Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Conferência/debate com a música por tema com o Maestro António Vitorino D'Almeida



Conferência/debate com a música por tema
Conferência/debate com a música por tema
Famoso comunicador, o Maestro António Vitorino D'Almeida é o convidado para uma conferência-debate, a realizar no auditório do Musibéria, no dia 5 de março, terça-feira, pelas 21h30. 

A entrada é livre, condicionada à lotação da sala.

Org: Câmara Municipal de Serpa /Musibéria 

Feira do Queijo do Alentejo 2013 Agradecimento do Presidente da Câmara



Feira do Queijo do Alentejo 2013
Agradecimento do Presidente da Câmara
Em meu nome e em nome do município de Serpa agradeço a todos os que colaboraram na XII Feira do Queijo do Alentejo e que contribuíram para que, mais uma vez, fosse um sucesso. 

Assim, às entidades parceiras da organização e a todas as que se associaram ao evento, às associações e organismos participantes, aos expositores, aos visitantes e à população do concelho de Serpa, o nosso grande reconhecimento.

Muito obrigado

O presidente da Câmara

Tomé Pires

http://www.cm-serpa.pt/noticias.asp?ID=1765

Encerramento do Serviço de Urgência no Hospital de S. Paulo em Serpa

Encerramento do Serviço de Urgência no Hospital de S. Paulo em Serpa
No seguimento de vários pedidos formais de informação dirigidos pela Câmara Municipal de Serpa ao Conselho de Administração da ULSBA/Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, sobre o encerramento noturno do Serviço de Urgência em Serpa recebemos hoje, 27 de fevereiro, uma resposta escrita, onde o referido Conselho de Administração informa que “por questões logísticas não é possível prever, neste momento, a data de alteração de horário do Serviço de Urgência Básica”.

Não sendo uma novidade, isto confirma a efetiva intenção de encerrar o serviço de urgências em Serpa - chamamos de novo a atenção para o facto de o previsto Serviço de Urgência Básico nunca ter sido criado, o que existe é um Serviço de Urgência Avançado - situação que continua a ser uma grande preocupação para a Câmara Municipal de Serpa porque é contrária à qualidade da prestação de serviços de saúde essenciais à população. Por isso, vamos reforçar a nossa atenção, reiterando que da nossa parte tudo se fará para que se mantenha um atendimento de urgências 24h por dia, no Hospital de S. Paulo.

O Presidente da Câmara Municipal 

Tomé Alexandre Martins Pires

http://www.cm-serpa.pt/noticias.asp?ID=1767

Feira Queijo Serpa 2013 - de pequenino se torce o pepino


terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

A época de 2013 do piloto de Serpa, Carlos Martins, começou com uma vitória no Rali Serras de Fafe.“Foi uma prova muito boa"

Thumbnail

A época de 2013 do piloto de Serpa, Carlos Martins, começou com uma vitória no Rali Serras de Fafe.

Acompanhado por Pedro Peres e a bordo do Mitsubishi Lancer Evo VII, o piloto alentejano demonstrou uma enorme superioridade, na prova organizada pela Demoporto, e presenciada por milhares de espectadores, que se deslocaram aos troços de terra de Fafe.

Vencendo todos os cinco troços, que compunham a prova, Carlos Martins cumpriu os objectivos a que se propunha. Um andamento forte e seguro.

Foi uma prova muito boa em que nos empenhamos e evoluímos, constantemente. Preparamos o rali, com grande dedicação. O Mitsubishi esteve sempre impecável ao nível das suspensões, preparadas pela MXT, e também fruto do trabalho da equipa Peres Competições. Foi uma boa vitória, que me deixa muito contente, e confiante, para o que resta de campeonato. Que seja a primeira de muitas vitórias”, afirmou Carlos Martins.

Exibição muito boa do Carlos Martins. Sempre muito concentrado e eficiente. Estou muito contente, com esta vitória. Depois de têr vencido esta prova, à geral, no ano passado, então como piloto, é muito bom renovar a vitória, agora como navegador e ao lado do meu amigo de Serpa”, referiu Pedro Peres.

Com motivação e confiança em alta, Carlos Martins prepara-se agora, para a próxima prova do COR-Open de Ralis, e aproveita para agradecer aos seus patrocinadores, família e amigos, todo o apoio demonstrado.

Carlos Martins é apoiado por, BRAINGAMING, HIDRAUVIANA, MXT, MITSUBISHI MOTORS PORTUGAL.
 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Carlos Martins: “Foi uma boa vitória, que me deixa confiante para o resto do campeonato"

Carlos Martins: “Foi uma boa vitória, que me deixa confiante para o resto do campeonato'

A época de 2013 do piloto de Serpa, Carlos Martins, começou com uma vitória no Rali Serras de Fafe, primeira prova do Open de Ralis, um piloto que começa a despontar, já que foi ele o vencedor à geral do passado Rali Casinos do Algarve, prova do CPR 2012.
Acompanhado por Pedro Peres e a bordo do Mitsubishi Lancer Evo VII, o piloto alentejano demonstrou uma enorme superioridade, na prova organizada pela Demoporto, e presenciada por milhares de espectadores, que se deslocaram aos troços de terra de Fafe.
Vencendo todos os cinco troços, que compunham a prova, Carlos Martins cumpriu os objectivos a que se propunha. Um andamento forte e seguro.
“Foi uma prova muito boa em que nos empenhamos e evoluímos, constantemente. Preparamos o rali com grande dedicação. O Mitsubishi esteve sempre impecável ao nível das suspensões, preparadas pela MXT, e também fruto do trabalho da equipa Peres Competições. Foi uma boa vitória, que me deixa muito contente, e confiante, para o que resta de campeonato. Que seja a primeira de muitas vitórias”, afirmou Carlos Martins.
“Foi uma exibição muito boa do Carlos Martins. Sempre muito concentrado e eficiente. Estou muito contente, com esta vitória. Depois de ter vencido esta prova, à geral, no ano passado, então como piloto, é muito bom renovar a vitória, agora como navegador e ao lado do meu amigo de Serpa”, referiu Pedro Peres.
Com motivação e confiança em alta, Carlos Martins prepara-se agora, para a próxima prova do COR-Open de Ralis, e aproveita para agradecer aos seus patrocinadores, família e amigos, todo o apoio demonstrado.
Foto: José Mendes/DPI


Ler mais: http://autosport.sapo.pt/carlos-martins-foi-uma-boa-vitoria-que-me-deixa-confiante-para-o-resto-do-campeonato=f110680#ixzz2LxnGyQYG

RALI SERRAS DE FAFE 2013 Carlos Martins Passagem ao minuto Minuto 3:41

Rali Serras de Fafe 2013 The Best Passagem de Carlos Martins , Piloto De Serpa aos 10:47

Rali Serras de Fafe 2013 [HD] 1º Classificado Carlos Martins Piloto de Serpa passagem ao Minuto 3:24

Gabriell Somos Portugal Serpa - Festa do Queijo TVi com o tema - bate na...


Eduardo Santana Somos Portugal Serpa - Festa do Queijo TVi com o tema - ...


Flor Somos Portugal Serpa Festa do Queijo TVi com o tema so o homem ...


Ana Portugal Somos Portugal Serpa Festa do Queijo TVi com o tema dan...


Kid Machine Somos Portugal Serpa Festa do Queijo TVi com o tema quer...


Fernando Correia Marques Somos Portugal Serpa Festa do Queijo TVi com ...


Somos Portugal_Serpa - Festa do Queijo_TVi_24-02-2013_( Parte 1 de 3 )

Bombocas | TVI - Festa do Queijo (Serpa) -- "O Meu Vizinho Deixa-me a B...

As Latinas - Medley (Somos Portugal - Serpa)

Ricardo & Henrique | TVI Festa do Queijo (Serpa) -- "Hey (morro de desejo)"

Pedro Madeira - "Somos Portugal" da TVI em Serpa ("Diz o meu nome")

Ricardo & Henrique | TVI Festa do Queijo (Serpa) -- "Panrampampam"

Pedro Madeira - "Somos Portugal" da TVI em Serpa ("Inflamável")

Bombocas | TVI - Festa do Queijo (Serpa) -- "Baila Comigo Amor"

Tayti - Vamos zimbar (Somos Portugal - Serpa)

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Feira do Queijo do Alentejo abre hoje as portas



Abre hoje as portas, em Serpa, a 12ª edição da Feira do Queijo do Alentejo. O certame conta, este ano, com 102 expositores de produtos da região como vinho, azeite, mel, doçaria e artesanato. Destes, 42 são expositores de queijo de várias zonas do País.
Do programa cultural faz parte o Cante Alentejano, candidato a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, com a participação de grupos corais daquele concelho assim como ateliers de queijo, demonstração de pastoreio e demonstrações culinárias.
A música popular portuguesa, o flamenco, as sevilhanas e dj\'s vão animar o certame. A Feira do Queijo do Alentejo conta também com um espaço de debate. A palestra é organizada pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja e tem como tema a produção do leite de ovelha e cabra. A sessão decorre no Espaço multiusos, esta tarde, às 15h30.
Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, tem expectativas “elevadas” para este certame. O autarca afirma que, nos últimos anos, “a crise não tem entrado na Feira”.
A Feira do Queijo Alentejo decorre no pavilhão de feiras e exposições de Serpa até domingo.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

METEO PRÓXIMOS 5 DIAS CONCELHO DE SERPA ( FEIRA DO QUEIJO 2013) COM SOL


PROGRAMAÇÃO FEIRA DO QUEIJO SERPA 2013


Feira do Queijo do Alentejo
PROGRAMAÇÃO
SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO
11:00 Abertura oficial da feira

11:00 Demonstração Equestre Cross e Ensino por alunos do Curso Técnico de Gestão Equina da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS)| Picadeiro no Estacionamento frente ao Pavilhão

12:30 Receção aos convidados e expositores (org. Infinito)|Espaço multiusos

13:00 “Rondel dos 12 Queijos” por En(Cena) - Grupo de Teatro da Escola Secundária de Serpa|Espaço multiusos
14:00 Workshop “Hipoterapia e seus benefícios” - utilização do cavalo para realização de atividades terapêuticas em pessoas com diversas problemáticas.  (org. EPDRS – Prova de Aptidão Profissional) |Espaço multiusos
…após o workshop irá haver Sessão prática de Hipoterapia  (org. EPDRS – Prova de Aptidão Profissional)| Picadeiro no Estacionamento frente ao Pavilhão

14:30 Demonstração de Tosquia (org. ACOS) |Tenda Espaço F

15:30 Reflexões para o setor da produção do leite de ovelha e cabra no Baixo Alentejo (org. Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja), com Dr. Miguel Madeira e Prof. João Canada |Espaço multiusos

16:00 Demonstração de Tosquia (org. ACOS) |Tenda Espaço F

16:00 Ateliê do Queijo (org. EPDRS) |Stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

17:00 Encontro de Corais Alentejanos (desfile pelo recinto, atuação com 2 modas em palco)
Grupo Coral Feminino “As Papoilas do Enxoé”
Grupo Coral Feminino “As Ceifeiras de Pias”
Grupo Coral da Academia Sénior de Serpa
Rancho Coral “Os Ceifeiros” de Serpa
Grupo Coral Feminino “As Flores do Chança”    

17:00 Show cooking “Gastronomia com Produtos Tradicionais” com Vítor Esteves, Chef executivo do grupo Jerónimo Martins (org. Infinito)|Espaço multiusos

19:00/22.00 Animação circulante com o grupo “Alenfole”

22:00  “Zeca e os Pelintras”  música moderna portuguesa/covers| Palco das Tasquinhas

24:00  “Cheese Sessions” com DJ Shock | Palco das Tasquinhas
SÁBADO DIA 23 DE FEVEREIRO
10:00 1º Passeio Pedestre “Rota do Queijo” concentração junto à Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra com término no Pavilhão da Feira (participação gratuita) (org. CMS)

11:00 Ateliê do Queijo (org. EPDRS) |Stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

11:30 Demonstração de Tosquia (org. ACOS) |Tenda Espaço F

14:30 Demonstração de Tosquia (org. ACOS) |Tenda Espaço F

15:00 Demonstração Equestre Cross e Ensino por alunos do Curso Técnico de Gestão Equina da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS) | Picadeiro no Estacionamento frente ao Pavilhão

15:00 Ateliê do Queijo (org. EPDRS) |Stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

15:00 Encontro de Corais Alentejanos (desfile pelo recinto, atuação com 2 modas em palco)

Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa
Grupo Coral e Etnográfico “Os Camponeses” de Pias
Grupo Coral e Etnográfico de Vila Nova de S. Bento
Grupo Coral Feminino “Madrigal”
Grupo Coral de A-do-Pinto
Grupo Coral “Os Camponeses” de Vale de Vargo
Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento

15:30 Show cooking “Gastronomia com Produtos Tradicionais” com Vítor Esteves, Chef executivo do grupo Jerónimo Martins (org. Infinito) |Espaço multiusos

17:00 Show cooking “Cozinhar com os produtos da Feira” com Chef  a designar (org. Infinito e CMS)|Espaço multiusos

18:00/21.30 Animação circulante com o grupo “Alenfole”

18:30 Degustação de manteiga de ovelha (org. Confraria do Queijo Serpa) |Espaço multiusos

21:30 “Peña Flamenca Esther Merino” flamenco/fandango| Palco das Tasquinhas

23:00 “Ardila” música popular portuguesa |Palco das Tasquinhas

24:00 “Cheese Sessions” com DJ Daniel K | Palco das Tasquinhas
DOMINGO DIA 24 DE FEVEREIRO
08:30 1º Passeio de BTT “Rota do Queijo” concentração junto ao Pavilhão Carlos Pinhão com passagem pelo Pavilhão da Feira (org. Sociedade Luso-União Serpense)

11:30 Demonstração de Tosquia (org. ACOS) |Tenda Espaço F

12:00 1ª Mostra e Aptidão de Pastoreio do Cão da Serra de Aires com a participação especial de Rui Monteiro do Clube Português de Canicultura (org. Clube Português do  Cão da Serra de Aires) | Picadeiro no Estacionamento frente ao Pavilhão

13:00 Concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa | Palco das Tasquinhas

14:00 - 20:00 “Somos Portugal” realização em direto do programa da TVI|Palco exterior junto à Tenda das Tasquinhas

16:00 Ateliê do Queijo (org. EPDRS) |Stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

17:00 Show cooking “Sabores da Feira” com o vencedor do concurso TOP CHEF Alexandre Silva Chef de Cozinha do Alentejo Marmóris Hotel & Spa (org. Infinito)|Espaço multiusos

20:00 “Devaneios Filarmónicos” música popular portuguesa | Palco das Tasquinhas

21:00 “Azalea” flamenco/sevilhanas| Palco das Tasquinhas
• Espaço de Exposição de Maquinaria Agrícola e Pecuária (org. Associação de Agricultores de Serpa)
• Espaço Infantil (org. Câmara Municipal de Serpa e Escola Secundária de Serpa)
• Estrelas da Feira – Observação astronómica (org. Escola Secundária de Serpa – Clube de Astronomia)
Comissão promotora: Câmara Municipal de Serpa/ACOS – Associação de Agricultores do Sul/Associação de Agricultores do Concelho de Serpa/Confraria Queijo de Serpa/EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa/Escola Secundária de Serpa/Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Beja/Junta de Freguesia de São Salvador/Junta de Freguesia de Santa Maria/INFINITO – Equipamentos Industriais/Rota do Guadiana – ADI
Cofinanciada no âmbito do Programa Transfronteiriço Espanha-Portugal/UE/FEDER – Investimos no Seu Futuro

A época de 2013, do piloto de Serpa, Carlos Martins, vai ter início, já este Sábado




A época de 2013, do piloto de Serpa, Carlos Martins, vai ter início, já este Sábado, com a disputa do Rali Serras de Fafe, prova organizada pela Demoporto.
Nesta prova, o piloto Alentejano vai ter ao seu lado o consagrado piloto Pedro Peres, renovando uma dupla, que tão bons resultados obteve, como foi o caso da vitória à geral do último Rali Casinos do Algarve.
Os reconhecimentos do Rali Serras de Fafe, já foram efectuados, tendo Carlos Martins aproveitado a ocasião, para treinar da melhor forma a prova, tendo o apronto, decorrido de uma forma muita satisfatória.
A ambição, passa por nesta primeira prova do COR-Campeonato Open de Ralis, lutar pela vitória e assim dar seguimento a um processo de constante melhoria, nas performances e por outro lado dar o máximo de retorno aos patrocinadores e parceiros, que mais uma vez, renovaram a confiança, neste projecto.
O Serpense Carlos Martins, definiu como objectivo para a época de 2013, a luta pelo título absoluto no Open de Ralis e no CRS-Campeonato Regional de Ralis-Sul, onde também estará presente.
Alicerçado, nas competências da equipa PERES COMPETIÇÕES, que vai continuar a preparar e assistir o Mitsubishi Lancer Evo VII, no apoio da sua família, amigos, patrocinadores e parceiros, Carlos Martins vai se empenhar, com esforço e dedicação, de forma a conseguir obter, os objectivos a que se propõe.
Carlos Martins é apoiado por, BRAINGAMING, HIDRAUVIANA, MXT, MITSUBISHI MOTORS PORTUGAL.


http://www.pregoafundo.com/index.php?option=com_content&view=article&id=5694:objectivos-ambiciosos-&catid=17:ralis-nacionais&Itemid=104

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

ExpoCasamentos decorre este fim-de-semana em Serpa

 
No Monte da Morena, em Serpa, abre hoje as portas a ExpoCasamentos. A iniciativa dá a conhecer diversos produtos e serviços direccionados aos casais que têm o casamento na agenda.

José Magalhães, responsável pelo evento, espera que seja uma boa iniciativa, com muitos visitantes. Os interessados podem encontrar na ExpoCasamentos 15 comerciantes com tudo para “um casamento de sonho”, refere o mesmo responsável. 
José Magalhães afirma que apesar do momento que o País atravessa “não se pode baixar os braços”. 

A ExpoCasamentos termina amanhã.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Feira do Queijo Serpa - Programa



22 a 24 de fevereiro
Feira do Queijo do Alentejo
XII FEIRA DO QUEIJO DO ALENTEJO
22, 23 e 24 de fevereiro de 2013

Horário
Expositores: sexta-feira (22) e sábado (23) 11h00 às 23h00 domingo (24) 11h00 às 21h00
Tasquinhas: sexta e sábado encerram às 03h00 e domingo às 24h00

SEXTA-FEIRA, 22 DE FEVEREIRO

11:00 Abertura oficial da feira

11:00 Demonstração Equestre Cross e Ensino por alunos do Curso Técnico de Gestão Equina da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS)| Picadeiro no Estacionamento frente ao Pavilhão

12:30 Receção aos convidados e expositores (org. Infinito)|Espaço multiusos

13:00 “Rondel dos 12 Queijos” por En(Cena) - Grupo de Teatro da Escola Secundária de Serpa|Espaço multiusos

14:00 Workshop “Hipoterapia e seus benefícios” - utilização do cavalo para realização de atividades terapêuticas em pessoas com diversas problemáticas. (org. EPDRS – Prova de Aptidão Profissional) |Espaço multiusos
…após o workshop irá haver
Sessão prática de Hipoterapia (org. EPDRS – Prova de Aptidão Profissional)| Picadeiro no Estacionamento frente ao Pavilhão

14:30 Demonstração de Tosquia (org. ACOS) |Tenda Espaço F

15:30 Reflexões para o setor da produção do leite de ovelha e cabra no Baixo Alentejo(org. Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja), com Dr. Miguel Madeira e Prof. João Canada |Espaço multiusos

16:00 Demonstração de Tosquia (org. ACOS) |Tenda Espaço F

16:00 Ateliê do Queijo (org. EPDRS) |Stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

17:00 Encontro de Corais Alentejanos (desfile pelo recinto, atuação com 2 modas em palco): Grupo Coral Feminino “As Papoilas do Enxoé”; Grupo Coral Feminino “As Ceifeiras de Pias”; Grupo Coral da Academia Sénior de Serpa; Rancho Coral “Os Ceifeiros” de Serpa; Grupo Coral Feminino “As Flores do Chança”

17:00 Show cooking “Gastronomia com Produtos Tradicionais” com Vítor Esteves, Chef executivo do grupo Jerónimo Martins (org. Infinito)|Espaço multiusos

19:00/22.00 Animação circulante com o grupo “Alenfole”

22:00 “Zeca e os Pelintras”música moderna portuguesa/covers| Palco das Tasquinhas

24:00 “Cheese Sessions” com DJ Shock | Palco das Tasquinhas

SÁBADO DIA 23 DE FEVEREIRO

10:00 1º Passeio Pedestre “Rota do Queijo” concentração junto à Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra com término no Pavilhão da Feira (participação gratuita) (org. CMS)

11:00 Ateliê do Queijo (org. EPDRS) |Stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

11:30 e 14:30 Demonstração de Tosquia (org. ACOS) |Tenda Espaço F

15:00 Demonstração Equestre Cross e Ensino por alunos do Curso Técnico de Gestão Equina da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa (EPDRS) | Picadeiro no Estacionamento frente ao Pavilhão

15:00 Ateliê do Queijo (org. EPDRS) |Stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

15:00 Encontro de Corais Alentejanos (desfile pelo recinto, atuação com 2 modas em palco): Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa; Grupo Coral e Etnográfico “Os Camponeses” de Pias; Grupo Coral e Etnográfico de Vila Nova de S. Bento; Grupo Coral Feminino “Madrigal”; Grupo Coral de A-do-Pinto; Grupo Coral “Os Camponeses” de Vale de Vargo; Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de S. Bento

15:30 Show cooking “Gastronomia com Produtos Tradicionais” com Vítor Esteves, Chef executivo do grupo Jerónimo Martins (org. Infinito) |Espaço multiusos

17:00 Show cooking “Cozinhar com os produtos da Feira” com Chef a designar (org. Infinito e CMS)|Espaço multiusos

18:00/21.30 Animação circulante com o grupo “Alenfole”

18:30 Degustação de manteiga de ovelha (org. Confraria do Queijo Serpa) |Espaço multiusos

21:30 “Peña Flamenca Esther Merino” flamenco/fandango| Palco das Tasquinhas

23:00 “Ardila” música popular portuguesa |Palco das Tasquinhas

24:00 “Cheese Sessions” com DJ Daniel K | Palco das Tasquinhas

DOMINGO DIA 24 DE FEVEREIRO

08:30 1º Passeio de BTT “Rota do Queijo” concentração junto ao Pavilhão Carlos Pinhão com passagem pelo Pavilhão da Feira (org. Sociedade Luso-União Serpense)

11:30 Demonstração de Tosquia (org. ACOS) |Tenda Espaço F

12:00 1ª Mostra e Aptidão de Pastoreio do Cão da Serra de Aires com a participação especial de Rui Monteiro do Clube Português de Canicultura (org. Clube Português do Cão da Serra de Aires) | Picadeiro no Estacionamento frente ao Pavilhão

13:00 Concerto com a Banda da Sociedade Filarmónica de Serpa | Palco das Tasquinhas

14:00 - 20:00 “Somos Portugal” realização em direto do programa da TVI|Palco exterior junto à Tenda das Tasquinhas

16:00 Ateliê do Queijo (org. EPDRS) |Stand da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa

17:00 Show cooking “Sabores da Feira” com o vencedor do concurso TOP CHEF Alexandre Silva Chef de Cozinha do Alentejo Marmóris Hotel & Spa (org. Infinito)|Espaço multiusos

20:00 “Devaneios Filarmónicos” música popular portuguesa | Palco das Tasquinhas

21:00 “Azalea” flamenco/sevilhanas| Palco das Tasquinhas

:: Espaço de Exposição de Maquinaria Agrícola e Pecuária (org. Associação de Agricultores de Serpa)
:: Espaço Infantil (org. Câmara Municipal de Serpa e Escola Secundária de Serpa)
:: Estrelas da Feira – Observação astronómica (org. Escola Secundária de Serpa – Clube de Astronomia)

ENTRADA LIVRE.

Programa sujeito a alteração

Comissão promotora: Câmara Municipal de Serpa/ACOS – Associação de Agricultores do Sul/Associação de Agricultores do Concelho de Serpa/Confraria Queijo de Serpa/EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa/Escola Secundária de Serpa/Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Beja/Junta de Freguesia de São Salvador/Junta de Freguesia de Santa Maria/INFINITO – Equipamentos Industriais/Rota do Guadiana – ADI
Co-financiada no âmbito do Programa Transfronteiriço Espanha-Portugal/UE/FEDER – Investimos no Seu Futuro

Autárquicas: José Madeira é o candidato do PSD à Câmara de Serpa


Autárquicas: José Madeira é o candidato do PSD à Câmara de Serpa
O presidente da concelhia social-democrata de Serpa, José Madeira, vai ser o candidato do PSD à presidência da câmara daquela cidade alentejana, um baluarte comunista, nas autárquicas deste ano, revelou hoje o próprio à agência Lusa.

José Madeira afirmou que se candidata para "apresentar uma alternativa" à política desenvolvida pelo PCP em Serpa e que vai "apostar no desenvolvimento económico" do concelho, através da fixação de empresas e de pessoas.

O também empresário agrícola e bancário, de 53 anos, admitiu que vai ser uma "batalha complicada" para o PSD conquistar a presidência da Câmara de Serpa, um baluarte comunista, que, desde 1976, quando se realizaram as primeiras eleições autárquicas depois do 25 Abril de 1974, tem sido sempre liderada por coligações encabeçadas pelo PCP.

No entanto, frisou, "se o PSD conseguir eleger um ou dois vereadores" à Câmara de Serpa "já será um bom resultado".

Para as eleições autárquicas deste ano, Noel Farinho, pelo PS, e José Madeira, pelo PSD, são os únicos candidatos conhecidos, até hoje, à presidência da Câmara de Serpa, cujo executivo é composto por quatro eleitos pela CDU e três pelo PS.

A Câmara de Serpa é liderada por Tomé Pires, o ex-vice-presidente da autarquia que assumiu a presidência no passado dia de 02 novembro, após o antigo e "histórico" presidente, o comunista João Rocha, o qual estava no nono mandato consecutivo e não podia recandidatar-se, ter deixado o cargo que ocupava há quase 33 anos por razões pessoais.

O PS lidera sete dos 14 concelhos do distrito de Beja, sendo seis liderados pela CDU e um presidido pelo PSD.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

População de Serpa está “revoltada”



A Comissão de Utentes da Saúde e Outros Serviços Públicos do Concelho de Serpa considera que há “uma falta de respeito” pelas “populações mais carenciadas”. A ideia foi deixada por Palmira Guerreiro no debate promovido, ontem, pela Rádio Pax, sobre o futuro do Hospital de Serpa. 

Face ao descontentamento gerado pelo anúncio de encerramento do serviço de urgência naquela unidade, entre as 24 horas e as 8 horas da manhã, a Rádio Pax convidou o presidente da Câmara de Serpa, o vereador do maior partido da oposição na Câmara de Serpa (PS), a Comissão de Utentes da Saúde e Outros Serviços Públicos do Concelho de Serpa e o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) para um debate sobre este problema. A Unidade Local de Saúde fez saber, quase em cima da hora do debate, que não estaria presente. 

A Comissão de Utentes lamentou a ausência da Administração da ULSBA e classificou de “aberração a falta de respeito que há pela população de Serpa”. Palmira Guerreiro falou em “desânimo e revolta” dos serpenses. 


Tomé Pires, presidente da Câmara de Serpa, não aceita o argumento da Unidade Local de Saúde que justifica o encerramento com o reduzido número de episódios de urgência durante a noite. O autarca considera que o volume de urgências desceu não só em Serpa como em todo o país, devido ao aumento das taxas moderadoras e às dificuldades no transporte de doentes. 
Tomé Pires receia a transferência do Hospital para a gestão da Santa Casa da Misericórdia de Serpa. 


Noel Farinho, vereador do PS na Câmara de Serpa, acredita no “bom senso”. Contudo, em sua opinião, este processo está a ser “mal gerido” com “uma serie de contradições” e um “certo nevoeiro”. O autarca realça que as populações estão “inseguras” e merecem ser esclarecidas. 

http://www.radiopax.com/noticias.php?d=noticias&id=17469&c=1

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Serpa: Manutenção e implementação de serviços de saúde no Hospital de S. Paulo…



Serpa: Manutenção e implementação de serviços de saúde no Hospital de S. Paulo…
Cerca de 300 pessoas concentraram-se ontem à noite em Serpa, frente ao Hospital de S. Paulo, para protestar contra o anunciado encerramento noturno do Serviço de Urgência daquela unidade hospitalar.

Esta iniciativa foi organizada pela Comissão de Utentes da Saúde e Outros Serviços Públicos do Concelho de Serpa, com o objectivo de se continuar a reivindicar o não encerramento daquele serviço de madrugada e a implementação, naquela unidade hospitalar, do Serviço de Urgência Básica (SUB), prometido pelo Ministério da Saúde desde 2008.
Palmira Guerreiro, falando em nome da Comissão de Utentes da Saúde, afirma que este anúncio da suspensão do encerramento não convence a população, até porque a intenção de encerrar foi reiterada pela presidente da ULSBA e que assim sendo, a população não vai desistir de lutar pelo reforço das condições de acesso à saúde.
Presente na concentração, entre muitos autarcas do concelho de várias forças politicas, Tomé Pires, presidente da Câmara Municipal de Serpa, reiterou a posição do Município, exigindo a abertura do Serviço de Urgência Básica (SUB), prometido pelo Ministério da Saúde desde 2008.
Tomé Pires referiu ainda que “este é um processo que não termina aqui, e que se a administração da ULSBA insistir no encerramento do serviço, a população da “margem esquerda” saberá dar a resposta na defesa dos serviços de saúde essenciais para a qualidade de vida das populações”.

http://www.vozdaplanicie.pt/index.php?q=C/NEWSSHOW/52499