Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Portugal defronta a Bélgica na preparação para o Mundial de Futsal em Serpa


 
Portugal vai defrontar a Bélgica, a 15 e 16 de maio, em Serpa e Aljustrel, respetivamente, em jogos de preparação para o Mundial de futsal da Tailândia2012, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol.
Os jogos decorrerão a 15 de maio no Pavilhão Municipal dos Desportos Carlos Pinhão, em Serpa, e a 16 no Pavilhão Municipal de Desportos de Aljustrel, com início marcado para as 20h15.
A seleção portuguesa de futsal assegurou a presença na fase final do Campeonato do Mundo da Tailandia2012 ao bater a Bielorrússia, a 10 de abril, no "play-off" de qualificação

terça-feira, 24 de abril de 2012

IMAGEM ERRADAMENTE ATRIBUÍDA A NOTICIAS AQUI PUBLICADAS

OCORREU UM ERRO NO BLOG SERPA ALENTEJO , EM DETERMINADAS  NOTICIAS FORAM ADICIONADAS IMAGENS QUE NÃO CONDIZIA A REALIDADE  ,  O BLOG PEDE DESCULPA AOS LESADOS  POR ESTE  ERRO CAUSADO .
PRINCIPALMENTE AO FUEL BAR POIS ERA ESSA FOTO QUE ESTAVA A SER PUBLICADA.


Serpa – Detenção por tráfico de droga 20/04/2012








Serpa – Detenção por tráfico de droga

O Núcleo de Investigação Criminal de Moura deteve um individuo suspeito de tráfico de estupefacientes,
 na tarde do dia 20, em Serpa. 
Na altura da detenção tinha na sua posse 153 doses de haxixe e 585 euros.
 Ficou detido nas instalações da Guarda até ser presente ao Tribunal Judicial de Serpa.








Data de Inserção: 20/Abr/2012
Fonte: DCRP

GNR prende traficante Serpa/Pias


Ponte da Barca - Operação de combate ao tráfico de droga
Um homem de 42 anos foi ontem detido pela GNR em Pias, Serpa, por suspeita de tráfico de droga. Estava na posse de 50 doses de haxixe e de seis pés de canábis plantados em garrafões de plástico. O suspeito foi constituído arguido e libertado sob termo de identidade 

Cravos e fogo-de-artífico no 25 de Abril em Serpa



As comemorações do 25 de Abril em Serpa começam na noite de 24 de Abril  na freguesia de Brinches com  baile, entrega de cravos e desfile coral e etnográfico e em Pias actuam grupos corais e de rock, depois de se entregarem cravos à população.
Em Serpa, no Cine-Teatro Municipal, oferecem-se cravos e a música estará a cargo da Banda da Sociedade Filarmónica,  Grupo Coral os “Ceifeiros de Serpa” e do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa. 
Do Alto da Forca serão lançados morteiros à meia-noite, seguindo-se uma arruada pela Banda, seguida de fogo preso.

Em Vale de Vargo, há espectáculo comemorativo do sétimo Aniversário do Grupo Coral Feminino “As Papoilas do Enxoé”, com a participação dos diversos grupos. Depois de distribuidos cravos, há fogo-de-artifício. 

No caso de Vila Nova de S. Bento, o cineteatro Maria Lamas recebe a actuação de Grupos Corais às 22:00 e distribuição de cravos. Por fim, na freguesia de Vila Verde de Ficalho, depois da meia-noite, fogo-de-artifício, atuaçãodo Grupo Coral Flores do Chança e entrega de Cravos

No feriado, a ronda pelas freguesias revela em Brinches um passeio de cicloturismo “Brinches/Pias/Vale de Vargo”, pelas 10:00, arruada da Banda Filarmónica de Brinches, pelas 16:00 e gincana na Praça da República, pelas 16:30.
Será deste modo que Serpa festejará mais um aniversário do Dia da Liberdade.

Ponte estreita populações transfronteiriças



No dia 21 de abril foi oficializada a ligação transfronteiriça Serpa/Paymogo com a inauguração da Ponte Internacional sobre a ribeira do Chança. 

A cerimónia contou com a presença de João Rocha, presidente da Câmara Municipal de Serpa, José Macias, Alcalde de Paymogo e Deputado na Diputación Provincial de Huelva, Josefina Cruz Villalón, da Concejeria de Obras Públicas da Junta de Andaluzia, vários eleitos, portugueses e espanhóis, e moradores da zona. 

Depois de feita a travessia, os presentes reuniram-se no Posto de S. Marcos, onde se discursou sobre a importância da infraestrutura para aproximar Portugal e Espanha, encurtando em tempo e distância e trazendo benefícios culturais e económicos a ambos os países. 

A obra foi iniciada em 2005 com o alargamento e repavimentação do caminho municipal que liga a Cruz da Cigana a S. Marcos e deste à ribeira do Chança, numa extensão de mais de 10 km, que teve um custo de cerca de 5,4 milhões de euros. A ponte têm uma extensão de 170 metros e representou um investimento de 2,3 milhões de euros. 

Estas obras tiveram um custo de quase 5,7 milhões de euros, financiado em 75% por fundos comunitários através do programa Interreg IIIA, do projeto HUBAAL.

* Da autoria do poeta espanhol António Machado, citado no discurso de José Macias

Estão aí os Jogos Municipais 2012 - De 5 de maio a 23 de junho




Em 2012 voltam a realizar-se os Jogos Municipais, que vão decorrer de 5 de maio, dia da abertura oficial, a 23 de junho. 

As inscrições, para equipas e individuais são grátis e podem ser efetuadas até 06 de Maio, através de impresso próprio na Câmara Municipal, Biblioteca Municipal, Juntas de Freguesia, parques e pavilhões, clubes e coletividades ou através do site: www.cm-serpa.pt
A organização é da Câmara Municipal de Serpa, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo.

Comemoração do 25 de Abril no Concelho de Serpa


Em todo o concelho o 25 de abril vai ser celebrado com a realização de várias atividades organizadas pela Câmara Municipal de Serpa, Juntas de Freguesia e Movimento Associativo.
 Torneios de jogos tradicionais, espetáculos musicais, almoços convívio e o passeio de cicloturismo 
"Brinches/Pias/Vale de Vargo" são algumas das iniciativas propostas. Consulte aqui o programa concelhio.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

TEMPO PARA O FIM DE SEMANA - Concelho de Serpa


  • Hoje

    Nuvens com abertas
    20º
    21º
  • Sábado

    Nuvens com abertas
    23º
    11º
  • Domingo

    Nuvens com abertas
    21º
  • Segunda-feira

    Céu limpo
    23º
  • Terça-feira

    Nuvens com abertas
    20º

SERPA: Eleitos e representantes das forças políticas dizem “não” à Reorganização Administrativa


Eleitos e representantes das forças políticas no concelho de Serpa dizem "não" à proposta de Reorganização Administrativa Autárquica. Os argumentos estão expressos num documento aprovado por maioria.
Eleitos do concelho de Serpa e representantes das diferentes forças políticas, reunidos em plenário, aprovaram, por maioria, com dois votos contra de eleitos do PSD, um documento onde rejeitam a proposta de Reorganização Administrativa Autárquica.
O documento começa logo por afirmar que qualquer reforma na Administração Local deve respeitar o principio da adesão voluntária, sendo que a presente proposta não assenta na vontade expressa das populações e dos seus representantes.
Sara Romão, presidente da Assembleia Municipal de Serpa, afirmou que esta proposta promove a “régua e esquadra” a aniquilação das freguesias.
Sara Romão acrescentou às conclusões do documento a ideia de que está em crescente o esvaziamento dos serviços públicos prejudicando as populações e aquilo que as zonas do interior precisam é de reformas positivas.
No final os eleitos do concelho de Serpa garantem que vão fazer tudo o que estiver ao seu alcance para defesa dos seus territórios e populações.
O documento vai ser enviado para a Câmara e Assembleia Municipal de Serpa, Juntas e Assembleias de Freguesia do concelho, ANAFRE, Associação Nacional de Municípios Portugueses, Grupos Parlamentares e Ministro dos Assuntos Parlamentares.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Rali Vidreiro 2012 Ao Minuto 6:11 Passagem de Carlos Martins e Aníbal Martins

Rali Vidreiro 2012 Pião Carlos Martins e Aníbal Martins


Felizmente já começa a ser hábito as boas exibições destas duas duplas. Carlos Martins e Anibal Martins, desta feita com o seu Mitsubishi EVO 6 efetuaram uma excelente prova, vencendo a ultima especial e acabando no 3º posto a 0,4 segundos do 2º. Diogo Gago fez um tempo excepcional no ultimo troço, e foi buscar um Gil Antunes que até então tinha liderado o troféu Modelstand. O algarvio soma a 3ª vitória em outras tantas provas. Peres foi o vencedor e consolida a liderança do Open

Carlos Martins e Aníbal Martins em Mitsubishi Evo 7 fechou o pódio. No Rali do Vidreiro


A dupla Diogo Gago e Jorge Carvalho venceram pela terceira vez consecutiva, o Desafio Modelstand ao terminaram em 6º lugar da geral o Rali do Vidreiro, que se disputou no sábado, 14 de abril, na zona da Marinha Grande. No Open de Ralis, Fernando Peres voltou a não ter concorrência e venceu pela quarta vez esta época.
O Rali do Vidreiro, que mais uma vez foi organizado pelo Clube Automóvel da Marinha Grande (CAMG), foi na generalidade do agrado dos pilotos. O CAMG montou um esquema de troços muito compacto no interior do Pinhal de Leiria que permitiu que os pilotos tivessem um rali fácil e barato de treinar. A chuva intermitente que foi caindo durante o dia tornou as especiais muito traiçoeiras, obrigando os pilotos a cautelas redobradas e as escolhas dos pneus foram uma autêntica lotaria. Diogo Gago, que é navegado pelo trofense Jorge Carvalho (pai), voltou a surpreender toda a concorrência no Desafio Modelstand, após uma luta gigantesca com Gil Antunes. Gago passou todo o rali na 2ª posição do troféu, sempre a escassos segundos do comandante Antunes. Mas na última especial do rali o pequeno Peugeot 206 GTI de Diogo Gago, pura e simplesmente, “voou” e não só recuperou os sete segundos de atraso que tinha para Gil Antunes como ainda lhe ganhou outros sete que foram suficientes para carimbar mais uma vitória no Desafio Modelstand. 
Além desta vitória que cimentou a liderança no troféu, Diogo / Carvalho ascenderam a 3º da geral do Campeonato Open de Ralis e ainda continuam na liderança do Campeonato Júnior. Fernando Peres é que continua a não dar hipóteses à concorrência. 
Aliando a sua enorme experiência à rapidez e fiabilidade do seu Mitsubishi Evo 7, Peres venceu a prova com toda a naturalidade e garantiu a 4ª vitória da época consolidando ainda mais o 1º lugar no Open de Ralis. João Barros que tripula um fantástico Citroën Saxo Kit Car, terminou em 2º a mais de um minuto de Peres e Carlos Martins em Mitsubishi Evo 7 fechou o pódio.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Nova ponte luso-espanhola entre Serpa e Paymogo é inaugurada no sábado


A nova ponte luso-espanhola que liga o concelho de Serpa (Beja) e o município espanhol de Paymogo (Huelva), uma reclamação antiga das populações e autoridades raianas e que custou 2,3 milhões de euros, vai ser inaugurada no sábado.

A Ponte Internacional sobre a ribeira do Chança é «muito importante» e vai «contribuir para o desenvolvimento das relações económicas e culturais» entre os dois lados da fronteira, disse hoje à Agência Lusa o presidente da Câmara de Serpa, João Rocha.
Por outro lado, a ponte, «uma reclamação antiga» das populações raianas e autoridades locais, vai permitir «encurtar as distâncias» entre a cidade de Serpa e a povoação de Paymogo, que «antes ficavam mais longe uma da outra», frisou

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Entrada de Serpa requalificada



A intervenção destinou-se a proporcionar melhores condições de circulação na entrada que faz a ligação às freguesias de Vila Nova de São Bento, Vila Verde de Ficalho, bem como a Santa Iria, ao concelho de Mértola e a Espanha.

A requalificação da entrada iniciou-se no cruzamento com o IP8, desenvolvendo-se numa extensão aproximada de 955 metros, terminando na rotunda da entrada de Serpa, perto da Rotunda de S. Gens. 

A obra, que se iniciou em janeiro, teve um custo de 420.200 €, e contemplou o alargamento da plataforma de circulação e a criação de passeio e ciclovia no lado esquerdo.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Estado Do Tempo Até Terça Feira De Altinho ( Festas De Serpa)


Digressão de novo projecto “Memorial” passa por Serpa Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo

Digressão de novo projecto “Memorial” passa por Serpa<br>
Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo <br>

A Praça da República, em Serpa, recebe, no domingo de Páscoa, 8 de Abril, pelas 22h00, no âmbito das Festas do Concelho, um novo espectáculo que percorre os temas que fazem parte da memória colectiva dos portugueses - aqui interpretados de uma forma única - e inéditos escritos propositadamente para “Memorial”, o encontro, pela primeira vez, em palco, de Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo.


“Memorial” é o novo projecto musical que junta duas gerações de cantautores: Fernando Tordo e Carlos Mendes - cujas composições e interpretações inesquecíveis fazem parte da história musical do nosso país – e Filipa Pais, uma voz inconfundível que pertence a uma nova geração de cantores.
A Praça da República, em Serpa, recebe, no domingo de Páscoa, 8 de Abril, pelas 22h00, no âmbito das Festas do Concelho, um novo espectáculo que percorre os temas que fazem parte da memória colectiva dos portugueses - aqui interpretados de uma forma única - e inéditos escritos propositadamente para “Memorial”, o encontro, pela primeira vez, em palco, de Carlos Mendes, Filipa Pais e Fernando Tordo. 
Uma dezena de novas canções são apresentadas em estreia, constituindo um dos principais atractivos do espectáculo, que se encontra em digressão pelos palcos nacionais e estrangeiros em 2012. 
No conjunto, “Memorial” dá a conhecer desde canções mais intimistas, às que convidam à participação do público ou, até, a uma alegria contagiante, percorrendo influências e géneros musicais marcantes para ambos os cantautores, onde a vertente musical passa a conjugar-se, de forma inédita, com a teatral e a poética.

Mes De Abril ( Festas em todo o concelho De Serpa )


Festas em todo o concelho
O mês de abril é de festas por todo o concelho. Começa já no dia 6, e prolonga-se até 10, a Festa em Honra de N. Srª. de Guadalupe, em Serpa, com animação de rua, espetáculos musicais, rally paper, celebrações religiosas, cortejo histórico e etnográfico, entre muitas outras atividades.

Em Vila Verde de Ficalho celebra-se a Festa em Honra de N. Sra. das Pazes e S. Jorge entre os dias 13 a 16. Do programa constam vários espetáculos musicais de onde de destaca no dia 14 a homenagem ao compositor João Monge, que irá ter a participação de Rui Veloso, Tim, Nuno Guerreiro, João Gil, Nancy Vieira e Paulo Ribeiro. 

N. Srª dos Prazeres tem Festa em sua Honra na Mina da Orada, nos dias 14 e 15 (programa em atualização). 

Brinches celebra a Festa do Jubileu em Honra de N. Srª de Consolação de 15 a 23 com um programa religioso vasto, um concurso de perícia automóvel, vacada e espetáculos de variedades. 

De 26 de abril a 1 de maio as Santas Cruzes podem ser visitadas em Vila Nova de S. Bento (programa não atualização). 

Foto: Cortejo Histórico e Etnografico de 1981. Arquivo CM Serpa.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Meteo até sabado de pascoa para a cidade de Serpa

Nuvens com abertas
14º
18º
  • Quarta-feira

    Muito nublado
    17º
  • Quinta-feira

    Céu limpo com poucas nuvens
    17º
  • Sexta-feira

    Aguaceiros
    16º
  • Sábado

    Nuvens com abertas
    18º
  • Serpa espera receber mais de 50 mil visitantes no Domingo de Páscoa


    Mais de 50 mil pessoas são esperadas em Serpa a partir de sexta-feira, 6 de abril e até dia 10, cujo ponto alto ocorre no domingo, Dia de Páscoa, quando ocorre o Cortejo Histórico e Etnográfico de Serpa, com a participação de mil figurantes, a par com a procissão anual que “arrasta” outros milhares da cidade até ao ponto mais alto da localidade, integrando ambas as festas concelhias em honra de Nossa Senhora de Guadalupe.

    Trata-se de um fim-de-semana alargado, religioso e festivo que assinala a chegada da Primavera e que enche de luz, cor e som a cidade de Serpa.

    De 6 a 10 de abril, realizam-se dezenas de actividades lúdicas e religiosas, sem esquecer 10 espetáculos de musica e animação gastronómica a engalanar a cidade.