Em sintonia com a política da autarquia que preconiza a cultura como veículo de desenvolvimento sustentável para o concelho, este ano o Encontro reúne elementos da cultura portuguesa, brasileira, cabo-verdiana, mexicana, cubana, espanhola e africana, promovendo assim o concelho a nível cultural e turístico junto dos vários públicos e artistas presentes. Ao promover o Encontro de Culturas, a Câmara Municipal de Serpa tem como objectivo privilegiar a cultura em todas as suas vertentes – e os seus agentes, como um factor de desenvolvimento local e regional, em que a identidade local se conjuga com a diversidade cultural global. Este foi também o ponto de partida para a criação (no Encontro de 2006) da enRede – Rede Internacional de Municípios pela Cultura que engloba actualmente municípios de Portugal, Brasil, Espanha, Cabo Verde, Bulgária e Guatemala, mais informação em www.enrede.org
Entrada Livre
Praça da República
…com início sempre às 21h30
Dia 2, quinta-feira Áurea .POP / SOUL. Portugal Áurea já é para muitos a voz nacional revelação de 2010.Chegou e surpreendeu o panorama musical português com o single Busy (For Me) e recebeu uma nomeação, pela revista Lux, como umas das personalidades femininas na área da música em 2010. Depois de vários showcases nas FNAC, fez um dueto virtual com Elvis Presley do tema Love me Tender, uma das faixas do disco Viva Elvis The Album de 2010.
Dia 3, sexta-feira Muddy Waters Jr . BLUES . EUA Filho do aclamado Muddy Waters, o músico consegue transportar às raízes tradicionais do blues um toque de frescor dos dias actuais. Acompanham Muddy Waters Jr. os músicos Igor Prado (guitarra), Donny Nichilo (piano), Nicolas Smoljan (gaita), Rodrigo Mantovani (baixo) e Patrício Raffo (bateria).
Dia 4, sábado Joana Amendoeira .FADO. Portugal É considerada uma das mais importantes fadistas da “Nova Geração”. Em 1995 ganhou o primeiro prémio de interpretação feminina na Grande Noite do Fado. Tem sete álbuns editados, e conta no seu currículo com actuações na Holanda, Espanha, França, Áustria e em feiras profissionais de World Music, como o Mercat de Musica Viva 2003 de Vic, em Espanha e a Strictly Mundial 2005, no Canadá. Recebeu o Prémio Revelação 2004 e o prémio de “Melhor Disco de Fado de 2008” da Fundação Amália Rodrigues.
Dia 5, domingo Baile Popular .MÚSICA POPULAR. Portugal Neste projecto, criado em 2009, participam João Gil e Paulo Ribeiro na voz, José Emídio na voz e campaniça, João Paulo na voz e percussões, Luís Espinho na voz, Mário Delgado na guitarra, Alexandre Frazão na bateria e Miguel Amado no contrabaixo. Todas as letras são de João Monge e as músicas de João Gil, Ana Sofia Varela tem participação especial na voz.
Dia 8, quarta-feira Mayra Andrade .COLADERAS. Cabo Verde Filha de pais cabo-verdianos, Mayra Andrade nasceu em Cuba, viveu pelo mundo e estabeleceu-se em Paris. O seu álbum de estreia “Navega”, editado em 2006 teve um êxito estrondoso, não só em Portugal e em França, mas em todo o mundo. Recebeu o prémio da crítica alemã para o Melhor Álbum Revelação 2006; em 2008 recebeu o prémio BBC Rádio3 na categoria de Novo Talento, e o Prémio Cubadisco Internacional.
Dia 9, quinta-feira Banda Orquestra do Fubá .FORRÓ. Brasil A Banda Orquestra do Fubá foi formada em 2002 por músicos brasileiros, que se juntaram a dois instrumentistas franceses e se radicaram em Paris. Tocam “forró universal”, interpretando temas tradicionais e também originais. Editaram em 2004 o CD Forroléïdoscope e em 2006 quem Mandô?. A banda é formada pelos músicos Fernando do Cavaco (cavaquinho e voz), Ricardo Herz (violino e voz), Natalino Neto (baixo), Wander Piu (percussão), Mathieu Gramoli (Bateria) e José Moura (acordeão).
Dia 10, sexta-feira Dia do Cante .TRADICIONAL. Alentejo/Portugal
Dia 11, sábado Diego el Cigala .FLAMENCO. Espanha Ganhou o Concurso de Flamenco Joven Getafe aos 12 anos bem como um prémio no programa de televisão espanhola ‘Gente Jovem’. A exposição mediática deu-lhe reconhecimento e a partir daí começou a cantar para reputados dançarinos de flamenco como Manolete, Cristóbal Reyes, Farruco e Maya Mario, entre outros. Em 1997 iniciou a sua carreira a solo com o álbum Undebel e começou a somar êxitos atrás de êxitos na sua carreira. Em 2003 editou Lágrimas Negras uma colaboração com o pianista cubano Bebo Vadés. A fusão fácil de ritmos cubanos e vocais flamencos fizeram deste disco um sucesso internacional, tornando o músico num dos mais famosos cantores de Flamenco Espanhol Romani em todo o mundo.
Dia 12, domingo Lila Downs .FOLK. México A cantora mexicana interpreta composições de sua autoria bem como outras com origem no folclore de várias culturas mesoamericanas: mixteca, zapoteca, maia e nahua. Lila Downs e a sua banda têm seis álbuns editados e contribuíram para a banda sonora do filme Frida com vários temas entre os quais Burn it Blue, que seria nomeado para o Óscar para melhor canção, e que Lila Downs interpretou com Caetano Veloso na 75ª cerimónia de entrega dos Óscares. Lila participou no filme Fados, do espanhol Carlos Saura, cantando Foi na travessa da palha, com letra de Gabriel de Oliveira e musicada por Frederico de Brito, interpretada originalmente pela fadista Lucília do Carmo.
Dia 18, sábado Abertura do Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Iberico MUSIBÉRIA
Espaço Nora
… com início sempre depois de terminar o espectáculo na Praça
Dia 2, quinta-feira Raspa do Tacho .CHORO E SAMBA INSTRUMENTAL. Portugal
Dia 3, sexta-feira Reggae Mamba . REGGAE. Portugal
Dia 4, sábado Fernando Pardal e os Tabernê Sonvinhom .POP. Portugal
Dia 5, domingo Patricias SA .JAZZ / R&B / SOUL. Portugal
Dia 8, quarta-feira Vira Lata . FUNK / ROCK. LUSOFONIA . Portugal/Cabo Verde/ Angola/ Brasil
Dia 9, quinta-feira Trio Manaia .HITS DOS ANOS 60, 70 e 80. Portugal
Dia 10, sexta-feira The Cadillacs .ROCKN’ROLL.
Portugal Dia 11, sábado Sons de Cuba .SON CUBANO. Cuba
Dia 12, domingo Pé na Terra .FOLK ROCK. Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário