Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de setembro de 2017

RALLY DE SERPA SÁBADO DIA 30 SETEMBRO ( RECORDE DE INSCRITOS )







Com mais de quatro dezenas de inscritos, numa organização conjunta da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e do Município de Serpa, sábado, dia 30 de setembro, vai para a estrada o Rally Flor do Alentejo / Cidade de Serpa, competição pontuável para o Campeonato Regional de Rallyes do Sul.

Com 41 concorrentes inscritos, um record na prova alentejana, terá como carro n.º 1, Márcio Marreiros, líder do Regional Sul, seguido de Júlio Inácio, João Martins e Ricardo Filipe, seus perseguidores nas contas do campeonato.
Destaque para as presenças de Diogo Salvi em Skoda Fabia, Carlos Martins em Citroen DS3, os dois Peugeot 208 da Inside Motor pilotados por Vitor Calisto e Joaquim Batalha, o Campeão Nacional de Iniciados RC5, Ricardo Sousa e André Rodrigues, piloto com presenças assíduas no nacional.
A prova tem início pelas 8h30 com as Verificações Administrativas e Técnicas, sendo a partida do 1º Concorrente para a primeira passagem pela Pec 1 (Brinches 1), numa extensão de 10 quilómetros, dada às 13h48, seguindo-se a primeira passagem pela Pec 2 (Santa Iria 1), com 9,35 quilómetros, às 14h41.
Depois de uma incursão pela Zona de Assistência situada em Serpa, os concorrentes efectuam nova passagem pelas duas Pec’s, respectivamente às 16h19 e 17h12. Segue-se uma nova entrada na Assistência e posteriormente em Parque de Reagrupamento até às 21h03, hora marcada para o início da Super-Especial Serpa, com 2,06 quilómetros de extensão no interior da cidade de Serpa, a que se seguirá a entrega de prémios, pelas 23 horas.
Recorde-se que em 2016, a prova do teve como vencedora à geral a dupla Ricardo Teodósio/José Teixeira em Mitsubishi Evo VI, enquanto Carlos Martins/Daniel Amaral, em Citroen DS3, foram os mais rápidos na estrada, vencendo o grupo X5. João Martins/Pedro Conde em Mitsubishi Lancer Evo VII venceram a competição destinada ao Campeonato de Rallyes do Sul.
Refira-se por último que, além do apoio imprescindível da Guarda Nacional Republicana e Bombeiros Voluntários de Serpa, a prova conta ainda com o patrocínio da Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches CRL, produtora dos azeites Flor do Alentejo, da Câmara Municipal de Serpa, da Consdep Aljustrel e Pirotecnia Oleirense.
https://regiao-sul.pt/2017/09/26/desporto/rallyes-regional-sul-acelera-sabado-em-serpa/395461

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

O Município de Serpa assina Acordo Coletivo de Trabalho



Autarquia assina
Acordo Coletivo de Trabalho
O Município de Serpa assinou um Acordo Coletivo de Trabalho, no dia 21 de setembro, pelas 10h00, na sala de sessões do edifício da Câmara Municipal.

O Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEP), proposto pelo STAL – Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local e Regional, Empresas Públicas, Concessionárias e Afins, foi aprovado em Reunião de Câmara, no dia 13 de setembro.

A assinatura deste documento garante a salvaguarda dos direitos dos trabalhadores promovendo a reposição das 35 horas de trabalho semanais e dos três dias de férias perdidos durante o anterior Governo, regulamenta a organização do tempo de trabalho, nomeadamente os horários de trabalho e suas modalidades, a recompensa do desempenho e a diminuição do período experimental, entre outras matérias. 

http://www.cm-serpa.pt/noticias.asp?ID=2468



sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Rali De Serpa Apresentado hoje pela 19h30 em Serpa

























A Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e o Município de Serpa estão a preparar mais uma edição do “Rali Flor do Alentejo – Cidade de Serpa”. A prova, agendada para o próximo dia 30 de Setembro, é pontuável para o Campeonato Regional de Ralis do Sul.
O Rali apresenta este ano algumas novidades. De acordo com os promotores, a prova vai disputar-se apenas num dia.  O Rali tem um novo troço situado junto à povoação de Brinches e a super-especial, que anteriormente abria o Rali, realiza-se este ano no final a fechar a prova.
O valor da inscrição a pagar é de 38 euros, ou seja, o valor do seguro da prova.
“Esta medida foi tomada em estreita colaboração com o principal patrocinador da prova, a Cooperativa Agrícola de Beja e Brinches, e surge como forma de incentivo ao aumento de participantes numa clara aposta em reduzir os custos de participação”, revelam os organizadores.
A prova tem início sábado pelas 8h30 com as Verificações Administrativas e Técnicas. A partida do 1º Concorrente para a primeira passagem pela Pec 1 (Brinches 1), numa extensão de 10 quilómetros, será dada às 14 horas, seguindo-se a primeira passagem pela Pec 2 (Santa Iria 2), com 9,35 quilómetros.
Depois de uma incursão pela Zona de Assistência situada em Serpa, os Concorrentes efectuam nova passagem pelas duas Pec’s por volta das 16h45.
Segue-se uma nova entrada na Assistência e posteriormente em Parque de Reagrupamento até às 21 horas para o início da Super-especial Serpa, com 2 quilómetros de extensão no interior da cidade de Serpa.
As inscrições decorrem até 22 de Setembro.
A prova é apresentada oficialmente, hoje, pelas 19h30, no Espaço Nora em Serpa.


https://www.radiopax.com/rali-flor-do-alentejo-apresentado-em-serpa/

Serpa/Mina Da Orada Idoso assaltado e agredido

Resultado de imagem para gnr fotos




Idoso assaltado e agredido em Pias, Serpa

Crime foi cometido por dois homens, que roubaram cerca de mil euros em dinheiro ao idoso e se puseram em fuga num veículo ligeiro.

Um homem de 77 anos foi assaltado esta quinta-feira no Monte do Carvalhal, perto de Mina da Orada, na freguesia de Pias, concelho de Serpa (Beja), tendo recebido assistência hospitalar por ter sido agredido, disse fonte da GNR.
A mesma fonte indicou à agência Lusa que o idoso foi agredido com um objeto contundente, tendo posteriormente sido transportado para o Serviço de Urgência Básica do Centro de Saúde de Moura.
Segundo a fonte daquela força de segurança, o assalto foi perpetrado por dois homens, que roubaram cerca de mil euros em dinheiro ao idoso e se puseram em fuga num veículo ligeiro.
A GNR, que recebeu o alerta para esta ocorrência, cerca das 19:30, está a proceder a diligências no sentido de localizar os dois homens.



quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Património Natureza Jornadas Europeias do Património





jornadas europeias do património
Património Natureza
Nos dias 22 e 23 de setembro, o Município de Serpa associa-se mais uma vez às Jornadas Europeias do Património, sendo que o tema selecionado para este ano é “Património e Natureza”.
Pretende-se ir de encontro ao tema através de uma visita temática à Azenha da Misericórdia no Rio Guadiana, onde se pode observar todo o sistema construtivo da azenha, e as particularidades dos engenhos que a moviam. Destaca-se ainda momentos de recreação cultural ligados à história local, como a moagem, enquadramento arqueológico, momentos de poesia e cante, criação de um livro temático ligado, assim como a recreação teatral da Lenda do Rio Anas, enquadrados na paisagem natural, reforçando assim a sensibilização e preservação do património coletivo.

Já na cidade de Serpa, convidam-se todos os participantes a contemplarem a paisagem a partir do terraço do Musibéria, e de seguida a assistir ao concerto Os pássaros estão estragados, de José Valente.

Anualmente o Conselho da Europa e da União Europeia promove as Jornadas Europeias do Património (JEP), atualmente contam com a participação de cerca de 50 países. Este tipo de atividades pretende sensibilizar os cidadãos para a importância da salvaguarda do património. Em Portugal a entidade que coordena a programação e divulgação das JEP é a Direção Geral do Património Cultural (DGPC).


Programa
sexta-feira, 22 de setembro “Um Património à Beira Rio”
Tipo de Atividade :: Visita Guiada
Local :: Azenha da Misericórdia, Rio Guadiana
Público-Alvo :: Alunos do Curso profissional de Gestão e Ambiente da Escola Secundária de Serpa e alunos Academia Sénior de Serpa
Descrição :: Visita temática à Azenha da Misericórdia que prevê diversas atividades, explicação do funcionamento do moinho pelo moleiro, recreação de uma lenda relacionada com o rio, momento de poesia, enquadramento arqueológico e elaboração de um livro de bolso com informações do património cultural e rural.
9h00 :: Saída de Serpa - junto à Escola Secundária de Serpa na Rua José Maria da Graça Affreixo
10h00 :: Visita guiada à Azenha
10h30 :: Enquadramento Arqueológico
11h00 :: Recreação da “A Lenda do Rio Anas” pelo grupo de teatro (En)cena
11h30 :: Distribuição do Livro de bolso aos alunos
12h30 :: Almoço Livre
13h30 :: Apontamentos de poesia pelos alunos da Academia Sénior
14h30 :: Regresso à cidade de Serpa


sábado, 23 de setembro “A Natureza em Sinfonia”
Tipo de Atividade :: Espetáculo Artístico
Local :: Musibéria
Público - Alvo :: Público em Geral
Descrição :: A atividade convida a uma leitura do perfil monumental da cidade de Serpa e do território envolvente desde os marcos históricos à paisagem humanizada, interpretada por técnicos especializados. A atividade prevê ainda o concerto “Os pássaros estão estragados".
Horário:
17h00 :: Abertura do Espaço do Terraço
18h30 :: Concerto “Os pássaros estão estragados" de José Valente

SERPA Semana europeia da mobilidade 2017






semana europeia da mobilidade 2017
A partilhar chegamos mais longe
Programação
16 de setembro
21h00 – Serpa Night Colour Run (partida e chegada junto à piscina municipal)
Inscrições gratuitas (nome e data de nascimento) na Piscina Municipal, na Unidade Municipal de Cultura Desporto e Juventude (UMCDJ) Rua da Cadeia Velha nº 9 em Serpa ou em desporto@cm-serpa.pt

17 de setembro
9:00 – 13:00; 15:00 – 18:00 – Circuito de Charrete (partida e chegada do Parque de campismo)
Pretende-se com esta ação proporcionar aos utilizadores do Parque de Campismo um passeio de Charrete pela cidade de Serpa.

De 18 a 22 de setembro “Serpa Forte na Mobilidade – Um concelho que se mexe”
(exercício físico ao ar livre)
Dia 18
09h30 - Pias – (Jardim Público)
11h00 – Brinches (Largo do Vale)
Dia 19
09h30 – Serpa (Espelho de água/Cineteatro)
Dia 20
09h30 – Vales Mortos (Largo Dr.Quirino Mealha)
11h00 – Santa Iria (Rua das Piçarrinhas)
Dia 21
09h30 – Vila Verde de Ficalho (Largo Conde de Ficalho)
11h00 – A do Pinto (Jardim Público)
Dia 22
09h30 – Vila Nova de S. Bento (Largo D. Maria do Carmo Barroso)
11h00 – Vale de Vargo (Largo da Igreja)

18 a 22 de setembro “Leva a Bicicleta para a Escola”
(Convite a toda a população escolar do concelho a utilizar preferencialmente a bicicleta, patins, skate, trotinete…como meio de transporte na sua deslocação para a escola).

20 de setembro
10h00 – 12:00 (Praça da República) – Percurso de Pista de Transito com Bicicletas – Uma iniciativa conjunta do Município e GNR- iniciativa dirigida aos alunos do3º e 4º ano (inscrições junto do professor)

Dia 21 de setembro
10 h00 (Praça da República) - Prova de Foto-orientação “À Descoberta de Serpa”
(obrigatório máquina fotográfica digital ou telemóvel)
Inscrições gratuitas (nome e data de nascimento) na Unidade Municipal de Cultura Desporto e Juventude (UMCDJ) Rua da Cadeia Velha nº 9 em Serpa ou em desporto@cm-serpa.pt

22 de setembro “Às Sextas de Bicicleta”
O plano é simples: a cada sexta-feira, levamos a bicicleta connosco para as ruas.
Todos juntos a pedalar no mesmo dia da semana, por todo o país.
Pedalamos para o trabalho, para a universidade, para as compras, para o jardim ou para o café com amigos ao fim do dia.
Desde os que normalmente deixam a bicicleta em casa aos que já pedalam regularmente - todos estão convidados.
Surpreenderemos as nossas cidades, governantes, vizinhos e colegas.
De uma forma divertida e natural, mostraremos como um futuro com mais bicicletas nas ruas poderá ser mais humano e confortável para todos.
Contamos contigo. Inscreve-te já hoje em http://sextadebicicleta.mubi.pt e assume o desafio

Dia 22 de setembro – Dia Europeu Sem Carros
10h00 às 20h00 - Encerramento da zona intramuralhas ao tráfego automóvel.

FESTA M80 em Serpa - Pavilhão da Cidade

FESTA M80






Serpa - Pavilhão da Cidade
 
As Festas M80 continuam!  Sábado, 23 de Setembro, é a vez da cidade de Serpa receber a festa mais animada da temporada! Os DJs Nelson Miguel e Francisco Gil vão pôr toda a gente a dançar pela noite dentro com a música da sua rádio!

Se a sua vida tem uma música ela passa nesta festa!


http://m80.iol.pt/destaques/body.aspx?id=8933

SERPA : Acidente de trabalho faz um morto




Um homem de 55 anos de idade perdeu hoje a vida num acidente de trabalho na cidade de Serpa.
O motorista de um veículo pesado morreu depois de ser atingido por um tapete rolante quando fazia o carregamento de cereais para um camião pertencente a uma empresa com sede em Vila Nova de S. Bento.
As causas da queda do tapete rolante não são conhecidas.
O acidente aconteceu por volta das 8 horas da manhã.
No socorro à vitima estiveram os Bombeiros de Serpa, a ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) de Moura e a GNR.
A ACT – Autoridade Para as Condições do Trabalho está a investigar o acidente.


Fonte https://www.radiopax.com/acidente-de-trabalho-faz-um-morto-em-serpa/

terça-feira, 12 de setembro de 2017

Pias/Serpa Jovem Mata Amigo de 16 anos com Disparo Acidental

Foto de Rudi Pretinho Vieira.


Disparo acidental com arma modificada causa a morte de um jovem de 16 anos ,  Bernardo Marta  estava na festa de aniversario da sua namorada quando se deu o incidente  , Bernardo veio a falecer no bloco operatório do H.Beja .



Noticia na integra no sitio lidador Noticias 

http://www.lidadornoticias.pt/ultima-hora-pias-serpa-jovem-mata-amigo-de-16-anos-com-disparo-acidental-na-aldeia-de-pias/

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Jovem de Serpa com 25 anos atira-se do paredão Barragem do Alqueva




Uma jovem do sexo feminino, natural de Serpa, faleceu esta terça-feira, dia 5 de Setembro, após ter saltado do paredão da Barragem do Alqueva, uma altura de 96 metros.
Segundo o Capitão Ferreira do Comando Territorial de Beja, por volta das 22h00 foi contactado o posto territorial de Moura, informando que “uma jovem teria saltado do paredão da Barragem do Alqueva”.
De acordo com as suas palavras, “trata-se de uma jovem de 25 anos do sexo feminino”, que pôs termo à vida.
Segundo o Capitão, no local esteve a patrulha da GNR do posto territorial de Moura, os Bombeiros Voluntários de Moura, assim como a Delegada de Saúde, “que acabou por verificar o óbito” e o INEM que disponibilizou psicologos para a assistencia aos familiares, num total de 13 operacionasi e 5 viaturas.
A ocorrência ficou a cargo do Posto Territorial de Moura, que “elaborará o expediente necessário”.