Pesquisar neste blogue

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Serpa de banqueiro a empresário agrícola

De banqueiro a empresário agrícola


VER VIDEO http://videos.sapo.pt/ZJM8QZQe3NGiqTVU3Qlg#share

Pedro Líbano Monteiro dedicou a sua carreira à banca, tendo sido administrador do BCP e fundador do Banco Primus, que vendeu em 2008. Depois disso, rumou a Serpa, para tomar conta da sociedade agrícola dos oito irmãos Líbano Monteiro. A quarta história de sucesso na agricultura portuguesa (entre dez) que a Exame contou na edição de setembro.

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/de-banqueiro-a-empresario-agricola=f833960#ixzz2hALBmuk0

Pedro Líbano Monteiro, 60 anos, ex-banqueiro com passagens pelo BPA, administração do BCP e fundador do banco Primus (que vendeu em 2008), respondeu ao repto do pai, hoje com 92 anos: pegar nas terras da família e tratar de as pôr a render.
Em 2009 assumiu a gestão da Sagri, a sociedade agrícola da família, e um ano mais tarde foi viver para Serpa, de segunda a quinta-feira, para dar a volta a uma propriedade com mais de 800 hectares. As suas produções principais são os cereais, olivais e a uva. Também cria gado.
"A Sagri é uma empresa e, como qualquer uma, ainda que agrícola, o que faz tem de ser bem feito e com qualidade, para que os nossos clientes valorizem aquilo que estão a pagar", argumenta o ex-banqueiro, acrescentando:  "Sempre criei e desenvolvi negócios. E há coisas que não mudam na gestão: aqui, como na banca, o objetivo é aumentar as receitas e lucros por unidade de trabalho. Mas a agricultura tem muitos fatores que nos fogem ao controlo e isso muda um pouco a gestão. Quando cá cheguei, as pessoas falavam dos perigos dos imponderáveis, do clima e das intempéries, dizendo: 'Não conseguimos programar as coisas.' Para mim é o contrário: precisamente pelos imprevistos, devemos planear muito mais", esclarece.
Por agora, a Sagri é autossuficiente. Em 2015, depois de concretizada grande parte dos investimentos que Pedro Líbano Monteiro está a supervisionar, o agora empresário agrícola espera faturar 2,5 milhões de euros.


Ler mais: http://expresso.sapo.pt/de-banqueiro-a-empresario-agricola=f833960#ixzz2hALFzmvV

Sem comentários:

Enviar um comentário