Pesquisar neste blogue

terça-feira, 19 de abril de 2016

A Santa Casa da Misericórdia de Serpa vai continuar a gerir o Hospital de São Paulo

Santa Casa da Misericórdia de Serpa



A Santa Casa da Misericórdia de Serpa vai continuar a gerir o Hospital de São Paulo, naquela cidade, ao contrário do que pretendiam o PCP e o Bloco de Esquerda.
O regresso da unidade hospitalar à esfera pública e a sua reintegração no Serviço Nacional de Saúde (SNS) foi discutido no final da passada semana na Assembleia da República, mas os projectos de resolução do PCP e do Bloco acabaram por não passar, com os votos contra dos deputados do PSD e do CDS-PP e a abstenção da bancada do PS.
Tal facto levou a Coordenadora Distrital de Beja do Bloco de Esquerda a manifestar, em comunicado, o seu repúdio pela decisão "de manter a gestão do Hospital de Serpa na esfera privada, contrária à defesa e reforço do SNS público, universal e tendencialmente gratuito". 
Os bloquistas condenam igualmente "o 'lavar de mãos' dos deputados do PS quando se trata de defender na prática o SNS, contrário ao espírito do acordo parlamentar à esquerda que suporta o actual Governo", criticando igualmente o "voto dos deputados eleitos por Beja, Nilza de Sena e Pedro do Carmo".

quinta-feira, 14 de abril de 2016

XIII Encontro de Culturas em Serpa de 9 a 12 de junho



de 9 a 12 de junho
XIII Encontro de Culturas
O espetáculo Juntos, com Jorge Palma & Sérgio Godinho, no dia 12, e a fadista Gisela João, no dia 11, são as confirmações para o próximo Encontro de Culturas, que este ano se realiza de 9 a 12 de junho, em Serpa. Todos os espetáculos têm entrada livre e têm lugar no Centro Histórico

Serpa recebe a 37.ª Reunião de primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens



Dias 29 e 30 de abril
Serpa recebe a 37.ª Reunião de primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens
Subordinada ao tema “Pastagens, Forragens e Raças Autóctones – Estratégias de Valorização Económica na Margem Esquerda do Guadiana”, a 37.ª reunião de primavera da Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens terá lugar em Serpa nos dias 29 e 30 de abril.
A comissão organizadora, da qual faz parte um conjunto alargado de entidades, Câmara Municipal de Serpa, Sociedade Portuguesa de Pastagens e Forragens, Direção Regional de Agricultura e Pescas do Alentejo, IPB- Escola Superior Agrária de Beja, Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa, Associação de Agricultores do Concelho de Serpa, Associação de Beneficiários Ardila-Enxoé e Organização de Produtores Pecuários para a Defesa Sanitária de Ruminantes de Serpa, está a trabalhar na definição de um programa que integrará palestras e visitas técnicas a explorações agropecuárias. A iniciativa é dirigida a empresários do setor agropecuário, a decisores políticos, a técnicos, a investigadores e a estudantes.

Programa e inscrições

Facebook da iniciativa 

Município de Serpa e produtores do concelho na Feira do Queijo e Vinho de Faro e 14 a 17 de abr



O Município de Serpa, numa parceria com a AproSerpa- Associação de Produtores do Concelho de Serpa e a colaboração de produtores de queijo, vinho e enchidos, marca presença na terceira edição da Feira do Queijo e do Vinho de Faro.

Com um espaço dedicado aos produtos do Concelho, com degustação e venda, o município pretende promover e divulgar o concelho e os seus recursos agroalimentares, com destaque para os emblemáticos queijos de Serpa e vinhos de Pias. Estão representados 16 produtores, com as queijarias de António José Correia (queijo de ovelha), Queijaria d’Aldeia (queijo de cabra), Queijaria Silvestre (queijo de cabra), Queijaria Sota (queijo de Ovelha), Queijaria Guilherme (Queijo de ovelha e Queijo Serpa DOP) e Queijaria Eira da Vila (queijo de Ovelha e Queijo Serpa DOP). Nos Vinhos estão presentes a Sociedade Agrícola de Pias, Monte da Capela e EntreVilas, nos enchidos José Godinho Camilo, Miguel e Miguel, Paladares Alentejanos e Pedro Ramos Sargento. A complementar a oferta, está também representada a doçaria, Doces Candeias e, nas famosas queijadas de Serpa, a Casa Paixão e a Padisofal.

A Feira do Queijo e do Vinho de Faro decorre de 14 a 17 de abril, no Jardim Manuel Bivar, das 17h00 às 24h00 na quinta e sexta-feira, e das 15 às 24h00 no sábado e domingo.

Deputado do PS visitou Escola Profissional de Serpa



O deputado do PS eleito pelo distrito de Beja, Pedro do Carmo, visitou esta segunda-feira, 11 de Abril, a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS).
Acompanhado pelos deputados do PS que integram a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Pedro do Carmo aproveitou a oportunidade para "conhecer em maior detalhe" o trabalho desenvolvido pela instituição, tendo sido abordadas questões "como o financiamento, o plano curricular ou a estratégia do ensino público das escolas profissionais".
Em declarações ao "CA", o eleito socialista revela que da visita resultou igualmente "o futuro agendamento de iniciativas no âmbito das competências parlamentares para resolver os problemas levantados".