Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CANTE ALENTEJANO Candidato a Património Imaterial da Humanidade


A Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO será entregue na sede da organização a 30 de Março de 2012 pela Confraria do Cante Alentejano, entidade promotora da candidatura, à qual se associaram a Casa do Alentejo e a Associação MODA, como co-promotoras.

A Câmara Municipal de Serpa e a Turismo do Alentejo, E.R.T. são os patrocinadores da candidatura que nasceu de um desafio lançado pelo embaixador Fernando Andresen Guimarães, ex-Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, ao presidente da Câmara Municipal de Serpa, João Rocha, quando da preparação da candidatura de Serpa à Rede de Cidades Criativas da UNESCO.

A Comissão de Honra é presidida pelo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Integram ainda a mesma comissão, Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro; D. Manuel Clemente, Bispo do Porto e presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais; Rui Vilar, presidente do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian; Rui Nabeiro, Presidente do Grupo Nabeiro / Delta Cafés; João Rocha, Presidente da Câmara Municipal de Serpa e António Ceia da Silva, Presidente da Direcção da Turismo do Alentejo, Entidade Regional de Turismo.

Rui Vieira Nery lidera a Comissão Científica da candidatura e a Comissão Executiva é presidida por Carlos Laranjo Medeiros.

A candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade parte do envolvimento das comunidades, dos grupos e dos indivíduos na salvaguarda do seu próprio património cultural imaterial.

A Câmara Municipal de Serpa está a dinamizar o apoio e o envolvimento de todos os Municípios em que existem grupos de cante alentejano.

Pelo seu lado, a Casa do Alentejo está a recolher o apoio das Casas do Alentejo e outras associações de alentejanos existentes no País e na diáspora e a Confraria do Cante Alentejano e a Associação MODA estão a dinamizar o apoio dos grupos corais.

No contexto da candidatura, serão realizados diversos trabalhos como a recolha e estudo do cancioneiro e da discografia do Cante Alentejano, a inventariação e caracterização dos grupos corais e uma compilação ilustrada de histórias de vida de cantadores e de grupos corais.

O programa de promoção e divulgação da candidatura incluirá um filme documental do realizador Sérgio Tréfaut, bem como exposições, conferências, concursos fotográficos, concertos e manifestações de rua.

Sem comentários:

Enviar um comentário