“Teatro de terça a quinta-feira, música às sextas e sábados, apresentações da BAAL 17 e da residência artística, aos domingos, são as propostas para a edição 2012, das Noites na Nora”, avançou Marco Ferreira, da organização, explicando que “o modelo de programação adoptado para o 13º Festival que começa, em Serpa, já no próximo dia 6 de Julho, é idêntico ao dos anos anteriores”.
Marco Ferreira falou também das apostas deste ano, no teatro e na música, adiantando que“em 2012 será Fernando Tordo a encerrar as Noites na Nora, no dia 21 de Julho, e que regressam as referências e as promessas da música nacional”.
“Apesar de ser um ano difícil e de cortes nos apoios”, Marco Ferreira, da BAAL 17, frisou que “a Companhia voltou a apostar nesta iniciativa” e espera que “o público apareça e que faça da Nora, nestes dias, noites de casa cheia, tal como nos anos anteriores”. Acrescentou que “é com as pessoas que a BAAL 17 conta para poder prosseguir o seu trabalho”.
O 13º Festival Noites na Nora começa, em Serpa, no dia 6 de Julho, com a música dos Contracorrente e o espectáculo: “Resistir é uma forma de existir”, uma homenagem à música de intervenção, resgatando da memória e reivindicando para a actualidade as músicas e as vozes de resistência que marcaram a História do século vinte, como o chileno Victor Jara, o argelino Idir ou o brasileiro Chico Buarque, entre outros. De Portugal à descoberta de múltiplas latitudes, Contracorrente é uma volta ao mundo cantada em vários idiomas e um manifesto de que, ainda hoje, resistir é uma forma de existir.










![Foto: Amanhã, 7 de junho, às 21h30, o grande palco que é a Praça da República recebe o espetáculo enREDE |Portugal, Espanha, Brasil, Argentina . Direção Artística de Malu Aires|
Seguindo a tradição dos Encontros de Cultura de Serpa, mais uma vez, artistas de vários países reúnem-se para construir um espetáculo onde multiplicam sonoridades, influências e afetos musicais.
O espetáculo Enrede 2012 foi apresentado e concebido durante o IV Encontro da enRede, realizado em Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo, Minas Gerais, Brasil, em janeiro de 2012.
É uma iniciativa da Câmara Municipal de Serpa, em parceria com a Câmara Municipal de Caminha, Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo e EnRede – Rede Internacional de Municípios pela Cultura.
Tem as participações de Os Alentejanos, Elsa Gomes [Portugal]; Newton Baiandeira, Meninos de Minas, Maíra Baldaia e Aulus Rodrigues [Brasil]; No Chilla [Argentina]; Ana Castilla [Espanha].](http://a7.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc6/c101.0.403.403/p403x403/269242_10150967091107145_279595162144_10183375_1075861998_n.jpg)
