Pesquisar neste blogue
terça-feira, 24 de julho de 2012
Inaugurada Casa do Cante em Serpa
A Casa do Cante, localizada na Rua dos Cavalos, em pleno Centro Histórico da cidade de Serpa é um espaço dedicado à salvaguarda do cante alentejano enquanto património cultural imaterial.
Resultado da vontade do município de Serpa de contribuir para a dignificação desta expressão musical, bem como de dotar o Alentejo com equipamentos que contribuam para tornar esta região uma referência internacional nas indústrias culturais, em particular aquelas que se encontram associadas à música, a partir deste polo cultural vão ser desenvolvidas ações nos campos da pesquisa histórica, antropológica e musical, para além de exposições temporárias e atividades de animação e formação para públicos distintos.
A missão da Casa do Cante é criar e implementar um Plano de Salvaguarda para a Polifonia Tradicional, uma responsabilidade que surgiu no seio da Candidatura deste bem a um reconhecimento internacional pela UNESCO como património do Mundo e da Humanidade.
O edifício integra um centro de documentação, uma galeria de exposições temporárias, um auditório, uma cafetaria e uma loja.
- No centro de documentação o visitante pode aceder a toda a informação sobre o cante Alentejano, assim como a bibliografia em diferentes suportes sobre a polifonia tradicional em Portugal, no Mediterrâneo e no Mundo
- A galeria de exposições temporárias acolherá ciclos anuais de exposições dedicadas à temática do cante. A primeira exposição neste espaço será do fotógrafo Augusto Brázio.
- O auditório, com capacidade para 40 lugares sentados, oferecerá programação assente no diálogo entre público e cantadores de cante alentejano e de outras formas corais, nacionais ou estrangeiras.
- A cafetaria e a Loja do Cante são espaços dedicados à descontração onde os visitantes podem degustar e adquirir produtos regionais de excelência.
A requalificação do edifício teve um custo total de 639.004,41 euros, tendo sido cofinanciada em 470.992,03 € pelo FEDER no âmbito do Programa Inalentejo.
A Casa do Cante tem como promotor a Câmara Municipal de Serpa, que, tendo em vista o enriquecimento do projeto, já realizou protocolos de cooperação com a Direção Regional de Cultura, Confraria do Cante, Biblioteca Nacional, Universidade Nova de Lisboa, entre outras entidades.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário