Um Jovem foi vítima de carjacking ontem à noite em Serpa, a vítima foi atacada por dois homens pelas 20h00, No Largo da Corredoura em Serpa .
A Vitima foi obrigada a entregar a sua viatura, um Honda Civic .
Depois de apresentar queixa as autoridades os indivíduos foram interceptados em Beja .
CONCELHOS UTEIS PARA VITIMAS DE CARJACKING
1. Ao aproximar-se do veículo, deve ser prestada a máxima atenção a tudo o que o rodeia. Se forem observadas pessoas ou viaturas suspeitas, não deve dirigir-se para a mesma mas sim para um local seguro e, de imediato, ligar para a polícia local. Os suspeitos não devem ser confrontados a não ser pelas autoridades policiais.
2. Para estacionar o veículo deve observar-se o referido no ponto anterior, tentando ainda, sempre que possível, evitar estacionar em locais ermos e/ou com fraca iluminação.
3. Sempre que possível, deve ser evitado demonstrar a intenção de entrar ou sair do veículo, não devendo ser exibidas as chaves ou o controlo remoto do mesmo.
4. Deve sempre conduzir com as portas fechadas e os vidros da viatura subidos.
5. Se tiver telemóvel, tenha a garantia que tem a bateria carregada e leve-o sempre consigo.
6. Preste atenção aos veículos que suspeite que o estejam a seguir. Se suspeitar que está a ser seguido, dirija o seu carro para uma zona segura, de preferência para um local com muito movimento, para junto de uma esquadra de polícia ou use o seu telemóvel e ligue via 112.
7. Procure sempre conduzir mantendo uma distância segura entre o carro que segue à sua frente. Isto dar-lhe-á espaço para uma fuga de emergência, além de lhe permitir uma melhor visibilidade.
8. Se for abordado por um ou mais indivíduos estranhos e suspeitos procure fugir com a viatura e utilize os sinais sonoros para atrair atenções.
9. Em algumas das situações os suspeitos de carjacking podem dar um pequeno toque na sua viatura (simulação de colisão). Caso isto aconteça, e não se sinta seguro no local onde se encontra, não sai da viatura para inspeccionar os danos. “Procure, caso a colisão seja mínima, sair de imediato do local, ligue as luzes de emergência da sua viatura (“piscas”) e conduza de modo seguro até uma estação de combustível ou até uma esquadra de polícia ou outro local onde se sinta em segurança.
10. Podem haver situações em que os suspeitos lhe fazem sinais alertando-o para um qualquer falso problema na sua viatura (pneus, portas, etc.). Nestes casos, procure certificar-se se o problema realmente existe num local onde se sinta seguro.
11. Se for vítima de carjacking não resista. Logo que possível , e em segurança, ligue via 112 e procure auxílio.
12. Procure, na medida do possível, memorizar todas as características fisionómicas dos suspeitos, tipo de roupa que vestem, meios utilizados, pronúncias, sotaques, viaturas em que seguiam, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário