Pesquisar neste blogue

terça-feira, 28 de junho de 2011

Serpa: Núcleo Intramuros classificado como Conjunto de Interesse Público

O Ministério da Cultura classificou o Núcleo Intramuros, de Serpa, e respectivas zonas especiais de protecção como Conjunto de Interesse Público.
 
Na cidade de Serpa o Núcleo Intramuros e respectivas zonas especiais de protecção foram classificadas como Conjunto de Interesse Público. A Portaria do Ministério da Cultura já foi publicada em Diário da República e destaca que “diversas intervenções arqueológicas realizadas na área correspondente ao perímetro amuralhado têm vindo a demonstrar a ocupação do local desde o período calcolítico, entre o final do 4.º milénio a. C. e o início do milénio seguinte, havendo igualmente vestígios de ocupação da Idade do Bronze, no 2.º milénio a. C. e da Idade do Ferro, entre os séculos VII/VI a. C. e o século II a. C”.
É ainda salientado que “testemunhos arqueológicos destacam também uma ocupação datável da época romana” e que “os vestígios mais antigos de fortificação do local datam da época islâmica: sinais desse passado conservam-se ainda nalguns panos de muralha em taipa e em algumas torres, com destaque para a actualmente designada Torre da Horta, torreão de revestimento pétreo que incorporou a torre islâmica primitiva.
Tomé Pires, vereador da Câmara Municipal de Serpa, afirmou que este reconhecimento teve por detrás um processo longo que teve início em 1993.
Ainda de acordo com Tomé Pires este projecto não surge de uma forma isolada porque existe, por parte da autarquia, uma aposta clara na preservação do património como factor de desenvolvimento local.

Sem comentários:

Enviar um comentário