Pesquisar neste blogue

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Meteo para concelho de Serpa Final De Ano

Hoje

Céu limpo com poucas nuvens
Atual6º
Max14º
min9º
  • Quarta-feira

    Aguaceiros
    max16º
    min10º
  • Quinta-feira

    Aguaceiros
    Max16º
    min11º
  • Sexta-feira

    Nuvens com abertas
    Max18º
    Min11º
  • Sábado

    Aguaceiros
    Max17º
    Min4º
  • quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

    Suspeito de matar ex-GNR em Serpa fica em prisão preventiva .

    Suspeito de matar ex-GNR fica em prisão preventiva

    João Cotovio, o homicida confesso de João Aperta, cabo da GNR na reserva, vai ficar em prisão preventiva, decretou, esta quinta-feira, o Tribunal de Serpa. É suspeito de ter assassinado a sangue frio, com um tiro na cabeça, o ex-militar, por motivos passionais.

    O individuo de 34 anos, natural de Moncorvo e residente em Serpa, vai aguardar julgamento em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional Regional de Beja, onde esta quinta-feira deu entrada cerca das 17 horas, acusado dos crimes de homicídio qualificado e posse ilegal de arma.
    João Cotovio, arrendatário do "Café Santa Bárbara", localizado no Largo da Cruz Nova, no centro de Serpa, foi detido na aldeia de Pias, a cerca de 15 quilómetros de Serpa, para onde fugiu e se refugiou em casa de um amigo, depois de ter alegadamente disparado sobre João Aperta, ex-GNR a trabalhar como mecânico de automóveis numa oficina a cerca de 15 metros do estabelecimento do alegado homicida.
    O crime ocorreu na sequência de várias desavenças entre os dois homens, por motivos passionais. Cotovio vivia maritalmente com Maria do Carmo, 22 anos mais velha do que ele e que com explorava o estabelecimento. Mas Aperta manteria também uma relação com a mesma mulher.
    No domingo, véspera do crime, de acordo com uma testemunha ouvida pelo JN, no interior do café, João Aperta e João Cotovio tiveram uma discussão, tendo o primeiro dito que "o regava com gasolina e lhe puxava fogo", a que o segundo respondeu de que "se não me regares hoje, mato-te primeiro". E foi o que veio acontecer na noite de segunda-feira.
    Munido de uma carabina de calibre 22, Cotovio esperou escondido que Aperta deixasse o café na companhia da mulher e disparou contra o rival. Depois de vários disparos feitos pelos dois homens, o mecânico foi atingido numa perna ficando caído na rua, situação que o homicida confesso aproveitou para desferir, à queima-roupa, um tiro na cabeça do ex-GNR.
    Depois de disparar sobre o opositor João Cotovio fugiu, acabando por ser localizado em Pias, a cerca de 15 quilómetros do local do crime. Militares do Destacamento de Intervenção da GNR cercaram o local e começaram as negociações para convencer o alegado homicida a entregar-se, o que ocorreu algumas horas depois, com João Cotovio a entregar-se à GNR sem oferecer resistência, tendo na sua posse a arma que utilizara no crime.
    Depois de algemado foi transportado para o posto de Serpa e posteriormente deslocado para outra subunidade com melhores condições de segurança, onde depois foi inquirido pela Polícia Judiciária que passou a investigar o crime.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=3604998&page=-1

    terça-feira, 24 de dezembro de 2013

    GNR deteve suspeito de matar a tiro cabo reformado da GNR em Pias Concelho De Serpa










    Em atualização) Um cabo da GNR reformado, de 55 anos, foi morto segunda-feira à noite em Serpa após uma troca de tiros, ao que tudo indica, por razões passionais. O suspeito, que usou uma carabina, foi detido esta terça-feira pela GNR numa casa abandonada, em Pias, após ter estado cercado durante algumas horas.
    A GNR cercou uma casa, na rua Timor-Lorosae, em Pias, a cerca de 15 quilómetros de Serpa, onde se refugou o homem suspeito de matar, a tiro, um reformado da GNR, na noite de segunda-feira.
    A entrada dos elementos do destacamento de Intervenção da GNR de Beja entraram na casa às 11.50 horas, após algumas horas de negociação com o indivíduo. A entrada dos guardas foi feita por uma porta lateral e detiveram o suspeito sem que este tenha oferecido resistência.
    O crime ocorreu cerca das 22.30 horas de segunda-feira, no Largo da Cruz Nova, em Serpa. O suspeito, de 34 anos, terá esperado que a mulher, com quem vivia maritalmente, e a vítima saíssem de um café para disparar.
    Na troca de tiros, o antigo guarda, que atualmente trabalhava como mecânico, ficou ferido numa perna sendo depois atingido na cabeça com um tiro de uma carabina de calibre .22.
    A mulher refugiou-se na casa de uma vizinha e pediu ajuda da GNR.

    http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=3603361

    segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

    Meteo Serpa - chuva para os proximos dias.

    Hoje

    Céu geralmente limpo
    Atual 5º
    Max 16º
    Min 7º
  • Terça-feira

    Chuva
    Max 16º
    min 12º
  • Quarta-feira

    Aguaceiros
    Max 14º
    Min 7º
  • Quinta-feira

    Nuvens com abertas
    Max 15º
    Min 7º
  • Sexta-feira

    Nuvens com abertas
    Max18º
    Min 8º
  • Rancho Coral Etnográfico da Casa do Povo de Serpa


    Feira do Queijo do Alentejo 2014 Inscrições abertas



    Inscrições abertas
    Feira do Queijo do Alentejo
    As inscrições para a Feira do Queijo ao Alentejo 2014 encontram-se a decorrer. o regulamento e a ficha de inscrição podem ser descarregados aqui.
    Esta iniciativa, que decorre de 28 de fevereiro a 2 de março, é organizada pela Câmara Municipal de Serpa com o objetivo de promover o queijo como um produto emblemático da região e procurando incentivar a melhoria da qualidade dos produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial.

    Duas unidades de cuidados continuados abertas em Serpa, num investimento de 3 ME

    Duas unidades de cuidados continuados abertas em Serpa, num investimento de 3 ME

    Duas unidades de cuidados continuados abertas em Serpa, num investimento de 3 ME

    Unidades permitiram criar cerca de 30 postos de trabalho e já estão lotadas

    19 de dezembro de 2013 - 16h52

     Duas unidades de cuidados continuados integrados, uma de média e outra de longa duração e com capacidade total para 30 doentes dependentes, são inauguradas na sexta-feira, em Serpa, num investimento de três milhões de euros.

    As Unidades de Cuidados Continuados Integrados Senhora de Guadalupe, situadas no mesmo edifício, foram construídas e são geridas pela Santa Casa da Misericórdia de Serpa (SCMS) e estão integradas na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados.

    As unidades, cada uma com capacidade para 15 utentes, prestam cuidados médicos, de enfermagem e outros a doentes dependentes, 24 horas por dia, uma em regime de internamento de média duração (30 a 90 dias) e outra de longa duração (mais de 90 dias), disse hoje à agência Lusa a provedora da SCMS, Maria Ana Pires.

    A unidade de média duração serve para reabilitação e a de longa duração para manutenção de doentes dependentes, através da prestação de cuidados com vista à melhoria da autonomia e à reinserção familiar e social dos utentes, explicou.

    As unidades, "um grande desafio" para a SCMS no atual contexto de crise, foram criadas "com fins mais abrangentes do que os dos cuidados continuados", disse Maria Ana Pires, referindo que a SCMS quer desenvolver nas infraestruturas "um programa assistencial na área da saúde e na área social".

    Cuidados de fisioterapia, psicomotricidade, terapias ocupacional e da fala, psicologia, higiene pessoal, alimentação, apoio social e atividades de convívio e de lazer são outros serviços prestados pelas unidades, indicou.

    Segundo Maria Ana Pires, as unidades, que começaram a funcionar no passado dia 21 de outubro, permitiram criar cerca de 30 postos de trabalho e já estão lotadas.

    A criação das unidades implicou um investimento que "rondou os três milhões de euros", financiado em 75% pela SCMS e em 25% pelo programa Modelar, e teve o apoio da Câmara de Serpa, que cedeu o terreno e executou os arranjos exteriores.

    Lusa
     

    sábado, 7 de dezembro de 2013

    Passagem de Ano 2013/14 em Serpa Org:Comissão De Festas De Serpa

    Carlos Martins Faz 2º lugar No Rally de Ourique e sagra-se Campeão Do Regional Sul



    Carlos Martins Faz 2º lugar  no  rally de Ourique e sagra-se campeão de rallys do regional sul , sendo que o mesmo piloto já tinha arrecado mais dois títulos , campeão do regional centro e OPEN ( Nacional)
    Muitos Parabéns ao Campeão da Cidade de Serpa