Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bombeiros Voluntários De Serpa , foi uma das 11 corporações que Recebeu Viatura INEM




O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) procedeu hoje à entrega de 12 novas ambulâncias de emergência a corporações de bombeiros do sul do país, melhorando assim de forma significativa as condições de prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar. O investimento realizado pelo INEM é de cerca de dois milhões de euros, na aquisição das viaturas, equipamento das mesmas e formação aos elementos das corporações de bombeiros que as vão operacionalizar.

Em cerimónia hoje realizada em Sousel, o INEM procedeu à entrega de 11 ambulâncias às corporações de bombeiros de Aljustrel, Alpiarça, Almodôvar, Alter do Chão, Avis, Campo Maior, Fronteira, Gavião, Monforte, Serpa e Sousel, as quais passam a ser Posto de Emergência Médica (PEM) deste Instituto. Procedeu-se igualmente à entrega de uma nova ambulância aos Bombeiros Voluntários de Évora, que são já Posto de Emergência Médica do INEM, para substituição da viatura atualmente aí colocada.

A população da Região do Alentejo e de Alpiarça (distrito de Santarém) passa assim a contar com ambulância do INEM, com desfibrilhador automático externo, equipamento que pode revelar-se vital para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória. Foi igualmente ministrada formação em emergência médica a elementos das referidas corporações de bombeiros que agora passam a integrar a rede de PEM do INEM.

Na cerimónia realizada esta manhã, o Presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, afirmou que “este investimento realizado pelo INEM, com o apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional através do INAlentejo, vem dar corpo aos planos do Instituto de melhorar cada vez mais a prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar, alargando-a a novas zonas do território e reforçando-a em outras ”. Para o responsável do INEM, “a gestão cuidada que tem sido seguida permitiu que hoje tenhamos a possibilidade de efetuar este investimento de dois milhões de euros e assim reforçar a capacidade de resposta do INEM numa região muito importante como é o Alentejo”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Armando Varela, na qualidade de anfitrião da cerimónia, disse no seu discurso que “a cerimónia de hoje é um importante sinal de que mesmo em tempos de crise é possível apostar na cooperação entre o poder central e o poder local, que apoia fortemente as corporações de bombeiros, para melhorar o serviço que se presta às populações”. O edil, também Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Sousel, uma das corporações que recebeu ambulância do INEM, deixou ainda um desejo: “agradecemos profundamente e do fundo do coração ao INEM pela aposta no Alentejo, mas esperamos que estas ambulâncias façam pouca falta!”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário