Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tomada de Posição da Câmara Municipal de Serpa Em defesa da população.



Tomada de Posição da Câmara Municipal de Serpa
Em defesa da população, contra a diminuição dos serviços públicos no concelho e na região
É com bastante apreensão que a Câmara Municipal de Serpa encara o rumo que o Governo está a dar aos serviços públicos no concelho e na região. Por isso, confrontada com o conjunto de medidas que estão a ser divulgadas e colocadas em prática, manifesta-se contra esta situação, que agrava de forma inadmissível a qualidade de vida da população.
Com efeito, as noticias que chegam sobre o encerramento e redução de serviços públicos fundamentais são tanto mais preocupantes quanto se sabe que o Governo está a preparar, com o Orçamento de Estado de 2014, um ataque aos portugueses e, num comportamento que revela uma enorme ignorância e inconsciência global face à realidade do país, a preparar um conjunto de decisões prejudiciais a todos, em nome de um suposto equilíbrio orçamental.
O concelho de Serpa está a ser altamente prejudicado com estas políticas. O hospital de S. Paulo tem vindo a ser esvaziado de valências e prevê-se a sua entrega à Misericórdia a breve prazo, desconhecendo-se quais os acordos. Fala-se, com bastante acuidade, no encerramento do Serviço de Finanças, dos CTT, existem questões relacionadas com a segurança pública, nomeadamente quanto ao possível encerramento temporário do Posto da GNR em Serpa, quando a Câmara Municipal de Serpa sempre colaborou e está a colaborar com o Ministério responsável no sentido de criar as melhores condições para a GNR poder garantir a segurança pública de todos os munícipes, a que se acrescenta o desinvestimento na rede de transportes públicos e na rede viária, a extinção de Juntas de freguesia, e a nível nacional, os cortes sucessivos nos salários e pensões dos trabalhadores, o desemprego crescente, o aumento de impostos.
Anuncia-se um corte de mais de mil milhões de euros no investimento público. E não há, no Orçamento de Estado para 2014, nenhuma estratégia para o desenvolvimento económico e social do distrito de Beja. Existe sim uma redução significativa das transferências - 2,5% para os municípios, 1,35% para as freguesias - o que implica menos investimento, menos economia, ainda mais desemprego. O problema do IP8 e IP2, obras fundamentais para a região e cujas condições de segurança e mobilidade se agravam a cada dia que passa, não ficará resolvido, mais uma vez.
Tudo medidas altamente lesivas para as populações.

Sabe-se que este não é o caminho e que existem alternativas, que passam por estratégias de desenvolvimento e de crescimento. Sabe-se que estas políticas servem apenas outros interesses que não os da população em geral. Que está a empobrecer a olhos vistos.
Temos um país onde o poder central está de costas viradas para os portugueses e um poder local preocupado e atento às suas reais necessidades, com cada vez menos meios financeiros, de gestão administrativa e de recursos humanos e tendo cada vez mais que criar condições para intervir socialmente junto das pessoas.
Porque a nossa maior prioridade é de trabalhar por um concelho desenvolvido, em defesa das populações, a Câmara Municipal de Serpa continuará a apoiar e a dinamizar ações para mudar a situação, empenhando-se ativamente neste objetivo de todas as formas possíveis.

Aprovada, por unanimidade, na reunião da Câmara Municipal realizada no dia 30 de outubro de 2013

Projecto Aldeia-lar poderá “nascer” no Baixo Alentejo no Concelho de Serpa














O Núcleo de Beja da Rede Europeia Anti-pobreza apresentou há uns anos atrás, durante um Seminário Internacional, o modelo dos projectos aldeia-lar. Agora, e decorrido algum tempo, investidores privados poderão estar interessados em avançar com um projecto deste género no Baixo Alentejo, nomeadamente no concelho de Serpa, tal como explicou à Rádio Planície, João Martins, coordenador do Núcleor de Beja da REAPN. O objectivo deste projecto, explica João Martins, é que sejam criadas as condições necessárias para poder acolher idosos, através, por exemplo, da reabilitação de casas devolutas e pela constituição de serviços de saúde associados. Desta forma, será também possível criar emprego, dinamizar a economia e evitar o abandono das aldeias do interior, frisou o responsável.

http://www.radioplanicie.com/gestao/noticias/index_noticias.php?noticia=8797

APG/GNR repudia eventual encerramento do Posto de Serpa



A Associação dos Profissionais da Guarda (APG/GNR) repudiou hoje o eventual encerramento do Posto de Serpa da GNR, considerando que poderá provocar "consequências nefastas" na segurança pública do concelho e na vida dos militares afetados.

Encerrar o posto de Serpa da GNR e "deixar o policiamento" da cidade "a cargo de postos a cerca de 30 quilómetros de distância é não ter em consideração a importância da segurança pública do concelho e desrespeitar os contribuintes e os profissionais, que serão impositivamente transferidos para postos limítrofes", refere a APG/GNR.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a APG/GNR demonstra "perplexidade" com o eventual encerramento do Posto de Serpa da GNR e exige que o Ministério da Administração Interna "assuma as suas responsabilidades" e "reequacione as suas intenções".

Segundo a APG/GNR, trata-se de um posto "sem o mínimo de condições de funcionamento e habitabilidade" e "um caso de saúde pública", que a associação já denunciou à Direção Geral de Saúde.

"Perante as deficientes condições do posto", como a existência de ratazanas e rastejantes nas instalações, foi interditado o uso da caserna, para pernoita, e da cozinha, para confeção de refeições, "mantendo-se o atendimento ao público, ao invés de se ter encontrado uma solução alternativa urgente de deslocalização do posto dentro do concelho", lamenta a APG/GNR.

Por outro lado, a Câmara de Serpa disponibilizou, inicialmente, um terreno para construção de um novo posto e, depois, o edifício de uma escola desativada para a deslocação do posto, refere a associação.

No entanto, lamenta a APG/GNR, o Ministério da Administração Interna, "ao invés de assumir a sua responsabilidade na construção de um novo posto ou nas obras de adaptação das instalações disponibilizadas pela autarquia, decidiu não fazê-lo".

O deputado do PCP eleito pelo distrito de Beja, João Ramos, já se pronunciou sobre o assunto, considerando "inadmissível" o Ministério da Administração Interna estar a tratar da transferência do efetivo e do eventual encerramento devido às "deficientes condições" do posto "depois de não ter realizado as obras de manutenção necessárias" no edifício, que é da autarquia e "nem sequer paga renda" pela sua utilização.

Também é "inadmissível" que, "apesar da disponibilidade da autarquia", o ministério "não queira assumir a construção ou remodelação de instalações a serem utilizadas" pela GNR, "ainda mais quando estas questões são da responsabilidade exclusiva do poder central", refere o deputado.

Acidente de trabalho faz um morto Junto A Ponte Do Guadiana perto de Serpa

 
 
Um homem de 30 anos foi encontrado morto no Monte do Mexão, junto à ponte do Guadiana, na freguesia de Quintos. 
O indivíduo, o condutor de um camião com grua, estava a descarregar um tapete rolante quando o mesmo se terá soltado, atingindo-o mortalmente na cabeça .O corpo foi encontrado por um homem que passou na zona.
No Local Bombeiros Voluntários De Serpa com Viatura Inem uma viatura de desencarceramento e viatura medica de Beja VMER - INEM
O alerta foi dado pelas 17h11 aos Bombeiros Voluntários de Serpa.
 A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) está a investigar as causas do acidente mortal.

http://www.radiopax.com/index.php?go=noticias&id=2293

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Pedro Figueira Natural de Serpa Descobre planeta semelhante à Terra

 

Descoberto planeta semelhante à Terra

Equipa internacional que lidera a investigação conta com um português.
 
Uma equipa internacional de investigação, que conta com o português Pedro Figueira, descobriu um Planeta, fora do sistema solar, semelhante à Terra.
“Pela primeira vez conseguimos medir num Planeta tanto o diâmetro como a massa, calcular a densidade e verificar que é muito próxima do nosso”, declarou Pedro Figueira à Agência Lusa.
 
O português explicou que o Kepler-78b, nome do Planeta, é composto por rocha, ao contrário de outros exoplanetas – planetas que orbitam outra estrela que não o sol – que são formados maioritariamente por gás. A nova descoberta tem 1,16 vezes o diâmetro e 1,86 vezes a massa da Terra.
Kupler-78b está muito mais próximo da sua estrela do que a Terra está do sol, tornando-o demasiado quente, impossibilitando a vida humana normal, e tendo uma temperatura superficial entre os 1.800 graus e os 3.300 graus. A estrela do planeta descoberto chama-se Kepler-78 e está a 400 anos-luz da Terra.
“É uma descoberta muito interessante, não só a nível do interesse científico da semelhança das propriedades do planeta mas também como etapa, no sentido em que nos aproximamos cada vez mais de um planeta com as mesmas propriedades do nosso”, frisou Pedro Figueira.
 

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Chuva Ate ao Final De Semana no Concelho de Serpa

Hoje

Muito nublado com um aguaceiro
Atual17º
Max21º
Min15º
  • Quarta-feira

    Aguaceiros
    Max22º
    min18º
  • Quinta-feira

    Chuva
    Max22º
    min15º
  • Sexta-feira

    Chuva
    Max22º
    min11º
  • Sábado

    Muito nublado
    Max22º
    min10º
  • Despiste de Camião Em V.V.Ficalho hoje pela Manhã



     
    Beja, 22 out (Lusa) - Um homem de 78 anos morreu hoje na sequência do despiste de um veículo ligeiro de mercadorias que conduzia, na zona de Almodôvar, Beja, disseram à agência Lusa fontes dos bombeiros e da GNR.
    A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja indicou que a vítima foi transportada para o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde, onde foi declarado o óbito.
    O despiste ocorreu cerca das 09:10 numa estrada municipal perto de Corte Zorrinho, no concelho de Almodôvar.
    Também no distrito de Beja, o despiste de um camião, que transportava materiais de construção, obrigou hoje de manhã ao condicionamento do trânsito no Itinerário Principal (IP) 8, perto de Vila Verde de Ficalho, no concelho de Serpa.
    O condutor do camião, de 52 anos, ficou ferido e foi transportado pelos bombeiros para o hospital de Serpa, indicou o CDOS de Beja.


    http://portocanal.sapo.pt/noticia/9578/

    terça-feira, 15 de outubro de 2013

    Meteo para Serpa até ao final de semana

    Hoje

    Pouco nublado
    Atua19º
    max25º
    min15º
  • Quarta-feira

    Céu limpo
    Max29º
    min15º
  • Quinta-feira

    Muito nublado
    max29º
    min15º
  • Sexta-feira

    Muito nublado
    max26º
    min15º
  • Sábado

    Trovoadas
    max24º
  • min14º
  • Hospital de Serpa a um passo da Misericórdia





    O Hospital de Serpa integra a lista de 6 Hospitais que serão devolvidos, em breve, às Misericórdias.  
    De acordo com o SOL online, a Serpa juntam-se as unidades de Anadia, Cantanhede, Ovar, Fafe e Régua que estão em condições de passar para aquelas instituições.
    Segundo a mesma fonte, uma Comissão constituída por elementos do Ministério da Saúde (MS) e da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), vai escolher os 4 Hospitais que, já em Janeiro, serão entregues às Misericórdias.
    O Diploma que define as regras de transferência é publicado esta semana em Diário da República (DR). Os acordos têm um prazo de 10 anos.  

    http://www.radiopax.com/index.php?go=noticias&id=2155

    terça-feira, 8 de outubro de 2013

    Agenda cultural de Serpa Para o Mes De Outubro


    01 OUT 13  EXPOSIÇÕES  Serpa
    EXPOSIÇÃO “CADEIRAS” DE SAM
    Patente desde 8 de junho
    Musibéria . Serpa
    Horário: De 2ª a 5ª feira: das 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 19h30
    6ª feira: 10h00 às 12h30 e das 15h00 às 18h00
    Entrada livre
    Org: Câmara Municipal de Serpa

    Samuel Azavey Torres de Carvalho, célebre pelos 'cartoons' do Guarda Ricardo, deixou cerca de seis mil 'cartoons' e mil outros objetos artísticos.
    Após várias tentativas para que o espólio fosse adquirido como um todo, conforme vontade de Sam, os herdeiros do artista em 2008 desistem e decidem leiloar tudo.
    Foi nessa altura que a Câmara Municipal de Serpa manifestou interesse em adquirir o espólio, com vista à criação do Museu do Humor e do Absurdo, como oportunidade excecional, no quadro de um programa de desenvolvimento sustentável, potenciando o desenvolvimento económico local e contribuindo para a melhoria das condições de vida das populações locais.
    O projeto de criação do Museu do Humor e do Absurdo, que ficará situado no Centro Histórico de Serpa surge, assim, no contexto de encontrar alternativas e complementaridades à oferta cultural e turística existente.
    O Museu do Humor e do Absurdo é um projeto único que a nível nacional e internacional pode vir a ter um papel importante. A própria localização em Serpa adquire um significado específico se encararmos o sentido de humor satírico como uma das principais características do povo alentejano.
     
    01 OUT 13  EXPOSIÇÕES  Serpa
    EXPOSIÇÃO “LA MIRADA”
    De Maria Rocha Vargas e Luís Barrão Rocha.
    21 de setembro a 12 de outubro de 2013
    Horário: de 4ª a sábado das 14h às 20h, de 5ª a sábado das 21h às 23h.
    Morada: rua dos Fidalgos, 5, Serpa.

    Maria Rocha Vargas nasce em Lisboa e vive entre o Estoril, Serpa e o Algarve até aos 17 anos. Em 1976, vive em Espanha e estuda a técnica de Tromp l’oeil, na escola Juan Miró, de regresso a Portugal inscreve-se no IADE onde frequenta o curso de cerâmica. Faz um estágio na fábrica de Monsanto, em pintura de azulejo, e participa numa exposição coletiva no Casino do Estoril onde ganha uma menção honrosa. Em 1989 abre um atelier e pintura em Cascais e desde aí pinta murais em casas particulares, colégios, etc. Participa na Casa Décor 2002/2003, com pintura decorativa. Organiza workshops, e 2012 participa num dos workshops da Casa das Histórias, em Cascais. A expor regularmente, preparar-se agora para entrar no Carré L’artistes e a participar numa exposição na galeria Talents Bridge, no Chiado.
    Nesta exposição “La Mirada”, Maria Rocha Vargas, seleciona alguns quadros que muito estima, em os animais servem como tema de inspiração e de discussão sobre a existência de alma nos animais não humanos, e neste sobre este tema sem “…nenhum intuito religioso ou filosófico, há apenas uma grande vontade de retratar com um olhar social os animais, sejam estes selvagens ou civilizados.”
    Luís Barrão Rocha nasce em Coimbra em 1955, e é no Baixo Alentejo, entre Serpa, Aljustrel e Beja que vive até 1975, ano em que regressa a Coimbra, onde conclui o seu curso na Faculdade de Direito, para se estabelecer como advogado, em Serpa e Beja. No entanto, cedo, desde os anos 70, acompanha o seu pai, partilhando com ele, o gosto pela leitura, pela poesia, pela música e a paixão pela pintura, aprendendo com ele a técnica da pintura a óleo. Mas é como autodidacta que explora esta arte, sempre que a inspiração e o seu tempo se alinham.
    Nesta exposição “La Mirada”, Luís Barrão Rocha vê as suas obras através de “SENSIBILIDADES” (As telas e os pincéis), em que cada tela revela os laços e as memórias, onde os” pincéis ganham vida própria e as cores se conjugam para captar a libertação das horas vagas e o zoom da sensibilidade, sempre acompanhada e dividida com a música e o som do piano…” onde …”O branco das igrejas, os animais e o chamamento da terra, as portas que se abrem, o Alentejo no seu esplendor, o cante alentejano, as sinergias da mente, são, entre outras, as fontes de inspiração onde encontramos o que somos.” Assim nas Sensibilidades ” … o pincel inventa-se e aprende-se em cada tela e as cores experimentam-se como se experimenta a passagem pelos lugares e pelas pessoas que nos foram tocando, que nos comovem, que nos atraem!...” o rasto destas Sensibilidades, concretiza-se assim, através das telas e dos pinceis. Numa frase que o inspira:
    “Haveria que inventar artes de encher silêncio e de descobrir nele o peso certo do que somos”, in Nuno Camarneiro, Debaixo de Algum Céu.
     
    01 OUT 13  CINEMA  Serpa
    MESTRES DA ILUSÃO
    Cineteatro Municipal de Serpa . 21h30
    Thriller M12
    De Louis Leterrier, com Isla Fisher, Morgan Freeman, Dave Franco, Mark Ruffalo, Michael Caine, Woody Harrelson, Jesse Eisenberg


    Uma equipa de elite do FBI num jogo de "gato e rato" contra "Os Quatro Cavaleiros ", uma super equipa que reúne os maiores ilusionistas do mundo. Durante os seus espetáculos "Os Quatro Cavaleiros" executam uma série de ousados golpes contra corruptos líderes do mundo dos negócios, provocando depois uma “chuva” dos lucros roubados sobre a audiência, permanecendo sempre um passo à frente da lei.
     
    01 OUT 13  EXPOSIÇÕES  Serpa
    EXPOSIÇÃO “SERPA QUINHENTISTA – 500 ANOS DE FORAL DE SERPA”
    20 de setembro a 28 de novembro
    Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, Serpa
    Org.: Câmara Municipal de Serpa
     
    02 OUT 13  CINEMA INFANTIL  Brinches
    OZ: O GRANDE E PODEROSO
    Centro Cultural de Brinches . 15h00
    Ação M12
    De Sam Raimi, com James Franco, Bruce Campbell, Michelle Williams, Mila Kunis, Rachel Weisz, Zach Braff


    Quando Oscar Diggs, um medíocre mágico de circo de ética questionável, é levado do empoeirado Kansas para a vibrante Terra de Oz, fica convencido que ganhou a lotaria e que está a um passo da fama e da fortuna. Isto, até conhecer as três bruxas, Theodora, Evanora e Glinda, que não estão assim tão convencidas de que ele é realmente o grande feiticeiro por quem todos esperavam. Arrastado com relutância para os problemas épicos relacionados com a terra de Oz e os seus habitantes, Oscar terá agora que distinguir o bem do mal antes que seja tarde demais. Recorrendo às suas artes mágicas através da ilusão, perspicácia – e ainda um pouco de feitiçaria – Oscar transforma-se não apenas no Grande Feiticeiro de Oz mas também num homem melhor.
     
    04 OUT 13  OUTRAS INICIATIVAS  Serpa
    FESTIVAL FAMÍLIA
    Saúde Materna, 1ª Infância e Arte
    Cineteatro Municipal de Serpa
    4 a 6 de outubro
    Org.: Associação Pompom


    Programação
    Dia 4 (sexta-feira)
    18h00 Abertura/apresentação do Festival
    18h30 Show Cook Salame com atriz Telma Saião (Entrada)
    19h00 Encerramento

    Dia 5 (sábado)
    10h00 Ioga para grávidas com enfermeira Lurdes (Sala da abóboda)
    10h30 Massagem Shantala com enfermeira Jesus Pereira (Sala de Exposições)
    11h30 “Frágil” - Carla Maciel, Mónica Garnel e Rita Redshoes (Palco)
    15h30 Contos na pele com enfermeira Jesus Pereira (Sala de Exposições)
    16h30 “Frágil” - Carla Maciel, Mónica Garnel e Rita Redshoes (Palco)
    17h00 Workshop “Brincar com os alimentos” pela animadora Ana Carrasco (Entrada)
    18h00 Sessão de preparação para o parto com enfermeira Eduarda Espernega (Sala de Exposições)
    21h30 Mostra do filme: O Homem que plantava árvores

    Dia 6 (domingo)
    10h00 Sessão de preparação para o parto com Eduarda Espernega
    11h30 Workshop “Barrigas de Gesso” com enfermeira Eduarda Espernega e Jesus Pereira (Sala de Exposições)
    15h30 Animação de Contos com atriz Tânia de Brito (Palco)
    17h00 Show Cook Salame com a atriz Telma Saião (Entrada)
    18h00 Encerramento
     
    04 OUT 13  CINEMA  Vila Nova de S. Bento
    O GRANDE DIA
    Cineteatro Maria Lamas . 21h30
    Comédia M16
    De Justin Zackham, com Robin Williams, Amanda Seyfried, Robert De Niro, Katherine Heigl, Susan Sarandon, Diane Keaton


    Don e Ellie (Robert De Niro e Daine Keaton) estão divorciados há vários anos, mas decidem voltar a juntar-se para agradar à conservadora mãe do seu filho adotivo que está prestes a casar. O problema é que toda a sua família vai estar presente no casamento, pondo por isso em causa o sucesso da grande farsa deste ex-marido e ex-mulher.
     
    05 OUT 13  OUTRAS INICIATIVAS  Serpa
    FESTIVAL FAMÍLIA
    Saúde Materna, 1ª Infância e Arte
    Cineteatro Municipal de Serpa
    4 a 6 de outubro
    Org.: Associação Pompom


    Dia 5 (sábado)
    10h00 Ioga para grávidas com enfermeira Lurdes (Sala da abóboda)
    10h30 Massagem Shantala com enfermeira Jesus Pereira (Sala de Exposições)
    11h30 “Frágil” - Carla Maciel, Mónica Garnel e Rita Redshoes (Palco)
    15h30 Contos na pele com enfermeira Jesus Pereira (Sala de Exposições)
    16h30 “Frágil” - Carla Maciel, Mónica Garnel e Rita Redshoes (Palco)
    17h00 Workshop “Brincar com os alimentos” pela animadora Ana Carrasco (Entrada)
    18h00 Sessão de preparação para o parto com enfermeira Eduarda Espernega (Sala de Exposições)
    21h30 Mostra do filme: O Homem que plantava árvores
     
    05 OUT 13  DESPORTO  Serpa
    Andebol
    Campeonato Nacional da 1ª divisão de juvenis
    15h00 – CCP de Serpa – CF “Os Belenenses”
     
    06 OUT 13  DESPORTO  Serpa
    Andebol
    Campeonato Nacional da 1ª divisão de juvenis
    15h00 – CCP de Serpa – CD Mafra
     
    06 OUT 13  DESPORTO  Vila Nova de S. Bento
    Futebol
    Campeonato Distrital da 1ª divisão de seniores
    15h00 – CA Aldenovense – FC Castrense
     
    06 OUT 13  DESPORTO  Serpa
    Futebol
    Campeonato Distrital da 1ª divisão de seniores
    15h00 – FC de Serpa – CF Vasco da Gama
     
    06 OUT 13  OUTRAS INICIATIVAS  Serpa
    FESTIVAL FAMÍLIA
    Saúde Materna, 1ª Infância e Arte
    Cineteatro Municipal de Serpa
    4 a 6 de outubro
    Org.: Associação Pompom


    Dia 6 (domingo)
    10h00 Sessão de preparação para o parto com Eduarda Espernega
    11h30 Workshop “Barrigas de Gesso” com enfermeira Eduarda Espernega e Jesus Pereira (Sala de Exposições)
    15h30 Animação de Contos com atriz Tânia de Brito (Palco)
    17h00 Show Cook Salame com a atriz Telma Saião (Entrada)
    18h00 Encerramento
     
    06 OUT 13  CINEMA  Serpa
    O GRANDE DIA
    Cineteatro Municipal de Serpa . 21h30
    Comédia M16
    De Justin Zackham, com Robin Williams, Amanda Seyfried, Robert De Niro, Katherine Heigl, Susan Sarandon, Diane Keaton


    Don e Ellie (Robert De Niro e Daine Keaton) estão divorciados há vários anos, mas decidem voltar a juntar-se para agradar à conservadora mãe do seu filho adotivo que está prestes a casar. O problema é que toda a sua família vai estar presente no casamento, pondo por isso em causa o sucesso da grande farsa deste ex-marido e ex-mulher.
     
    08 OUT 13  CINEMA  Serpa
    A GAIOLA DOURADA
    Cineteatro Municipal de Serpa . 21h30
    Comédia M12
    De Ruben Alves, com Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Roland Giraud, Chantal Lauby, Barbara Cabrita, Lannick Gautry


    Num dos melhores bairros de Paris, Maria e José Ribeiro vivem há cerca de 30 anos na casa da porteira no rés-do-chão de um prédio da segunda metade do século XIX. Este casal de imigrantes portugueses é querido por todos no bairro: Maria uma excelente porteira e José um trabalhador da construção civil fora de série. Com o passar do tempo, este casal tornou-se indispensável no dia-a-dia dos que com ele convivem. São tão apreciados e estão tão bem integrados que, no dia em que surge a possibilidade de concretizarem o sonho das suas vidas, regressar a Portugal em excelentes condições, ninguém quer deixar partir os Ribeiro, tão dedicados e tão discretos. Até onde serão capazes de ir a sua família, os seus vizinhos e os patrões para não os deixarem partir? Mas estarão, a Maria e o José, verdadeiramente com vontade de deixar França e de abandonar a sua preciosa gaiola dourada?
     
    09 OUT 13  CINEMA  Brinches
    HOMEM DE FERRO 3
    Centro Cultural de Brinches . 21h00
    Ação/ Ficção Científica M12
    De Shane Black, com Robert Downey Jr., Guy Pearce, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Paul Bettany, Rebecca Hall


    "Homem de Ferro 3" da Marvel, coloca frente a frente o ousado e brilhante industrialista Tony Stark/ Homem de Ferro e um inimigo que não conhece barreiras. Quando Stark encontra o seu mundo pessoal destruído pelas mãos do seu inimigo, embarca numa angustiante busca para encontrar os responsáveis. Esta busca irá testar constantemente a sua determinação. Encostado à parede, Stark terá de lutar sozinho, contando apenas com o seu engenho e instinto para proteger os que lhe são mais próximos. Na luta para regressar, Stark descobre a resposta à questão que secretamente o tem atormentado: o homem faz o fato ou o fato faz o homem?
     
    10 OUT 13  OUTRAS INICIATIVAS  Serpa
    DEMONSTRAÇÃO DE REIKI
    Centro de Convívio de Santa Maria, Serpa
    Dia 10 . 15h00
    Organização: Organização Reiki Sem Fronteiras e Centro de Convívio de Santa Maria
     
    11 OUT 13  CINEMA  Vila Nova de S. Bento
    GRU - O MALDISPOSTO 2
    Cineteatro Maria Lamas . 21h30
    Animação M6
    De Pierre Coffin, Chris Renaud, vozes de Nicolau Breyner, Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Lourenço de Almeida, Maria João Bastos, Ana Brito e Cunha, Carolina Sales, Beatriz Monteiro


    Chris Meledandri e a sua aclamada equipa criaram uma nova e super divertida aventura com o (reformado?) super-vilão Gru (Nicolau Breyner), as suas adoráveis meninas, os hilariantemente imprevisíveis Mínimos… e um grupo de novas e escandalosamente divertidas personagens.
     
    11 OUT 13  OUTRAS INICIATIVAS  Serpa
    POESIA NA BIBLIOTECA – “AS CANÇÕES TAMBÉM SÃO POESIA”
    Dia 11, às 18h00
    Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, Serpa
    Entrada livre
    Organização: Associação POMPOM
     
    12 OUT 13  CINEMA INFANTIL  Vila Nova de S. Bento
    GRU - O MALDISPOSTO
    Cineteatro Maria Lamas . 15h30
    Animação M6
    De Pierre Coffin, Chris Renaud, vozes de Nicolau Breyner, Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Lourenço de Almeida, Maria João Bastos, Ana Brito e Cunha, Carolina Sales, Beatriz Monteiro


    Chris Meledandri e a sua aclamada equipa criaram uma nova e super divertida aventura com o (reformado?) super-vilão Gru (Nicolau Breyner), as suas adoráveis meninas, os hilariantemente imprevisíveis Mínimos… e um grupo de novas e escandalosamente divertidas personagens.
     
    12 OUT 13  EXPOSIÇÕES  Serpa
    EXPOSIÇÃO "AS ARTES EM SERPA"
    Cineteatro Municipal de Serpa
    Dia 12 . 16h00
    Até dia 31 de outubro
    Org.: Associação Cultural do Seixal


    A ARTES é uma associação de artistas plásticos do Concelho do Seixal, que acaba de comemorar os seus vinte e quatro anos de vida.
    Tem como sócios artistas reconhecidos no país e no estrangeiro, mas também quem agora se iniciou nas artes plásticas, e uns e outros têm exposto, através da iniciativa da ARTES, em diversas galerias do nosso país, e não só.
    A ARTES organiza várias atividades ao longo do ano, nomeadamente o Prémio ARTES (bienal) e encontros no seu espaço-sede e trabalha com pessoas de diversas faixas etárias.
    A ARTES é uma associação ativa e solidária, tendo já angariado fundos para apoiar a AMI e a ABRAÇO.
    Desta vez, irá apresentar aos habitantes de Serpa os trabalhos expostos na sua Anual no Seixal.
     
    13 OUT 13  DESPORTO  Serpa
    Futebol
    Taça Melo Garrido em Iniciados
    10h30 – FC de Serpa – Despertar SC
     
    13 OUT 13  DESPORTO  Pias
    Futebol
    Campeonato Distrital da 1ª divisão de seniores
    15h00 – Piense SC – FC São Marcos
     
    13 OUT 13  CINEMA  Serpa
    GRU - O MALDISPOSTO 2
    Cineteatro Municipal de Serpa . 21h30
    Animação M6
    De Pierre Coffin, Chris Renaud, vozes de Nicolau Breyner, Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Lourenço de Almeida, Maria João Bastos, Ana Brito e Cunha, Carolina Sales, Beatriz Monteiro


    Chris Meledandri e a sua aclamada equipa criaram uma nova e super divertida aventura com o (reformado?) super-vilão Gru (Nicolau Breyner), as suas adoráveis meninas, os hilariantemente imprevisíveis Mínimos… e um grupo de novas e escandalosamente divertidas personagens.
     
    13 OUT 13  CINEMA INFANTIL  Serpa
    GRU - O MALDISPOSTO 2
    Cineteatro Municipal de Serpa . 15h30
    Animação M6
    De Pierre Coffin, Chris Renaud, vozes de Nicolau Breyner, Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Lourenço de Almeida, Maria João Bastos, Ana Brito e Cunha, Carolina Sales, Beatriz Monteiro


    Chris Meledandri e a sua aclamada equipa criaram uma nova e super divertida aventura com o (reformado?) super-vilão Gru (Nicolau Breyner), as suas adoráveis meninas, os hilariantemente imprevisíveis Mínimos… e um grupo de novas e escandalosamente divertidas personagens.
     
    15 OUT 13  CINEMA  Serpa
    UM HOMEM DE FAMÍLIA
    Cineteatro Municipal de Serpa . 21h30
    Crime/ Drama M16
    De Ariel Vromen, com James Franco, Chris Evans, Winona Ryder, Ray Liotta, Michael Shannon, David Schwimmer


    UM HOMEM DE FAMÍLIA conta a história do famoso assassino Richard Kuklinski, conhecido por "The Iceman". Baseado em fatos verídicos, é interpretado por Michael Shannon, que dá corpo ao assassino que em 1986 foi condenado por ter morto mais de 100 pessoas, a mando de diversas organizações criminosas na zona de Nova Iorque. Mas apesar de ser um assassino profissional, Richard Kuklinsky consegue manter as aparências de viver o sonho americano com a sua bela mulher, Deborah Pellicotti (Winona Ryder) e as suas filhas, que desconhecem a sua verdadeira profissão. Quais os seus motivos e como é que ele conseguiu fazer isto durante tanto tempo?
     
    16 OUT 13  CINEMA INFANTIL  Brinches
    EPIC - O REINO SECRETO
    Centro Cultural de Brinches . 15h00
    Animação M/6
    De Chris Wedge, com vozes de Fernando Alvim, Ivo Bastos, Susana Sá, Rui Reininho

    A história de uma batalha entre as forças do bem, que mantêm o mundo natural vivo, e as forças do mal, que querem destruí-lo. Quando uma adolescente se vê transportada por magia para esse universo secreto, ela alia-se a uma equipa de soldados de elite e um gangue de figuras cómicas para salvar o seu mundo... e o nosso.
     
    18 OUT 13  CINEMA  Vila Nova de S. Bento
    RED 2 - AINDA MAIS PERIGOSOS
    Cineteatro Maria Lamas . 21h30
    Ação M12
    De Dean Parisot, com Bruce Willis, Anthony Hopkins, Catherine Zeta-Jones, Mary-Louise Parker, John Malkovich, Helen Mirren, Lee Asquith-Coe


    Em RED 2 – AINDA MAIS PERIGOSOS, a sequela da famosa comédia de ação em alto speed, o reformado agente da CIA Frank Moses (Bruce Willis) reúne a sua equipa de improváveis agentes de elite para a missão de descobrir um dispositivo letal de última geração desaparecido, que pode alterar o equilíbrio do poder mundial. Para tal, eles precisam de sobreviver a um exército de assassinos implacáveis, terroristas impiedosos e funcionários do governo obcecados com o poder, todos ansiosos por meter as mãos nesta arma tecnológica super avançada. A missão leva Frank e o seu bizarro grupo a Paris, Londres e Moscovo. Com menos armas e menos homens, eles contam apenas com a sua astúcia, as suas técnicas “old-school”, e uns com os outros, para salvar o mundo e sobreviver a esta missão.
     
    19 OUT 13  SESSÃO LEITURA  Serpa
    GOMOS DE TANGERINA
    Mediação de leitura para famílias e crianças a partir dos 3 anos
    Dia 19, das 11h00 às 12h00
    Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, Serpa
    Entrada livre – Limite de 20 participantes
    Organização: Câmara Municipal de Serpa
     
    19 OUT 13  DESPORTO  Serpa
    Andebol
    Campeonato Nacional da 1ª divisão de Juvenis
    15h00 – CCP de Serpa – Lagoa AC
     
    20 OUT 13  CINEMA  Serpa
    RED 2 - AINDA MAIS PERIGOSOS
    Cineteatro Municipal de Serpa . 21h30
    Ação M12
    De Dean Parisot, com Bruce Willis, Anthony Hopkins, Catherine Zeta-Jones, Mary-Louise Parker, John Malkovich, Helen Mirren, Lee Asquith-Coe


    Em RED 2 – AINDA MAIS PERIGOSOS, a sequela da famosa comédia de ação em alto speed, o reformado agente da CIA Frank Moses (Bruce Willis) reúne a sua equipa de improváveis agentes de elite para a missão de descobrir um dispositivo letal de última geração desaparecido, que pode alterar o equilíbrio do poder mundial. Para tal, eles precisam de sobreviver a um exército de assassinos implacáveis, terroristas impiedosos e funcionários do governo obcecados com o poder, todos ansiosos por meter as mãos nesta arma tecnológica super avançada. A missão leva Frank e o seu bizarro grupo a Paris, Londres e Moscovo. Com menos armas e menos homens, eles contam apenas com a sua astúcia, as suas técnicas “old-school”, e uns com os outros, para salvar o mundo e sobreviver a esta missão.
     
    20 OUT 13  DESPORTO  Serpa
    Futebol
    Taça Armando Nascimento em juvenis
    10h30 – FC de Serpa – SC Cuba
     
    20 OUT 13  DESPORTO  Serpa
    Futebol
    Campeonato Distrital da 1ª divisão de seniores
    15h00 – FC de Serpa – GCD Bairro da Conceição
     
    20 OUT 13  DESPORTO  Vila Nova de S. Bento
    Futebol
    Campeonato Distrital da 1ª divisão de seniores
    15h00 – CA Aldenovense – AJ Rosairense
     
    22 OUT 13  CINEMA  Serpa
    ELYSIUM
    Cineteatro Municipal de Serpa . 21h30
    Ação/ Drama M12
    De Neill Blomkamp, com Matt Damon, Jodie Foster, William Fichtner, Sharlto Copley, Alice Braga, Michael Shanks


    No ano 2159, existem dois tipos de pessoas: os muito ricos, que vivem numa estação espacial chamada Elysium, e os restantes, que vivem numa arruinada e superpovoada Terra. A Secretária de Estado Delacourt (Jodie Foster) vai tentar a todo o custo preservar o tipo de vida luxuoso dos cidadãos de Elysium – mas tal não impede as pessoas da Terra de tentarem entrar, utilizando para isso todos os meios ao seu alcance. Max (Matt Damon) aceita participar numa arriscada missão, que poderá resultar na igualdade destes mundos polarizados.
     
    23 OUT 13  CINEMA  Brinches
    G.I. JOE: RETALIAÇÃO
    Centro Cultural de Brinches . 21h00 Ação M/12
    De Jon M. Chu, com Bruce Willis, Dwayne Johnson, Channing Tatum, Jonathan Pryce

    Nesta sequela, os G.I. Joes não só combatem a mortal organização inimiga Cobra, mas também terão de lidar com o próprio governo que ameaça a sua existência.
     
    25 OUT 13  CINEMA  Vila Nova de S. Bento
    ALÉM DA ESCURIDÃO STAR TREK
    Cineteatro Maria Lamas . 21h30
    Ação/ Aventura M12
    De J.J. Abrams, com Chris Pine, Zoe Saldana, Benedict Cumberbatch, Karl Urban, Simon Pegg, Zachary Quinto


    No verão de 2013, o pioneiro realizador J. J. Abrams apresenta um explosivo thriller de ação que transporta Star Trek… Além da Escuridão. Quando a tripulação da Enterprise é chamada de volta a casa, descobre que uma imparável força de terror dentro da própria organização detonou a frota e tudo o que esta representa, deixando o nosso mundo em estado de crise. Com contas pessoais a ajustar, o Capitão Kirk lidera uma demanda numa zona de guerra para capturar uma arma de destruição maciça. Enquanto os nossos heróis são empurrados para um épico jogo de vida ou morte, o amor será desafiado, amizades serão destronadas e sacrifícios terão de ser tomados para a única família de Kirk: a sua tripulação.
     
    25 OUT 13  OUTRAS INICIATIVAS  Serpa
    COLÓQUIO NOS 500 ANOS DO FORAL MANUELINO DE SERPA
    Dia 25 de outubro │10h00-17h30 │Biblioteca Municipal de Serpa
    Entrada livre mediante inscrição prévia
    Organização: Câmara Municipal de Serpa e Instituto Prometheus


    Programa
    10h00: Abertura
    Intervenção de representante da Câmara Municipal de Serpa
    Intervenção de representante do Instituto Prometheus

    10h30: João Paulo Oliveira e Costa (Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas) :: D. Manuel I, um rei reformista
    11h00: Pausa
    11h30: Silvestre Lacerda (Arquivo Nacional da Torre do Tombo) :: Título da comunicação a definir
    12h00: Maria Helena Nunes (empresa de conservação e restauro “Mão de Papel”) :: Título da comunicação a definir
    12h30: Debate
    13h00: Pausa para almoço
    15h00: Manuela Santos Silva (Universidade de Lisboa - Faculdade de Letras - CH-FLUL/IEM) :: Ligados pelo foral: o Concelho de Serpa e o Reino de Portugal
    15h30: Ana Sofia Antunes (Câmara Municipal de Serpa) :: Uma leitura do sistema defensivo da vila de Serpa no tempo de D. Manuel I
    16h00: Pausa
    16h30: Ana Pagará (entidade a definir) :: Notas preliminares à arquitectura religiosa do século XVI em Serpa
    17h00: Debate
    17h30: Encerramento
     
    26 OUT 13  EXPOSIÇÕES  Serpa
    EXPOSIÇÃO OBRA GRÁFICA "TEMPOS", DE RUI A PEREIRA
    Atelier Galeria Margarida de Araújo
    De 26 de outubro a 16 de dezembro de 2013
    Horário: de 4ª a sábado das 14h às 20h, de 5ª a sábado das 21h às 23h.
    Morada: Rua dos Fidalgos, 5, Serpa.

    Mostra do filme “Quebrar” e música ao vivo com Flak e “2 ou 3 à guitarra”.
     
    26 OUT 13  DESPORTO  Vila Nova de S. Bento
    Futebol
    Campeonato Distrital de infantis
    10h30 – CA Aldenovense – Amarelejense
     
    26 OUT 13  DESPORTO  Serpa
    Espetáculo "Em Serpa por amor"
    Patinagem Artística
    Pela 19h30
    Pavilhão do complexo desportivo 25 de Abril
    Org.: Sport Clube de Serpa Patinagem Artística
     
    26 OUT 13  DESPORTO  Pias
    Futebol
    Campeonato Distrital de infantis
    10h30 – Piense SC - FC de Serpa
     
    26 OUT 13  DESPORTO  Serpa
    Andebol
    Campeonato Nacional da 1ª divisão de juvenis
    15h00 – CCP de Serpa – C Vela de Tavira
     
    26 OUT 13  WORKSHOPS  Serpa
    OFICINA DE FOTOGRAFIA PINHOLE
    Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, Serpa
    Orientador: Rui Cambraia
    Dia 26, das 10h30 às 12h30 e das 15h00 às 19h00
    Público: a partir dos 12 anos
    Limite de 10 participantes – Inscrições até ao dia anterior pelo tel.: 284540290 ou e-mail: biblioteca@cm-serpa.pt

    Neste ateliê vamos construir câmaras fotográficas artesanais a partir de caixas de cartão estanques à luz, com as quais realizaremos imagens sobre papel fotográfico. Fotografia Pinhole é uma técnica de fotografia onde a luz entra na câmara fotográfica através de um pequeno orifício, não sendo utilizadas lentes.
    Organização: Câmara Municipal de Serpa
     
    26 OUT 13  SESSÃO LEITURA  Serpa
    CLUBE DE LEITURA
    Se gostas de ler e queres partilhar essa experiência, junta-te ao Clube!
    Orientadora: Filomena Alves
    Dia 26, às 17h00
    M/16 anos
    Organização: Filomena Alves e Câmara Municipal de Serpa
     
    27 OUT 13  DESPORTO  Vila Nova de S. Bento
    Futebol
    Taça Melo Garrido em iniciados
    10h30 – CA Aldenovense – Moura AC
     
    27 OUT 13  DESPORTO  Vila Nova de S. Bento
    Futebol
    Campeonato Distrital da 1ª divisão de seniores
    15h00 – CA Aldenovense – SCM Aljustrelense
     
    27 OUT 13  CINEMA  Serpa
    ALÉM DA ESCURIDÃO STAR TREK
    Cineteatro Municipal de Serpa . 21h30
    Ação/ Aventura M12
    De J.J. Abrams, com Chris Pine, Zoe Saldana, Benedict Cumberbatch, Karl Urban, Simon Pegg, Zachary Quinto


    No verão de 2013, o pioneiro realizador J. J. Abrams apresenta um explosivo thriller de ação que transporta Star Trek… Além da Escuridão. Quando a tripulação da Enterprise é chamada de volta a casa, descobre que uma imparável força de terror dentro da própria organização detonou a frota e tudo o que esta representa, deixando o nosso mundo em estado de crise. Com contas pessoais a ajustar, o Capitão Kirk lidera uma demanda numa zona de guerra para capturar uma arma de destruição maciça. Enquanto os nossos heróis são empurrados para um épico jogo de vida ou morte, o amor será desafiado, amizades serão destronadas e sacrifícios terão de ser tomados para a única família de Kirk: a sua tripulação.
     
    27 OUT 13  DESPORTO  Serpa
    Futebol
    Taça Melo Garrido em iniciados
    10h30 – FC de Serpa – GCD Bairro da Conceição
     
    29 OUT 13  CINEMA  Serpa
    HOMEM DE FERRO 3
    Cineteatro Municipal de Serpa . 21h30
    Ação/ Ficção Científica M12
    De Shane Black, com Robert Downey Jr., Guy Pearce, Gwyneth Paltrow, Don Cheadle, Paul Bettany, Rebecca Hall


    "Homem de Ferro 3" da Marvel, coloca frente a frente o ousado e brilhante industrialista Tony Stark/ Homem de Ferro e um inimigo que não conhece barreiras. Quando Stark encontra o seu mundo pessoal destruído pelas mãos do seu inimigo, embarca numa angustiante busca para encontrar os responsáveis. Esta busca irá testar constantemente a sua determinação. Encostado à parede, Stark terá de lutar sozinho, contando apenas com o seu engenho e instinto para proteger os que lhe são mais próximos. Na luta para regressar, Stark descobre a resposta à questão que secretamente o tem atormentado: o homem faz o fato ou o fato faz o homem?
     
    30 OUT 13  CINEMA  Brinches
    SAMMY 2
    Centro Cultural de Brinches . 15h00
    Animação M/4
    De Vincent Kesteloot, com vozes de Ivo Alexandre, Raquel Rosmaninho, Eurico Santos


    Sammy e Ray, duas tartarugas e grandes amigos, estão a desfrutar um período de descanso enquanto encaminham os recém-nascidos Ricky e Ella para o mar. Num momento de distração, acabam apanhados na rede de um caçador furtivo que os vende a um aquário do Dubai. Uma vez no aquário, Sammy e Ray acabam por servir de cobaia ao terrível Mega D, um cavalo-marinho muito mafioso, nos seus planos de fuga. No entanto, com a ajuda dos seus novos amigos Jimbo, um peixe balão de olhos esbugalhados, Lulu, uma energética lagosta com dupla personalidade, Annabel, uma polvinho meiga e ainda toda uma família de pinguins, Sammy e Ray decidem planear a sua própria fuga….
     

    METEO para Serpa restante semana 08/10/13 A 12/10/13


    Hoje

    Geralmente limpo
    Atual 24º
    MAX 29º
    MIN 16º
  • Quarta-feira

    Céu limpo
    MAX 30º
    MIN 16º
  • Quinta-feira

    Céu limpo
    MAX 29º
    MIN 15º
  • Sexta-feira

    Céu limpo
    MAX 29º
    MIN 12º
  • Sábado

    Muito nublado
    MAX 25º
    MIN 12º
  • Serpa de banqueiro a empresário agrícola

    De banqueiro a empresário agrícola


    VER VIDEO http://videos.sapo.pt/ZJM8QZQe3NGiqTVU3Qlg#share

    Pedro Líbano Monteiro dedicou a sua carreira à banca, tendo sido administrador do BCP e fundador do Banco Primus, que vendeu em 2008. Depois disso, rumou a Serpa, para tomar conta da sociedade agrícola dos oito irmãos Líbano Monteiro. A quarta história de sucesso na agricultura portuguesa (entre dez) que a Exame contou na edição de setembro.

    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/de-banqueiro-a-empresario-agricola=f833960#ixzz2hALBmuk0

    Pedro Líbano Monteiro, 60 anos, ex-banqueiro com passagens pelo BPA, administração do BCP e fundador do banco Primus (que vendeu em 2008), respondeu ao repto do pai, hoje com 92 anos: pegar nas terras da família e tratar de as pôr a render.
    Em 2009 assumiu a gestão da Sagri, a sociedade agrícola da família, e um ano mais tarde foi viver para Serpa, de segunda a quinta-feira, para dar a volta a uma propriedade com mais de 800 hectares. As suas produções principais são os cereais, olivais e a uva. Também cria gado.
    "A Sagri é uma empresa e, como qualquer uma, ainda que agrícola, o que faz tem de ser bem feito e com qualidade, para que os nossos clientes valorizem aquilo que estão a pagar", argumenta o ex-banqueiro, acrescentando:  "Sempre criei e desenvolvi negócios. E há coisas que não mudam na gestão: aqui, como na banca, o objetivo é aumentar as receitas e lucros por unidade de trabalho. Mas a agricultura tem muitos fatores que nos fogem ao controlo e isso muda um pouco a gestão. Quando cá cheguei, as pessoas falavam dos perigos dos imponderáveis, do clima e das intempéries, dizendo: 'Não conseguimos programar as coisas.' Para mim é o contrário: precisamente pelos imprevistos, devemos planear muito mais", esclarece.
    Por agora, a Sagri é autossuficiente. Em 2015, depois de concretizada grande parte dos investimentos que Pedro Líbano Monteiro está a supervisionar, o agora empresário agrícola espera faturar 2,5 milhões de euros.


    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/de-banqueiro-a-empresario-agricola=f833960#ixzz2hALFzmvV

    João Ramos Deputado do PCP questiona Governo sobre posto da GNR de Serpa












    Recentemente, a Associação dos Profissionais da Guarda denunciou a situação do posto da GNR de Serpa, infestado de ratos e rastejantes, e que não proporciona condições de habitabilidade aos guardas que vêm de fora e que utilizavam as instalações para comer e dormir. Desde logo e face a esta situação os guardas ficaram proibidos de ali dormir e cozinhar, tendo a Câmara Municipal de Serpa disponibilizado um edifício para acolher estes profissionais. É no âmbito desta matéria que o deputado do PCP eleito por Beja, João Ramos, questionou o Governo, para perceber quando será resolvida esta situação e, tendo a câmara disponibilizado o edifício, que carece de intervenção, se estará o Governo disposto a realizar as obras.

    Serpa_10º Encontro de Culturas (compacto)