Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas ficam em liberdade
Apresentações diárias às autoridades da localidade de residência, GNR ou PSP de Moura, foram as medidas de coação aplicadas terça-feira à noite pelo juiz do Tribunal de Serpa aos três cidadãos romenos detidos por inspetores da Polícia Judiciária de Faro e acusados da prática de um crime de tráfico de seres humanos
Os três homens, com idades entre os 22 e os 33 anos, foram detidos numa operação da PJ e da GNR de Serpa e Moura, na sequência da denúncia feita por 24 trabalhadores no dia 1 de Novembro junto da PJ de Lisboa e Embaixada da Roménia e uma queixa no posto da GNR de Serpa, alegando a escravização de que estavam a ser alvo na apanha da azeitona.
Conduzidos pela PJ ao Tribunal de Serpa, os três homens foram ouvidos ao longo de oito horas. Cerca das 20.30 horas de terça-feira, foram conhecidas as medidas de coação, que lhes permitem ficar em liberdade e continuar a "trabalhar" na contração de pessoas para os campos da região.
Dos indivíduos detidos, o mais velho é casado com uma cidadã portuguesa e é apontado como o chefe do grupo. Os outros dois são um irmão e o cunhado do homem.
Na edição do passado dia 3 de Novembro, o JN denunciou que um grupo de vinte e quatro cidadãos, entre os quais duas mulheres, estava a ser escravizado por "Máfias de Leste" na apanha da azeitona, recebendo menos de um euro (0,66 cêntimos) por 12 horas de trabalho.
Na sequência da denúncia, as posteriores investigações conduziram a que, na semana passada, a GNR recuperasse os documentos dos trabalhadores escravizados, que entretanto já foram repatriados para a Roménia. Na segunda-feira, a operação levou à detenção dos três suspeitos, dois deles casados, que residem na mesma casa em Moura
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=3530346
E que tal em vez de - Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas em Serpa ficam em liberdade. Assim -Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas ficaram em liberdade em Serpa. Uma virgula fora do sitio poderá fazer a diferença, uma palavra é certo que o fará.
ResponderEliminar