Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

FESTIVAL TAURINO DE SERPA JA COM CARTAZ DEFINIDO











Cavaleiros

António Ribeiro Telles
Rui Salvador
João Salgueiro
David Gomes

Espadas

Juan Pedro Galan
Nuno Casquinha

Forcados Amadores de

Cascais
Beja

Ganadarias

Várias Ganadarias

Observações

Tradiconal Festival Taurino inserido nas Festas de Nª Sª da Guadalupe

Serpa: Loja do Cidadão é inaugurada hoje


Apesar de já estar em funcionamento desde dia 3 de Fevereiro, a Loja do Cidadão de Serpa, é hoje formalmente inaugurada com a presença do Secretário de Estado Feliciano Barreiras Duarte
A primeira Loja do Cidadão no distrito de Beja, conta com o Balcão Multiserviços, onde pode nomeadamente renovar a carta de condução, requerer o cartão europeu de seguro de doença, alterar a sua morada, efectuar o pedido de abono de família para crianças e jovens ou obter informações sobre a carreira contributiva, entre outros.
Entre as instituições representadas destacam-se o Instituto da Segurança Social, a Agência para a Modernização Administrativa, o Instituto dos Registos e Notariado e a Autoridade Tributária e Aduaneira.

Este passa também a ser o novo espaço de atendimento da Segurança Social em Serpa, podendo aí tratar de todas as áreas abrangidas por este serviço.
Tomé Pires, vereador da Câmara Municipal de Serpa, congratula-se com a abertura deste espaço, afirmando que "numa época em que a prática é o encerramento de serviços públicos, esta abertura é muito bem-vinda".
Sobre a participação da autarquia neste projecto, Tomé Pires diz que para além da disponibilização do espaço colabora com outros apoios.
A Loja do Cidadão de Serpa, aberta ao público todos os dias úteis das 9 horas às 16 horas e fica situada na Rua José Maria da Graça Afreixo, junto à Escola Secundária de Serpa
No mesmo edifício da Loja do Cidadão também estão presentes os balcões de atendimento do Instituto dos Registos e Notariado e da Autoridade Tributária e Aduaneira (Finanças).

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Feira do Queijo do Alentejo - Dias 24, 25 e 26 de Fevereiro de 2011

Feira do Queijo do Alentejo

O Pavilhão de Feiras e Exposições de Serpa vai receber a 11ª edição da Feira do Queijo do Alentejo, de 24 a 26 de fevereiro. Uma oportunidade única para degustar e obter, não só o afamado Queijo Serpa mas também outros queijos de renome da região e do país. O certame irá contar, também, com os produtos regionais do concelho de Serpa, assim como a doçaria e o artesanato, num ambiente hospitaleiro, onde não faltam as delícias da gastronomia local e o cante alentejano.

Do programa cultural constam várias atividades pensadas para os mais pequenos e famílias como é o caso do ateliê do Queijo, a ordenha, a tosquia, entre outros. Para além da participação dos Grupos Corais do concelho durante os três dias do evento, o recinto terá animação circulante permanente bem como espetáculos em palco na sexta-feira às 21h30 com o grupo 70 Volts – música dos anos 60 e 70 e no sábado com o Grupo Musical Cruzeiro às 21h30 e Dj Mira às 23h00. No domingo a animação musical estará a cargo do grupo de música tradicional Os Alentejanos às 20h00.

"A Festa é Nossa", programa da RTP1 vai estar na Feira do Queijo. Júlio Isidro e a sua equipa transmitirão em direto do recinto da feira, no sábado, dia 25, das 15h30 às 18h30.

Horário da feira
Área de expositores: sexta-feira e sábado das 11h00 às 23h00 e domingo das 11h00 às 20h00. O recinto das tasquinhas encerra às 02h00.

Entrada livre.

Comissão promotora: Câmara Municipal de Serpa/ACOS – Associação de Criadores de Ovinos do Sul/Associação de Agricultores do Concelho de Serpa/Confraria Queijo de Serpa/EPDRS – Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Serpa/Escola Secundária de Serpa/Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Beja/Junta de Freguesia de São Salvador/Junta de Freguesia de Santa Maria/INFINITO – Equipamentos Industriais/Rota do Guadiana - ADI


Mais informação aqui

Mais uma vaga de frio para o nosso Concelho , (O TEMPO ATUALIZADO)

  • Hoje

    Céu limpo
    atual12º
    max15º
    min 0º
  • Sábado

    Céu limpo
  • max14º
    min 0º
  • Domingo

    Céu limpo
    max11º
     min-3º
  • Segunda-feira

    Céu limpo
    max12º
    min -2º
  • Terça-feira

    Céu limpo
    max14º
    min1º
  • Serpa: Prisão preventiva para suspeito do assalto ao balcão do Crédito Agrícola em V.V.Ficalho


    O Tribunal de Serpa decretou prisão preventiva para o homem, de 55 anos, suspeito de ter assaltado o balcão do grupo Crédito Agrícola em Vila Verde de Ficalho (Serpa), disse à Agência Lusa fonte da GNR.

    O suspeito está indiciado pelo crime de roubo com recurso a arma de fogo e vai aguardar julgamento no Estabelecimento Prisional de Beja, adiantou o oficial de relações públicas do Comando Territorial de Beja da GNR, tenente-coronel José Candeias.

    Segundo o oficial, o homem, de nacionalidade espanhola, é "o principal suspeito" do assalto ao balcão do Crédito Agrícola em Vila Verde de Ficalho, que ocorreu no passado dia 01.

    O homem é "bastante cadastrado" e já tinha sido condenado a pena de prisão por vários crimes de assalto à mão armada e por um crime de homicídio cometidos em Espanha, onde, após ter cumprido quase 30 anos de prisão, estava "em liberdade condicional", contou.

    O suspeito foi detido terça-feira, após a PJ e a GNR, numa operação conjunta, terem intercetado às 12:30, na Estrada Nacional 260, perto da aldeia de Baleizão, no concelho de Beja, a viatura onde seguia.

    Segundo a PJ e a GNR, no passado dia 01, às 10:00, um homem, de cara destapada, entrou no balcão do Crédito Agrícola em Vila Verde de Ficalho e, com recurso uma caçadeira de canos serrados, intimidou os funcionários, obrigando-os a entregar-lhe o dinheiro que estava nas caixas, num total de cerca de 13 mil euros.

    quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

    Detido homem de 55 anos que Assalta banco e rouba 13 mil euros em Serpa


    Um homem de 55 anos foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) por assalto à mão armada de um banco em Vila Verde de Ficalho, Serpa.
    O crime ocorreu no passado dia 1, quarta-feira, com recurso a uma caçadeira de canos serrados.
    O suspeito entrou na dependência bancária e intimidou os funcionários a entregarem-lhe 13 mil euros.
    O detido vai ser presente às autoridades judiciárias para aplicação das medidas de coacção.

    terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

    O Tempo Para Serpa (Nova descida de Temperaturas)

  • Hoje

    Nuvens com abertas
    Atual16º
    max17º
    min1º
  • Quarta-feira

    Céu limpo
    max12º
    min-3º
  • Quinta-feira

    Céu limpo
    max11º
    min-2º
  • Sexta-feira

    Céu limpo
    max14º
    min 0º
  • Sábado

    Céu limpo
    max14º
    min-1º
  • Academias sénior de Serpa e Aljustrel juntam-se à Baal17


    Companhia de Teatro na iniciativa "(Des)envolvimento cultural para o envelhecimento ativo"

    No ano que se assinala como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre gerações, a Baal17 – Companhia de Teatro, continua a apostar no trabalho com a população sénior, juntando em Serpa, na próxima sexta-feira, dia 10, 35 seniores a discutir, a atuar, e a assistir ao espetáculo “O Xô das Velhas”.

    A Baal17 prossegue o seu trabalho de intervenção comunitária associado à criação teatral, desenvolvendo, entre outras atividades, ateliês de Teatro Participativo que juntam participantes e atores em torno das problemáticas abordadas nos espetáculos.

    A propósito da reposição de “O Xô das Velhas”, em Serpa, nos dias 10 e 11 de fevereiro, cerca de 35 idosos das academias sénior de Serpa e Aljustrel juntam-se para, explorando temáticas como a solidão, o preconceito ou a esperança, se questionarem perante os temas, recriarem situações comuns, identificarem os problemas que nelas surgem e, por fim, atuarem, propondo alternativas para a sua possível resolução.

    A promoção do contato intergeracional é objetivo transversal a todas as atividades da iniciativa "(Des)envolvimento cultural para o envelhecimento ativo". Provocando a partilha, a transferência de distintos saberes e a compreensão - num mundo que se quer cada vez mais jovem, empreendedor e mercantil - utilizando para isso a “Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento”. (cit. Helena Vaz da Silva)

    Programa:

    15h00 – Apresentação do grupo coral e grupo de guitarras da Academia Sénior de Serpa
    16h00 – “O Raio da Telefonia” - Ateliê de Teatro Participativo a partir da criação teatral “O Xô das Velhas”, orientado por Marco Ferreira, da Baal17
    17h30 – “No meu tempo” – Gerações à conversa
    19h00 – Jantar convívio
    21h30 – Apresentação do espetáculo “O Xô das Velhas”, coprodução Baal17/AL-MaSRAH Teatro – aberto ao público em geral

    quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

    Sábado, dia 4 de Fevereiro, às 15h00, a Praça da República de Serpa filmagens para a Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da UNESCO.


    Sábado, dia 4 de Fevereiro, às 15h00, a Praça da República de Serpa vai receber os grupos corais do concelho que se disponibilizaram para as filmagens do filme que irá acompanhar a Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da UNESCO.

    Realizado por Sérgio Tréfaut (“Viagem a Portugal”, “A Cidade dos Mortos”, “Lisboetas”), o filme, com duração de 10 minutos, será ilust...rado por imagens recolhidas por todo o Alentejo versando as várias vertentes do cante. Para esta cena em particular, os grupos corais irão interpretar em uníssono duas modas: “Alentejo, Alentejo” e “Vamos lá saindo”.

    Convidamos a população do concelho e a todos o que assim o desejem a juntarem-se às filmagens, criando uma “moldura humana” que reflita, também, a ligação e o acolhimento do povo ao cante.

    Vaga de Frio Para o Concelho de Serpa ( Medidas de Autoprotecção)

  • Hoje

    Geralmente limpo
    atual 12º
    max 16º
    min 4º
  • Quinta-feira

    Céu limpo
    max 12º
    min -4º
  • Sexta-feira

    Céu limpo
    max9º
    min -3º
  • Sábado

    Céu limpo
    max10º
    min -1º
  • Domingo

    Céu geralmente limpo
    max12º
    min 5º
  • DURANTE UMA VAGA DE FRIO:- Mantenha-se atento aos noticiários da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
    - Procure manter-se em casa ou em locais quentes.
    - Use várias camadas de roupa em vez de uma única peça de tecido grosso. Evite as roupas muito justas ou as que o façam transpirar.
    - O ar frio não é bom para a circulação sanguínea. Evite as actividades físicas intensas que obrigam o coração a um maior esforço e podem até conduzir a um ataque cardíaco.
    - Se suspeitar que você ou alguém que o rodeia está com hipotermia ligue imediatamente para o 112.
    - O consumo excessivo de electricidade pode sobrecarregar a rede originando falhas locais de energia. Procure poupar energia, desligando os aparelhos eléctricos que não sejam necessários. Tenha à mão lanterna e pilhas, para o caso de faltar a luz.
    - Tenha cuidado com as lareiras. Em lugares fechados sem renovação de ar, a combustão pode originar a produção de monóxido de carbono, um gás letal.

    COM O AQUECIMENTO DO LAR:
    - A combustão liberta gases tóxicos – não se esqueça que a ventilação é muito importante;
    - Se utiliza aquecedores desligue a garrafa de gás quando tiver de a substituir;
    - Evite secar roupa no aquecedor;
    - Afaste o aquecedor de cortinados, tecidos ou mobílias;
    - Não se aproxime muito do aparelho;
    - Se utiliza lareiras, use um resguardo próprio para evitar que qualquer faísca salte para fora;
    - Tenha um anteparo fixo para impedir uma possível queda de pessoas para o seu interior, especialmente crianças ou idosos;
    - Nunca use petróleo, gasolina ou álcool para atear a lareira;
    - Mantenha a chaminé sempre limpa;
    - Se ocorrer um incêndio na chaminé, chame imediatamente os bombeiros.

    Agriultores do Concelho de Serpa temem que se repita seca de 2005



    Agricultores confirmam que a situação é preocupante e temem que se repita seca de 2005. Foi pedida uma reunião à Ministra da Agricultura, Ambiente, Mar e Ordenamento do Território para tentarem encontrar medidas que previnam os efeitos negativos da falta de chuva.
    O presidente da Associação de Agricultores do Concelho de Serpa garante que a situação é grave. “Os animais neste momento já estão a ser ajudados com palhas, com rações e com fenos, que aumentam o custo de produção”, diz Sebastião Rodrigues.
    O mesmo responsável garante que “aquelas searas, em terras mais fracas, já entraram em stress hídrico, há muitas delas que já não têm remédio, tanto que os agricultores já estão a meter o gado lá dentro para aproveitar ao máximo o que podem aproveitar”.
    Para prevenir os efeitos tão devastadores, os agricultores querem trabalhar em conjunto com o Governo e já fizeram chegar à ministra Assunção Cristas um pedido de reunião. “Temos que começar a trabalhar urgentemente. Portugal não aguenta, os agricultores não aguentam mais uma seca. A situação é dramática, e no sector agrícola, infelizmente, mais um ano, estamos a viver o que vivemos em 2005”, salienta o presidente, acrescentando que ”há muitos agricultores que ainda estão a pagar as despesas suplementares de 2005”.
    O presidente da Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC) é mais cauteloso, mas reconhece que “só em prejuízo estamos a falar de cerca de 120 milhões de euros”. Bernardo Albino alerta que “é um dano gigantesco, não queremos que chegue a esse ponto. Mas o que estamos a falar é que o dano para o país é muito superior do que o dano para os agricultores”.

    Serpa: Homem armado assalta dependência bancária em Vila Verde de Ficalho


    Um homem armado assaltou hoje uma dependência bancária do grupo Crédito Agrícola em Vila Verde de Ficalho, no concelho alentejano de Serpa, e roubou o dinheiro que estava nas caixas, disse à Agência Lusa fonte da GNR.

    O assalto ocorreu às 10:00, quando o homem, "de cara destapada", entrou no balcão, ameaçou os funcionários, com "uma caçadeira de canos serrados", e roubou o dinheiro que estava nas caixas, explicou o oficial de relações públicas do Comando Territorial de Beja da GNR, tenente-coronel José Candeias.

    Após o assalto, que "foi rapidíssimo", o homem fugiu, disse, referindo que as autoridades desconhecem a quantia de dinheiro roubada.

    Segundo o oficial, o caso está a ser investigado pela Policia Judiciária, com o apoio da GNR e em colaboração com a Guardia Civil Espanhola, porque Vila Verde de Ficalho estar situada perto da fronteira com Espanha.

    As autoridades estão a "tentar identificar e, posteriormente, localizar" o assaltante, disse.