja, esperaram pela ministra com cartazes e faixas e gritaram palavras de ordem como "a luta continua, Governo para a rua", "gatunos", "mentirosos" ou "trabalho sim, desemprego não". O concelho de Moura esteve representado neste protesto por Santo Amador, que luta pela manutenção da sua freguesia; e por Safara que exige a reabertura da estação de Correios da freguesia. De referir que a comitiva da Ministra da Agricultura passou ao lado dos manifestantes, sem parar.

João Rocha deixa presidência da Câmara Municipal De Serpa



“É chegada a hora de vos informar que vou propor a suspensão do meu mandato na Câmara Municipal, é tempo de fechar um ciclo”, foi assim que João Rocha se dirigiu ontem em Serpa aos mais de 500 participantes num almoço convívio da CDU realizado naquela cidade.
João Rocha, presidente da Câmara Municipal de Serpa, e um dos mais antigos autarcas do país em funções, anunciou ontem o seu afastamento da presidência da autarquia de Serpa. O autarca, que desde dezembro de 1979 presidia ao município de Serpa, falava perante mais de 500 participantes num almoço concelhio da CDU. João Rocha, que alegou motivos particulares para esta suspensão do mandato, recordou na sua intervenção o trabalho desenvolvido pelas várias equipas que coordenou, agradecendo de maneira particular aos trabalhadores da autarquia, que segundo este, sempre estiveram com ele. Rocha, que “entende que é tempo de fechar um ciclo” afirmou que “sai com o sentimento de dever cumprido” e que “fez sempre o melhor que podia”, e que “sai tranquilo na certeza que á frente dos destinos do município de Serpa vai continuar uma equipa que vai garantir a continuação das políticas traçadas.
João Dias Coelho, membro da Comissão Política do PCP e responsável deste partido pelo Alentejo, participou neste almoço, realçando na sua intervenção o papel determinante que João Rocha desempenhou, ao longo de mais de 30 anos, no projeto político da CDU para o concelho de Serpa e na construção do Poder Local Democrático na região. O dirigente comunista reiterou que 30 anos é muito tempo na vida de homem e que João Rocha dedicou uma parte substancial da sua vida à terra que o acolheu e que este quis fazer sua.
Sobre os combates colectivos futuros que aguardam os comunistas, João Dias Coelho diz que o PCP conta com João Rocha, e que está pronto e disponível para todos os combates sejam eles sociais, culturais, políticos ou eleitorais.
João Rocha é o próximo convidado de “Preto no Branco”, programa de grande entrevista da Voz da Planície, que vai para o ar à quinta-feira pouco depois das 18 horas.