Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Presta Contas CDU Serpa


Presta Contas CDU Serpa


DANZA DUENDE - SERPA 2013 TARIKAVALLI, PAULO SOUSA & RUBI MACHADO


Festival Da Juventude SERPA ( Barragem do Enxoé de 9 e 10 de Agosto)

barragem do enxoé - 9 e 10 de agosto
1a Edição do Festival “Sons ao La(r)go”
Blind Zero e Anonimato são os cabeça de cartaz do 1ª edição do Festival da Juventude “Sons ao La(r)go”, que decorre na Barragem do Enxoé, nos dias 9 e 10 de agosto.

Seguindo a linha iniciada nas décadas de 1980 e 90, com as edições da Ilha do Sons, Planície do Sons e Dias Concelhios da Juventude e tendo em vista assinalar o Dia Internacional da Juventude a 12 de agosto, a iniciativa assume-se como um espaço partilhado pelos e para os jovens do Concelho, com destaque para as Associações de Jovens do Concelho, coorganizadores, e pela inclusão de bandas e djs locais.

No primeiro dia as portas abrem às 18h00. No sábado, logo a partir das 10h00, os festivaleiros podem contar com atividades e desportos como a canoagem e tiro com arco.
Organização: Câmara Municipal de Serpa
Coorganização: Associação Cultural e Juvenil de Serpa, Associação Cultural e Juvenil “UAI”, Associação de Jovens de Pias, Associação de Jovens de Vila Nova de S. Bento, Associação de Jovens de Vale de Vargo, Associação de Jovens de A do Pinto
Apoio: Juntas de Freguesia do concelho
Patrocínio: Super Bock
Inscrições para transporte, condicionadas ao nº de lugares disponíveis: Juntas de Freguesia rurais; JF Salvador e Câmara Municipal de Serpa (Biblioteca Municipal)


FESTIVAL DA JUVENTUDE
Sons ao La(r)go
9 E 10 DE AGOSTO
Barragem do enxoé
Programa 
Sexta, dia 9
18h00 - Abertura do recinto. 
20h00 - To Kings (Serpa)
21h00 - Low Cost (Serpa)
22h00 – Brainstorm (Serpa)
23h00- Anonimato
01h00 - Animação com DJs:
Dj Dark (Pias); Dj Shock (Serpa); Dj G_Luft (Serpa)

Sabado, dia 10
Abertura. 10h00
10h00/20h00 - Canoagem e tiro com arco
20h00- N1H5 (VVFicalho)
21h00- Horses for Courses (VNSBento)
22h00 – Zeca e os Pelintras (VVFicalho)
23h00- Blind Zero
01h00 - Animação com DJs:
Dj Wolf (Serpa); Dj Joao Rosa (VNSBento); Dj Peter Petta (Pias)

VI Feira Histórica e Tradicional ( Abertas Candidaturas para Atribuição de Tasquinhas)

abertas As Candidaturas
VI Feira Histórica e Tradicional
De 23 a 25 de Agosto realiza-se a 6ª Edição da Feira Histórica e Tradicional de Serpa. À semelhança de anos anteriores, o espaço tavernas será um dos pontos altos do certame, assim como as nossas bancas de artesãos. Estão abertas as candidaturas para a exploração destes espaços até 6 de Agosto, conforme normas abaixo.
Para quaisquer esclarecimentos, contactar os Serviços Culturais do Município, sedeados na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra.

Normas de participação 

Critérios para atribuição de tasquinhas 

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Em Serpa abre hoje as portas a Loja Social.

Serpa tem Loja Social

Em Serpa abre hoje as portas a Loja Social.  
Este projecto do SerpaEnrede – Contrato Local de Desenvolvimento Social, tem a Rota do Guadiana a e Câmara de Serpa como entidades promotoras e as freguesias do concelho de Serpa, a Associação Ser Vida, as IPSS’s do concelho, Casa do Povo de Pias como parceiros.
De acordo com o SerpaEnrede este projecto vai “permitir prestar auxílio às famílias mais carenciadas do concelho de Serpa de forma a garantir que as mesmas tenham acesso a diversos bens”. “Contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos em situação de maior vulnerabilidade” é outros dos objectivos da Loja Social.
Filipe Vitória, coordenador do SerpaEnrede – CLDS, explica que este espaço vai prestar apoio a todas as famílias sinalizadas pelos parceiros. Segundo o mesmo responsável, nesta fase, a loja não vai ter produtos alimentares. Os artigos disponíveis naquele espaço são doados pela população ou pelas entidades, esclarece ainda Filipe Vitória.
A Loja Social de Serpa vai funcionar na sede da Rota do Guadiana -ADI, Rua da Capelinha 7, em Serpa. A inauguração está agendada para hoje às 18 horas.

6ª Feira Histórica e Tradicional "Serpa Quinhentista" 23-24-25 Agosto 2013

Slideshow image
 
Programação brevemente disponível em www.cm-serpa.pt
Org: Câmara Municipal de Serpa e Comissão Promotora
Cofinaciamento: Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal, União Europeia - FEDER, Associação Transfronteiriça dos Municípios das Terras do Grande Lago Alqueva

A 6.ª edição da Feira História e Tradicional de Serpa, de 23 a 25 de agosto, no centro histórico da cidade, dá especial enfoque ao período do reinado de D. Manuel, monarca que concedeu carta de foral à vila, e insere-se nas Comemorações dos ...500 anos do Foral Manuelino.

Serpa tinha um foral concedido em 1295 pelo rei D. Dinis. Mais tarde, D. Manuel I (1469 – 1521) mandou preparar e concretizar uma vasta e complexa reforma dos forais – documentos régios em que eram regulamentados direitos e deveres dos concelhos face à Coroa e aos senhores –, reforma que durou cerca de duas décadas.
A 28 de Julho de 1513, faz agora cinco séculos, foi concedido à vila de Serpa, povoação com 1277 fogos, um foral de leitura nova, implementado dois anos depois. O documento comprova o crescimento nessa altura das atividades económicas no concelho de Serpa – agricultura, pastorícia, artesanato e comércio –, sendo a vila uma importante praça militar do sistema de defesa da fronteira.
Em 2013, ao cumprir-se o quinto centenário do foral novo de Serpa, a Câmara Municipal assinala a efeméride com diversas iniciativas e dedica a sua feira Histórica e Tradicional à época manuelina.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Em Serpa estão de regresso as Noites de Rua Cheia

 
As várias freguesias e localidades do concelho de Serpa recebem nas noites de Julho e Agosto espetáculos musicais e teatro.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Serpa, com o apoio das freguesias de Brinches, Pias, Salvador, Vale de Vargo, Vila Nova de S. Bento e Vila Verde de Ficalho, e promete noites quentes num largo perto de si!


As Noites de Rua Cheia iniciam-se esta sexta-feira e decorrem até ao dia 17 de Agosto.


A Baal 17 – Companhia de Teatro promove entre os dias 12 e 17 de Julho



A Baal 17 – Companhia de Teatro promove entre os dias 12 e 17 de Julho, a 14.º edição, consecutiva, do Festival Noites na Nora, a que este ano se associa o II Encontro Internacional de Danza Duende, que é organizado pela Baal 17 e pela filial portuguesa da Escola Internacional Danza Duende – “Dançar a vida”, que juntará na cidade de Serpa “formadores/artistas e participantes de toda a Europa”, tal como referiu à Rádio Planície, Marco um dos responsáveis pela companhia de teatro Baal 17. O programa do festival, que tem como lema “A cultura como uma festa”, inclui a realização de 30 workshops, 14 espetáculos (teatro, dança e música), nove performances, oito conferências e três resistências artísticas.

Serpa: Alunos apresentam filmes realizados no último ano letivo


Serpa: Alunos apresentam filmes realizados no último ano letivo
Alunos do Clube de Cinema da Biblioteca Municipal e da Escola Abade Correia da Serra de Serpa vão apresentar, na sexta-feira, filmes que realizaram no passado ano letivo, no âmbito de um projeto de iniciação à imagem.

A sessão de apresentação dos filmes, intitulada «O Cinema, Cem Anos de Juventude», vai decorrer a partir das 18:30, no Cineteatro Municipal de Serpa.

Os filmes foram realizados pelos alunos através do projeto «Primeiro Olhar», desenvolvido pela Associação «Os Filhos de Lumière».

quarta-feira, 3 de julho de 2013

C.M.Serpa Informa - Período crítico de 1 de julho a 30 de setembro Sistema da Defesa da Floresta Contra Incêndios


Período crítico de 1 de julho a 30 de setembro
Sistema da Defesa da Floresta Contra Incêndios

Durante este período, vigoram medidas especiais de prevenção contra incêndios florestais (Portaria n.º 202/2013 de 14 de Junho).
Assim, nos espaços rurais e florestais é PROIBIDO:
- fumar ou fazer lume de qualquer tipo no interior das áreas florestais ou nas vias que as delimitam ou atravessem;
- realizar fogueiras para recreio ou lazer e para confeção de alimentos, exceto quando realizadas em locais expressamente previstos para o efeito e identificados como tal;
- lançar foguetes ou balões de mecha acesa (extensível a todo o território nacional), sendo que a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, que não os indicados anteriormente está sujeita a autorização prévia da Câmara Municipal;
- queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração agrícola/florestal (queimas); fazer queimadas para renovação de pastagens e eliminação de restolho e ainda, para eliminar sobrantes de exploração cortados, mas não amontoados;
- utilizar máquinas de combustão interna e externa, onde se incluem todo o tipo de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados, quando não estejam equipados de dispositivos de retenção de faíscas ou faúlhas e de dispositivos tapa-chamas nos tubos de escape ou chaminés.

Para se proteger as pessoas deverão, de entre outros aspetos, limpar o mato num raio mínimo de 50 metros à volta de habitações, estaleiros, armazéns, oficinas ou outras edificações.

A Câmara Municipal recomenda a todos os munícipes que evitem laborar com máquinas agrícolas no período mais quente do dia e que tenham especial cuidado na utilização do fogo, de forma a diminuir o número de incêndios rurais/florestais e área ardida no concelho este Verão.

A divulgação do Risco Diário de Incêndio (encontra-se disponível no sitio da IPMA - Instituto Português do Mar e da Atmosfera).

http://www.cm-serpa.pt/noticias.asp?ID=1814

Corte de água temporário Bairro Operário, Serpa dia 04/07/13


Bairro Operário, Serpa
Corte de água temporário
A Câmara Municipal de Serpa informa que por motivos de manutenção da rede de distribuição, irá ocorrer um corte temporário de água no Bairro Operário, Parque de Campismo e zonas adjacentes, no dia 4 de julho (quinta-feira), das 23h00 às 06h30.

Apelamos desde já à compreensão dos residentes e da população em geral, pelos eventuais constrangimentos que possam verificar-se.

http://www.cm-serpa.pt/noticias.asp?ID=1815

Assembleia Municipal de Serpa critica passagem de serviços do Hospital de Serpa para privados

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A Assembleia Municipal de Serpa aprovou no passado dia 28 de Junho uma moção onde critica duramente as posições do Governo e da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, no seguimento do processo de reestruturação dos serviços do hospital de São Paulo, em Serpa. Os membros da Assembleia Municipal criticam duramente as intenções de transferência dos serviços, anteriormente sob a tutela do Ministério da Saúde e gestão da ULSBA, para uma entidade privada local, mediante acordo de transferência de competências, a celebrar.


No mesmo documento pode ler-se que a verificar-se esta transferência de competências poder-se-á estar perante uma violação da constituição portuguesa e uma medida que irá deixar a população desprotegida.
http://www.radioplanicie.com/gestao/noticias/index_noticias.php?noticia=8231