Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Colisão entre autocarro com crianças do agrupamento de escolas de Serpa faz dois feridos em Portel



Uma colisão entre um autocarro, que transportava crianças, e um veículo ligeiro de passageiros, ocorrida esta sexta-feira à tarde no concelho de Portel (Évora), causou ferimentos aos dois ocupantes do automóvel, informou a Proteção Civil.

O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora explicou que o acidente aconteceu na Estrada Municipal 520, entre Portel e Vera Cruz, tendo os bombeiros recebido o alerta às 15:22.
Do acidente, resultaram um ferido grave, que é "um homem de 80 anos", e um ferido ligeiro, "um rapaz de 16 anos", acrescentou a mesma fonte, referindo que as vítimas foram transportadas para o Hospital do Espírito Santo de Évora.
Quanto ao autocarro envolvido no sinistro, que transportava "crianças do agrupamento de escolas de Serpa", no distrito de Beja, a colisão não causou danos pessoais, segundo a fonte.
Para o local, disse a Proteção Civil, foram mobilizados nove operacionais dos bombeiros de Portel, apoiados por três veículos, bem como a viatura médica de emergência e a reanimação de Évora do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e meios da GNR

Serpa – 12 armas apreendidas e 1 detido por posse ilegal de armas

Foto de Serpa – 12 armas apreendidas e 1 detido por posse ilegal de armas


Militares do Posto Territorial de Serpa detiveram ontem, 26 de janeiro, naquela localidade, um homem de 57 anos por posse ilegal de armas de fogo.
A detenção decorreu no âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária e, uma vez que o indivíduo já tinha antecedentes criminais por posse ilegal de armas, foi efetuada uma busca domiciliária que culminou na apreensão do seguinte:
·         Nove espingardas de caça;
·         Duas espingardas carabinas;
·         Uma pistola;
·         Dois silenciadores;
·         Uma mira telescópica;
·         Um sabre;
·         1 423 cartuchos;
·         Um carregador de munições;
·         Um aerossol de defesa.
O detido está neste momento a ser presente ao Tribunal de Serpa.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

C.M.Serpa quer requalificação urgente da Escola Secundária de Serpa

Resultado de imagem para escola secundaria de serpa


O presidente da Câmara de Serpa defendeu esta quarta-feira a requalificação urgente da degradada escola secundária da cidade, exigindo esclarecimentos do ministro da Educação sobre se vai ser feita alguma intervenção no estabelecimento de ensino e quando. A Escola Secundária de Serpa, no distrito de Beja, "precisa de uma requalificação urgente, porque, de uma forma geral, encontra-se num estado de degradação avançado e tem vários problemas, nomeadamente nas coberturas", disse à agência Lusa o presidente do município, o comunista Tomé Pires. Devido ao estado de degradação da escola e à possibilidade de atualmente se poder fazer uma intervenção financiada no âmbito do atual quadro de fundos comunitários, a Câmara de Serpa exige esclarecimentos do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, sobre se vai ser feita alguma intervenção na escola, de que tipo e quando, afirmou. Neste sentido, frisou, o município "exige uma resposta, quanto antes", aos três pedidos de reunião que já fez ao ministro da Educação com o objetivo de obter esclarecimentos sobre o processo de reabilitação da Escola Secundária de Serpa. Segundo Tomé Pires, o município fez o terceiro e mais recente pedido de reunião ao ministro da Educação na terça-feira e depois de "não ter obtido qualquer resposta" aos dois primeiros pedidos, que tinham sido feitos, respetivamente, nos dias 26 de outubro e 17 de novembro do ano passado. Através da reunião, explicou, a Câmara de Serpa "quer dar conta do estado de degradação da escola e saber se vai ser feita alguma intervenção e quando". "Acredito que o Ministério da Educação sabe em que estado está a Escola Secundária de Serpa, mas o município deve e quer ser ouvido, porque, como acompanha quase diariamente a evolução da degradação da escola, quer dar mais informações para juntar àquelas que o ministério já tem com o intuito de apressar a intervenção", disse o autarca.

Ler mais em: http://www.cmjornal.pt/cm-ao-minuto/detalhe/camara-quer-requalificacao-urgente-da-escola-secundaria-de-serpa?utm_medium=Social&utm_source=Facebook&utm_campaign=BotoesSite&utm_content=facebook

Formação Hidroginástica I : Bases Fundamentais para o Ensino



Formação Hidroginástica I : Bases Fundamentais para o Ensino
No dia 28 de janeiro realiza-se em Serpa a Ação de Formação Hidroginástica - Bases Fundamentais para o ensino
das 10h00 às 17h00, no Pavilhão Carlos Pinhão e na Piscina Coberta.

A formação destina-se a técnicos de desporto, portadores de títulos profissionais de exercício físico e diretor técnico e estudantes de desporto, e será ministrada pela formadora Vânia Brandão Loureiro (professora IPBeja), valendo no sistema de créditos – 1UC, para renovação do TPTEF (Título Profissional de Técnico de Exercício Físico) e TPDT (Título Profissional de Diretor Técnico)

As inscrições decorrem até 26 janeiro, são gratuitas para residentes no concelho de Serpa, e para os restantes interessados têm o custo de 20 € . As inscrições efetuam-se através dos serviços online, e para tal é necessário fazer o registo no Portal do Munícipe.

A formação é promovida pelo Município de Serpa e conta com o apoio do Instituto Politécnico de Beja, Instituto Português do Desporto e da Juventude e da Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis.

A prática da Hidroginástica acontece num meio a que não estamos naturalmente habituados, exigindo um conhecimento e um conjunto de competências diferente das utilizadas no meio terrestre. Nesta formação poderá adquirir e consolidar conhecimentos que lhe permitam organizar as habilidades motoras na água, fomentando a aquisição de padrões de exercício que auxiliarão na construção e dinamização das aulas.
A sua experiência, enquanto profissional do exercício físico no meio aquático, será valorizada através do incremento dos conhecimentos teóricos, um fomento do domínio técnico e o desenvolvimento de competências profissionais fundamentais para a lecionação de aulas de hidroginástica, em diferentes populações.
A formação adquirida neste curso proporciona um conjunto de competências que permitem a participação em diversas áreas do mercado de trabalho, nomeadamente em clubes desportivos; em autarquias; nos domínios particulares da prática do exercício físico e nos domínios do turismo ocupacional (Ginásios e Health/Wellness Clubs, Clubes Desportivos, Câmaras Municipais, Piscinas, Hotéis, Campos de Férias, Praias, Parques de Campismo, Empresas de Turismo, entre outros)

Apresentação Pública Feira do Queijo do Alentejo



Apresentação Pública
Feira do Queijo do Alentejo
No próximo dia 24 de janeiro, o município de Serpa faz a apresentação pública da 16ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, no Museu Etnográfico de Serpa, às 11h30. Esta ação pretende dar a conhecer o Programa da Feira, os objetivos do certame e apresentar as diversas ações de promoção que vão decorrer até à abertura da Feira.

A Feira do Queijo do Alentejo realiza-se de 24 a 26 de fevereiro de 2017, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa. Mostra económica do melhor que se produz no concelho, com destaque para o queijo e as agroalimentares, onde estão também representados o artesanato, os produtos regionais, as tasquinhas com gastronomia típica e outras atividades ligadas ao mundo rural e à cultura e identidade local, tem vindo a aumentar a capacidade de atração de profissionais do setor, ao mesmo tempo que potencia e estimula o turismo no concelho, com o crescente número de visitantes que anualmente marcam presença.

Nesta edição, o certame terá maior área e maior número de produtores de queijo, estando confirmados queijos de Serpa, Évora, Nisa, Beira Baixa, Castelo Branco, Terrincho-Trás-os-Montes, Azeitão, Redondo, Borba, Estremoz, Rio de Moinhos, Serra da Estrela, Açores e Salamanca (Espanha). Salienta-se a forte presença do Cante Alentejano durante os três dias da Feira, as atividades de animação para o público mais jovem garantido no Espaço Brinca, as oficinas práticas relacionadas com a culinária e o queijo, as sessões de apresentação de projetos e programas relacionados com o desenvolvimento local, o Concurso de Melhor Queijo da Feira do Queijo e muitas outras oportunidades de experimentação e de diversão, que vão continuar a marcar o Programa da Feira

C.M.Serpa Melhoria das Estradas Municipais



A decorrer
Melhoria das Estradas Municipais
O Município de Serpa encontra-se a intervencionar algumas Estradas Municipais, nomeadamente asfaltamentos, com vista a melhorar a segurança das mesmas.
Atualmente procede-se à requalificação da EM 525 (ligação de S. Marcos a Corte de Azinha) numa primeira fase com desmatação e abate de árvores, e de seguida iremos dar início à terraplanagem.
Foi iniciada também a reparação pontual nas zonas mais degradadas do pavimento da EM 519 (Cruzeiro), que liga Vila Nova de S. Bento ao cruzamento de acesso a Vales Mortos.
Brevemente iremos proceder à requalificação na EM 514 (que liga S. Brás ao Pulo do Lobo e termina em Vale do Poço), que inclui a desmatação e corte de árvores, trabalhos de terraplanagem no alargamento da plataforma e aplicação de tout-venant na formação da base e pavimentação com betão betuminoso. Esta intervenção, numa extensão de 4.300 metros, tem uma estimativa de custo na ordem dos 140.000 euros.

PROTECÇÃO CIVIL DE SERPA - Aviso Amarelo - Tempo Frio



Aviso Amarelo - Tempo Frio
AVISO AMARELO para TEMPO FRIO para o período entre as 00H00 de 18/01/17 e as 06H00 de 19/01/17, emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Previsão do Aviso: Persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Considerando as previsões, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Serpa recomenda as seguintes medidas de autoproteção à população.

MEDIDAS PREVENTIVAS

A Direcção-Geral da Saúde recomenda a adoção das seguintes medidas:
– Que se evite a exposição prolongada ao frio e às mudanças bruscas de temperatura;
– O uso de várias camadas de roupa, folgada e adaptada à temperatura ambiente;
– A proteção das extremidades do corpo (usando luvas, gorro, meias quentes e cachecol);
– A ingestão de sopas e bebidas quentes, evitando o álcool que proporciona uma falsa sensação de calor;
– Especial atenção com a proteção em termos de vestuário por parte de trabalhadores que exerçam a sua atividade no exterior, e evitar esforços excessivos resultantes dessa atividade.

RECOMENDA AINDA:
- Especial atenção aos aquecimentos com combustão (ex. braseiras e lareiras), que podem causar intoxicação e levar à morte;
– Que se assegure uma adequada ventilação das habitações, quando não for possível evitar o uso de braseiras ou lareiras;
– Que se evite o uso de dispositivos de aquecimento durante o sono, desligando sempre quaisquer aparelhos antes de se deitar;
– Que se tenha em atenção a condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva;
– Especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas ou em condição de maior isolamento.