Pesquisar neste blogue

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Reunião pública"NÃO AO ENCERRAMENTO DE SERVIÇOS NO HOSPITAL DE SERPA"


Hora
quinta-feira, 29 de Setembro · 18:30 - 21:30


Local
Cineteatro Municipal de Serpa


A decisão do encerramento do laboratório de análises do Hospital de Serpa a partir de 1 de Outubro é mais uma amarga decisão de quem tem vindo paulatinamente a contribuir para a desertificação humana e perda de qualidade de vida das populações do interior do país em geral e da margem esquerda do Guadiana em particular.

Se nada de bom para os portugueses tem sido decidido pelos sucessivos Governos, os últimos anos têm sido carac...terizados pela destruição de um conjunto de condições, nomeadamente a nível de cuidados básicos de saúde que serviam territórios e populações desfavorecidos social e economicamente.

O caso do encerramento progressivo dos diferentes serviços do Hospital de S. Paulo em Serpa, é um exemplo da dificuldade que o Poder Central e o Governo têm em entender o país que somos. Porque aqui, onde as distâncias a percorrer são grandes e não há transportes públicos adequados, onde a população é idosa, onde o desemprego grassa, onde os jovens abalam e poucos retornam, a existência de um equipamento com as valências que o hospital de Serpa tinha, faz toda a diferença. E não só para o concelho de Serpa, mas para os concelhos de Moura, Mértola e Barrancos.

É preciso reduzir despesas, todos o sabemos. Mas poupar à custa da população sacrificada deste território não podemos aceitar. A decisão tomada pela Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) tem que ser alterada.

Por isso entendemos ser nosso dever – e isso é o que temos feito desde sempre em defesa do desenvolvimento destas terras, pelo trabalho feito e pelo empenho em lutar por melhores condições para a população - fazer todos os esforços para manter o Hospital de Serpa a funcionar com os serviços essenciais, sobretudo porque sabemos que nesta situação não se poupa nada, uma vez que os serviços existem e funcionam. A deslocação para Beja vai de certeza aumentar os custos de transporte, de emergências desnecessárias e outras situações que poderiam ser tratadas aqui com maior eficiência e eficácia e, sobretudo, sem prejuízo dos utentes.

É com revolta que assistimos a estas decisões. Estamos contra o encerramento do Hospital de Serpa e das extensões do Centro de Saúde e é com determinação que exigimos melhores serviços de saúde para o concelho e que o Hospital de Serpa continue a servir a população. Nesse sentido, e no seguimento da reunião a 19 de Setembro com a Assembleia Municipal e as Juntas de Freguesia do concelho – foi decidido avançar com acções de sensibilização e de luta contra esta situação.

Sem comentários:

Enviar um comentário