Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

No dia 1 de dezembro decorrerá a reabertura do Castelo ao público

exposição “Marcas do Território. Testemunhos do Património do Baixo Alentejo”
Castelo de Serpa reabre ao público
No dia 1 de dezembro decorrerá a reabertura do Castelo ao público, no âmbito da exposição itinerante da Rede de Museus do Distrito de Beja, “Marcas do Território. Testemunhos do Património do Baixo Alentejo”.

A intervenção dirigiu-se aos espaços e aos edifícios históricos localizados no seu interior, integrados no projeto de Requalificação do Museu Municipal de Arqueologia e abrangeu também a Conservação das Muralhas, classificadas como Monumento Nacional e a Valorização do seu Caminho de Ronda.

No domingo, dia 1, às 11h30 terá lugar a inauguração da Sala Polivalente do Museu Municipal de Arqueologia, com a exposição itinerante da Rede de Museus do Distrito de Beja, “Marcas do Território. Testemunhos do Património do Baixo Alentejo”, patente até 31 de dezembro de 2013.

A obra do Museu Municipal de Arqueologia na Casa do Governador está concluída, embora decorra ainda a implementação do projeto de museografia para a futura exposição permanente.

Serpa: Inscrições abertas Feira do Queijo do Alentejo 2014



Inscrições abertas
Feira do Queijo do Alentejo
As inscrições para a Feira do Queijo ao Alentejo 2014 encontram-se a decorrer. o regulamento e a ficha de inscrição podem ser descarregados aqui.
Esta iniciativa, que decorre de 28 de fevereiro a 2 de março, é organizada pela Câmara Municipal de Serpa com o objetivo de promover o queijo como um produto emblemático da região e procurando incentivar a melhoria da qualidade dos produtos regionais e a dinâmica do tecido empresarial.

http://www.cm-serpa.pt/noticias.asp?ID=1875

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas em Serpa ficam em liberdade

Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas ficam em liberdade

Três cidadãos romenos que escravizavam compatriotas ficam em liberdade

Apresentações diárias às autoridades da localidade de residência, GNR ou PSP de Moura, foram as medidas de coação aplicadas terça-feira à noite pelo juiz do Tribunal de Serpa aos três cidadãos romenos detidos por inspetores da Polícia Judiciária de Faro e acusados da prática de um crime de tráfico de seres humanos

Os três homens, com idades entre os 22 e os 33 anos, foram detidos numa operação da PJ e da GNR de Serpa e Moura, na sequência da denúncia feita por 24 trabalhadores no dia 1 de Novembro junto da PJ de Lisboa e Embaixada da Roménia e uma queixa no posto da GNR de Serpa, alegando a escravização de que estavam a ser alvo na apanha da azeitona.
Conduzidos pela PJ ao Tribunal de Serpa, os três homens foram ouvidos ao longo de oito horas. Cerca das 20.30 horas de terça-feira, foram conhecidas as medidas de coação, que lhes permitem ficar em liberdade e continuar a "trabalhar" na contração de pessoas para os campos da região.
Dos indivíduos detidos, o mais velho é casado com uma cidadã portuguesa e é apontado como o chefe do grupo. Os outros dois são um irmão e o cunhado do homem.
Na edição do passado dia 3 de Novembro, o JN denunciou que um grupo de vinte e quatro cidadãos, entre os quais duas mulheres, estava a ser escravizado por "Máfias de Leste" na apanha da azeitona, recebendo menos de um euro (0,66 cêntimos) por 12 horas de trabalho.
Na sequência da denúncia, as posteriores investigações conduziram a que, na semana passada, a GNR recuperasse os documentos dos trabalhadores escravizados, que entretanto já foram repatriados para a Roménia. Na segunda-feira, a operação levou à detenção dos três suspeitos, dois deles casados, que residem na mesma casa em Moura

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Seguranca/Interior.aspx?content_id=3530346

III ENCONTRO DA CPCJSERPA "Ser pais hoje: Desafios da parentalidade"



III ENCONTRO DA CPCJSERPA
Ser pais hoje: Desafios da parentalidade
Sob o tema "Ser pais hoje: Desafios da parentalidade” decorre no dia 22 de novembro, no auditório da Escola Profissional de Desenvolvimento ural de Serpa, o III Encontro da CPCJSerpa.

As inscrições poderão ser feitas até ao dia 20 de novembro. Programa e inscrição podem ser descarregados através do link.

http://www.cm-serpa.pt/noticias.asp?ID=1869

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Serpa: Moção contra encerramento de serviços públicos











A Câmara Municipal de Serpa aprovou, por unanimidade, em reunião de câmara, uma moção contra o encerramento de serviços públicos no concelho. Na tomada de posição pode ler-se que “as noticias que chegam sobre o encerramento e redução de serviços públicos fundamentais são tanto mais preocupantes quanto se sabe que o Governo está a preparar, com o Orçamento de Estado de 2014, um ataque aos portugueses e, num comportamento que revela uma enorme ignorância e inconsciência global face à realidade do país, a preparar um conjunto de decisões prejudiciais a todos, em nome de um suposto equilíbrio orçamental.” A autarquia considera que o concelho de Serpa está a ser “altamente prejudicado com estas políticas”, lembrando que “o hospital de S. Paulo tem vindo a ser esvaziado de valências e prevê-se a sua entrega à Misericórdia a breve prazo, desconhecendo-se quais os acordos. Fala-se, com bastante acuidade, no encerramento do Serviço de Finanças, dos CTT, existem questões relacionadas com a segurança pública, nomeadamente quanto ao possível encerramento temporário do Posto da GNR em Serpa”.

http://www.radioplanicie.com/gestao/noticias/index_noticias.php?noticia=8815

GNR deteve indivíduo e apreendeu arma Concelho de Serpa/Brinches

GNR deteve indivíduo e apreendeu arma

Na última segunda-feira o  NIAVE (Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Específicas) do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Beja deteve um homem de 37 anos de idade, em Brinches, no concelho de Serpa.  
A detenção decorreu no âmbito da investigação de um crime de violência doméstica e em cumprimento de um mandado de detenção fora de flagrante delito emanado do Tribunal Judicial de Serpa. A GNR procedeu à realização de duas buscas domiciliárias, tendo apreendido uma arma de caça, 27 cartuchos e uma motosserra de marca “STHIL” que se apurou terem sido furtadas.
O detido foi presente no Tribunal Judicial de Serpa, foi interrogado e aguarda em liberdade o desenrolar do inquérito. O indivíduo está sujeito às medidas de coacção de termo de identidade e residência e está proibido de contactar com a vítima e de frequentar a residência da mesma.

http://radiopax.com/index.php?go=noticias&id=2341