Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Associação de Produtores do Concelho de Serpa Criada a Comissão Instaladora



Criada a Comissão Instaladora
Associação de Produtores do Concelho de Serpa
Realizou-se no dia 15 de dezembro uma reunião com os empresários e produtores do concelho no CADES – Centro de Apoio ao Desenvolvimento Económico de Serpa, tendo com principal objetivo analisar a constituição de uma Associação de Produtores do Concelho de Serpa.

Estiveram presentes cerca de 30 empresários tendo sido consensual a necessidade de criação desta Associação, com destaque para o papel decisivo que poderá ter na conciliação de todos os interesses e na criação de uma marca de certificação de qualidade. Para o efeito foi constituída uma comissão instaladora, com 8 representantes de diferentes áreas, para dar o necessário seguimento ao processo.

Praga do escaravelho vermelho Palmeiras infetadas no concelho



Praga do escaravelho vermelho
Palmeiras infetadas no concelho
A Câmara Municipal de Serpa informa que continua a realizar o tratamento das palmeiras que se encontram nos espaços públicos. No entanto para que seja eficiente a prevenção e extermínio do escaravelho, é necessário um esforço conjunto com os particulares, já que todas as palmeiras podem estar a ser afetadas, sendo necessário proceder à desinfeção ou abate das mesmas.
Caso verifique que as palmeiras da sua propriedade estão infetadas deve proceder ao tratamento ou corte das mesmas. A autarquia pode fornecer apoio técnico, nomeadamente facilitando contactos das empresas que efetuam os referidos tratamentos. 

Ciclo de Criatividade e Inovação Empresarial / mel e plantas aromáticas e medicinais



mel e plantas aromáticas e medicinais
Ciclo de Criatividade e Inovação Empresarial
A Câmara Municipal de Serpa organiza o Ciclo de Criatividade e de Inovação Empresarial, com o desígnio de fomentar intercâmbios de ideias, de experiências e de novas soluções para os produtos e para as empresas. No âmbito da iniciativa serão realizados dias temáticos, sendo o dia 16 de janeiro dedicado ao Mel e as Plantas Aromáticas e Medicinais. Neste sentido serão apresentadas as condições e as vantagens do desenvolvimento destas produções no concelho e realçada a importância dos produtos diferenciados e inovadores, como uma das chaves para o acesso a mercados mais diversificados, que são também desafios à investigação que se quer inovadora e interdisciplinar.
Haverá espaço para um mercado de produtores, workshop, ateliê, concurso de mel, apresentação de produtos inovadores, refeições biológicas e conversas aromáticas. O dia promete ser enriquecedor. Esperamos por si.

PROGRAMA

9h00 - Mercado de Produtores
Mel, própolis, plantas aromáticas e medicinais, tisanas, chás, óleos essenciais, cosméticos naturais e produtos inovadores

9h30 - Workshop
Mel e Plantas Aromáticas e Medicinais - Biodiversidade e Economia

Sessão de abertura
»T omé Pires - Presidente da Câmara Municipal de Serpa
» Moderadora: Cristina Caro – Câmara Municipal de Serpa

Oradores:
9h50 Plantas Aromáticas e Medicinais - Uma Oportunidade de Investimento em Serpa
José Costa Gomes - Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva
10h20 Empreendedorismo, Inovação e Novos Mercados nas Plantas Aromáticas e Medicinais
Marta Cortegano e Willemine de Jongh - Rosmaninho Verde e Quinta-essência
10h50 - Pausa para chá e bolinhos de Mel
11h10 - Projetos na Área Apícola e Mercado do Mel
João Casaca - Federação Nacional dos Apicultores de Portugal
11h40 - Mel, um produto da Terra
António Lucas
12h10 - Reflexões sobre estratégias de valorização dos recursos dos sistemas extensivos
Pedro Reis – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P.
14h30 - Atelier de Identificação de Plantas Melíferas, Aromáticas e Medicinais
Fernanda Botelho
14h30- Concurso de Mel de Rosmaninho produzido na Margem Esquerda do Guadiana Apivale e Apiguadiana
17h00 - Entrega dos prémios do concurso de Mel
18h00 - Encerramento do Mercado de Produtores

(Normas do concurso de mel e Ficha de inscrição)

DETENÇÃO/APREENSÃO DROGA E GADO FURTADO ( Serpa / Brinches )









DETENÇÃO/APREENSÃO DROGA E GADO FURTADO

Durante a noite de ontem e madrugada de hoje, militares do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana de Moura, no âmbito de uma operação inopinada de combate à criminalidade, detiveram numa localidade do concelho de Serpa, um cidadão português de 27 anos de idade, pelo crime de tráfico de estupefacientes e resistência e coação sobre funcionário.
Apreendidas 20 “bolotas” de haxixe, em quantidade suficiente para 420 doses individuais.
Ainda no decorrer desta operação, os mesmos militares suspeitaram de uma viatura de transporte de gado que circulava no local, tendo-a intercetado.
As suspeitas confirmaram-se, tendo sido apreendidos 25 animais de raça ovina furtados e detidos 3 indivíduos, todos portugueses, com idades compreendidas entre os 16 e os 22 anos

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Inscrições para a Feira do Queijo do Alentejo 2016



até 15 de janeiro
Incrições para a Feira do Queijo do Alentejo
As normas de participação e a ficha de inscrição para a próxima edição da Feira do Queijo do Alentejo já estão disponíveis.

Contacto Telefonico do Hosp. De Serpa Alterado



A Santa Casa da Misericórdia de Serpa, informa a população, que o contacto telefónico do Hospital de S. Paulo foi alterado para
 284 540 210

Santa Casa da Misericórdia de Serpa quer recuperar valências

Santa Casa da Misericórdia de Serpa quer recuperar valências

A Santa Casa da Misericórdia de Serpa quer prosseguir com o serviço de Cuidados Continuados de Média e Longa Duração e com as Unidades de Convalescença e Paliativos no Hospital de S. Paulo.
Estas são metas apontadas à passagem dos 510 anos da Misericórdia de Serpa. Por outro lado, a Santa Casa pretende recuperar para o Hospital de S. Paulo, valências transferidas para Beja.
Maria Ana Pires, provedora da Santa Casa da Misericórdia de Serpa, afirma que pretende ainda negociar com a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), o Centro de Reabilitação.
http://www.radiopax.com/index.php?go=noticias&id=8880

terça-feira, 1 de setembro de 2015

C.M.Serpa INF: Lixo no chão, não!












Lixo no chão, não! Nos últimos meses e apesar dos esforços feitos pelo município, reforçando a higiene e limpeza públicas, temos vindo a assistir a uma grande falta de atenção no que diz respeito à colocação dos resíduos nos contentores e ecopontos. Por todo o lado estão a ser colocados lixos de toda a espécie fora dos equipamentos apropriados, chegando mesmo a ser colocado lixo doméstico sem ser acondicionado em sacos devidamente fechados. Apelamos à população a maior compreensão para esta situação.


No Caso de ser necessária a recolha de monos, restos de limpeza de jardins ou outra situação semelhante, deve ser contactado o município de Serpa, fazendo o pedido por escrito ou ligando para o nº 284 540 480, para os serviços procederem à recolha dos materiais. Reforçamos que o não cumprimento das normas está sujeito a coima, sendo que o município de Serpa atuará no sentido de punir as infrações. Nos termos das alínea a), b), c), h), i) e j) do n.º 1 e n.º 3 do artigo 355.º do Código de Regulamentos e Posturas do Município de Serpa, e sem prejuízo da responsabilidade civil, criminal ou disciplinar, é punível como contraordenação a colocação de resíduos fora dos contentores apropriados. A prática destas contraordenações é punível com uma coima graduada de 25,00€ a 750,00€. Publicado no Diário da República, II.ª Série, n.º 107, em 2 de junho de 2010.

C.M.Serpa requalifica estradas municipais


 Serpa requalifica estradas municipais











A Câmara de Serpa tem em curso a requalificação de algumas estradas e caminhos municipais.
Está a ser intervencionado o troço entre a Ribeira de Limas e o moente de Cabeceiras de Vale Queimado, na Estrada Municipal 514, e o cruzamento até ao Pulo do Lobo. Os acessos vão continuar em terra batida mas a obra deverá melhorar as condições de circulação.
Os trabalhos vão proporcionar um acesso mais directo a localidade de Vale do Poço, assim como melhor circulação em situações de emergência como socorro de pessoas e combate a incêndios. Os transportes escolares também saem beneficiados, conforme diz Tomé Pires, presidente da Câmara Municipal de Serpa.
O autarca estima que as obras decorram ainda durante as próximas semanas, estando o acesso condicionado até à sua conclusão

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Vale do Poço XIII Feira Agropecuária Transfronteiriça



Vale do Poço
Feira Agropecuária Transfronteiriça
De 11 a 13 de setembro de 2015
Vale do Poço

Org: Câmara Municipal de Serpa em parceria com a Câmara Municipal de Mértola e o apoio da União de Freguesia de Salvador e Santa Maria (Serpa), Junta de Freguesia de Santana de Cambas (Mértola) e da Associação de Agricultores do Concelho de Serpa.

Dia 11 (sexta-feira)
18h30 - Inauguração oficial da feira
Animação circulante com Alem´Ritmo
22h00 - Espetáculo de variedades com Devaneios Filarmónicos
23h00 - Encerramento de stands
Baile popular com Rui Chora

Dia 12 (sábado)
08h00/13h30 – Caminhada “Pelo Pulo do Lobo até à Neta” (Org: CMSerpa)
Percurso de 12 Km, de dificuldade média.
Partida e chegada ao Jardim, inclui transporte dos participantes até à Ribeira de Limas e a partir da Neta até Serpa, com visita à Feira de Vale do Poço, abastecimento durante o percurso e no final e oferta de t´shirt. Inscrições gratuitas, mas necessárias no sector de desporto da Câmara até ao dia 10 de setembro (tel: 284540124/28) e no secretariado da Feira até dia 11 de setembro.
17h00 - Animação circulante com Alem´Ritmo
22h00 - Espetáculo de variedades com Alencante
23h00 - Encerramento de stands
Baile popular com Celso Graciano

Dia 13 (domingo)
08h30 -Passeio de BTT (Org: CM Serpa e BTT-LUSO)
Oferta de abastecimento durante o percurso e oferta de t´shirt. Inscrições gratuitas, mas necessárias no sector de desporto da Câmara até ao dia 10 de setembro (tel: 284540124/28) e no secretariado da Feira até dia 11 de setembro.
15h00 - Torneio de Malha
17h00 - Animação circulante com - Alem´Ritmo
22h00 - Baile popular com Duplo Impacto
Encerramento de stands

Programa sujeito a alterações. Em atualização através do site do município, www.cm-serpa.pt e facebook Serpa Terra Fort

V Serpa Equestre Candidaturas para exploração de tasquinhas

Resultado de imagem para equestre

V Serpa Equestre
Candidaturas para exploração de tasquinhas
A V edição da "Serpa Equestre" realiza-se nos dias 2 e 3 de outubro, na Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa.
O prazo para a apresentação de candidaturas para a exploração de tasquinhas decorre de 1 a 15 de setembro. As candidaturas devem ser enviadas para geral@cm-serpa.pt.

As candidaturas serão analisadas por ordem de entrada e avaliadas com base nos critérios de atribuição da exploração de bares em eventos organizados pela autarquia, aprovados na reunião de Câmara de 24 de julho de 2013, a saber:
1.º Grupo B - Grupos Desportivos do Concelho
2.º Grupo C - Outro Movimento Associativo
3.º Grupo A - Comissões de Festas do Concelho
««

8ª Feira Histórica e Tradicional Serpa no reinado de D. Dinis



Serpa no reinado de D. Dinis
8ª Feira Histórica e Tradicional
A 8.ª edição da Feira Histórica e Tradicional de Serpa decorre de 21 a 23 de agosto de 2015, no centro histórico da cidade.
A Feira inclui no seu programa recriações históricas, animação musical, teatro, espetáculos equestres, palestras, oficinas e exposições, entre outras atividades.
A edição deste ano evoca o reinado de D. Dinis (1279-1325). Com o fim da empresa da “Reconquista”, em 1294, e com a assinatura do Tratado de Alcanizes, em 1297, o monarca deu especial atenção às povoações e fortificações que se localizavam ao longo da fronteira terrestre do reino. Assim, as obras realizadas por D. Dinis no castelo e nas muralhas de Serpa, que deram origem a três lápides com o brasão do monarca e inscrição, foram acompanhadas pela concessão de carta de foral, outorgada em 1295. Do ponto de vista económico, as disposições do documento indicam que a pastorícia e a agricultura eram as atividades fundamentais. Quanto ao comércio, era o pão e o vinho, os panos de lã e linho, o pescado... O foral revela ainda uma sociedade em reorganização, onde é grande a tensão social e política. Vejam-se as penas que oneravam as violações, o roubo de objetos e de terras e até as dificuldades na travessia de barco do Guadiana, de uma para a outra margem. Mas nem só a travessia do Guadiana era vigiada. Os caminhos também não eram seguros e o foral pretende garantir a proteção da atividade mercantil, em particular a movimentação de mercadores cristãos, judeus ou mouros. A regência de D. Dinis assinala um tempo de convivência em paz e tolerância para os três credos.
É este período, o reinado de D. Dinis, que a Feira Histórica e Tradicional de Serpa recorda de 21 a 23 de agosto próximo.


Prima jornada (dia 21, sexta-feira)
18h30 | Conversas na Nora | “Serpa na definição da fronteira portuguesa até ao reinado de D. Dinis” | Dr. Joaquim Boiça, Historiador / Investigador
19h30 | Auto de abertura do mercado e arraial com cortejo pelas ruas do burgo | A bênção pela clerezia | Leitura do Tratado de Badajoz pelo qual Afonso X em 1267 renunciou definitivamente à posse do reino do Garb Al Andalus a favor de D. Dinis, ainda em tempo de seu pai D. Afonso III
20h30 | Visita do meirinho, almotacem e alvazil às tendas dos mercadores para verificação dos pesos e das medidas da vara, do côvado e do palmo, fazendo-se acompanhar pela milícia do almoxarife | Comeres de sabor tradicional e beberes de aroma nas tabernas e locandas do terreiro
21h00 | Bailias e folguedos nos terreiros do mercado
21h30 | As Medievalíadas na Liça: jogos de destreza e perícia com os moços e moças de Serpa para apuramento dos mais afoitos e escorreitos
22h00 | D. Dinis funda o mosteiro de Odivelas e declara guerra a Castela seguindo-se o acordo de tréguas da Guarda, depois ratificado em Ciudad Rodrigo com a entrega ao Reino de Portugal de Moura, Serpa, Aroche e Aracena
23h30 | Espetáculo de malabarismo de fogo sobre a Lenda do Casal Mal-Avindo
24h00 | Concerto musical de índole mourisca com dança do ventre, dança Thanora e a arte do encantador de serpentes
01h00 | Encerramento do mercado e ronda de beleguins

Seconda jornada (dia 22, sábado)
18h30 | Conversas na Nora | “D. Diniz e a Cultura e a Língua Portuguesa”, Prof. Doutor Saul António Gomes, Faculdade de Letras / Universidade de Coimbra
19h30 | Cortejo pelas ruas do burgo | Abertura do mercado e leitura da Carta Régia em que se faz mercê ao concelho com um foral pela mão do próprio monarca, El-Rei D. Dinis
21h00 | Provas de destreza e perícia entre infanções de Cortegana e infanções de Serpa com béstas e arcos na liça
21h30 | Por ordem d’El-Rei D. Dinis, criam-se os corpos de Besteiros do Conto e entregam-se as béstas aos vilões do concelho para defesa do Reino | Ajuramentação e adubamento dos homens de armas
22h00 | Torneio de armas a cavalo na liça e agraciamento da comitiva de cavaleiros do Garb Al Andaluz que vem prestar vassalagem a El-Rei D. Dinis
23h00 | Bailias e monices |Dança Thanora no terreiro dos Paços do Concelho
24h00 | Concerto musical de índole sefardita
01h00 | Apontamentos de fogo grego pelos mouros do Garb Al Andaluz
01h30 | Encerramento do mercado e ronda de beleguins

Terça jornada (dia 23, domingo)
18h30 | Conversas na Nora | “Judeus, Cristãos e Muçulmanos na Cultura Portuguesa: um olhar aquém-Tejo” | Prof. Doutor José António Falcão, Diretor do Departamento Histórico e Artístico da Diocese de Beja
19h30 | Cortejo pelas ruas do burgo | recebimento do emissário do Rei de Leão, primo de D. Dinis, para ajustar os termos do Tratado de Alcanizes sobre as fronteiras entre os reinos de Portugal, Leão e Castela
20h30 | Provas de destreza e perícia com béstas e arcos na liça do castelo
21h00 | Agasalho dos romeiros de Santiago de Compostela com a régia presença de Dona Isabel de Aragão na escadaria
22h00 | Torneio de Armas a Cavalo com adubamento de cavaleiros e investidura dos novos miles | Adopção da língua vulgar pela Chancelaria Régia na escrituração da Corte
23h30 | D. Dinis surpreende a rainha Dona Isabel a distribuir pão aos pobres e do que então sucedeu | Sermão do pregador franciscano sobre os malefícios da alma, ouvindo em confissão a vários penitentes, na escadaria
24h30 | O Milagre das Rosas | Espetáculo de malabares de fogo
01h00 | Encerramento dos festejos | Bailias e folguedos

Em permanência | No espaço do evento | Animação Itinerante | Recriação Histórica e Artes Performativas | Personagens | Rábulas e Estórias | Música e Dança

Org: Câmara Municipal de Serpa, com o apoio do Movimento Associativo, Juntas de Freguesia
Candidatado ao POCTEP_Programa de Cooperação Transfronteiriço Espanha/Portugal e cofinanciado pelo FEDER- Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, da União Europeia/Investimos no seu Futuro.

domingo, 14 de junho de 2015

XIII Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço (Inscrições abertas)



Inscrições abertas
XIII Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço
11, 12 e 13 de setembro de 2015

Inscrições até ao dia 22 de julho de 2015

Tendo como entidade organizadora a Câmara Municipal de Serpa e como entidades colaboradoras um vasto número de entidades locais, pertencentes aos concelhos de Serpa e Mértola de onde se destaca a Câmara Municipal de Mértola, as Juntas de Freguesia de Santana de Cambas e de Salvador, e a Associação de Agricultores do Concelho de Serpa, a Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço tem por objetivo principal divulgar um território e as suas potencialidades, valorizando-o nos seus mais diversos domínios: agrícola, silvícola, florestal, produção animal, ambiental, social e cultural.
A organização da XIII Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço, visa consolidar um projeto que nasceu da cooperação entre as Câmaras Municipais de Mértola e Serpa. A Feira Agropecuária Transfronteiriça está aberta à exposição do que melhor se faz na região, com predominância para o sector agropecuário, serviços de apoio à agricultura, exposição e venda de animais e maquinaria agrícolas, gastronomia, animação, etc.

Consulte e/ou descarregue as Normas de Participação e Ficha de Inscrição.

8ª Feira Histórica e Tradicional de Serpa (candidaturas tasquinhas / Expositores)



8ª Feira Histórica e Tradicional
A 8.ª edição da Feira Histórica e Tradicional de Serpa realiza-se de 21 a 23 de agosto de 2015 e dá especial enfoque ao reinado de D. Dinis (1279-1325).
Os prazos de candidatura para a venda/exposição de produtos e para a exploração de tasquinhas são os seguintes:
– Exploração de tasquinhas (movimento associativo local) de 16 a 30 de junho.
– Venda/exposição de produtos (artesãos/entidades locais e artesãos/entidades extra concelho) de 16 de junho a 7 de agosto.
Para instrução das candidaturas devem ser consultadas as normas de participação e preenchidas as fichas de inscrição.
Para esclarecimento de quaisquer dúvidas relativas ao processo contactar a Unidade Municipal da Cultura Desporto e Juventude através do telefone 284 540 124.

Exploração de tasquinhas – Movimento associativo local
(Normas de participação + Critérios de seleção)

Venda e exposição de produtos – Artesãos/entidades locais
(Normas de participação + Ficha de inscrição

Venda e exposição de produtos – Artesãos/entidades extra concelho
(Normas de participação + Ficha de inscrição)

sábado, 6 de junho de 2015

Serpa e Turismo criam plano de salvaguarda do cante


Resultado de imagem para cante serpa

A Câmara de Serpa e a Turismo do Alentejo vão implementar e gerir o plano de salvaguarda do cante alentejano, Património da Humanidade, que incluirá projetos de várias entidades, como a criação do Museu do Cante.
O município e a Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo, que foram as promotoras da candidatura do cante alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, assinaram hoje, em Serpa, um protocolo para a implementação e a gestão do plano de salvaguarda.
"O protocolo tem como objetivo definir uma estratégia para cumprir o plano de salvaguarda" do cante alentejano, que fez parte da candidatura a Património da Humanidade e inclui "orientações genéricas", explicou à agência Lusa o presidente da Câmara de Serpa, Tomé Pires.
Para definir a estratégia de implementação do plano, a autarquia e a ERT querem envolver todas as entidades, principalmente os grupos corais alentejanos, que "podem desenvolver projetos" para salvaguardar, valorizar, promover e transmitir às novas gerações o cante alentejano, disse.
Segundo o autarca, no domingo, às 18:00, na Casa do Cante, em Serpa, será feita uma primeira apresentação e discussão da estratégia de implementação do plano, a qual está a ser trabalhada, é "um documento em aberto" e irá dar "indicações mais precisas" sobre que projetos estão a ser ou serão desenvolvidos para salvaguardar, valorizar, promover e transmitir às novas gerações o cante alentejano.
"A ideia é gerir o processo com regras definidas para que, quando tivermos de responder" junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), que atribui a classificação, "termos as informações sobre tudo o que se está a fazer no âmbito do plano de salvaguarda do cante alentejano", disse o autarca.
No caso de Serpa, a autarquia já está a trabalhar no projeto de criação do Museu do Cante e numa iniciativa que irá decorrer no último fim de semana de novembro deste ano para assinalar um ano da classificação do cante alentejano como Património Cultural Imaterial da Humanidade, adiantou Tomé Pires.
Por outro lado, frisou, "há muitos municípios e grupos corais alentejanos que já estão a desenvolver projetos que se enquadram na estratégia do plano de salvaguarda", como os de ensino de cante alentejano nas escolas.
O cante alentejano, um canto coletivo, sem recurso a instrumentos e que incorpora música e poesia, foi classificado, a 27 de novembro de 2014, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

sexta-feira, 29 de maio de 2015

1º TRAIL SERPA POR VALES E PLANÍCIES

candidaturas Exploração de bares VIII Feira Histórica e Tradicional de Serpa




Exploração de bares - candidaturas
VIII Feira Histórica e Tradicional de Serpa
Processo para candidaturas para a VIII edição da Feira Histórica e Tradicional, artesãos locais e Movimento Associativo para exploração de bares, a iniciar a 19 de junho de 2015, em impresso próprio a fornecer pela autarquia.

Mais se informa que, o critério de atribuição de bares será distribuído da seguinte forma:
Critérios de Exploração de bares nos eventos (Deliberação de Câmara de 24/07/2013)

Prioridade de acesso, em 3 grupos:
Grupo A- Comissões de Festas do Concelho
Grupo B- Grupos Desportivos do Concelho
Grupo C- Outro Movimento Associativo concelhio

Distribuição dos Grupos da seguinte forma e por prioridade:
1º Grupo A
2º Grupo B
3º Grupo C

a) Caso o grupo priorizado por certame e ano não ocupe todas as tasquinhas disponíveis, as que não forem ocupadas serão automaticamente atribuídas a outro grupo, pela ordem elencada;
b) A integração nos Eventos não prescinde de apresentação de candidaturas, e, para a priorização das mesmas, será considerada a ordem de inscrição, por data de entrada

3ª Fase de atribuições de Talhões na Eco Hortas das Carapuças



candidatura a decorrer
3ª Fase de atribuições de Talhões na Eco Hortas das Carapuças
A Câmara Municipal de Serpa continua a desenvolver o projeto das Eco Hortas Comunitárias. Para além de constituírem um complemento ao orçamento familiar, têm também um objetivo pedagógico e educativo, uma vez que contribuem para a aplicação de boas práticas agrícolas, designadamente a agricultura biológica, incentivando-se a população ao cultivo da terra e à preservação e conhecimento da natureza.

Principais objetivos das Eco Hortas:
• Fomentar a prática da horticultura biológica sustentável;
• Dar ao munícipe a oportunidade de cultivar os seus próprios produtos;
• Privilegiar as famílias mais desfavorecidas;
• Promover uma alimentação saudável com base em produtos biológicos ou em produtos vegetais provenientes de agricultura tradicional;
• Sensibilizar a população para o respeito e defesa do ambiente;
• Valorizar o espírito comunitário na utilização do espaço público e na manutenção do mesmo;
• Promover atividades ambientais para as famílias;
• Potenciar a utilização da compostagem.

Existem 4 talhões disponíveis para atribuição e os interessados deverão fazer a sua inscrição no Atendimento da Câmara Municipal de Serpa a partir de 18 Maio até ao 8 de Junho 2015.

Aberta a 2ª fase candidaturas de cedência de gabinetes CADES


A partir de 1 de junho
Aberta a 2ª fase candidaturas de cedência de gabinetes
A partir de dia 1 de junho abre a 2ª fase de cedência de gabinetes para instalação de empresas no CADES, a juntar ao aconselhamento na constituição de empresa, informação técnica, entre outros.

A cedência de gabinetes prevê uma mensalidade de 50€, acrescido de um valor por metro quadrado a definir anualmente pela Câmara Municipal, conforme regulamento aprovado em Assembleia Municipal de 23 de dezembro de 2014. As empresas estão isentas do pagamento do valor por metro quadrado (este ano fixado em 3 euros/metro quadrado) nos primeiros doze meses de instalação.

O CADES tem como objetivo proporcionar às empresas o apoio necessário à sua constituição, instalação e desenvolvimento, seja na fase de arranque, seja na sua consolidação. Pretende -se, sobretudo, que seja um centro de oportunidades para variados negócios e áreas empresariais, desde as atividades tradicionais às relacionadas com a criatividade, a inovação e tecnologia, dando a oportunidade de começar a trabalhar com uma economia substancial de custos e de tempo.

Para além dos gabinetes, o CADES disponibiliza também uma sala de reuniões/formação, bem como os espaços exteriores para desenvolvimento de atividades.

O Regulamento do CADES e as fichas estão disponíveis para consulta e download no site da Câmara. Ver aqui(www.cm-serpa.pt).

O CADES tem a cooperação técnica do GADE (Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento Económico da Câmara Municipal de Serpa) aí instalado, que tem como função principal o apoio ao agente económico, divulgando potencialidades e captando oportunidades de investimento, apoiando e participando na realização de certames e atividades de promoção estratégica.

O CADES está situado na Rua Dr. Luís de Almeida e Albuquerque, n.os 2 e 4, em Serpa.

XII Encontros de Cultura 5 a 10 junho 2015 – Edição Cante alentejano


 XII Encontros de Cultura
5 a 10 junho 2015 – Edição Cante alentejano


Programa provisório

Praça da República :: 22h00
Dia 5
Espetáculo EnRede “Património Cultural Imaterial da Humanidade”

Dia 6
Criatura "FILHE, volta a casa! "

Dia 7
Celina da Piedade e Vozes do Cante

Dia 8
Pedro Mestre “Campaniça do Despique”

Dia 9
Ala dos Namorados & Os Mainantes

Dia 10
Concerto “Sinfonia (en)Cante”, pelas Filarmónicas de Serpa e Silves & Grupos Corais e Etnográficos: Casa do Povo de Serpa, “Os Camponeses de Pias” e de Vila Nova de S. Bento


Espaço Nora :: Fora d’horas

Dia 5
Morabeza (Cabo Verde)

Dia 6
Joana Espadinha e o convidado Jorge Benvinda (Portugal)

Dia 7
Corvos (Portugal)

Dia 8
Soneduisa (Cuba)

Dia 9
Cylene Araújo (Brasil)


Jardim Municipal :: 17h00

Dia 10
Desfile e atuação de Grupos Corais

Org: Câmara Municipal de Serpa






segunda-feira, 11 de maio de 2015

Serpa - Polícia Judiciária deteve suspeito pelo crime de abuso sexual de pessoa incapaz

















Polícia Judiciária deteve suspeito pelo crime de abuso sexual de pessoa incapaz

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Sul identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de abuso sexual de pessoa incapaz de resistência.

O detido, padrasto da ofendida, aproveitava-se da deficiência cognitiva que a sua enteada possuía e compeli-a a ter com ele relações sexuais.

As investigações tiveram início em denúncia efetuada pelo estabelecimento de ensino que a vítima frequentava e a detenção teve lugar no concelho de Serpa.

O detido, de 63 anos de idade, foi presente a primeiro interrogatório judicial tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Câmara Municipal de Serpa cede edifício para Novo Quartel da GNR De Serpa



A Câmara Municipal de Serpa cede edifício para instalação de novo Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana

O protocolo de cedência foi assinado em Lisboa na passada sexta-feira, dia 20 de março, entre Tomé Pires, Presidente da Câmara Municipal de Serpa e o Major-General Agostinho Dias, 2º Comandante-Geral da GNR e homologado pelo Secretário de Estado Adjunto da Ministra da Administração Interna, Fernando Alexandre.

O presente protocolo consiste na cedência gratuita do edifício vulgarmente designado por “Escola Primária do Jardim”, propriedade do Município, para instalação do novo Posto Territorial de Serpa, com vista a dotar esta força de segurança das condições mais adequadas à plena execução da sua missão.

O anterior edifício, também ele propriedade da Câmara, pela sua antiguidade e dimensão, não dispunha dos requisitos mínimos que assegurassem uma boa atuação e prestação de serviço público por parte da GNR.

Câmara de Serpa financia ambulância para Bombeiros



Câmara de Serpa financia ambulância para Bombeiros 

Depois de no passado mês de dezembro, a Autarquia ter financiado a compra de equipamento de proteção individual, no valor de 10.653,24€, a Câmara Municipal de Serpa volta a apoiar a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Serpa, desta feita com a transferência de 66.425,06€.

Deste montante, cerca de 42 mil euros destinam-se à aquisição de uma ambulância, sendo o restante valor para funcionamento da Equipa de Intervenção Permanente e da central telefónica.

Esta última transferência faz parte do protocolo de cooperação, assinado em 2012, que formalizou a colaboração entre o Município e os Bombeiros de Serpa, na prossecução e defesa do Munícipes e do interesse público.

quinta-feira, 19 de março de 2015

Festas Em Honra De Nossa Senhora De Guadalupe SERPA 2015




Camara Municipal De Serpa 5.ª Edição do PEPAL

 





 5.ª Edição do PEPAL


Torna-se público que estão abertos, pelo prazo de 10 dias úteis, contados da data da publicação (12 de março), os procedimentos de recrutamento e seleção à 5.ª edição do PEPAL
Aviso
Formulário de candidatura

O presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires, visita Moura, a convite do seu homólogo, Santiago Macias

 Autarca de Serpa visita Moura


 
 
 
 
 
 
 
 
O presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires, visita, hoje, Moura, a convite do seu homólogo, Santiago Macias.
Trata-se da segunda visita no âmbito da iniciativa da autarquia mourense intitulada Presidentes do Distrito em Moura”. A ideia é que durante este ano, Moura, receba os autarcas do distrito para troca de experiências e reforço da cooperação intermunicipal.

O programa da visita do presidente da Câmara de Serpa, inclui, de manhã, uma reunião de trabalho com o Executivo Municipal de Moura, na sala de sessões dos Paços do Concelho, e visitas ao Castelo, ao Museu de Joalharia Contemporânea Alberto Gordillo e ao bairro da Mouraria. À tarde, os presidentes dos dois municípios vizinhos e comitivas deslocam-se à Zona Industrial, ao Parque de Feiras e Exposições, aos Quartéis e ao centro histórico

quinta-feira, 5 de março de 2015

Resultados do Concurso “O melhor queijo da Feira do Queijo 2015”

Resultado de imagem para feira queijo de serpa

Categoria – Queijo Serpa DOP
1º - Queijaria Guilherme (Cunca)
2º - Herdade dos Cotéis 
3º - Queijaria Guilherme (Merendeira)

Categoria – Queijo de ovelha cura prolongada
1º - Queijaria Guilherme
2º - Queijaria Corte Gafo
3º - Queijaria Manuel A. Alvito

Categoria – Queijo de ovelha cura normal
1º - Eira da Vila
2º - António José Correia
3º - Queijaria Guilherme

Categoria - Queijo de cabra fresco
1º - Queijaria Charrua
2º - Queijaria Guilherme
3º - Queijaria Silvestre

Categoria – Queijo de cabra curado
1º - Queijaria Silvestre
2º - Alcino M.D.H. Martins
3º - Eira da Vila

domingo, 22 de fevereiro de 2015

PS de Serpa lamenta falta



Os eleitos do PS no concelho de Serpa lamentam a falta de investimento que tem havido por parte da Câmara Municipal, fruto da sua situação de “saneamento financeiro”.
Os socialistas reuniram no fim-de-semana em Vila Nova de São Bento e em comunicado enviado ao “CA” lamentam que “a situação de saneamento financeiro do Município” tenha “paralisado o investimento no concelho, com prejuízo para o bem-estar dos munícipes” e, nomeadamente, para esta freguesia, “onde a Zona de Actividades Económicas, após promessas eleitoralistas, continua parada”.
Os eleitos do PS criticam ainda “o mau trabalho decorrente da má gestão financeira e os investimentos desnecessários nos últimos anos e que obrigaram a Câmara a aumentar significativamente os impostos municipais, com graves consequências para as populações envelhecidas e com fracos rendimentos”.
No mesmo comunicado, os eleitos do PS na freguesia de Vila Nova de São Bento também assinalam a sua “preocupação e frustração com a centralidade das políticas municipais”, lamentando que a segunda maior freguesia do concelho, “com largas tradições culturais no que respeita ao cante alentejano, não tenha merecido o devido destaque no contexto da elevação do cante a património imaterial da humanidade”.
Os eleitos socialistas na União de Freguesias Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo revelaram ainda “preocupação pela fragilidade das estruturas de saúde no concelho”, nomeadamente a passagem da gestão do Hospital de São Paulo para a Misericórdia de Serpa.
“Esta situação está a gerar aumento da insegurança junto dos moradores das três localidades da freguesia – A-do-Pinto, Vila Nova de São Bento e Vale de Vargo – e afigura-se aterradora para as muitas pessoas que habitam diversos montes e lugares existentes na freguesia”, concluem.
http://www.correioalentejo.com/?diaria=13213&page_id=36

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa no CCB Lisboa e Casa Da musica no Porto

Vozes do Alentejo
às 21:00
Centro Cultural de Belém
Praça do Império, 1449-003 Lisboa Lisboa
 
Vozes do Alentejo - o Melhor do Cante Alentejano é um novo espectáculo de celebração de uma cultura que acaba de receber o selo de reconhecimento da Unesco sendo classificado como Património Imaterial da Humanidade. O Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, uma das maiores referências actuais do cante e o colectivo que funcionou como embaixada desta arte em Paris para a cerimónia de consagração oferecida pela Unesco, será o elemento central desta viagem. Um grupo acústico de músicos e uma série de vozes solistas que representam o melhor da música portuguesa, incluindo nomes como Celina da Piedade, Paulo Ribeiro ou Bernardo Espinho, completará em palco o elenco de um espectáculo que viajará pelos maiores tesouros do reportório de uma cultura única e apaixonante. É de presente e passado, mas também de futuro que se fará esta viagem ao Alentejo mais profundo que os nossos ouvidos conseguem imaginar.

às 21:30
Casa da Música
Av. da Boavista, 604-610, 4149-071 Porto
 
 

Cortejo Histórico e etnográfico de Serpa Inscrições a decorrer



Cortejo Histórico e etnográfico
Inscrições a decorrer
Dia 5 de abril de 2015, o Cortejo Histórico e Etnográfico de Serpa apresenta-se aos visitantes e locais na sua 35ª edição, integrado nas Festividades em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe. Num marco único de dignificação do nosso património material e imaterial, centenas de participantes, a pé e em carros alegóricos, enobrecem a etnografia e história do nosso Concelho.

A continuidade e reforço deste Evento, contributo único no destaque à nossa especificidade e à nossa riqueza cultural, apenas é possível com a participação de cada um de nós, em nome individual e associados, residentes e não residentes, pelo que importa a mobilização em torno da sua realização. Assim, apelamos à participação de todos, quer no âmbito da figuração, quer no âmbito da disponibilidade de meios para montagem deste Cortejo, nomeadamente reboques, tratores e motoristas.

Inscreve-te e recria a História do teu Concelho

Inscrições para figurantes: Museu de Etnografia
Presencialmente ou pelo telefone 284549130 ou email: museuetnografico@cm-serpa.pt

Levantamento de trajes: Núcleo de Trajes sito no Cineteatro Municipal de Serpa
Datas: de 17 de março a 5 de abril inclusive (encerrado aos Domingos)
Horários: das 10h às 12h e das 15h às 20h

Contributos para meios logísticos (reboques, tratores e motoristas): Parque de Máquinas do Município
Telf. 284540480 ou email: cpaixao@cm-serpa.pt

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Protocolo de Parceria Intermunicipal "Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para Combate a Incêndios "

Entre o Município de Serpa, outros municípios do Distrito de Beja e a CIMBALComunidade



Intermunicipal do Baixo Alentejo, foi celebrado um Protocolo de

Parceria Intermunicipal com vista à submissão da candidatura

“Aquisição de Equipamentos de Proteção Individual para Combate a Incêndios em
 
Espaços Naturais no Baixo Alentejo” ao Programa Operacional Temático Valorização
 
do Território (eixo II- Sistemas Ambientais e de Prevenção, Gestão e Monitorização de
 
Riscos; Regulamento Específico - Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos-

Ações Materiais), destinado a dotar os corpos de Bombeiros de equipamentos de
 
proteção individual de combate a incêndios.
 
A candidatura, cuja entidade promotora foi a CIMBAL, foi aprovada com um montante

total de investimento de 136.595,94€, comparticipado pelo Fundo de Coesão no

montante de 116.106,54€ (85%).
 
Os Bombeiros Voluntários de Serpa, através do Município de Serpa, candidataram
 
o limite máximo elegível, o que permitiu dotar 22 bombeiros com novos equipamentos

(calças, botas, dólmens, luvas, capacetes, cogulas) num montante de 10.853,10€

(IVA incluído). Esse valor será cofinanciado em 85% pelo Fundo de Coesão; 7,5% pelo

Município de Serpa e 7,5% pela Autoridade Nacional de Proteção Civil. Para permitir
 
o pagamento à empresa adjudicatária o Município transferiu para a CIMBAL o valor

total respeitante ao município.
 

domingo, 25 de janeiro de 2015

No âmbito Da Feira do Queijo do Alentejo 2015 "Mostra do Queijo de Serpa no El Corte Inglés "



No âmbito Da Feira do Queijo do Alentejo
Mostra do Queijo de Serpa no El Corte Inglés
De 23 a 1 de Fevereiro decorrerá no El Corte Inglés, em frente do Club del Gourmet, uma mostra especial dos queijos de Serpa.
Trata-se de uma iniciativa do El Corte Inglés e da Câmara Municipal de Serpa, em associação com os produtores da região, que visa promover o queijo e a cultura regionais e oferecer aos clientes uma antevisão da Feira do Queijo do Alentejo, em Serpa. Com esta iniciativa, a Câmara Municipal de Serpa leva ao público lisboeta uma mostra das produções artesanais de qualidade que atraia a atenção dos consumidores e os leve a visitar o concelho e o El Corte Inglés procura distinguir-se pela excelência e pela qualidade, atributos que os produtos agroalimentares de Serpa tão bem representam

C.M.Serpa , Apelo à solidariedade com Cabo Verde.



Apelo à solidariedade
Solidariedade com Cabo Verde
O Município de Serpa associou-se à campanha de solidariedade para com a população da Ilha do Fogo, em Cabo Verde, levada a cabo pela Embaixada da República de Cabo Verde e pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.

Assim, apelamos aos munícipes, empresas e instituições do concelho, ajuda para a população local, através da doação de bens, sendo que alguns dos produtos de maior necessidade são roupas, produtos alimentares não perecíveis, material escolar, produtos de higiene, lençóis, toalhas e cobertores.

As doações podem ser entregues nas Juntas de Freguesia de todo o concelho e no Centro Social e Educativo de Serpa (ex. Pólo 3), até ao dia 13 de fevereiro de 2015.

Poderá também contribuir com um donativo em dinheiro, através da conta criada pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa para o efeito, do Banco Millennium BCP, nº 45459173482, com o NIB 0033 0000 4545 9173 4820 5.

O Município de Serpa, que se encontra- geminado com o Município de Brava desde 1997, não poderia deixar de manifestar toda a sua solidariedade e apoiar, no que lhe for possível, os desalojados da erupção vulcânica nesta ilha.

Lista dos bens de necessidade urgente