Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Profissionais da GNR em Serpa estão metade do mês sem folgar



A Associação dos Profissionais da Guarda afirma que militares da GNR do Alentejo ficaram metade do mês de Agosto a trabalhar sem folgar, uma situação considerada "inadmissível e violadora da lei".
   Em comunicado divulgado esta segunda-feira, 27, a Associação dos Profissionais da Guarda (APG-GNR), na região Sul, refere que, em Serpa, a realização da "V Feira Histórica e Tradicional", de sexta-feira a domingo, "obrigou a que os profissionais deixassem de usufruir da sua folga semanal neste fim de semana" para garantir a segurança do evento.
   E aponta ser uma "situação inadmissível, violadora da lei e que coloca os profissionais a trabalhar 14 dias ininterruptamente".
   "O responsável da tutela vem afiançar que não faltarão condições de serviço aos profissionais das forças de segurança, com certeza que pretende ignorar a realidade de muitos postos territoriais do país", critica a APG.
   No caso do Alentejo, são realçadas "as condições físicas de alguns postos, como é o caso de Serpa, em que os profissionais para fazerem a sua higiene têm que atravessar um pátio enrolados numa toalha, com uma frota automóvel envelhecida e [onde] também escasseiam os efectivos".
   Na semana passada, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, defendeu que "não pode, naquilo que é essencial, faltar condições para que as forças de segurança assegurem um trabalho que é absolutamente essencial para a comunidade nacional".
   Para a APG, "seria positivo que as declarações do senhor ministro fossem acompanhadas de medidas práticas, pois é esta a realidade, a da falta de condições de serviço, a da falta de efectivos", como na área de Beja, onde a GNR "tem deixado de ter visibilidade por falta de elementos, com consequências na segurança das populações e dos próprios profissionais".


http://correioalentejo.com/?diaria=7705

Serpa: População vai sair à rua pelo direito à saúde




A Praça da República, em Serpa, vai receber na próxima sexta-feira, uma concentração pelo "direito à saúde".
A Comissão de Utentes da Saúde e Outros Serviços Públicos do Concelho de Serpa vai promover, na próxima sexta-feira, a partir das 18.00 horas, na Praça da República uma concentração pelo “direito à saúde”.
A “Comissão” diz não ao encerramento do serviço de urgência no Hospital de S.Paulo e sim à instalação do serviço de urgência básico prometido há já muito tempo mas que nunca foi instalado.
Para além dos serviços que estão a ser retirados de Serpa são ainda feitas criticas à política de saúde que tem vindo a ser seguida e que, na opinião da Comissão, tem dificultado cada vez mais o acesso da população do concelho aos serviços de saúde e aponta como exemplos para além do encerramento de serviços no Hospital, o aumento das taxas moderadoras e a redução dos transportes não urgentes.
Palmira Guerreiro, Comissão de Utentes da Saúde e Outros Serviços Públicos do Concelho de Serpa, afirma que é fundamental que as populações protestem contra estas medias e garante que esta luta vai continuar.

PCP de Serpa contra encerramento do Hospital de S. Paulo



A Comissão Concelhia de Serpa do PCP está contra o encerramento do Hospital de Serpa. Segundo os comunistas “mais uma vez as autoridades responsáveis pelo sector da saúde, a nível nacional e regional, decidiram implementar uma medida lesiva dos interesses das populações do concelho de Serpa”. O PCP de Serpa “manifesta-se contra (…) a não implementação do Serviço de Urgência Básica e vai continuar a lutar (…) para que o serviço seja uma realidade no Hospital de Serpa”.
De acordo com o Partido Comunista os governos do PS e do PSD/CDS-PP têm tido “políticas de saúde caracterizadas por sucessivos cortes, reduções, fechos e extinções”. Naquele concelho “as valências e os serviços do Hospital de Serpa foram sendo gradualmente esvaziados, tornando cada vez mais difícil e caro o acesso dos cidadãos à saúde”, refere a concelhia.
Os comunistas dizem que os governantes vão agora “dar a machadada final, encerrando o Hospital de S. Paulo em Serpa”. Segundo o PCP “é preciso lutar contra o fecho” daquela unidade hospitalar.
A concelhia de Serpa apela a que todos os munícipes se manifestem na Praça da República em Serpa, na sexta-feira, pelas 18 horas.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Câmara Municipal de Serpa entrega barco ao Bombeiros Voluntarios De Serpa

Câmara entrega barco
aos bombeiros
A Câmara Municipal de Serpa procedeu

à entrega de uma embarcação

aos Bombeiros Voluntários de Serpa,

no dia 22 de junho. A entrega realizouse

no quartel, e contou com as presenças

do Presidente da Direção, José

Luís Pires, e do Vereador Carlos Alves,

em representação da autarquia.

A embarcação semirrígida é concebida

para navegar em águas paradas, em

serviços de salvamento, prevenção e

emergências. Foi entregue também o

Kit de Segurança, composto por quatro

fatos de mergulho completos.

A aquisição deste equipamento visa o

reforço da capacidade de resposta da

estrutura de Proteção Civil Municipal,

no âmbito das operações de socorro e

salvamento no domínio do plano de

água, considerando o aumento do

número de albufeiras no concelho.

A operacionalidade de todo o equipamento

fica à responsabilidade dos

Bombeiros Voluntários de Serpa, o

agente de proteção civil que, em

primeira linha, procede ao Socorro e

Salvamento.

Este equipamento foi cofinanciado

pelo PEGLA - Projeto Estruturante

das Terras do Grande Lago de

Alqueva, financiado pelo FEDER, no

âmbito de uma candidatura ao

POCTEP- Programa Operacional de

Cooperação Transfronteiriça

Espanha-Portugal.

O custo total do equipamento foi de

34.171,82 (valor com IVA), o valor

elegível correspondente a 27.777,97 foi
suportado a 25% (6.944,49 ) pela

autarquia e 75% (20.833,48 ) suportado

pelo FEDER.
 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Spot TV V Feira Histórica e Tradicional de Serpa

5ª feira histórica e tradicional de serpa -- A Revolução de 1383/1385



A 5.ª edição da Feira História e Tradicional de Serpa
, de 24 a 26 de agosto, no centro histórico da cidade, dá especial enfoque ao período da Revolução de 1383-85.

Em finais do século XIV, Portugal viveu uma crise política, económica e social que abalou as estruturas da sociedade feudal anunciando novos tempos. Com a morte do rei D. Fernando, em finais de 1383, abriu-se uma crise sucessória – a alta nobreza latifundiária e militar, a classe dominante, defendia Beatriz, casada com o monarca de Castela, o que implicava a perda de independência nacional; e a burguesia comercial e marítima, alguns pequenos nobres e, sobretudo, o “povo meúdo” apoiavam D. João, Mestre de Avis, aclamado mais tarde rei de Portugal.

É um período histórico de convulsões sociais (insurreição popular em Lisboa e revoltas em todo o País, sobretudo a Sul do Tejo) e de guerra (invasões, cercos, batalhas, assaltos, escaramuças) entre Portugal e Castela. As forças portuguesas, chefiadas por Nuno Álvares Pereira e com a ajuda de tropas inglesas, derrotam os castelhanos em várias batalhas. A vitória em Aljubarrota põe termo à guerra mas a paz com Castela só será assinada em 1411.
De acordo com o cronista Fernão Lopes, das 31 cidades e vilas que aclamaram rei o Mestre de Avis, 15 situavam-se no Alentejo. De 98 povoações referidas como apoiantes de D. João I, 35 eram alentejanas.

Serpa era uma delas.

Autarquia de Serpa oferece manuais escolares ao 1º ciclo



A Câmara Municipal de Serpa vai proceder à aquisição dos manuais escolares para todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico do concelho, para o próximo ano lectivo. A iniciativa vai beneficiar cerca de 600 alunos e tem um custo previsto de 22.000,00€. A aquisição dos manuais será feita através das livrarias e papelarias do concelho, à semelhança dos anos anteriores. Este é o quinto ano consecutivo em que a autarquia oferece os manuais escolares, no âmbito política de educação que tem vindo a ser seguida pelo município, e da qual fazem parte a componente de apoio à família no ensino pré-escolar, a realização de ATLs durante as férias lectivas, o apoio aos transportes escolares.

Serpa: Inscrições abertas para apoios aos “Jovens Criadores”



Estão abertas inscrições para apoios a jovens criadores na área da música, dança ou artes plásticas. Esta iniciativa da autarquia de Serpa, em colaboração com outras entidides, surge no âmbito do Musibéria.

A Câmara Municipal de Serpa, através do Musibéria-Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, em conjunto com outras entidades, convida jovens criadores a candidatarem-se a apoios para o desenvolvimento dos seus projectos na área da música, dança ou artes plásticas.
Esta iniciativa, que surge no âmbito do Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal 2007-2013, é co-financiada pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Podem candidatar-se jovens criadores e investigadores de qualquer nacionalidade, tendo como requisito obrigatório o conhecimento do português escrito e falado e idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos. As inscrições encontram-se abertas até ao dia 31 de Agosto.
Os apoios substanciam-se na atribuição de subsídios, alojamento, estadia, assim como, cedência de materiais, recursos e condições técnicas necessários ao desenvolvimento criativo de um projecto durante o ano académico 2012-2013.
Para o próximo ano lectivo o Musibéria tem também disponível um subsídio específico destinado à investigação, com base num aspecto concreto do Cante Alentejano.
Mais informações podem ser obtidas em www.musiberia.com.pt

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Serpa: Utentes protestam contra eventual fecho das urgências dia 31 de Agosto



A comissão de utentes de saúde de Serpa promove dia 31 deste mês uma acção de protesto contra o eventual fecho das urgências e defende a instalação do Serviço de Urgência Básica (SUB) no hospital da cidade.


O protesto servirá "essencialmente" para contestar o proposto encerramento das urgências e defender a instalação do "prometido" SUB no Hospital de S. Paulo, em Serpa, disse Palmira Guerreiro, da recém-criada Comissão de Utentes da Saúde e Outros Serviços Públicos do Concelho de Serpa.
Segundo Palmira Guerreiro, os utentes "não aceitam" a proposta de fecho das urgências do hospital de Serpa e, por isso, criaram a comissão, para promover várias iniciativas em defesa do serviço e da unidade de saúde, como o protesto de dia 31.
A comissão para a reavaliação da Rede Nacional de Emergência e Urgência propôs ao Governo o encerramento de 16 serviços de urgência classificados como tal num despacho de 2008, entre os quais o SUB de Serpa.
Contudo, ainda não foi criado nenhum SUB em Serpa, funcionando apenas um Serviço de Urgência Avançada (SUA) no hospital da cidade.
Por isso, a comissão de utentes "estranha" a proposta de fecho de um serviço que, "na prática, não existe", apesar de estar prometido e ser reivindicado, e "receia" que o SUB acabe por não ser instalado e que o SUA que existe em Serpa feche.
Segundo Palmira Guerreiro, a realização do protesto, cujos local e hora estão por definir, foi decidida na última reunião da comissão de utentes, após a maioria PSD/CDS-PP na Assembleia da República ter chumbado, no passado dia 25 de Junho, três projectos de resolução sobre o Hospital de Serpa.
Os projectos de resolução, um do PCP, um do Partido Ecologista "Os Verdes" e outro do Bloco de Esquerda, eram baseados numa petição em defesa da manutenção e da reposição de serviços e da instalação do SUB no hospital da cidade.
A petição, que reuniu cerca de 4.500 assinaturas, foi promovida pela Câmara, pela Assembleia Municipal e pelas juntas de freguesia do concelho de Serpa.



quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Serpa -Autarquia coloca online Portal do Munícipe



A autarquia de Serpa anuncia que, a partir de hoje, vai estar online o Portal do Munícipe com um conjunto de informações úteis.
A Câmara Municipal de Serpa coloca, hoje, online o Portal do Munícipe que disponibiliza um conjunto de informações úteis nomeadamente notícias, estratégia da autarquia, projectos e obras georeferenciados num mapa interactivo e ainda integração com redes sociais para que seja possível acompanhar de perto toda a actividade e assim ter uma participação mais activa na vida do concelho.
Através de uma área reservada, de uma forma simples e intuitiva, os munícipes registados podem, nesta fase, enviar opiniões, expor problemas e de uma forma mais cómoda, rápida e eficaz obter respostas por parte da autarquia e acompanhar em tempo real os vários processos.
Tomé Pires, vereador da Câmara de Serpa, afirmou que este projecto aproxima a autarquia aos munícipes que a partir de agora podem poupar tempo e dinheiro porque passa a ser possível tratar de vários assuntos através do “portal”.
Em nota de imprensa a autarquia serpense dá conta que tornou-se pioneira no processo de modernização administrativa ao lançar uma solução de comunicação integrada entre munícipes e Município que reúne o Balcão Único de Atendimento, Serviços Online e Portal do Munícipe. Um processo iniciado em Fevereiro deste ano que faz parte de uma plataforma mais vasta, o MyNet, que inclui vários canais de ligação com o utente, prevendo-se para breve a disponibilização de mais serviços.