Pesquisar neste blogue

domingo, 30 de setembro de 2012

Super Especial Rali Flor do Alentejo Cidade de Serpa 2012

Apresentação em Serpa do livro “Jogo de Janelas”



primeiro livro de ficção do compositor e músico Francisco Ceia

Apresentação em Serpa do livro “Jogo de Janelas”

Quinta-feira, dia 4 de Outubro, a Câmara Municipal de Serpa, em parceria com a Editora Colibri, promove no auditório do Musibéria, em Serpa, às 21h30, a apresentação do livro “Jogo de Janelas”, de Francisco Ceia. A apresentação será feita pelo vice-presidente da autarquia, Tomé Pires, com a presença do autor que brindará os presentes com um momento musical.

Francisco Ceia, ator, autor, compositor e intérprete de canções, revela-se agora, nesta sua primeira obra, escritor, viajante de sonhos e de lugares, desvendando histórias, tecidas no corpo das palavras, de que resulta uma literatura poética a todos os títulos notável e original.

Segundo o editor Fernando Mão de Ferro, “o autor, qual peregrino da vida e do mundo, constrói uma narrativa feita de muitas histórias e entrelaça e entretece a literatura com a poesia, num vocabulário rico pleno de ironia, de burlesco e de humor de fino recorte, relatando histórias de verdade, adocicadas de ficção literária, numa originalidade deveras surpreendente

sábado, 29 de setembro de 2012

Empresa agrícola conclui projeto de 14ME em Serpa, o maior investimento privado 100% português no setor em Portugal




Uma empresa agrícola inaugura na segunda-feira um lagar em Serpa concluindo um projeto de 14 milhões de euros, que incluiu plantação de olival e é "o maior investimento privado 100% português" no setor olivícola em Portugal.


Trata-se do "maior investimento privado 100% português", disse hoje à agência Lusa João Cortez de Lobão, proprietário da Casa Agrícola Cortez de Lobão, referindo que há investimentos maiores, mas resultam de parcerias com espanhóis ou fundos de investimento internacionais.
No âmbito do projeto, a Casa Agrícola Cortez de Lobão, através da Sociedade Agrícola da Herdade Maria da Guarda, plantou, entre 2006 e o início deste ano, um milhão e 100 mil oliveiras, numa área de 575 hectares espalhada pelas herdades Maria da Guarda e da Capela, situadas na freguesia de Vale de Vargo, no concelho alentejano de Serpa.
"É o maior olival 100% português", disperso por 1.600 quilómetros de linhas de árvores, e "o mais eficiente", frisou, referindo que a sociedade "não luta para ser o maior" produtor de azeite em Portugal, mas quer ser "o mais eficiente", para "produzir um azeite de primeira qualidade a um preço muito competitivo para os mercados internacionais".
O projeto incluiu também a construção do lagar, na herdade Maria da Guarda, que deverá começar a funcionar na segunda quinzena de outubro, quando arrancar a próxima campanha olivícola.
O lagar foi a "evolução natural" do processo de plantação do olival e marca a conclusão do projeto global, que permitiu criar cerca de 30 postos de trabalho, disse.
Segundo João Cortez de Lobão, o lagar tem capacidade para transformar 450 toneladas de azeitona por dia, ou seja, dá para "satisfazer as necessidades" da sociedade e também para comprar azeitona a outros olivicultores ou disponibilizar a infraestrutura a olivicultores para transformarem a sua própria azeitona.
Atualmente, a Sociedade Agrícola da Herdade Maria da Guarda está no grupo dos cinco maiores produtores de azeitona e azeite do mercado português, mas "não é isso que nos move", disse.
"O objetivo é ser o produtor mais eficiente e, nos rácios de eficiência, tenho a certeza que estamos no topo do ranking", frisou, indicando que a sociedade produziu 2,5 mil toneladas de azeitona e 500 toneladas de azeite na campanha olivícola de 2011/2012 e espera produzir 3,2 mil toneladas de azeitona e 640 toneladas de azeite na próxima campanha de 2012/2013.
Quando o olival instalado nas duas herdades começar a produzir à "velocidade de cruzeiro", a sociedade estima produzir entre oito a 10 mil toneladas de azeitona e entre 1.600 a 2.000 toneladas de azeite, quase três por cento da produção anual de azeite em Portugal, que, atualmente, ronda as 70 mil toneladas, disse.
Atualmente, mais de 90% da produção de azeite da sociedade é vendida a granel, sendo "grande parte" exportada para Itália, sobretudo, e Espanha e o resto comercializado em Portugal.
"Apenas uma pequena parte, cerca de 4%", é vendida embalada, sob a marca "Lagaretta", em Portugal e para China, Brasil e Estados Unidos da América, disse, referindo tratar-se de um azeite virgem extra "gourmet" e que corresponde a "um nicho de mercado".

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Viatura INEM Dos Bombeiro Voluntários De Serpa

Viatura INEM Dos Bombeiros Voluntários De Serpa

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) procedeu hoje à entrega de 12 novas ambulâncias de emergência a corporações de bombeiros do sul do país, melhorando assim de forma significativa as condições de prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar. O investimento realizado pelo INEM é de cerca de dois milhões de euros, na aquisição das viaturas, equipamento das mesmas e formação aos elementos das corporações de bombeiros que as vão operacionalizar.


Bombeiros Voluntários De Serpa , foi uma das 11 corporações que Recebeu Viatura INEM




O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) procedeu hoje à entrega de 12 novas ambulâncias de emergência a corporações de bombeiros do sul do país, melhorando assim de forma significativa as condições de prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar. O investimento realizado pelo INEM é de cerca de dois milhões de euros, na aquisição das viaturas, equipamento das mesmas e formação aos elementos das corporações de bombeiros que as vão operacionalizar.

Em cerimónia hoje realizada em Sousel, o INEM procedeu à entrega de 11 ambulâncias às corporações de bombeiros de Aljustrel, Alpiarça, Almodôvar, Alter do Chão, Avis, Campo Maior, Fronteira, Gavião, Monforte, Serpa e Sousel, as quais passam a ser Posto de Emergência Médica (PEM) deste Instituto. Procedeu-se igualmente à entrega de uma nova ambulância aos Bombeiros Voluntários de Évora, que são já Posto de Emergência Médica do INEM, para substituição da viatura atualmente aí colocada.

A população da Região do Alentejo e de Alpiarça (distrito de Santarém) passa assim a contar com ambulância do INEM, com desfibrilhador automático externo, equipamento que pode revelar-se vital para a assistência a vítimas de paragem cardiorrespiratória. Foi igualmente ministrada formação em emergência médica a elementos das referidas corporações de bombeiros que agora passam a integrar a rede de PEM do INEM.

Na cerimónia realizada esta manhã, o Presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, afirmou que “este investimento realizado pelo INEM, com o apoio do Quadro de Referência Estratégico Nacional através do INAlentejo, vem dar corpo aos planos do Instituto de melhorar cada vez mais a prestação de cuidados de emergência médica pré-hospitalar, alargando-a a novas zonas do território e reforçando-a em outras ”. Para o responsável do INEM, “a gestão cuidada que tem sido seguida permitiu que hoje tenhamos a possibilidade de efetuar este investimento de dois milhões de euros e assim reforçar a capacidade de resposta do INEM numa região muito importante como é o Alentejo”.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Sousel, Armando Varela, na qualidade de anfitrião da cerimónia, disse no seu discurso que “a cerimónia de hoje é um importante sinal de que mesmo em tempos de crise é possível apostar na cooperação entre o poder central e o poder local, que apoia fortemente as corporações de bombeiros, para melhorar o serviço que se presta às populações”. O edil, também Presidente da Direção dos Bombeiros Voluntários de Sousel, uma das corporações que recebeu ambulância do INEM, deixou ainda um desejo: “agradecemos profundamente e do fundo do coração ao INEM pela aposta no Alentejo, mas esperamos que estas ambulâncias façam pouca falta!”. 

Jornadas Europeias do Património em Serpa


“O futuro da Memória”
Jornadas Europeias do Património

A autarquia de Serpa vai assinalar as Jornadas Europeias do Património, que decorrem de 28 a 30 de setembro, com uma exposição intitulada “Memórias do Património”, que estará patente durante os três dias no Posto de Turismo de Serpa. 
A exposição centra-se em imagens de arquivo que recuam pelo menos à década de 50 do século XX, alusivas ao património histórico da cidade de Serpa. A entrada é livre. 

V Prémio Ibérico de Escultura Cidade de Serpa_2012


Candidaturas até 17 de outubro
V Prémio Ibérico de Escultura Cidade de Serpa_2012

A Câmara Municipal de Serpa promove o V Prémio Ibérico de Escultura - Cidade de Serpa. O tema é livre, e as obras têm de ser originais. 

As candidaturas deverão dar entrada na Câmara municipal de Serpa até ao dia 17 de outubro. Este ano serão atribuídos dois prémios, o primeiro no valor de 6000 euros e troféu (da autoria de Silvestre Raposo) e o segundo prémio no valor de 1500 euros e três menções honrosas.

Este concurso pretende, mais uma vez, projetar Serpa como concelho que apoia a cultura e a arte a nível internacional, e estimular as relações culturais com o país vizinho, pelo que está aberto a escultores residentes em Portugal e em Espanha. 

O prémio da 1ª edição galardoou o espanhol Manuel Fuentes Lázaro, com a obra em aço “Medievo”. Fernando Miguel Roussado Silva foi o vencedor do II Prémio Ibérico, com a obra “Máxima” e Augusto Arana venceu a 3ª edição com a obra “Olhador”. Em 2011, o galardão coube a Enrique Ramos Guerra, com a peça “Silueta 7”.

Ver Regulamento e Ficha de Inscrição

MUSIBÉRIA Cursos de Formação Geral



MUSIBÉRIA
Cursos de Formação Geral
Inscrições abertas ano Letivo 2012/2013
Inscrições: Formação Geral em Música (a partir dos 4 anos); Guitarra (a partir dos 9 anos); Piano (a partir dos 9 anos); Danças Criativas (a partir dos 4 anos); Sevilhanas (a partir dos 9 anos)
Pré-inscrições: Acordeão (a partir dos 10 anos); Combos (a partir dos 10 anos); Percussão (a partir dos 10 anos); Coros (a partir dos 8 anos); História da Música (a partir dos 10 anos)

Mais info em: http://www.musiberia.com.pt/


Rali Flôr do Alentejo - Cidade de Serpa - 2012

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Meteo - Conselho de Serpa

  • Hoje

    Céu geralmente limpo
    35º
    35º
    17º
  • Sábado

    Muito nublado
    35º
    16º
  • Domingo

    Céu limpo
    34º
    17º
  • Segunda-feira

    Céu limpo
    35º
    18º
  • Terça-feira

    Nuvens com abertas
    33º
    19º

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Serpa Equestre - de 14 a 16 de Setembro



Dias 14, 15 e 16 de setembro
Serpa Equestre
O Centro Histórico de Serpa é anfitrião da Serpa Equestre, nos dias 14, 15 e 16 de setembro 2012.

Dia 14 sexta-feira
17h00/19h00. Circuitos de charrete – Partidas do Largo D. Jorge de Melo
18h00
. Abertura dos stands (Largo D. Jorge de Melo) e tasquinhas (Largo dos Santos Próculo e Hilarião)
. Batismo a cavalo (EPDRS - Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa) - Largo Condes de Ficalho
. Ateliê “A importância da Ferração” (EPDRS) - Largo Condes de Ficalho
21h00 . Apresentação da EPDRS, pelo Corpo Docente e alunos do Curso de Técnico de Gestão Equina - Largo Condes de Ficalho
22h30. Atividades Equestres - Equitação do Trabalho - Largo Condes de Ficalho
24h00. Animação Musical com os fadistas Fernanda Oliveira e Manuel Martins, acompanhados à guitarra por António Caeiro e à viola por António Barros - Largo dos Santos Próculo e Hilarião

Dia 15 sábado
09h00. Horse paper, pelo Centro Histórico (Sociedade Hípica “Os Cavaleiros de Serpa”)*
11h00. Batismo a cavalo (EPDRS) – Largo Condes de Ficalho
17h00/19h00. Circuitos de charrete – Partidas do Largo D. Jorge de Melo
18h00. Abertura dos stands (Largo D. Jorge de Melo) e tasquinhas (Largo dos Santos Próculo e Hilarião)
. Encontro de Bombos: Viana Bombos, Viana do Castelo e Rit’Martes, Vila Nova S. Bento - Largo dos Santos Próculo e Hilarião e Escadas de Santa Maria
20h00. Animação Musical - Largo dos Santos Próculo e Hilarião e Escadas de Santa Maria
21h00. Lançamento do I Concurso Ibérico de Modelo e Andamentos da Raça Lusitana (2013), com desfile e apresentação de criadores de Puro-sangue Lusitano do Distrito de Beja (EPDRS) - Largo Condes de Ficalho
. Apresentação de carrossel de alunos do Curso Técnico de Gestão Equina da EPDRS - Largo Condes de Ficalho
22h00. Gala Ibérica - Largo Condes de Ficalho
24h00. Animação Musical com “Sonido Andaluz” - Largo dos Santos Próculo e Hilarião

Dia 16 domingo
09h00. Romaria ao Campo – Sociedade Hípica “Os Cavaleiros de Serpa” *
Concentração: Campo da Feira
Local de Realização: Herdade da Bemposta
Almoço mediante inscrição
Animação Musical com “Os Alentejanos”

*Inscrições para romaria de campo e horse paper : rodrigovuchaves@gmail.com

Nota: Programa sujeito a alterações e atualizações
Org.: Câmara Municipal de Serpa/Turismo Alentejo, E.R.T.
Co-financiamento: Inalentejo/QREN/EU
Colaboração: Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa/Sociedade Hípica “Os Cavaleiros de Serpa”/Centro Equestre Vale do Lima/Grupo J. Pimenta/Associação Portuguesa de Puro Sangue Lusitano – APSL/ Juntas de Freguesia do Concelho/Museu do Relógio

Câmara de Serpa tem fechado o programa da Semana Europeia da Mobilidade



A Câmara Municipal de Serpa volta a associar-se à Semana Europeia da Mobilidade. Para o efeito vai desenvolver várias iniciativas. Neste momento está a proceder à construção faseada de passadeiras sobre-elevadas na cidade. A Rua José Manuel Graça Afreixo, a Avenida Capitães de Abril e a Rua Dr. Palma Santos serão as primeiras a receber esta intervenção. Desta forma a autarquia pretende “evitar que os condutores circulem com demasiada velocidade, proporcionando assim mais segurança aos peões, particularmente aos alunos das escolas que frequentemente usam essas travessias”. 
O programa da Semana Europeia da Mobilidade está fechado. No dia 15 as actividades iniciam-se com “Andar por aí…” em circuito urbano, uma iniciativa dirigida a famílias e crianças a partir dos 3 anos. Aula de boxe, ginástica de grupo, passeios de bicicleta, passeios de charrete e caminhadas preenchem a programação até 22 de Setembro.

Serpa: PCP defende devolução de valores cobrados “indevidamente” nas urgências de Serpa



O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) interveio junto do Governo, através do deputado eleito por Beja João Ramos, e questionou o Ministério da Saúde sobre as razões a cobrança de taxas a mais no Serviço de Urgência do Hospital de Serpa, e quando iria ser reposta a situação, avança a Rádio Voz da Planície.

O deputado do PCP quer saber quando vão “os serviços devolver aos utentes os valores cobrados indevidamente, em taxas moderadoras, no Serviço de Urgência do Hospital de S. Paulo, em Serpa”.
Esta foi a questão colocada ao Ministério da Saúde, depois de o deputado de ter tomado conhecimento que “na Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA) se cobravam taxas moderadoras de 15 euros no Serviço de Urgência de Serpa e de 10 euros no serviço similar de Moura”.

No requerimento efectuado, o parlamentar refere que “Serpa e Moura não respeitam os critérios definidos para o Serviço de Urgência Básico, nomeadamente em termos de recursos humanos, e, por esse, motivo têm sido classificados como Serviço de Urgência Avançada, classificação que não existe na legislação”. Lembra também que “na semana passada, os serviços de saúde reconheceram o erro, e a razão do PCP, tendo passado o Serviço de Urgência de Serpa a cobrar os 10 euros em vigor para uma tipologia de serviço similar ao instalado”.

“Depois de reconhecido o erro e tendo em conta que os serviços possuem o registo de todos os cidadãos a quem foram cobrados indevidamente 15 euros, é da mais elementar justiça que sejam agora devolvidos aos mesmos os 5 euros que lhe são devidos”, frisa, ainda, o requerimento de João Ramos.

sábado, 8 de setembro de 2012

METEOROLOGIA - CONCELHO DE SERPA

SERPA
DATAPrevisão de modelos numéricos<br/>Data de atualização:
SAB 8
Previsão de modelos numéricos<br/>Data de atualização:
DOM 9
Previsão de modelos numéricos<br/>Data de atualização:
SEG 10
Previsão de modelos numéricos<br/>Data de atualização:
TER 11
Previsão de modelos numéricos<br/>Data de atualização:
QUA 12
00-1212-2400-1212-24   
Estado do tempoCéu limpoCéu pouco nubladoCéu pouco nubladoCéu com períodos de muito nubladoCéu pouco nubladoCéu limpoCéu limpo
Temperatura30ºC19ºC29ºC17ºC28ºC16ºC30ºC16ºC34ºC19ºC

Passadeiras sobre-elevadas



A Câmara Municipal está a proceder à construção faseada de passadeiras sobre-elevadas na cidade de Serpa. 

A rua José Manuel Graça Afreixo, a avenida Capitães de Abril e a rua Dr. Palma Santos serão as primeiras a receber estas intervenções, destinadas a evitar que os condutores circulem com demasiada velocidade, proporcionando assim mais segurança aos peões, particularmente aos alunos das escolas que frequentemente usam essas travessias.

A implementação destas estruturas decorre no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, que se comemora de 16 a 22 de setembro, sendo esta uma das medidas permanentes desenvolvidas pela autarquia

Qualidade da água em Vila Nova de S. Bento - Análises já disponíveis

A empresa Águas do Alentejo, responsável pelo abastecimento de água no concelho, informa que foram realizadas análises à água, tendo em vista a pesquisa de Legionella no reservatório de Vila Nova de S. Bento, no dia 22 de agosto.
O resultado obtido é inferior a 100 UFC, valor que se poderá considerar como referência, embora não exista um valor guia recomendado. Não foi identificada a espécie Legionella pneumophila. A colheita foi anterior à higienização do reservatório.




Serpa: Na final do prémio internacional “LivCom” para comunidades habitáveis…



Serpa é finalista em prémio internacional, o “LivCom” para comunidades habitáveis e está nesta competição de prestígio com mais 11 cidades da Irlanda, Japão, China, Austrália, Moldávia e Canadá. "Uma distinção que dá visibilidade e que reconhece o excelente trabalho que a autarquia tem vindo a desenvolver nas áreas de melhoramento das paisagens naturais e urbanísticas, nas artes, na cultura e património, nas melhores práticas ambientais, na participação e empoderamento da comunidade, nos estilos de vida saudáveis e no planeamento estratégico", afirma a Câmara.


Serpa é finalista em prémio internacional de prestígio. A candidatura foi apresentada pelo Município aos prémiosLivCom, na classe Whole City, que significa a toda a cidade, e escolhida para finalista, entrando nesta competição final com mais 11 cidades da Irlanda, Japão, China, Austrália, Moldávia e Canadá.
Os critérios de avaliação englobam as áreas de melhoramento das paisagens naturais e urbanísticas, as artes, cultura e património, melhores práticas ambientais, a participação e empoderamento da comunidade, estilos de vida saudáveis e planeamento estratégico.
“Depois de ter sido sujeita àquela avaliação, Serpa foi seleccionada para finalista e esta distinção dá-lhe o reconhecimento internacional do excelente trabalho desenvolvido naquelas áreas, que de outra forma seria impossível de obter”, frisou Lídia Saragaço, técnica da autarquia serpense e responsável pela elaboração da candidatura.
Lídia Saragaço explicou, igualmente, que “mais importante do que ganhar esta competição, são as vantagens que o facto de ser finalista por si só, já confere, na partilha de experiências e na aprendizagem com exemplos do mundo inteiro”, baseando-se em testemunhos de cidades distinguidas em anos anteriores. Destacou ainda, que “este reconhecimento significa também um estímulo para manter as boas práticas e para o melhoramento das mesmas no Município”.
Serpa é a única cidade do País a competir na sua categoria, a A até 20.000 habitantes, e vai estar na final, que se vai realizar em Al Ain, nos Emirados Árabes Unidos, de 22 a 26 do próximo mês de Novembro.

Serpa: 22 casos de pneumonia nos últimos dois meses preocupam autoridades




Vinte e dois casos de pneumonia foram diagnosticados nos últimos dois meses na freguesia alentejana de Vila Nova de São Bento (Serpa), a maioria em Julho, um número considerado “anormal” pela autoridade local de saúde.


“O pico maior deu-se em Julho”, quando foram diagnosticadas 16 pneumonias, disse hoje à Agência Lusa a delegada de Saúde de Beja, Felicidade Ortega.
Segundo a também coordenadora da Unidade de Saúde Pública de Beja, “houve uma diminuição clara do número de casos em Agosto”, quando foram diagnosticadas seis pneumonias, as duas últimas na passada sexta-feira.
Não se trata de “um surto de pneumonia”, mas “pode-se falar de um número exagerado e anormal de casos e maior do que o esperado para uma população tão pequena e em pleno verão”, explicou.
“Não existe uma característica própria” entre os doentes - de várias idades e de ambos os sexos, a maioria tratada sem internamento - e “é natural” que os casos diagnosticados tenham tido origem em “vários micro-organismos”, disse.
Segundo a médica, “dificilmente” se ficará a saber qual o agente na origem da maioria dos casos, já que, na altura dos diagnósticos, não foram feitas as análises necessárias, porque “não é habitual” serem feitas.
“A pessoa tem uma infecção respiratória, é tratada e, muitas vezes, não sabemos o agente” que provoca a doença e, para obter essa informação, “é preciso pesquisar”, explicou.
A Unidade de Saúde Pública de Beja foi alertada para o número “exagerado” de casos no início de Agosto e, desde então, começou “a procurar vários agentes” causadores.
“A partir de agora, vai haver uma atenção redobrada com todos os casos que vierem a ser diagnosticados” e “irão ser pesquisados os micro-organismos”, disse, rejeitando “alarmismos”.
Questionada sobre a hipótese de os casos poderem ter tido origem na água da rede pública, Felicidade Ortega disse que foram feitas análises e os resultados indicam que “está em condições perfeitas de se consumir”.
No entanto, explicou, “como é normal, nas redes de água existem bactérias, que se multiplicam quando se registam temperaturas entre 20 e 40 graus, as adequadas ao seu crescimento”.
“Para quem não tem problemas de saúde, não haverá grandes problemas”, mas as bactérias podem provocar pneumonia se forem inaladas por um imunodeprimido ou um doente crónico, explicou.
Em comunicado, a Câmara de Serpa confirma hoje que os resultados das análises à água “não comprometem o consumo” e aconselha à população três medidas preventivas, recomendadas pela autoridade de Saúde.
Fazer a purga semanal da rede de água de casa e de equipamentos, como o esquentador e depósitos, abrindo válvulas e torneiras por 10 minutos para garantir a circulação da água e evitar a sua estagnação é uma das medidas.
As outras são rejeitar diariamente ou em cada utilização a primeira água dos chuveiros, por um período não inferior a dois minutos, e proceder, mensalmente, à submersão dos chuveiros em lixívia, pelo menos por 24 horas.
Diário Digital com Lusa

Musica Medieval Feira Medieval de Serpa 2012