Pesquisar neste blogue

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Academias sénior de Serpa e Aljustrel juntam-se à Baal17


Companhia de Teatro na iniciativa "(Des)envolvimento cultural para o envelhecimento ativo"

No ano que se assinala como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre gerações, a Baal17 – Companhia de Teatro, continua a apostar no trabalho com a população sénior, juntando em Serpa, na próxima sexta-feira, dia 10, 35 seniores a discutir, a atuar, e a assistir ao espetáculo “O Xô das Velhas”.

A Baal17 prossegue o seu trabalho de intervenção comunitária associado à criação teatral, desenvolvendo, entre outras atividades, ateliês de Teatro Participativo que juntam participantes e atores em torno das problemáticas abordadas nos espetáculos.

A propósito da reposição de “O Xô das Velhas”, em Serpa, nos dias 10 e 11 de fevereiro, cerca de 35 idosos das academias sénior de Serpa e Aljustrel juntam-se para, explorando temáticas como a solidão, o preconceito ou a esperança, se questionarem perante os temas, recriarem situações comuns, identificarem os problemas que nelas surgem e, por fim, atuarem, propondo alternativas para a sua possível resolução.

A promoção do contato intergeracional é objetivo transversal a todas as atividades da iniciativa "(Des)envolvimento cultural para o envelhecimento ativo". Provocando a partilha, a transferência de distintos saberes e a compreensão - num mundo que se quer cada vez mais jovem, empreendedor e mercantil - utilizando para isso a “Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento”. (cit. Helena Vaz da Silva)

Programa:

15h00 – Apresentação do grupo coral e grupo de guitarras da Academia Sénior de Serpa
16h00 – “O Raio da Telefonia” - Ateliê de Teatro Participativo a partir da criação teatral “O Xô das Velhas”, orientado por Marco Ferreira, da Baal17
17h30 – “No meu tempo” – Gerações à conversa
19h00 – Jantar convívio
21h30 – Apresentação do espetáculo “O Xô das Velhas”, coprodução Baal17/AL-MaSRAH Teatro – aberto ao público em geral

Sem comentários:

Enviar um comentário