Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Agriultores do Concelho de Serpa temem que se repita seca de 2005



Agricultores confirmam que a situação é preocupante e temem que se repita seca de 2005. Foi pedida uma reunião à Ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território para tentarem encontrar medidas que previnam os efeitos negativos da falta de chuva.
O presidente da Associação de Agricultores do Concelho de Serpa garante que a situação é grave. “Os animais neste momento já estão a ser ajudados com palhas, com rações e com fenos, que aumentam o custo de produção”, diz Sebastião Rodrigues.
O mesmo responsável garante que “aquelas searas, em terras mais fracas, já entraram em stress hídrico, há muitas delas que já não têm remédio, tanto que os agricultores já estão a meter o gado lá dentro para aproveitar ao máximo o que podem aproveitar”.
Para prevenir os efeitos tão devastadores, os agricultores querem trabalhar em conjunto com o Governo e já fizeram chegar à ministra Assunção Cristas um pedido de reunião. “Temos que começar a trabalhar urgentemente. Portugal não aguenta, os agricultores não aguentam mais uma seca. A situação é dramática, e no sector agrícola, infelizmente, mais um ano, estamos a viver o que vivemos em 2005”, salienta o presidente, acrescentando que ”há muitos agricultores que ainda estão a pagar as despesas suplementares de 2005”.
O presidente da Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC) é mais cauteloso, mas reconhece que “só em prejuízo estamos a falar de cerca de 120 milhões de euros”. Bernardo Albino alerta que “é um dano gigantesco, não queremos que chegue a esse ponto. Mas o que estamos a falar é que o dano para o país é muito superior do que o dano para os agricultores”.

Sem comentários:

Enviar um comentário