Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas em Serpa ficam em liberdade

Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas ficam em liberdade

Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas ficam em liberdade

Apresentações diárias às autoridades da localidade de residência, GNR ou PSP de Moura, foram as medidas de coação aplicadas terça-feira à noite pelo juiz do Tribunal de Serpa aos três cidadãos romenos detidos por inspetores da Polícia Judiciária de Faro e acusados da prática de um crime de tráfico de seres humanos

Os três homens, com idades entre os 22 e os 33 anos, foram detidos numa operação da PJ e da GNR de Serpa e Moura, na sequência da denúncia feita por 24 trabalhadores no dia 1 de Novembro junto da PJ de Lisboa e Embaixada da Roménia e uma queixa no posto da GNR de Serpa, alegando a escravização de que estavam a ser alvo na apanha da azeitona.
Conduzidos pela PJ ao Tribunal de Serpa, os três homens foram ouvidos ao longo de oito horas. Cerca das 20.30 horas de terça-feira, foram conhecidas as medidas de coação, que lhes permitem ficar em liberdade e continuar a "trabalhar" na contração de pessoas para os campos da região.
Dos indivíduos detidos, o mais velho é casado com uma cidadã portuguesa e é apontado como o chefe do grupo. Os outros dois são um irmão e o cunhado do homem.
Na edição do passado dia 3 de Novembro, o JN denunciou que um grupo de vinte e quatro cidadãos, entre os quais duas mulheres, estava a ser escravizado por "Máfias de Leste" na apanha da azeitona, recebendo menos de um euro (0,66 cêntimos) por 12 horas de trabalho.
Na sequência da denúncia, as posteriores investigações conduziram a que, na semana passada, a GNR recuperasse os documentos dos trabalhadores escravizados, que entretanto já foram repatriados para a Roménia. Na segunda-feira, a operação levou à detenção dos três suspeitos, dois deles casados, que residem na mesma casa em Moura

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=3530346

1 comentário:

  1. E que tal em vez de - Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas em Serpa ficam em liberdade. Assim -Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas ficaram em liberdade em Serpa. Uma virgula fora do sitio poderá fazer a diferença, uma palavra é certo que o fará.

    ResponderEliminar