Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Transito Interdido Entrada de Serpa Sentido Sul/Norte

O blogue informa que a circulação se encontra  interdita na 1º entrada de serpa do sentido Espanha/Serpa .
A entrada para a cidade de serpa deve ser efectuada pelo 2º cruzamento junto ao cruzamento de Brinches.

António Tavares de Almeida (1948 - 2012) - Faleceu o fundador do Museu do Relógio, de Serpa



 António Tavares de Almeida, fundador do Museu do Relógio, de Serpa, faleceu esta madrugada, vítima de cancro.
António Tavares de Almeida, cerealicultor, produtor de cevada para cerveja, encontrou há quase meio século o grande amor da sua vida nos relógios.Tudo começou quando herdou do avô uns tantos exemplares de bolso, avariados. Mandou-os arranjar e a partir daí interessou-se cada vez mais pelas máquinas do tempo - comprando, comprando, comprando... Até que decide fazer de parte da sua residência, o Convento do Mosteirinho, em Serpa, um museu de características únicas no país.

Para a História da Relojoaria em Portugal, António Tavares de Almeida fica como alguém que contribuiu enormemente para uma maior sensibilidade e uma maior cultura relojoeira no país. O filho, Eugénio Tavares de Almeida, actual Director do Museu do Relógio (Serpa e Évora), prossegue essa tarefa.

À família de António Tavares de Almeida, a admistração do blog serpaalentejo endereça as mais sentidas condolências.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Rali de Portugal ( Pilotos de Serpa de novo em ação)

Rally de Portugal

Pilotos de  Serpa no Rali de Portugal 2012.

Ja estão a afinar os motores para mais uma edição.

"SERPA TERRA FORTE NO RALLY"


Assim que possivel serão publicados os pilotos da cidade branca que vão participar neste grande evento.

INFORMAÇÃO: Reedição do Rally de Portugal Open constitui um acontecimento que permite aos pilotos nacionais participar numa competição com uma grande componente mediática e disputada sob uma moldura humana ímpar, sem dúvida atractivos pouco comuns à generalidade das competições nacionais.
Em termos desportivos, o evento terá o seguinte o programa:
Quinta-feira, dia 29 de Março de 2012 - Verificações técnicas (Estádio Algarve)
Sexta-feira, dia 30 de Março de 2012 - Reconhecimentos do percurso
Sábado, dia 31 de Março de 2012 - Três provas de classificação num total de 74,08 km: Almodôvar (26,22 km), Vascão (25,29 km) e Loulé (22,57 km), todas elas de piso irrepreensível e de grande espectacularidade em termos de condução. A prova realiza-se no intervalo das duas passagens dos concorrentes do WRC.
http://www.rallydeportugal.pt/

Serpa Terra Do Cante


ADEUS Ó VILA DE SERPA

Saudade não é peso
Dá lá muitas a meu bem
Faz-me lá esse favor
Que eu já hoje o não verei

Saudades quem as não tem
Dentro das tuas muralhas
Há uma rosa quem eu quero bem
Adeus ó velho castelo
Companheiro do luar
Quem me dera já lá ir
Quem me dera já lá ir
Para me ouvires cantar

Ó Serpa pois tu não ouves
Os teus filhos a cantar
Enquanto os teus filhos cantam
Tu Serpa deves chorar

Adeus ó vila de Serpa
Saudades quem as não tem
Dentro das tuas muralhas
Há uma rosa a quem eu quero bem
Adeus ó velho castelo
Companheiro do luar
Quem me dera já lá ir
Quem me dera já lá ir
Para me ouvires cantar

Cante Alentejano ( Grupo Coral Da Casa Do Povo de Serpa)

FEIRA DO QUEIJO DO ALENTEJO REALIZA-SE A 24, 25 E 26 DE FEVEREIRO.


A tecnologia artesanal do queijo tem grandes tradições no Alentejo, onde, desde sempre, desempenhou um papel de grande importância económica.
O Queijo Serpa, com denominação de origem desde 1994 e denominação de origem protegida desde 1996, é possivelmente o queijo tradicional de maior fama no Alentejo, sendo o seu singular aroma e sabor parte fundamental do património cultural do Baixo Alentejo e em particular do concelho de Serpa.
Realizada anualmente em finais de Fevereiro a Feira do Queijo do Alentejo pretende primar este emblemático produto do concelho a par dos outros produtos regionais de qualidades tais como os enchidos, o azeite, o vinho, o mel, o pão e as azeitonas. As tasquinhas, com os petiscos locais, têm presença forte neste certame onde também é presença imprescindível o cante alentejano.
Integrada num conjunto de objetivos cuja implementação se considera estratégica para o desenvolvimento do concelho e da cidade de Serpa, a Feira do Queijo do Alentejo, organizada pela Câmara Municipal de Serpa, constitui um passo decisivo na criação de uma base de sustentabilidade para a economia local, assente num dos pilares económicos do concelho: as produções tradicionais.
 
 
ESTE ANO A FEIRA DO QUEIJO DO ALENTEJO REALIZA-SE A 24, 25 E 26 DE FEVEREIRO. 

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Plano de Atividades/Orçamento 2012 Afirmar o concelho de Serpa como referencia



Encontram-se disponíveis para consulta online as Grandes Opções do Plano 2012-2015 (Plano das Atividades para 2012 e Plano Plurianual de Investimentos), o Orçamento e o Mapa de Pessoal 2012, aprovados em sessão da Assembleia Municipal de 29 de Dezembro 2011.

Ver aqui.

Na nota introdutória ao plano, o Presidente da Câmara, João Rocha refere que "Num ano marcado por uma recessão económica muito grave, o Plano de Atividades, de Investimentos e o Orçamento para 2012 do município de Serpa pauta-se pela contenção e pelo equilíbrio. Embora não estejam em causa os projetos que consideramos estruturantes para o concelho e promotores de dinâmicas locais de desenvolvimento, as limitações orçamentais aprovadas no Orçamento de Estado para 2012, a par das medidas de reorganização da administração local que estão previstas, levam-nos a encarar com muita cautela o planeamento do nosso trabalho de forma a atenuar as consequências negativas para o município e para as populações."

A verdade é que estamos a assistir a uma ofensiva ao poder local, que se consubstancia em grande parte no Documento Verde da Reforma da Administração Local e cujo objetivo parece ser denegrir e acabar com todo o trabalho realizado pelos municípios. O Governo parece ter-se esquecido que as autarquias fazem parte do Estado e foram quem mais contribuiu para o desenvolvimento do país nos últimos trinta anos. Aliás, as estatísticas dizem-nos que os municípios portugueses estão, proporcionalmente, entre as entidades públicas que mais têm contribuído para a consolidação das contas públicas.

Isto significa que as autarquias têm conseguido com pouco dinheiro fazer muito investimento, com reflexos importantes na qualidade de vida das pessoas e no desenvolvimento dos territórios. Mas o Poder Central – o principal responsável por esta crise e pelo aumento das despesas – tem conseguido retirar dinheiro aos municípios, arranjando maneira de ficar com esse dinheiro. Porque ao mesmo tempo que retira financiamento às autarquias aumenta as verbas disponíveis para si próprio, numa atitude de irresponsabilidade perante o povo português que acaba sempre por ser o mais prejudicado.

A nível financeiro, em 2012, prevê-se para os municípios uma diminuição de 120 milhões nas transferências do Estado, sendo que o município de Serpa, vai receber menos 510 mil euros (em 2011 já tinha recebido menos cerca de 1 milhão). A continuar assim, a redução de verbas para Serpa pode atingir os 4 milhões de euros neste mandato o que, em termos de planeamento, compromete muitas das obras e ações previstas.

Ou seja, o Orçamento que agora apresentamos está grandemente condicionado, por um lado pela redução das transferências do Estado e por outro pelo elevado valor das dívidas ao município, que neste momento são de cerca de 2 milhões de euros. Estamos a falar de verbas do QREN correspondentes a investimento já feito pelo município e do qual ainda não se recebeu a respetiva comparticipação.

Nas atividades previstas para o ano de 2012, organizadas de acordo com as quatro grandes opções que definimos estratégicas para o município, mantemos o empenho no domínio do ambiente e sustentabilidade, da qualidade de vida e do urbanismo, da inovação e criatividade, na melhoria contínua dos serviços prestados.

A atenção dada a todas as localidades e freguesias é permanente, porque queremos um território coeso e equilibrado. A estratégia que seguimos tem subjacente também um trabalho permanente com as juntas de freguesia, com o movimento associativo, escolas e entidades com intervenção no concelho. A promoção externa, a salvaguarda do património cultural, a valorização das produções locais, a questão de potenciar a área de regadio, continua a ser outra das nossas frentes de trabalho, tal como a importância dada também à reparação da rede viária municipal, às zonas industriais de Serpa, Pias e Vila Nova de S. Bento, aos loteamentos, às zonas verdes, à limpeza pública ou os equipamentos e iniciativas desportivas, culturais e de lazer. A propósito, cabe aqui a referência ao facto do Centro de Cultura e Multimédia (espaço internet) de Vila Verde de Ficalho entrar em funcionamento logo no início do ano, estando a ser preparado o programa de dinamização do espaço. E queremos também mencionar o facto de o município de Serpa, em conjunto com a ERT e a Confraria do Cante estar a dinamizar a candidatura do cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, a entregar no final de Março à UNESCO.

Refere-se também que o apoio a atividades e projetos de índole social, que tem vindo a ser reforçado por força da conjuntura económica, está devidamente salvaguardado, destacando-se as várias parcerias já em curso e o trabalho realizado no quadro da Rede Social e do Programa Municipal de Apoio à Reabilitação de Habitação.

Em síntese, a nossa visão permanece: afirmar Serpa como referencia no âmbito do desenvolvimento sustentável e potenciar os recursos naturais e patrimoniais – território, gentes, tradições, cultura – em fatores competitivos promotores de um desenvolvimento equilibrado e equitativo.


Serpa, Dezembro de 2011

João Rocha
Presidente da Câmara Municipal de Serpa

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Tempo para Serpa até Sabado

  • Hoje

    Céu geralmente limpo
    Atual15º
    max17º
    min3º
  • Quarta-feira

    Céu limpo
    max15º
    min3º
  • Quinta-feira

    Muito nublado
    max14º
    min6º
  • Sexta-feira

    Muito nublado
    max13º
    min5º
  • Sábado

    Céu limpo
    max14º
    min3º
  • Autarquia pioneira na comunicação integrada com os munícipes

    A Câmara Municipal de Serpa torna-se a partir de hoje pioneira no processo de modernização administrativa na ligação directa com os munícipes.
    A partir de hoje, a Câmara Municipal de Serpa torna-se pioneira no processo de modernização administrativa ao lançar uma solução de comunicação integrada entre munícipes e Município que reúne o Balcão Único de Atendimento, serviços online e Portal do Munícipe.
    Este processo inicia-se desde já com a disponibilização do Balcão Único que faz parte de uma plataforma mais vasta (MyNet) e inclui diversos canais de ligação com o utente, seja de forma presencial, telefónico ou internet, este último previsto para o final de Fevereiro, potenciando a qualidade e eficácia no atendimento.
    Tomé Pires, vereador da Câmara Municipal de Serpa, refere que a partir de hoje “é possível a entrega digital de qualquer documentação, com um maior destaque para a total desmaterialização dos processos de obra e o seu tratamento e encaminhamento de forma electrónica, e-PAPER”.
    O edil revela que a autarquia “tem promovido a divulgação” destas ferramentas junto da população e inclusivamente “promoveu um encontro” com os técnicos ligados à elaboração de projectos, para apresentar o e-Paper.
    No final de Fevereiro todos os serviços existentes no Balcão Único serão também disponibilizados num novo Portal do Munícipe, na internet. Este irá permitir aos cidadãos o acesso a todos os serviços disponibilizados, não sendo necessário deslocar-se à autarquia para submeter ou consultar qualquer pedido/requerimento.
     

    Abertura da Casa do Cante Alentejano marcada para o verão em Serpa


    A Casa do Cante Alentejano deverá ser inaugurada no verão de 2012, em Serpa, para “crescer” e tornar-se num “espaço de estudo, promoção, apresentação e ensino” do género musical, disse um dos fundadores da instituição.

    O edifício deverá abrir portas no próximo verão e “depois vai crescendo e dando vida” àquela música tradicional portuguesa, “principalmente para que o cante possa ser ouvido pelas futuras gerações”, disse Pedro Mestre, um dos fundadores da Casa do Cante.

    A casa deverá também servir de sede à Confraria do Cante e vai trabalhar em parceria com o Musibéria, Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico, inaugurado em abril de 2011, onde poderão ser gravados trabalhos musicais.

    Para o futuro local está projetada a instalação de um museu, que acolha exposições, lojas e um centro de documentação, prevendo-se ainda a possibilidade de dar formação sobre o cante, até para responder a “dificuldades que os grupos têm”, acrescentou Pedro Mestre.

    O membro do grupo fundador da Casa do Cante Alentejano enumerou, por exemplo, as dificuldades de angariar fundos para transportes e fatos dos grupos de intérpretes, assim como dúvidas sobre quais os microfones a usar em palco.

    Para Pedro Mestre, a formação será palavra de ordem para fazer perdurar o cante com qualidade.

    O membro do grupo fundador da Casa do Cante, tocador de viola campaniça, dinamizador e ensaiador de diversos grupos corais, lembrou projetos que decorrem em escolas, como acontece com turmas da Damaia e de Oeiras, para ilustrar a importância do desenvolvimento do cante até fora da região de origem, o Alentejo.

    A candidatura do cante a património imaterial da humanidade da UNESCO deverá ser decidida em novembro de 2013 pelos peritos da organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, e é protagonizada pela Câmara Municipal de Serpa e a Confraria do Cante Alentejano, com o Turismo do Alentejo.

    sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

    Alunos do Polo 2 Cantam os Reis Na Praça da Republica em Serpa



    Com uma manha fria e cinzenta os alunos do polo 2 de Serpa não dispensaram de ir cantar os Reis na Praça da Republica em Serpa.

    O concelho de Serpa está já equipado com Contentores Solidários para recolha de roupa, calçado e brinquedos usados.



    Deposite nos Contentores Solidários
    O concelho de Serpa está já equipado com Contentores Solidários para recolha de roupa, calçado e brinquedos usados.

    Os artigos depositados e que se encontrem em bom estado serão encaminhados para as pessoas, famílias ou instituições de solidariedade social sinalizadas pela Rede Social do município. Uma vez colmatas as necessidades do concelho, os artigos exce...dentes serão enviados para outros países desfavorecidos.

    Após o processo de triagem, os bens que apresentem mau estado de conservação e não possam ser distribuídos pelos mais desfavorecidos serão entregues para reciclagem.

    Este projeto, gratuito para a autarquia e para os munícipes, é desenvolvido pela empresa Ultriplo, responsável pela colocação dos equipamentos e pela recolha do material, com o apoio da Cruz Vermelha Portuguesa e da Câmara Municipal de Serpa.

    Localização dos contentores solidários
    Cidade de Serpa: Escola E.B.I, Escola Secundária, Junto à Biblioteca Municipal, Rua de S. António e frente ao Intermarché.

    Freguesias do concelho: Em Brinches, Vale de Vargo, Pias, a do Pinto e Vales Mortos próximo às Escola Primárias, em St. Iria e Vila Verde de Ficalho, junto à Escola, e em Vila Nova de S. Bento perto da EBI.

    quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

    A Cigarra e a Formiga- Teatro (Dança final)

    A Cigarra e a Formiga - O Musical.wmv

    Musical (Cigarra e a Formiga ) Cine Teatro de Serpa Encenado Por João Duarte

    A C.M.Serpa INFORMA: TDT - saiba o que muda na sua televisão Ação de informação dia 26 janeiro



    A Câmara Municipal de Serpa em parceria com a DECO e a ANACOM irá realizar uma ação informativa, aberta a toda a população, onde todas as dúvidas serão esclarecidas sobre a transição do sinal analógico de televisão para a Televisão Digital Terrestre, ou TDT, no dia 26 de janeiro, pelas 18h00 na Biblioteca Municipal Abade Correia da Serra, em Serpa.

    Atualmente, quem vê gratuitamente os quatro canais de televisão, recebe essas emissões através de uma antena que capta um sinal analógico que vai ser substituído muito brevemente por um sinal digital, pela TDT.

    A TDT é uma nova tecnologia de teledifusão terrestre em sinal digital que também funciona através de antenas e que irá substituir a atual teledifusão analógica terrestre e para continuar a ver esses quatro canais vai ter que mudar para a TDT, sendo a sua mudança obrigatória a partir de janeiro de 2012 e até abril do mesmo ano. Se não tem televisão paga e não fazer a mudança vai deixar de ver os canais.

    Existe um programa de comparticipação a equipamento TDT que abrange pessoas com necessidades especiais na aquisição de equipamentos descodificadores TDT: cidadãos com um grau de deficiência igual ou superior a 60%; famílias beneficiárias do rendimento social de inserção e reformados e pensionistas com rendimento inferior a 500 euros mensais.

    quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

    Primeiro encontro de grupos corais na Casa do Alentejo, em Lisboa



    No âmbito da Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, a Confraria do Cante Alentejano, a Casa do Alentejo e a Associação MODA promovem, no próximo dia 8 de janeiro de 2012, na Casa do Alentejo em Lisboa, o primeiro encontro de grupos corais.

    Os grupos corais interessados em participar neste encontro poderão fazer a inscrição junto da Associação MODA, da Confraria do Cante Alentejano ou da Casa do Alentejo, sendo que as presenças deverão ser confirmadas até dia 5 de janeiro através do e-mail: admin@casadoalentejo.pt.

    Na iniciativa, além dos promotores da candidatura, participam também o Presidente da Câmara Municipal de Serpa, o Presidente da Turismo do Alentejo ERT e o Presidente da Comissão Executiva.

    Na ordem de trabalhos estão temas como a importância da Candidatura do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO, o ponto de situação da mesma e a relevância da participação dos Grupos Corais na sua razão de ser e desenvolvimento.


    AGENDA
    Data: 8 de Janeiro de 2012
    Hora: 11 horas
    Local: Casa do Alentejo, Lisboa
    Organização: Promotores da Candidatura – Confraria do Cante Alentejano, Casa do Alentejo, Associação MODA

    Ordem de trabalhos:
    •“A importância da candidatura” - Presidente da Câmara Municipal de Serpa, João Rocha
    •“O ponto de situação da candidatura” - Presidente da Comissão Executiva, Carlos Medeiros
    •“Os Grupos Corais e a candidatura” - discussão moderada pelo Presidente da Casa do Alentejo, João Proença, com intervenções do Presidente da Confraria do Cante Alentejano, Francisco Torrão, e Presidente da Associação MODA, Joaquim Soares
    •Almoço de convívio

    Participantes:
    •Representantes dos Grupos Corais
    •Presidente da Casa do Alentejo, João Proença
    •Presidente da Confraria do Cante Alentejano, Francisco Torrão
    •Presidente da Associação MODA, Joaquim Soares
    •Presidente da Câmara Municipal de Serpa, João Rocha
    •Presidente da Turismo do Alentejo, ERT, António Ceia da Silva
    •Presidente da Comissão Executiva, Carlos Medeiros