Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 27 de março de 2013

ULTIMA HORA - Festival Taurino De Serpa Cancelado ( Org B.V.Serpa)




Por motivos meteorológicos, que impossibilitam a realização do Festival Taurino organizado pela Associação de Bombeiros Voluntários de Serpa, vimos por este meio comunicar o seu cancelamento. A todos os aficionados que adquiriram bilhete, o mesmo pode ser restituído na secretaria dos Bombeiros Voluntários de Serpa.

Atenciosamente

A direção

quinta-feira, 21 de março de 2013

Pelo 2º ano consecutivo Serpa adere à Hora do Planeta



Pelo 2º ano consecutivo
Serpa adere à Hora do Planeta
A autarquia de Serpa vai desligar, no dia 23 de março de 2013 entre as 20h30 e as 21h30, a iluminação cénica das Muralhas e as luzes dos Paços do Município, como forma de mostrar o seu apoio à Hora do Planeta, iniciativa mundial à qual se associou novamente. 

Durante o evento irá ocorrer o desligamento globalizado de todas as luzes – interiores e exteriores -, dos edifícios e monumentos emblemáticos das cidades, assim como o desligamento das luzes interiores e exteriores das residências particulares, com vista à promoção do compromisso de cada um com o planeta e com as 
pessoas de todo o mundo.

A iniciativa Hora do Planeta decorre anualmente a nível mundial através da rede World Wildlife Fund, pretendendo colocar às escuras edifícios de todo o planeta como a Torre Eiffel, o Palácio de Buckingham, a estátua do Cristo Redentor e do Cristo Rei, num panorama global pelo único bem que é de todos – o Planeta.

Mais informações sobre a Hora do Planeta em www.wwf.pt

Candidatura de João Rocha à Câmara de Beja podera estar em risco



A candidatura de João Rocha à Câmara Municipal de Beja poderá estar em risco, isto depois de na passada terça-feira o Tribunal Cível de Lisboa ter declarado o impedimento de Fernando Seara se candidatar à Câmara Municipal de Lisboa, não só pelo facto de na lei de limitação de mandatos estar escrito “presidente de Câmara” e não “presidente da Câmara”, mas sobretudo por causa do princípio constitucional (artigo 118.º) que prevê a renovação do poder político.


A lei 46/2005 diz que “o presidente de câmara municipal e o presidente de junta de freguesia só podem ser eleitos para três mandatos consecutivos”. 


Esta formulação tem levantado a muitas dúvidas, havendo quem entenda que os autarcas que já cumpriram três mandatos não se podem candidatar a nenhuma autarquia, enquanto outros defendem que só não se podem candidatar no concelho em que completaram três mandatos.


O Movimento Revolução Branca apresentou oito providências cautelares, tentando travar candidaturas dos chamados “dinossauros” autárquicos, uma dessas providências cautelares, foi apresentada no Tribunal Judicial de Beja, contra a candidatura da CDU à Câmara de Beja, encabeçada por João Rocha, que esteve durante 33 anos à frente dos destinos da autarquia de Serpa.


Resta agora saber se o Tribunal Judicial de Beja irá seguir o mesmo critério do Tribunal Cível de Lisboa e declarar o impedimento de João Rocha  se candidatar à Câmara Municipal de Beja nas autarquicas deste ano.

http://www.radioplanicie.com/gestao/noticias/index_noticias.php?noticia=7724


quarta-feira, 20 de março de 2013

Dois Pilotos De Serpa Participam No Rally De Portugal 2013



Já está disponível a Lista de Inscritos do Open de Ralis para o Vodafone Rally de Portugal. Consulte-a aqui:... fb.me/1Ay0uplnm

Vão participar no rally de Portugal 2013 dois  Serpenses , vamos todos dar o nosso apoio a estes pilotos e navegadores a esta prova tão especial .

Com o Nº 202 Orlando Bule / Luis Assunção(Mitsubishi Evolution VII II

210 Carlos Martins/ João Martins (Mitsubishi Lancer EVO VII II)



Família suíça produz o melhor azeite do mundo Em Serpa ( Santa Iria)

Andreas Bernhard e seu azeite premiado produzido no Alentjo.

A procura por uma “vida diferente” fez com que saissem da Suíça em direcção a Portugal. Agora, no Alentejo, Andreas Bernhard e família, juntam o “gosto pela vida no campo” com o realizar de “um sonho, o fazer algo na agricultura”.

É no interior do Baixo-Alentejo, no Monte Novo de Fonte Corcho, perto da cidade de Serpa, que trabalham um olival de onde extraem aquele que já foi reconhecido mundialmente como o melhor dos azeites biológicos.
Numa propriedade com 130 hectares, o clã Bernhard faz questão de seguir as normas biológicas em todo o cultivo e aposta intensamente num produto de grande qualidade. Desde 2008 que a marca Risca Grande está presente nas mais importantes feiras e concursos mundiais de produtos biológicos e está entre os eleitos pelos especialistas.  O mais recente prémio do azeite biológico alentejano Risca Grande virgem extra foi o Best of Bio-Olive Oil 2013.

Depois  de morarem no Algarve, de onde sairam quando sentiram que a densidade de construção lhes estava a roubar a qualidade de vida que ai tinham procurado, os Bernhard, que tinham vindo da região Zurique, instalam-se no Alentejo quando se deixam seduzir por uma propriedade, então com 80 hectares, com olival, longe de tudo. Andreas lembra que “no início a mudança foi muito grande”. Tal como pioneiros em território virgem, abriram estrada, construiram casa, instalaram água e electricidade, e iniciaram-se na produção de azeite.

A actividade “começou num alpendre pequeno com uma maquinita que tinha sido adquirida em Itália”. Entre risos, Andreas recorda  que na sua primeira colheita, há 13 anos, conseguiu produzir 80 litros de azeite. Por isso, os 35 mil litros de azeite que a Risca Grande produziu com a mais recente colheita são motivo de orgulho deste suíço que fala o português com à vontade.

Crescer com qualidade

Nos últimos anos a empresa cresceu a um ritmo de 30% ao ano, em produção e volume de vendas. Direccionados para a exportação, o mercado suíço é o principal cliente e absorve entre 30 e 40% da produção. “Depois vem a Alemanha, Suécia e Japão. Mas também vendemos para a Holanda e Estados Unidos,” revela Andreas, que acrescenta: “O nosso grande problema é conseguir aumentar a produção e a qualidade, isto mantendo as caracteristicas que procurámos para o nosso azeite.”

Brasil e Cingapura são, para já, dois mercados onde é expectável que a oferta de azeite Risca Grande venha a crescer. “De vez em quando temos procura do  Brasil. Recentemente tivemos procura de Cingapura.”

Sempre com o objectivo de conseguir a satisfação do cliente através de um produto de pureza máxima, nada é deixado ao acaso. Por isso mesmo, Andreas explica, com o prazer de quem vive intensamente o trabalho de um produtor de azeite gourmet, que o sabor basílico, limão e tangerina, que se encontra na gama Risca Grande, tem um truque: “O truque é que o sabor não é artificial. O sabor é dos nossos limões, tangerinas e basílico. As pessoas querem saber se tú és capaz de produzir tudo isso. Para nós, de certa forma, dá muito trabalho, mas compensa.”

Para alcançar o tão desejado reconhecimento de qualidade, vários são os caminhos percorridos: A apanha da azeitona é feita mais cedo, ainda na árvore, de forma a conseguir um azeite com mais nuances, mais verde, mais vivo, mais picante, mais amargo. De entre as várias parcelas de terreno, são descortinadas as caracteristicas que cada parcela de terreno oferece ao fruto, como melhor tirar proveito das mesmas, fazendo com que determinada azeitona seja utilizada com um objectivo especifico. Em termos de tecnologia, um lagar novo, onde até memso as bombas e tapetes são de inox, permite a produção de azeite isento de ftalatos. O que leva Andreas a afirmar que “haverá sempre coisas novas em relação às quais é preciso dar resposta.  Sendo o investimento e a evolução uma constante.”
Olivais de Risca Grande: maior problema é a água
Olivais de Risca Grande: maior problema é a água
(riscagrande.com)

Água como garante de sucesso a longo prazo

Apesar do sucesso alcançado, Andreas Bernhard está ciente que “a concorrência é brutal”, mas continua  a haver margem de progressão e, por isso, “é preciso trabalhar mais.” Mesmo sabendo que “o azeite português não é muito conhecido no mundo”, porque “o marketing do país, Portugal, não existe,” vê-se que “quando produzes com alta qualidade, também podes ter sucesso neste mercado.”

Quando questionado sobre qual  o desejo que gostaria de ver realizado em 2013, o patriarca dos Bernhard é categórico: “O nosso grande sonho era ter água – da barragem - de  Alqueva”. Água que pode permitir o plantio de mais 18 hectares e trazer mais segurança a quem está tão dependente das condições climatéricas. “Este ano, como não choveu, foi muito dificil. Foi um ano de seca e por isso tivemos uma quebra. Se tivermos água de Alqueva, temos mais uma margem para assegurar a nossa colheita.”

Como a crise que afecta Portugal obrigou a que fossem cancelados os investimentos que permitiriam à Risca Grande ter água de Alqueva, Andreas já pensa, com a ajuda de vizinhos, em realizar a obra que era responsabilidade do Estado e assim conseguir  que o precioso líquido chegue aos agricultores da região.

“O nosso pensamento é a longo prazo. Os filhos, que já trabalham conosco, também querem ficar aqui. Temos de pensar a 10 ou 20 anos.” Com o desafio de manter a qualidade, “queremos duplicar a produção e a facturação. Mas isso só vamos conseguir com a água de Alqueva.”

segunda-feira, 18 de março de 2013

Programação Das Festas de Serpa Pascoa 2013



Centenas de figurantes irão participar no Cortejo Histórico e Etnográfico de Serpa que se realiza tradicionalmente no Dia de Páscoa e que este ano dá destaque à comemoração dos 500 anos da atribuição do Foral Manuelino.

O cortejo integra as tradicionais Festas do Concelho em honra de Nossa Senhora de Guadalupe (ver programa abaixo) e atraem a Serpa milhares de ausentes e forasteiros durante o fim-de-semana alargado, religioso e festivo.

De 29 de março a 2 de abril, ocorrem dezenas de atividades lúdicas e religiosas, sem esquecer espetáculos de música e animação gastronómica a engalanar a cidade e o concelho.

A festa em honra de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira oficial do concelho data de meados do século XIX, mas o seu culto nestas paragens deverá remontar ao século XIV. A ermida que lhe é dedicada, no ponto mais alto da povoação, a cerca de um quilómetro para sul da cidade, data do início da centúria de Quinhentos.

Programação

Festas do Concelho em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe
Serpa
De 29 de março a 2 de abril
Org: Comissão de Festas

Dia 29 de março
15h00 Celebração da Paixão do Senhor
22h00 Procissão do Enterro do Senhor
00h30 Palco 2 Rua dos Namorados: Baile com Francisco Jorge e Duo Encontro de Gerações/Dj J Wolf/Dj Funkyou

Dia 30 de março
16h00 Festival Taurino ( A Favor Dos Bombeiros Voluntarios De Serpa)
16h00 Complexo Desportivo Manuel Baião
Futebol - Veteranos do Futebol Clube de Serpa/Sport Saudade e Benfica
22h00 Vigília Pascal
22h00 Praça da República - Almargem
24h00 Aleluias e arruada pelas ruas de Serpa
00h30 Palco 2 Rua dos Namorados - Sonido Andaluz

Dia 31 de março
11h30 Missa do Dia de Páscoa
14h00 Animação de rua
15h00 Procissões: do Altinho para a Igreja do Salvador conduzindo a imagem de Nª Sª de Guadalupe e da Igreja do Salvador ao encontro da que vem do Altinho, na Cruz Nova. Da Cruz Nova para a Igreja do Salvador.
16h00 Cortejo Histórico-Etnográfico (Org. Câmara Municipal de Serpa)
22h00 Praça da República “A Quadrilha e Sebastião Antunes”
22h00 Terço em Honra de Nossa Senhora
24h00 Fogo-de-artifício/ Solto no Alto da Forca - Org. Câmara Municipal de Serpa
00h30 Palco 2 Rua dos Namorados: Dj Jo Black/Dj Shock & Dj G-Luft feat. Mr. Saxc

Dia 1 de abril
10h30 Animação de rua
11h00 Missa solene da festa
12h00 Arrematação dos Ramos
16h00 Procissão Solene da Festa
22h00 Terço em Honra de Nossa Senhora
22h00 Praça da República: ABBA TRIBUTE By COMPANHIA LIMITADA
00:30 Palco 2 Rua dos Namorados: Miguel Azevedo

Dia 2 de abril
09h00 Missa
10h00 Procissão para acompanhar a imagem de Nossa Senhora para a sua capela.
14h00 Altinho/Baile Popular

domingo, 10 de março de 2013

Helicóptero do INEM Em Serpa hoje pelas 18h00

Hoje cerca das 18h00 o helicóptero do INEM deslocou-se a Serpa para efectuar o transporte de uma vitima  de doença súbita  para o H. Évora .
Mais uma vez é de louvar o trabalho efectuado pelos os Bombeiros Voluntários De Serpa e das equipas medicas do INEM.

sábado, 9 de março de 2013

Autárquicas 2013: Movimento quer impedir candidatura de João Rocha a Beja…




O Movimento Revolução Branca (MRB) anunciou que interpôs uma providência cautelar para tentar impedir a candidatura à Câmara de Beja, pela CDU, do "histórico" autarca de Serpa, João Rocha, abrangido pela limitação de mandatos, avança a “Região Sul”, online, citando a “Lusa”.
A acção foi interposta no Tribunal de Beja contra o PCP e “Os Verdes”, que formam a Coligação Democrática Unitária (CDU) e o Movimento responsável pela mesma pretende que João Rocha seja declarado "legalmente impedido" de se apresentar como candidato à presidência da Câmara de Beja, nas eleições autárquicas deste ano, diz igualmente, a “Região Sul”.
Recorde-se que aquele Movimento adoptou procedimento idêntico no que se refere à candidatura à capital de Distrito de António Sebastião, pelo PSD, que entretanto renunciou, e que o Tribunal de Beja respondeu que a acção em causa era “para já inoportuna”.

terça-feira, 5 de março de 2013

Serpa: Assembleia Municipal aprovou moção em defesa do Poder Local Democrático…


A Assembleia Municipal de Serpa aprovou, por maioria, uma moção em defesa do Poder Local Democrático, proposta pelos eleitos da CDU. Neste órgão foram entregues e aprovadas também mais três moções.
No documento em defesa do Poder Local Democrático, a Assembleia Municipal repudia a eliminação de freguesias, assim como a ingerência governamental, rejeita o esvaziamento dos municípios e reafirma o seu empenho na defesa do serviço público sob controlo democrático do Poder Local.
Na moção sobre a proposta de alteração da Lei das Finanças Locais, a Assembleia Municipal pronuncia-se contra a mesma, dizendo que o seu conteúdo é um atentado à autonomia das autarquias locais, apela aos deputados de todas as forças políticas que a rejeitem e que se manifestem a favor do parecer da Associação Nacional de Municípios Portugueses sobre a mesma.
No documento pela titularidade e gestão pública dos serviços de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos manifesta-se o inequívoco desacordo com a proposta que prevê a entrada de entidades privadas na gestão daqueles serviços.
Na moção sobre autonomia local na fixação de tarifários dos serviços de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos manifesta-se o desacordo com a redução da autonomia dos órgãos dos municípios na fixação das tarifas dos serviços em causa.

FESTIVAL TAURINO EM SERPA PARA AJUDAR BOMBEIROS Dia 30/03/13 as 16h00

Montra-Serpa

A praça de toiros de Serpa realiza a 30 de março, sábado de Páscoa, uma corrida de toiros a favor dos bombeiros voluntários locais. 
A receita angariada no festival tem por objetivo adquirir um veículo florestal de combate a incêndios. 
Vão estar em praça os cavaleiros Luís Rouxinol, Sónia Matias, Filipe Gonçalves, Luís Rouxinol Júnior, Manuel Dias Gomes e Diogo Peseiro. As pegas estão a cargo dos Grupos de Forcados Amadores de Moura e Beja.
Os seis touros têm os ferros Murteira Grave, Passanha, Luís Rocha, Varela Crujo, Falé Filipe e Francisco Romão Tenório. O espetáculo tem início marcado para as 16 horas. 

Concelhia de Serpa do PCP diz que Governo quer privatizar Hospital de São Paulo

A concelhia de Serpa do PCP acusa o Governo de, através do Conselho de Administração da ULSBA - Unidade de Saúde Local do Baixo Alentejo,
“esvaziar a estrutura do Hospital São Paulo, mediante encerramento de valências e serviços, com vista à sua privatização”.
O Partido Comunista frisa, em comunicado, que “este processo decorre já há alguns anos e agudizou-se recentemente, pondo em causa a saúde, a qualidade de vida e o futuro das gentes deste território”.
De acordo com o PCP de Serpa “perspectiva-se, 'nesta machadada final', o encerramento entre as 24h e as 8h, obrigando as populações a deslocar-se a Beja para assistência, mas também a entrega do Serviço à Santa Casa da Misericórdia, numa lógica meramente economicista”.
A Comissão Concelhia de Serpa do PCP apela à população para que “lute” contra o encerramento dos serviços e se associe à comissão de utentes.

PCP/Serpa: “Governo ataca serviços de saúde do Hospital de São Paulo”…




A Comissão Concelhia de Serpa do Partido Comunista Português (PCP) diz, em nota de imprensa, que o Governo, através do Conselho de Administração da ULSBA – Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, não só não implementou o SUB – Serviço de Urgência Básico, como tem vindo a esvaziar a estrutura do Hospital de S. Paulo, mediante encerramento de valências e serviços, com vista à sua privatização.
João Narciso, da Comissão Concelhia de Serpa do PCP, frisou que a situação no Hospital de S. Paulo tem-se agudizado, pondo em causa a saúde, a qualidade de vida e o futuro das gentes do território.
Em defesa do Hospital de Serpa, dos serviços públicos essenciais, das populações e pelo futuro deste território, a Comissão Concelhia de Serpa do PCP apela à lutacontra este ataque aos serviços de saúde, nomeadamente as que a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos daquela cidade venha a encetar.

A Assembleia Municipal de Serpa aprovou, entretanto, uma moção, proposta pelos eleitos da CDU, sobre o Hospital de S. Paulo onde é reiterada a posição daquele órgão, contra o encerramento do Serviço de Urgência no período das 24.00 horas às 08.00 horas. Neste documento apela-se também à reposição de todos os serviços que foram retirados no que respeita à saúde, reforçando a necessidade de continuação dos mesmos, com todas as suas valências.

Serpa: Assembleia Municipal aprovou moção em defesa do Poder Local Democrático…

A Assembleia Municipal de Serpa aprovou, por maioria, uma moção em defesa do Poder Local Democrático, proposta pelos eleitos da CDU. Neste órgão foram entregues e aprovadas também mais três moções, todas dos eleitos da Coligação.

No documento em defesa do Poder Local Democrático, a Assembleia Municipal repudia a eliminação de freguesias, assim como a ingerência governamental, rejeita o esvaziamento dos municípios e reafirma o seu empenho na defesa do serviço público sob controlo democrático do Poder Local.
Na moção sobre a proposta de alteração da Lei das Finanças Locais, a Assembleia Municipal pronuncia-se contra a mesma, dizendo que o seu conteúdo é um atentado à autonomia das autarquias locais, apela aos deputados de todas as forças políticas que a rejeitem e que se manifestem a favor do parecer da Associação Nacional de Municípios Portugueses sobre a mesma.
No documento pela titularidade e gestão pública dos serviços de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos manifesta-se o inequívoco desacordo com a proposta que prevê a entrada de entidades privadas na gestão daqueles serviços.
Na moção sobre autonomia local na fixação de tarifários dos serviços de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos urbanos manifesta-se o desacordo com a redução da autonomia dos órgãos dos municípios na fixação das tarifas dos serviços em causa.

segunda-feira, 4 de março de 2013

Relógio made in Alentejo para pôr na parede e sem ruído Museu do relógio Serpa/Evora

workshop Educar para a Cidadania ( Serpa 6 de março, no auditório do Musibéria, entre as 14h30 e as 17h30, )

Educar para a Cidadania

entre as 14h30 e as 17h30



Preço: 0€

Semana Municipal pela Igualdade | 4 a 8 de março 2013
A Câmara Municipal de Serpa em parceria com a Moura Salúquia – Associação de Mulheres do Concelho de Moura organiza mais uma vez a Semana Municipal para a Igualdade.
Esta compreende um conjunto diverso de iniciativas relacionadas com a promoção da cidadania e da igualdade de género, destinadas a toda a comunidade.
Entre estas encontra-se o workshop Educar para a Cidadania, que pretende constituir-se como uma caixa de ferramentas para todos aqueles que trabalham questões ligadas à cidadania com jovens, destinando-se a professores, formadores, educadores, pais e todos os interessados na temática. 
O workshop realiza-se no próximo dia 6 de março, no auditório do Musibéria, entre as 14h30 e as 17h30, com entrada livre.
Assim, e tendo em conta que devido ao caráter predominantemente prático do workshop há um  número limitado de vagas, informamos que caso esteja interessado/a em frequentá-lo deverá fazer a sua inscrição logo que possível.
Para inscrições e outras informações:
Moura Salúquia - Associação de Mulheres do Concelho de  Moura
Telefone: 285 252 409       Telemóvel: 96 794 36 46
Email: amcmoura@sapo.pt 
Pessoa de contacto: Ana Lúcia Pestana