Pesquisar neste blogue

terça-feira, 24 de julho de 2012

V FEIRA HISTÓRICA E TRADICIONAL DE SERPA


Inscrições para tavernas e bancas abertas

 Revolução de 1383/1385 é o tema da 5ª edição da Feira Histórica e Tradicional que se realiza de 24 a 26 de agosto.

Estão abertas as inscrições para candidatura de tavernas e bancas de artesanato, produtos alimentares e não alimentares, com término de 20 de julho (tavernas) e nas restantes situações a 30 de julho.

Ver ficha de inscrição e regulamento aqui 

Inaugurada Casa do Cante em Serpa



A Casa do Cante, localizada na Rua dos Cavalos, em pleno Centro Histórico da cidade de Serpa é um espaço dedicado à salvaguarda do cante alentejano enquanto património cultural imaterial.

Resultado da vontade do município de Serpa de contribuir para a dignificação desta expressão musical, bem como de dotar o Alentejo com equipamentos que contribuam para tornar esta região uma referência internacional nas indústrias culturais, em particular aquelas que se encontram associadas à música, a partir deste polo cultural vão ser desenvolvidas ações nos campos da pesquisa histórica, antropológica e musical, para além de exposições temporárias e atividades de animação e formação para públicos distintos.

A missão da Casa do Cante é criar e implementar um Plano de Salvaguarda para a Polifonia Tradicional, uma responsabilidade que surgiu no seio da Candidatura deste bem a um reconhecimento internacional pela UNESCO como património do Mundo e da Humanidade.

O edifício integra um centro de documentação, uma galeria de exposições temporárias, um auditório, uma cafetaria e uma loja.

- No centro de documentação o visitante pode aceder a toda a informação sobre o cante Alentejano, assim como a bibliografia em diferentes suportes sobre a polifonia tradicional em Portugal, no Mediterrâneo e no Mundo

- A galeria de exposições temporárias acolherá ciclos anuais de exposições dedicadas à temática do cante. A primeira exposição neste espaço será do fotógrafo Augusto Brázio.

- O auditório, com capacidade para 40 lugares sentados, oferecerá programação assente no diálogo entre público e cantadores de cante alentejano e de outras formas corais, nacionais ou estrangeiras.

- A cafetaria e a Loja do Cante são espaços dedicados à descontração onde os visitantes podem degustar e adquirir produtos regionais de excelência.

A requalificação do edifício teve um custo total de 639.004,41 euros, tendo sido cofinanciada em 470.992,03 € pelo FEDER no âmbito do Programa Inalentejo.

A Casa do Cante tem como promotor a Câmara Municipal de Serpa, que, tendo em vista o enriquecimento do projeto, já realizou protocolos de cooperação com a Direção Regional de Cultura, Confraria do Cante, Biblioteca Nacional, Universidade Nova de Lisboa, entre outras entidades.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

A ASSOCIAÇÃO HUMANITARIA DOS BOMBEIROS VOLUNTARIOS DE SERPA COMEMORAM HOJE O 33º ANIVERSARIO .




A ASSOCIAÇÃO HUMANITARIA DOS BOMBEIROS VOLUNTARIOS DE SERPA COMEMORAM HOJE O 33º  ANIVERSARIO .

Saúde: Relatório sugere fecho de dez serviços de urgência, entre eles o de Serpa



Grupo de peritos, nomeado pelo Governo, para estudar a organização dos serviços de saúde em Portugal propõe o encerramento de dez urgências, entre elas está a de Serpa. Tomé Pires, vice-presidente da autarquia serpense, considera “caricato este relatório apontar para o encerramento de um serviço que nunca chegou a existir”, avançou que “a petição pela manutenção e reposição dos serviços do Hospital de S. Paulo vai ser discutida, no Parlamento, no dia 25 deste mês” e assegurou que se vai continuar a lutar pela criação de um Serviço de Urgência Básico em Serpa”.

A Comissão Técnica, nomeada pelo Ministério, para estudar a organização dos serviços de saúde em Portugal já apresentou o seu relatório, propondo o encerramento de dez urgências, entre elas está a de Serpa. O documento do grupo de peritos aponta ainda, entre outras medidas, para um agravamento das taxas para moderar as idas às urgências.
A Voz da Planície ouviu o vice-presidente da Câmara de Serpa sobre a perspectiva de fecho do Serviço de Urgência Básico do Hospital de S. Paulo. Tomé Pires, que também integra a “Plataforma Saúde”, referiu que “este é o tão aguardado e anunciado relatório” e considerou “caricato o facto deste, documento apontar para o encerramento de um serviço que nunca chegou a existir em Serpa”.
O autarca prosseguiu frisando que “este é um relatório que levanta muitas dúvidas e questiono-me como foi possível os peritos não terem verificado que este serviço nunca chegou a ser efectivado”. Tomé Pires recordou que “a implementação de um Serviço de Urgência Básico em Serpa é uma das reivindicações da petição pela manutenção e reposição dos serviços do Hospital de S. Paulo, que foi entregue na Assembleia da República (AR)” e que “a luta pela sua concretização vai continuar”.
O vice-presidente da autarquia serpense avançou ainda, à nossa estação que “a petição vai ser discutida, no Parlamento, no dia 25 deste mês” e que “depois das várias reuniões realizadas com todos os grupos parlamentares ficou a promessa de alguns, em particular os que não estão ligados ao Governo, de defenderem na discussão que marca a última sessão parlamentar, a manutenção dos serviços do Hospital de S. Paulo e a reposição de alguns que perdeu. Está-se a contar também com a apresentação de projectos de resolução sobre esta matéria e por tudo isto vai ser necessário aguardar pelo desfecho de todas estas questões para se decidir depois o que fazer. Fica a certeza contudo, de que Serpa não vai ficar calada".
O encerramento do Serviço de Urgência Básico em Serpa não é a única medida apontada neste relatório que afecta a área de abrangência da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA). O documento refere, igualmente, que o Hospital polivalente que serve o Baixo Alentejo deverá passar a ser o de Faro e não o de S. José, em Lisboa, como até agora.
No relatório, o grupo de peritos, liderado pelo médico Artur Paiva, defende que 99,9 por cento da população portuguesa fica a menos de 60 minutos de uma urgência e que 94,9 por cento fica a menos de meia hora.
Recorde-se que neste documento é sugerido o aumento das taxas para evitar a procura excessiva dos serviços de urgências e que os centros de saúde têm de dar resposta às situações agudas, mas não urgentes, criando horários de atendimento para consultas não programadas. O grupo de peritos afirma também que devem ser criados indicadores nos centros de saúde associados a metas para reduzir a procura das urgências no hospital de referência.
Outra questão abordada tem que ver com as equipas que trabalham nas urgências dos hospitais.O relatório admite que os profissionais estão desmotivados e sugere que seja adoptado o modelo de equipas dedicadas à urgência, ou seja, médicos que trabalham apenas na urgência. É dito ainda, que neste modelo, não cabem os médicos contratados através de empresas externas.
Contactado pela Renascença, o gabinete de Paulo Macedo afirmou que, em última instância, o Governo até pode não aplicar qualquer das recomendações do grupo de trabalho. A partir de agora, referiu ainda o gabinete do ministro à Renascença, esta proposta vai ser amplamente discutida, nomeadamente nas administrações regionais de saúde, e que o Ministério "está aberto a contributos vários".

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Fora de casa: Serpa é o outro destino que deixamos hoje, como proposta…




Música é a proposta para esta noite, da programação do 13º Festival “Noites na Nora”, que a BAAL 17 continua a apresentar em Serpa, no espaço Nora. Esta é mais uma sugestão, nas ideias para o seu fora de casa desta sexta-feira…
Em Serpa, a BAAL 17 continua a apresentar a programação do 13º Festival “Noites na Nora”.
A proposta desta noite, para as 22.00 horas, no espaço Nora, vai para a música. Em palco Osso Vaidoso para apresentar “Animal”. Este foi o projecto que Ana Deus agarrou depois de ter passado pela formação Três Tristes Tigres.

Serpa: “Noites de Rua Cheia” entre 19 de julho e 18 de agosto



Espetáculos de teatro e música vão animar quase todas as freguesias e localidades do concelho de Serpa entre os dias 19 de julho e 18 de agosto, através da edição deste ano da iniciativa “Noites de Rua Cheia”.

A iniciativa, com espetáculos de “mais de 25 grupos de teatro e de música”, promete “um verão em festa”, segundo o município de Serpa.

As “Noites de Rua Cheia”, organizadas há mais de uma década pelo município de Serpa, contam com o apoio das freguesias de Brinches, Pias, Salvador, Vale de Vargo, Vila Nova de S. Bento e Vila Verde de Ficalho.

sábado, 7 de julho de 2012

Serpa vai ter "grande" rali



O Regional Sul vai ter ainda este ano uma prova extra, que será disputada em Serpa no dia 22 de Setembro, em pisos de terra.
A organização deste evento estará a cargo Sociedade Artística Reguenguense, agremiação com largo historial em provas do nacional de Todo-o-terreno, organizando, por exemplo, o Ervideira Rali.
A prova terá um esquema tradicional, com uma super-especial no Sábado à noite mais dois troços disputados duas vezes no dia seguinte. Porém, a organização e as diversas entidades públicas e privadas envolvidas neste evento, querem que este seja um rali de referência no Sul de Portugal.
Assim, no Sábado tendo em vista uma maior interação com o público, haverá logo ao início da tarde demonstrações de carros de corrida (GT ´s, Monolugares, entre outros... ) e vários co-drives com pilotos de renome, bem como ações de promoção dos sponsors da prova.
A organização está também a trabalhar em outro tipo de iniciativas, estando a ser estudadas medidas de atração de viaturas de rali que não corram há algum tempo, entre outras novidades como, por exemplo, preços de inscrições que serão uma surpresa.
As entidades responsáveis por esta prova já garantiram a presença de Fernando Peres e Ricardo Teodósio, estando por confirmar outros nomes de relevo dos ralis nacionais. Certo, diz a organização, é que "vai haver competição!!!".