Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Musibéria: Abre neste sábado, dia 18, em Serpa


Serpa inaugura, neste sábado, dia 18, o Centro Internacional Musibéria, um espaço que tem como objectivo difundir a música e a dança de ascendência Luso-Espanhola, existente em todo o Mundo.
 
Serpa abre neste sábado, dia 18, o Musibéria - Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico. Trata-se de um projecto da autarquia serpense orçado em 2 milhões de euros, co-financiado pelo Inalentejo/QREN/União Europeia e que tem como objectivo principal difundir a música e a dança de ascendência Luso-Espanhola, existente em todo o mundo.
A obra de reabilitação do edifício onde está instalado o Musibéria começou no início de 2010, com intervenções na antiga fábrica de moagem, um espaço com cerca de 4 mil metros quadrados, junto às muralhas de Serpa e ficou concluída em Dezembro do ano que passou.
O Centro fica instalado em dois edifícios interligados da antiga fábrica de moagem de Serpa; um correspondente à recuperação do imóvel já existente e outro novo em quarto de círculo. O projecto inclui espaços de ensino, auditórios, estúdios de gravação, serviços de apoio administrativo e técnico, bar, loja e museologia.
O Musibéria irá acolher cursos de curta duração, simpósios e semestres académicos, e pretende ser um braço especializado das entidades universitárias que o utilizem, oferecendo formação em música e dança de raiz ibérica, a artistas, alunos, professores e público em geral. Os géneros musicais considerados são: samba, tambores africanos, bossa nova, calipso, tebe, flamenco, tango e son, chorinho, morna, kuduro, fado, rumba, coladeira, marrabenta e cante alentejano.
A Câmara Municipal de Serpa e a Universidade Nova de Lisboa celebraram em Novembro do ano passado, dois protocolos com vista ao desenvolvimento dos projectos Musibéria e Casa do Cante. O protocolo específico, no âmbito do Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, estabelece que uma equipa liderada pela Prof. Dra. Salwa El-Shawan Castelo_Branco, especialista em Etnomusicologia, daquela faculdade fará o acompanhamento do projecto, nomeadamente no aconselhamento dos géneros musicais, das propostas elaboradas pela equipa municipal no que se referem ao seu modelo funcional e aos estudos a concretizar, e apoiando na selecção do director do centro.
O Musibéria realiza o seu primeiro módulo, com o nome: “A voz e a guitarra no fado e no flamenco", no próximo mês de Julho.
A inauguração do Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico é feita neste sábado à tarde, às 18.00 horas, numa cerimónia que conta com a participação de Laurent Filipe, director-geral do Centro, do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, grupo Mosto e Duo Ibéria.

Sem comentários:

Enviar um comentário