Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Herdade Maria da Guarda, em Serpa, planta 50 mil oliveiras


Herdade Maria da Guarda, em Serpa, planta 50 mil oliveiras


Herdade Maria da Guarda, em Serpa, planta 50 mil oliveiras


A Casa Agrícola Cortez Lobão, em Serpa, investe 500 mil euros na plantação de 50 mil oliveiras em sebe, a juntar ao 1,1 milhão de oliveiras já existentes na Herdade Maria da Guarda, sede da empresa.




A Casa Agrícola Cortez Lobão, baseada na Herdade Maria da Guarda, em Serpa, está a expandir a sua área de olival, dos atuais 600 hectares para mais 30, num investimento de 500 mil euros.

Serão plantadas 50 mil novas oliveiras, que produzirão azeitonas correspondentes a duas toneladas de azeite por hectare/ano, segundo estimativas da própria empresa.

Desde 2006, foram investidos 14,5 milhões de euros na Herdade Maria da Guarda, nos seus 600 hectares, com mais de 1,1 milhões de oliveiras plantadas em sebe (cerca de 1800 kms de linhas de oliveira), capazes de produzir anualmente mais de um milhão de quilos de azeite.

A quase totalidade de produção de azeite da Casa Agrícola Cortez de Lobão destina-se à exportação.

Brasil, Estados Unidos e China, estão entre os países para onde mais exporta a Casa Agrícola Cortez Lobão, mas o seu principal mercado é a Itália, país que é um dos maiores consumidores, embaladores e exportadores de azeite do mundo, mas que não produz em quantidade suficiente para dar resposta à procura que foi criando interna e externamente.

"Em Portugal, vendemos aos dois principais embaladores", refere João Cortez de Lobão, acionista da casa agrícola com o mesmo nome, "mas a grande fatia segue para Itália, que procura azeite de boa qualidade, compra-o, embala-o, consome-o ou exporta-o e que desde há muitos séculos que procura na Lusitânia essa qualidade que lhe faz falta".

A produção da Herdade Maria da Guarde tem permitido vendas anuais entre os 4 e os 6 milhões de euros, consoante a flutuação de valor de azeite nos mercados internacionais, e um EBITA a rondar os 4 mil euros por hectare/ano.

A Herdade Maria da Guarda deve o seu crescimento ao aumento da área plantada mas também ao acréscimo de eficiência que conseguiu imprimir em termos de produção. "Na Herdade de Maria da Guarda não se trabalha para ser o maior mas sim o mais eficiente", conclui o gestor.





Sem comentários:

Enviar um comentário