Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 30 de maio de 2011

luis afonso cartoonista

O humor gráfico não pretende apenas fazer o público rir mas, também, levá-lo à reflexão sobre diversas questões políticas e sociais. O JPN esteve à conversa com Luís Afonso, que assume o poder como seu alvo preferencial.

Os cartoons podem ser vistos como um discurso jornalístico, ainda que se distanciem deste por possuírem um cariz humorístico que, pela presença de opinião crítica, podem suscitar diversas interpretações por parte do leitor. O humor é uma área que chega facilmente ao público e pode, muitas vezes, possuir um forte carácter de intervenção.
Luís Afonso nasceu em Aljustrel e vive actualmente em Serpa. É um dos mais conceituados cartoonistas portugueses e assume que o que pretende com o seu trabalho é "pôr o leitor a pensar".
Licenciado em Geografia, colabora com o jornais "Público", "A Bola" e "Jornal de Negócios" e com a revista "Sábado". Faz do cartoon a sua vida e vê o humor gráfico como uma forma de crítica social que, apesar de se afastar do jornalismo em vários pontos, também caminha, por vezes, no mesmo sentido.
"O meu caminho para fazer um cartoon é o mesmo que o de um jornlaista para escrever uma notícia: procuro os factos, confronto as várias versões, tento perceber as fontes", explica Luís Afonso, assumindo como ponto de afastamento a liberdade de crítica e de opinião.
Tudo o que se passa no país e no Mundo pode ser inspiração de Luís Afonso, cuja imaginação é tanto maior quanto mais atribulada for a actualidade. "Toda esta actualidade política e económica é muito fértil em acontecimentos", frisa o artista, que confessa que acaba por sentir dificuldade em seleccionar a informação num momento em que a actualidade é "cada vez mais rica". "Teria que fazer três ou quatro cartoons por dia" para concretizar todas as ideias que surgem, brinca.

"Tudo o que é poder é aquilo em que eu me inspiro mais"

Apesar da sua profissão ser satirizar figuras e acontecimentos públicos, conjugar humor e política pode não ser uma tarefa fácil, pelo que o cartoonista impõe, muitas vezes, algumas reservas a si mesmo.
"Sensacionalismo puro e duro é uma coisa que não interessa", esclarece Luís Afonso, que se refere à vida pessoal dos políticos como algo que não tem valor para ser alvo dos seus desenhos.
"Quando percebo que há algum tipo de antipatia pessoal num cartoon, faço um compasso de espera e penso que não posso ir por aí", diz o cartoonista que, em situações dessas, opta por "reconstruir o cartoon de uma forma distanciada".
Apesar de considerar que a censura não exista na sua arte, Luís Afonso admite ser, por vezes, necessário reflectir antes de pôr mãos à obra. Isto porque, "enquanto seres humanos, as ideias parvas surgem e são muito fáceis de fazer".
O essencial é, segundo o artista, ter "um travão interior", que não se trata de censura. É algo que, frisa, nunca lhe aconteceu na sua profissão, que sempre fez de "forma totalmente livre". Importante é, acima de tudo, "que o que se vê nos espelho não envergonhe" e que o trabalho possa fazer leitores rir e pensar sobre acontecimentos da actualidade, sem implicar explorar vertentes pessoais.

Video de Antonio Ribeiro Telles No Festival Taurino De Serpa

 













Em sintonia com a política da autarquia que preconiza a cultura como veículo de desenvolvimento sustentável para o concelho, este ano o Encontro reúne elementos da cultura portuguesa, brasileira, cabo-verdiana, mexicana, cubana, espanhola e africana, promovendo assim o concelho a nível cultural e turístico junto dos vários públicos e artistas presentes. Ao promover o Encontro de Culturas, a Câmara Municipal de Serpa tem como objectivo privilegiar a cultura em todas as suas vertentes – e os seus agentes, como um factor de desenvolvimento local e regional, em que a identidade local se conjuga com a diversidade cultural global. Este foi também o ponto de partida para a criação (no Encontro de 2006) da enRede – Rede Internacional de Municípios pela Cultura que engloba actualmente municípios de Portugal, Brasil, Espanha, Cabo Verde, Bulgária e Guatemala, mais informação em www.enrede.org  
Entrada Livre 


Praça da República
…com início sempre às 21h30

 Dia 2, quinta-feira Áurea .POP / SOUL. Portugal Áurea já é para muitos a voz nacional revelação de 2010.Chegou e surpreendeu o panorama musical português com o single Busy (For Me) e recebeu uma nomeação, pela revista Lux, como umas das personalidades femininas na área da música em 2010. Depois de vários showcases nas FNAC, fez um dueto virtual com Elvis Presley do tema Love me Tender, uma das faixas do disco Viva Elvis The Album de 2010.   
Dia 3, sexta-feira Muddy Waters Jr . BLUES . EUA Filho do aclamado Muddy Waters, o músico consegue transportar às raízes tradicionais do blues um toque de frescor dos dias actuais. Acompanham Muddy Waters Jr. os músicos Igor Prado (guitarra), Donny Nichilo (piano), Nicolas Smoljan (gaita), Rodrigo Mantovani (baixo) e Patrício Raffo (bateria).   
Dia 4, sábado Joana Amendoeira .FADO. Portugal É considerada uma das mais importantes fadistas da “Nova Geração”. Em 1995 ganhou o primeiro prémio de interpretação feminina na Grande Noite do Fado. Tem sete álbuns editados, e conta no seu currículo com actuações na Holanda, Espanha, França, Áustria e em feiras profissionais de World Music, como o Mercat de Musica Viva 2003 de Vic, em Espanha e a Strictly Mundial 2005, no Canadá. Recebeu o Prémio Revelação 2004 e o prémio de “Melhor Disco de Fado de 2008” da Fundação Amália Rodrigues. 
Dia 5, domingo Baile Popular .MÚSICA POPULAR. Portugal Neste projecto, criado em 2009, participam João Gil e  Paulo Ribeiro na voz, José Emídio na voz e campaniça, João Paulo na voz e percussões, Luís Espinho na voz, Mário Delgado na guitarra, Alexandre Frazão na bateria e Miguel Amado no contrabaixo. Todas as letras são de João Monge e as músicas de João Gil, Ana Sofia Varela tem participação especial na voz.   
Dia 8, quarta-feira Mayra Andrade .COLADERAS. Cabo Verde  Filha de pais cabo-verdianos, Mayra Andrade nasceu em Cuba, viveu pelo mundo e estabeleceu-se em Paris. O seu álbum de estreia “Navega”, editado em 2006 teve um êxito estrondoso, não só em Portugal e em França, mas em todo o mundo. Recebeu o prémio da crítica alemã para o Melhor Álbum Revelação 2006; em 2008 recebeu o prémio BBC Rádio3 na categoria de Novo Talento, e o Prémio Cubadisco Internacional.

 

 
A cantora e compositora lançou o disco de originais, Storia Storia, em 2009 e mais recentemente lançou o DVD ao vivo, filmado em França, Studio 105. Em 2010 gravou um dueto com o fadista português Pedro Moutinho, "Alfama".
 Dia 9, quinta-feira Banda Orquestra do Fubá .FORRÓ. Brasil A Banda Orquestra do Fubá foi formada em 2002 por músicos brasileiros, que se juntaram a dois instrumentistas franceses e se radicaram em Paris. Tocam “forró universal”, interpretando temas tradicionais e também originais. Editaram em 2004 o CD Forroléïdoscope e em 2006 quem Mandô?. A banda é formada pelos músicos Fernando do Cavaco (cavaquinho e voz), Ricardo Herz (violino e voz), Natalino Neto (baixo), Wander Piu (percussão), Mathieu Gramoli (Bateria) e José Moura (acordeão).  
Dia 10, sexta-feira Dia do Cante .TRADICIONAL. Alentejo/Portugal
Dia 11, sábado Diego el Cigala .FLAMENCO. Espanha Ganhou o Concurso de Flamenco Joven Getafe aos 12 anos bem como um prémio no programa de televisão espanhola ‘Gente Jovem’. A exposição mediática deu-lhe reconhecimento e a partir daí começou a cantar para reputados dançarinos de flamenco como Manolete, Cristóbal Reyes, Farruco e Maya Mario, entre outros. Em 1997 iniciou a sua carreira a solo com o álbum Undebel e começou a somar êxitos atrás de êxitos na sua carreira. Em 2003 editou Lágrimas Negras uma colaboração com o pianista cubano Bebo Vadés. A fusão fácil de ritmos cubanos e vocais flamencos fizeram deste disco um sucesso internacional, tornando o músico num dos mais famosos cantores de Flamenco Espanhol Romani em todo o mundo.    
Dia 12, domingo Lila Downs .FOLK. México  A cantora mexicana interpreta composições de sua autoria bem como outras com origem no folclore de várias culturas mesoamericanas: mixteca, zapoteca, maia e nahua. Lila Downs e a sua banda têm seis álbuns editados e contribuíram para a banda sonora do filme Frida com vários temas entre os quais Burn it Blue, que seria nomeado para o Óscar para melhor canção, e que Lila Downs interpretou com Caetano Veloso na 75ª cerimónia de entrega dos Óscares. Lila participou no filme Fados, do espanhol Carlos Saura, cantando Foi na travessa da palha, com letra de Gabriel de Oliveira e musicada por Frederico de Brito, interpretada originalmente pela fadista Lucília do Carmo.  
Dia 18, sábado Abertura do Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Iberico MUSIBÉRIA 
Espaço Nora
… com início sempre depois de terminar o espectáculo na Praça 
Dia 2, quinta-feira Raspa do Tacho .CHORO E SAMBA INSTRUMENTAL. Portugal
 Dia 3, sexta-feira Reggae Mamba . REGGAE. Portugal
Dia 4, sábado Fernando Pardal e os Tabernê Sonvinhom .POP. Portugal
Dia 5, domingo Patricias SA .JAZZ / R&B / SOUL. Portugal
 Dia 8, quarta-feira Vira Lata . FUNK / ROCK. LUSOFONIA . Portugal/Cabo Verde/ Angola/ Brasil
Dia 9, quinta-feira Trio Manaia .HITS DOS ANOS 60, 70 e 80. Portugal
Dia 10, sexta-feira The Cadillacs .ROCKN’ROLL.
Portugal Dia 11, sábado Sons de Cuba .SON CUBANO. Cuba
Dia 12, domingo Pé na Terra .FOLK ROCK. Portugal
 

DIA 2 QUINTA -FEIRA AUREA - Busy (for me) - OFFICIAL VIDEO (HD)


Dia 2, quinta-feira Áurea .POP / SOUL. Portugal Áurea já é para muitos a voz nacional revelação de 2010.Chegou e surpreendeu o panorama musical português com o single Busy (For Me) e recebeu uma nomeação, pela revista Lux, como umas das personalidades femininas na área da música em 2010. Depois de vários showcases nas FNAC, fez um dueto virtual com Elvis Presley do tema Love me Tender, uma das faixas do disco Viva Elvis The Album de 2010

sexta-feira, 27 de maio de 2011

E JÁ AMANHA DIA 28-05-11 O GRANDIOSO FESTIVAL TAURINO A FAVOR DOS BOMBEIROS VOLUNTARIOS DE SERPA, VAMOS TODOS PARTICIPAR




E JÁ AMANHA DIA 28-05-11 O GRANDIOSO FESTIVAL TAURINO A FAVOR DOS

BOMBEIROS VOLUNTARIOS DE SERPA, VAMOS TODOS PARTICIPAR É

POR UMA BOA CAUSA VAMOS ENCHER A PRAÇA .

TODO ESTA RECEITA E PARA A AQUISIÇÃO DE UM GRUPO ENERGETICO DE DESEMCARCERAMENTO, QUE OS BOMBEIROS DE SERPA MUITO PERCISAM, VISTO QUE O ACTUAL JÁ TEM ALGUNS ANOS CERCA 28 .. JA ESTA DESACTUALIZADO E JA NÃO E EFICAZ NO SOCORRO AS VITIMAS DE ACIDENTE.

AMANHA DIA 28 TAMBEM É APRESENTADO A VIATURA ADQUIRIDA DO VESTIVAL TAURINO DE 2010.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

DIA DA CRIANÇA - Concelho de Serpa



Brinches . dia 6 (manhã)
Jogos tradicionais, aula de aeróbica e oferta de brindes, na Praça da República (Largo do Vale);

Pias . dia 2 (manhã)
Jogos tradicionais, aula de aeróbica e oferta de brindes, no Ribeirinho, Largo Eira da Máquina e Jardim Público;
...
Serpa . dia 1
(manhã) Jogos tradicionais, aula de aeróbica, insufláveis, palhaços, música, pintura facial e brindes, no Jardim da Biblioteca, Jardim Público, Praça da República e Largo da Corredoura;
(21h30) Espectáculo “Cante nas Escolas”, na Praça da República;

Vale de Vargo
Dia 1 (manhã)
Oferta de lanche e actividades de animação;
Dia 8 (manhã)
Jogos tradicionais e aula de aeróbica, na Zona de Lazer da Santinha;

Vila Nova de São Bento . dia 1 (manhã)
Jogos tradicionais, aula de aeróbica e oferta de brindes, no largo da Junta de Freguesia;

Vila Verde de Ficalho
Dia 31 de Maio (manhã)
Jogos tradicionais e aula de aeróbica, na Praça Condes de Ficalho;
Dia 1 (manhã)
Oferta de lanche e actividades de animação

Org.: Câmara Municipal de Serpa, Juntas de Freguesia do Concelho

CANTE ALENTEJANO_Dia Mundial da Criança - Praça da República, em Serpa



Quarta-feira, 1 de Junho às 21:00 - 2/6 às 0:00
Espectáculo com as crianças do 1º ciclo do concelho de Serpa do projecto Cante nas Escolas, e os alunos do projecto de iniciação à guitarra da Câmara Municipal de Serpa.
Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Criança

Org.: Câmara Municipal de Serpa, com a colaboração das juntas de freguesia do concelho e dos agrupamentos de escolas de Serpa, Pias e Vila Nova S. Bento

Espaço Nora, VIII Encontro De Culturas - Serpa 2011


>> Dia 2, quinta-feira "Raspa do Tacho" .CHORO E SAMBA INSTRUMENTAL. Portugal
>> Dia 3, sexta-feira "Reggae Mamba" . REGGAE. Portugal
>> Dia 4, sábado "Fernando Pardal e os Tabernê Sonvinhom" .POP. Portugal
>> Dia 5, domingo "Patricias SA" .JAZZ / R&B / SOUL. Portugal
>> Dia 8, quarta-feira "Vira Lata" . FUNK / ROCK. LUSOFONIA . Portugal/Cabo Verde/ Angola/ Brasil
>> Dia 9, quinta-feira "Trio Manaia" .HITS DOS ANOS 60, 70 e 80. Portugal
>> Dia 10, sexta-feira "The Cadillacs" .ROCKN’ROLL. Portugal
>> Dia 11, sábado "Sons de Cuba" .SOM CUBANO. Cuba
>> Dia 12, domingo "Pé na Terra" .FOLK ROCK. Portugal

quarta-feira, 25 de maio de 2011

E já Sabado dia 28/05/11 Filho de Rouxinol estreia-se no festival de Serpa
























Tem 14 anos, o mesmo nome do Pai, Luis Rouxinol, e anuncia-se nas arenas como Júnior. No próximo sábado, 28 de Maio, faz a sua estreia nas arenas no festival que se realiza em Serpa, a favor dos Bombeiros Voluntários locais com cartel de luxo e ao lado de primeiras figuras!) e cuja receita se destina à compra de um grupo energético de desencarceramento. Durante o espectáculo será apresentado o auto-tanque adquirido graças ao festival do ano passado.
O novo cavaleiro vai alternar na sua estreia com António Ribeiro Telles, Luis Rouxinol (seu Pai), Tito Semedo, Brito Paes e os matadores Vitor Mendes e Salvador Cortés.
Lidam-se cinco toiros de Varela Crujo e dois novilhos de Passanha e Ascenção Vaz e as pegas estão a cargo de uma Selecção de Forcados Amigos de Serpa, comandados por José Luis Pires.

Arrancaram as jornadas sénior ( Uma Praça de Gente Madura )


A Praça da República, em Serpa, ficou hoje, dia 23 de Maio, repleta de "Gente em Movimento" de todos os cantos do concelho e deu o arranque oficial das Jornadas Sénior 2011.

As Jornadas decorrem até dia 27 de Maio. Caminhadas, música, ateliês, hidroginástica, manicure/pedicure, jogos tradicionais, TIC, exposições, desfiles, yoga do riso fazem parte das actividades desenvolvidas para e pela população sénior do concelho.

Org: Câmara Municipal de Serpa, Juntas de Freguesia do concelho, Academia Sénior e Rede Social

Programa...

Brinches
Dia 24
09h00 Caminhada
J.F. - CMS
15h00 “Grupo de Guitarras Academia Sénior de Serpa ”
CMS - Centro Cultural
Dia 25
09h00 “Gente em Movimento”
CMS - J.F - Largo do Vale
14h30 Workshop - “Viver Saudável“
J.F - C.S.S. - Centro Cultural
Dia 26
18h00 Espaço Musical - Café Edmundo
CMS - J.F

Pias
Dia 24
09h00 Caminhada
J.F. - CMS
15h00 “Idosos em Segurança”
CMS - NAV - GNR - Salão Polivalente
Dia 25
15h00 “Grupo de Guitarras Academia Sénior de Serpa ”
CMS - Salão Polivalente
Dia 26
18h00 Espaço Musical - Bar Lagar
CMS - J.F

Serpa
Dia 23
10h00 Sessão de abertura com a presença do Executivo da CMSerpa
Gente em Movimento - CMS - Praça da República
11h00 “Gincana da Saúde”
Centro Saúde Serpa - Jardim Municipal
13h00 Almoço Livre /Piquenique
Jardim Municipal /Centro de Convivio Salvador
14h00 Exposição “Preciosidades de outros tempos”
Academia Sénior de Serpa - CMS - Academia Sénior
15h00 “Grupo de Guitarras Academia Sénior de Serpa ”
CMS - Jardim Municipal
16h00 “Grupo Coral Academia Sénior de Serpa”
CMS - Jardim Municipal
Dia 24
10h00 “O Hospital aberto à Comunidade”
ULSBA – H.S.P Serpa
15h00 Projecto “(A) Companha”
A. Ser-Vida - Jardim Municipal
16h00 Grupo Musical da Universidade Sénior de Moura
Jardim Municipal
17h30 Grupo Musical da Universidade Sénior de Beja
Jardim Municipal
Dia 25
10h00 “Hidrogincana”
CMS - Piscina Coberta Serpa
Acção de sensibilização “Troca de Lâmpadas”
ARECBA - CMS - Praça da República
15h00 Projecto Internacional de Auto-Estima
A. Ser-Vida - Academia Sénior
Dia 26
10h00 Manicure/Pedicure - Cabeleireiro
I.E.F.P. Beja - Academia Sénior
Campeonato da “Sueca”
Jogo da Petanca
Passeios de Charrete e Serpentina
CMS - Jardim Municipal
Acção de sensibilização “Troca de Lâmpadas”
ARECBA - CMS - Jardim Municipal
Visita Guiada à Biblioteca Municipal - Teatro “Os Barrigas e os Magriços”
CMS
11h30 Turismo Sénior
INATEL - Jardim Municipal
18h00 Espaço Musical
WASABI – CMS
Dia 27
10h00 “Vamos adoptar um neto, Plantar uma árvore Semear Afectos”
Santa Casa Misericórdia Serpa - CMS
10h30 Acção Sensibilização Energética “Dar Energia aos Anos”
J.F St. Maria - Praça da Republica/J.F.

Vale de Vargo
Dia 24
10h00 Workshop - “Viver Saudável“
J.F - C.S.S - Salão Polivalente
15h00 Aula Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
J.F - CMS - Junta de Freguesia
Dia 25
09h00 Caminhada
J.F - CMS
15h00 Reiki
A Ser-Vida - Salão Polivalentre
Dia 26
18h00 Espaço Musical - Bar Tangas
CMS - J.F
Dia 27
15h30 Lanche/Convívio - Baile da Pinha THYSURY

Vila Nova de São Bento
Dia 24
09h00 Caminhada
J.F - CMS
10h00 Exposição Artes e Oficios
Esp. Internet
Aula de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
J.F - CMS -Esp. Internet
15h00 Desfile de Roupa Reciclada
Academia Senior Partilh’Artes - Salão Polivalente
17h30 Torneio - Jogo da Chapa
J.F - Centro Convivio 3ª Idade
Dia 25
10h00 Aula Aula de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
J.F - CMS - Junta de Freguesia
15h 00 Yoga do Riso
A Ser-Vida - Salão Polivalente
Dia 26
18h00 Espaço Musical - Bar Sem - XPiga
J.f - CMS

Vila Verde de Ficalho
Dia 24
09h00 Gente em Movimento
CMS - J.F - Praça Conde Ficalho
16h00 Reiki
A Ser-Vida - Salão Polivalente
Dia 25
10h00 Workshop “Recursos Ambientais, Sustentabilidade e Comunicação On-Line“
FDTI - Junta de Freguesia
15h00 Desfile de Roupa Reciclada
JAcad - Senior Partilh’Artes - Salão Polivavente
Dia 26
18h00 Espaço Musical - Bar Nova Era
CMS - J.F

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Serpa: Simulacro no Hospital de São Paulo


O Hospital de São Paulo em Serpa, vai ser hoje alvo de um simulacro de incêndio, que visa, entre outros, avaliar o Plano de Emergência Interno.
Por iniciativa da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, realiza-se na manhã de hoje nas instalações do Hospital de São Paulo em Serpa, estabelecimento por onde passam cerca de 300 pessoas, entre funcionários, utentes e visitas, um simulacro de incêndio, segundo a legislação de Segurança Contra Incêndios.
Rui Ruivo, responsável pelo Gabinete de Gestão de Risco da ULSBA, refere que acima de tudo o exercício visa “avaliar o Plano de Emergência Interno do hospital”.
Segundo a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, estão envolvidas neste exercício, o Comando Distrital de Operações e Socorro de Beja, Câmara, Bombeiros, GNR, Segurança Social e escola Secundária, todos de Serpa e o Instituto Politécnico de Beja, através do seu Laboratório de Arte e Comunicação Multimédia.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

terça-feira, 17 de maio de 2011

Serpa Jornadas Sénior 2011 De 23 a 27 de Maio


Estão de volta as Jornadas Sénior, uma iniciativa destinada à população sénior do concelho de Serpa que tem como áreas de actividade o desporto, o bem-estar, a saúde, a cultura e a cidadania.

A sessão de abertura decorre no dia 23 de Maio, conta com a presença do Executivo da Autarquia e é dinamizada pelo projecto "Gente em Movimento" que, tal como acontece todos os anos "invade" a Praça da República em Serpa, a partir das 10h00.

Org: Câmara Municipal de Serpa, Juntas de Freguesia do concelho, Academia Sénior e Rede Social

domingo, 15 de maio de 2011

Jerónimo de Sousa: Está hoje, em Pias, no concelho de Serpa

Jerónimo de Sousa está hoje, em Pias, concelho de Serpa, no quadro da pré-campanha eleitoral para as eleições de 5 de Junho. O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) participa num almoço de apoiantes e fará a apresentação das propostas da Coligação Democrática Unitária (CDU) para as legislativas 2011.
Jerónimo de Sousa está hoje, no concelho de Serpa, para participar, no quadro da pré-campanha eleitoral para as Eleições Legislativas do dia 5 de Junho, no almoço de apoiantes, que a Coligação Democrática Unitária (CDU, realiza, às 13.00 horas, nas instalações da ex-UCP Esquerda Vencerá, em Pias.
Miguel Madeira, da Coordenadora Distrital de Beja da CDU, adiantou que “o secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP) faz hoje, na intervenção de encerramento daquela iniciativa, a apresentação das propostas da Coligação para as legislativas 2011”.
Nesta acção participam também o mandatário distrital da CDU João Rocha, o cabeça de lista João Ramos e os candidatos, pelo círculo eleitoral de Beja. "Trata-se de uma iniciativa onde a CDU pretende transmitir ainda, a ideia de que é necessário reforçar a votação na Coligação, no dia 5 de Junho, para que se possa eleger mais do que um deputado no distrito de Beja", avançou, igualmente, Miguel Madeira.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

VIII ENCONTRO DE CULTURAS / SERPA 2011


informação
Entrada Livre

Praça da República
…com início sempre às 21h30

...Dia 2, quinta-feira ÁUREA . Portugal

Dia 3, sexta-feira MUDDY WATERS JR. . EUA

Dia 4, sábado JOANA AMENDOEIRA .Portugal

Dia 5, domingo BAILE POPULAR . Portugal

Dia 8, quarta-feira MAYRA ANDRADE . Cabo Verde

Dia 9, quinta-feira BANDA ORQUESTRA DO FUBÁ. Brasil

Dia 10, sexta-feira DIA DO CANTE. Alentejo/Portugal

Dia 11, sábado DIEGO EL CIGALA. Espanha

Dia 12, domingo LILA DOWNS . México

Dia 18, sábado Abertura do Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Iberico MUSIBÉRIA

Espaço Nora
… com início sempre depois de terminar o espectáculo na Praça

Dia 2, quinta-feira
Raspa do Tacho .CHORO E SAMBA INSTRUMENTAL. Portugal
Dia 3, sexta-feira
Reggae Mamba . REGGAE. Portugal
Dia 4, sábado
Fernando Pardal e os Tabernê Sonvinhom .POP. Portugal
Dia 5, domingo
Patricias SA .JAZZ / R&B / SOUL. Portugal
Dia 8, quarta-feira
Vira Lata . FUNK / ROCK. LUSOFONIA . Portugal/Cabo Verde/ Angola/ Brasil
Dia 9, quinta-feira
Trio Manaia .HITS DOS ANOS 60, 70 e 80. Portugal
Dia 10, sexta-feira
The Cadillacs .ROCKN’ROLL. Portugal
Dia 11, sábado
Sons de Cuba .SON CUBANO. Cuba
Dia 12, domingo
Pé na Terra .FOLK ROCK. Portugal

Org.: Câmara Municipal de Serpa
Co-financiamento: Inalentejo/QREN/UE
Apoio: Antena 1
Ver mais

    TRAILER VIAGEM A PORTUGAL

    Apresentação do "Filme Viagem a Portugal" filmado quase exclusivamente em Serpa no dia 15 de Maio, domingo, às 21h45, no Cineteatro Municipal de Serpa, com entrada livre



    Realizado por Sérgio Tréfaut e filmado quase exclusivamente em Serpa, com o apoio da Câmara Municipal, "Viagem a Portugal" é dado a conhecer à população de Serpa, no dia 15 de Maio, domingo, às 21h45, no Cineteatro Municipal de Serpa, com entrada livre (condicionada à lotação da sala).

    No dia seguinte, dia 16, às 19h00, passa o premiado documentário "A Cidade dos Mortos", do mesmo realizador, também com entrada livre e que retrata a vida quotidiana de um milhão de pessoas na maior necrópole do mundo, situada na cidade do Cairo, onde num cemitério com a dimensão de 10 quilómetros existem padarias, cafés, escolas para crianças e teatros para fantoches. Com rodagem entre 2004 e 2009, o filme pretende focar-se sobre a alma invisível deste cemitério.

    "Viagem a Portugal" é um filme político sobre os procedimentos de controle de estrangeiros nos aeroportos europeus e sobre o tratamento desumano que é aceite como prática comum nos dias de hoje: "Maria, uma médica ucraniana, aterra no aeroporto de Faro, em Portugal, com um visto de turismo. Entre todos os passageiros do seu avião, Maria é a única a ser detida e interrogada pela polícia de estrangeiros e fronteiras. A situação torna-se num pesadelo quando a polícia percebe que o homem que espera Maria no aeroporto é senegalês..."

    Inspirado numa história real, teve estreia mundial no dia 8 de Maio, e chega agora a Serpa. O filme que conta no elenco com os actores Maria de Medeiros, Isabel Ruth, Makena Diop, Rebeca Close, entre outros, é oferecido ao visionamento da população de Serpa.

    Apresentação na casa do alentejo ( Musibéria e Encontro de Culturas/Mercado Cultural )


    Foi em clima descontraído que no passado dia 9 de Maio, a Casa do Alentejo, em Lisboa recebeu a apresentação à comunicação social do Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico - MUSIBÉRIA e da programação do VIII Encontro de Culturas/Mercado Cultural (ver aqui ou através do facebook Serpa Terra Forte ).
    A ocasião também permitiu saborear alguns dos produtos regionais mais afamados do nosso concelho, como o queijo, enchidos, doçaria e o vinho, entre outros, e contou com a presença do presidente da Câmara, João Rocha e de Laurent Filipe, coordenador do Musibéria e de dois dos artistas portugueses que estarão presentes no Encontro: a fadista Joana Amendoeira (na foto, com João Rocha) e do músico João Gil, dos Baile Popular.

    segunda-feira, 9 de maio de 2011

    Em Serpa e freguesias do concelho, a cozinha radica a sua qualidade no requinte e apuro da confecção

    Qualidade, requinte e apuro
    Em Serpa e freguesias do concelho, a cozinha radica a sua qualidade no requinte e apuro da confecção. Tem como base fundamental o pão excelente que acompanha, em saborosa sintonia, a carne de borrego e a de porco, bem como espécies cinegéticas como o coelho, a lebre, a perdiz e o javali. A tudo se junta uma gama criteriosa de temperos: o azeite (tem fama sobeja o de Brinches), a banha de porco e as ervas aromáticas como a salsa, a hortelã, o coentro, o poejo, a hortelã da ribeira, o oregão, etc..
    Desta aparente singeleza de meios, resultam os pratos tradicionais da região como as "migas", a "açorda", o "borrego à pastora", as "lavadas" (sopa fria de tomate pisado), o "gaspacho" (chamado aqui de "vinagrada"), as "masmarras" (papa quente de pão e alho), os "grãos com alho e louro", a "surra-burra" (na época da matança do porco), as "caldeiradas de peixe do rio".
    Não faltam ainda na região outras especialidades notáveis que aguçam o apetite e também o vinho, de qualidade excepcional.
    Das especialidades locais é forçoso salientar o queijo que leva o nome do local de origem. O Queijo Serpa, com marca firmada no mercado e bem conhecido dos apreciadores, provém exclusivamente do fabrico artesanal que utiliza o leite de ovelha. É um queijo amanteigado no começo da sua cura, de crosta lisa, amarelo palha e massa fina, famoso pelo seu paladar, constituindo-se como verdadeiro ex-libris da gastronomia regional. Aquando do seu fabrico, sai ainda um produto excelente dos restos da coalhada: o requeijão.
    Os enchidos de porco preto (da raça negra alentejana) também são famosos em todo o concelho, sendo bom citar os de Vila Nova de S. Bento e de Vila Verde de Ficalho.
    Juntam-se à lista dois produtos naturais de criação espontânea e raro paladar: os espargos, que podem ser colhidos nos olivais da planície, e os cogumelos, apanhados na zona bravia da Serra.
    Com todos os pratos, com qualquer comida ou simplesmente com pão, vão bem as azeitonas que aqui são esplêndidas nas variadas formas de conserva (inteiras, pisadas, "retalhadas"), aconselhando-se as de Vale de Vargo.
    Oferece-lhe Serpa como sobremesas, a fruta e os doces. Da fruta há que distinguir o melão, de sabor notável, dada a generosidade do solo e as condições do clima.
    Entre os doces, destacam-se os "folhados de gila", os "tosquiados" (de claras de ovos e amêndoa), as "turtas" (recheadas de batata doce), as "queijadas de requeijão", especialidades que fazem as delícias dos apreciadores de bolos e fritos regionais.
    A compor a carta de iguarias não devem esquecer-se os bons vinhos de Pias e de Serpa, de que se distinguem os tintos, encorpados, de cor escura e gosto suave, premiados a nível nacional.
    Está constituído o quadro que pode levar o visitante a desfrutar o prazer de bem comer, acto de cultura que aqui se dignifica pela originalidade da confecção e qualidade dos produtos.
    Para tal, na sede do concelho e nas suas freguesias, os restaurantes existentes podem conduzir à descoberta de exemplos que enobrecem a verdadeira cozinha alentejana.

    quarta-feira, 4 de maio de 2011

    Rali flor do alentejo Cidade De Serpa com data definida 17e18 de Setembro 2011


    Rali flor do Alentejo Cidade de serpa  já com data definida .
    Mais um evento para promover esta bela cidade
    Nunca esquecendo que tivemos 4 pilotos a levar o bom nome desta cidade ao rally de Portugal 2011
    Carlos Martins / Orlando Bule / João Martins / Antonio Lamuria

    Serpa ( Pena Efectiva para agressor de G.N.R. )




    O tribunal de serpa condenou a uma pena de 5 anos e 8 meses de prisão , o arguido Alexandre Melo de 40 anos que estava acusado de varios crimes , entre os quais ofensa a integridade fisica , ameaças , detenção de arma proibida , resistencia , coação e dano qualificado .
    Grande parte dos ilicitos foram cometidos contra a GNR .
    Tal como o correio da manha noticiou, o homem causou diversos desacatos naquele concelho tendo sido varias vezes detido por " cuspir " " Ofender " e " ameaçar os militares.
    Cumpre pena na cadeia de Beja.

    Fonte: Correio Da Manha

    NADIA “O Outro Lado de Mim – Fado By Blues”



    Dia 21/05/11 as 21h30 no Cineteatro de Serpa



    O Outro Lado de Mim – Fado By Blues”é o 3º Álbum discográfico de Nádia, num estilo que poucos reconhecem na artista, o Fado, recriando temas de Amália Rodrigues, para homenagear a grande diva do Fado, ao qual se juntam os Blues.

    “O Outro Lado de Mim”, sugere o lado para fado, oculto da artista, e “Fado By Blues” para representar a união dos dois estilos musicais escolhidos e apresentados na voz de Nádia.

    Os temas que compõem este CD são bem conhecidos do público português, já interpretados por grandes nomes do Fado e popularizados por Amália Rodrigues. Foram escolhidos com um propósito, sendo todos eles fado-canção.

    Deles fazem parte: “Cheira bem, Cheira a Lisboa”; “Malmequer”; “Havemos de ir a Viana”; “Careca”, entre outros, celebre da grande Amália Rodrigues. Agora é imaginar estes temas cantados ao ritmo do Blues

    terça-feira, 3 de maio de 2011

    UM DIA PELA VIDA - SERPA de 07/05/11 a 28/05/11


    MARÇO
    Dia 7  ( Caminhada + aula de fitness ) Partida junto a piscina coberta  09h00 Inscrições 2€ Contactos 925710438 / 968934353 / 966368270

    Dia 14 ( Teatro nas escolas )  Com palestra de profissional de saude  org: Rota Do Guadiana
                 ( Peça De Teatro " O Mendigo"21h30 ) Cineteatro Mun De Serpa , pelo teatro experimental de pias , no âmbito do projecto um dia pela vida.

    Dia 21 ( Piquenique/Almoço convivio - Junto a Barragem do Facho)

    Dia 27 ( Sarau do Agrupamento de Escolas)

    Dia 28 ( FESTA DE ENCERRAMENTO " UM DIA PELA VIDA " - PRAÇA DA REPUBLICA decorre durante todo o dia .

    António Patinho Pereira ( Dívidas da Câmara de Serpa “quase quadruplicaram” desde 2007 )



    Os eleitos pelo partido socialista na Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Serpa referem, em comunicado, que a prática política da maioria CDU na Câmara de Serpa é “pouco aberta à transparência, à participação pública cívica e activa e à prestação de contas com clareza”. Os socialistas tomam esta posição uma vez que, segundo a mesma fonte, a apresentação de contas referentes a 2010 foi feita e votada em “reunião não pública”.
    O PS refere que o documento “peca por ser espartano e “seco” constituindo mera aglomeração de documentos previstos na lei”. De acordo com os socialistas este documento deve melhorar, “esclarecer e pôr luz sobre as contas da Autarquia e não apenas fornecer documentos eminentemente técnicos para serem vistos pelos contabilistas do Tribunal de Contas”.
    O Partido Socialista acusa ainda a Câmara de fazer “opções erradas com despesas supérfluas e má afectação de recursos” no que toca a investimentos no concelho. Os socialistas dão como exemplo as Piscinas de Pias, o Cine-teatro de Pias e a Musibéria.
    António Patinho Pereira, do PS Serpa e vereador da autarquia, refere que pretendem “alertar” sobre a situação da Câmara que “já não é sólida como foi há uns mandatos atrás”. O mesmo responsável diz que desde 2007 as dívidas “quase quadruplicaram”.
    Contactado pela Rádio Pax João Rocha, presidente da Câmara de Serpa, recusou reagir às acusações.

    http://www.radiopax.com/index.php?go=noticias&ouvir=3657&id=12027&pageNum_noticias=&d=noticias&c=1

    Bombeiros em situação “muito débil”. Domingos Fabela Presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja em entrevista a Radio Pax


    A Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja assegura que há corporações que atravessam neste momento grandes dificuldades financeiras. Os problemas têm-se vindo a agravar dada a redução das receitas em resultado da quebra no transporte de doentes e descida no volume de serviços.
    Domingos Fabela, presidente da Federação, afirma que os receios das Associações confirmam-se. O mesmo responsável teme que após o pagamento dos subsídios de férias muitas corporações fiquem com os cofres vazios. Domingos Fabela assegura que a situação financeira das Associações de Bombeiros é “muito débil”.
    http://www.radiopax.com/index.php?go=noticias&ouvir=3653&id=12024&pageNum_noticias=&d=noticias&c=1

    segunda-feira, 2 de maio de 2011

    Festival taurino de Serpa com nova data 28/05/11












    Festival taurino agendado para Serpa, este já tem data para a sua realização.

    Assim, será no dia 28 de Maio que se realiza o festival taurino a favor dos Bombeiros Voluntários de Serpa e com o mesmo cartel que estava anunciado para o passado fim-de-semana.
    Assim o cartel é o seguinte: Touros de Varela Crujo e Passanha para Luís Rouxinol, Tito Semedo, Brito Paes, João Telles Jr e Luís Rouxinol Jr, bem como os matadores Vítor Mendes e Tomás Campuzano. Pegas a cargo da Selecção de Forcados de Serpa.

    Foge 136 km à GNR - Sujeito ja Referenciado em Serpa


    Alertados para a condução perigosa de um homem, ocupando com a carrinha parte das duas faixas de rodagem e fazendo ultrapassagens arriscadas no IP8, perto de Ferreira do Alentejo, militares do posto de trânsito da GNR de Beja não hesitaram.

    Largaram uma operação de fiscalização e lançaram-se numa perseguição para travar o condutor, ontem de manhã – o que aconteceu já em Pegões, Montijo, a 136 quilómetros. Daniel Alves, 41 anos e residente em Beja, confessou que estava sob efeito de uma mistura explosiva de drogas. A maioria cocaína.
    "Estou alucinado. Fugi porque as viaturas da Guarda me parecem bichos", disse o condutor à GNR quando foi abordado na sua viatura, atolada num banco de areia de um caminho rural em Pegões.
    A GNR foi avisada pelas 10h15 de ontem. Uma patrulha seguiu no encalce do condutor, que começou por desrespeitar todos os sinais sonoros e gestuais dos militares. O homem passou depois a conduzir em contramão no IP8 e não viu um sinal vermelho em Figueira dos Cavaleiros. Ao tomar a direcção de Lisboa, pela A2, o condutor começou a ser perseguido por mais dois veículos da GNR que, até à detenção, conseguiram evitar acidentes. Alterado, Daniel barrava as ultrapassagens dos carros-patrulha, ocupando a faixa, fazendo gestos obscenos e arremessando vários objectos como um pisa-papéis, livros e revistas. Depois entrou na A6 e saiu no nó de Vendas Novas, tendo os militares continuado pela EN4 – até à detenção em Pegões. Neste trajecto, o condutor guiou em contramão e circulou em duas rotundas pela esquerda. Transportado para o Hospital de Beja, onde fez exames ao sangue – o de alcoolemia deu negativo – o detido confessou que tinha abastecido 48 litros de gasóleo sem pagar, em Beja.
    Daniel, a quem foram apreendidos objectos e duas facas, ficou em liberdade a aguardar inquérito.